Plano de ensino6º ano história
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Like this? Share it with your network

Share

Plano de ensino6º ano história

on

  • 18,750 views

 

Statistics

Views

Total Views
18,750
Views on SlideShare
8,017
Embed Views
10,733

Actions

Likes
0
Downloads
139
Comments
0

20 Embeds 10,733

http://profclaugeohist.blogspot.com.br 10644
http://profclaugeohist.blogspot.com 51
http://profclaugeohist.blogspot.com.es 8
http://www.google.com 4
http://www.profclaugeohist.blogspot.com.br 3
http://profclaugeohist.blogspot.pt 3
http://webcache.googleusercontent.com 3
http://lh6.googleusercontent.com 2
http://img2.blogblog.com 2
http://www.google.com.br 2
http://profclaugeohist.blogspot.in 2
http://www.blogblog.com 1
http://lh4.googleusercontent.com 1
https://www.google.com.br 1
http://badge.facebook.com 1
http://pagead2.googlesyndication.com 1
http://2.bp.blogspot.com 1
http://img1.blogblog.com 1
http://image.slidesharecdn.com 1
http://profclaugeohist.blogspot.jp 1
More...

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft Word

Usage Rights

CC Attribution-NonCommercial LicenseCC Attribution-NonCommercial License

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Plano de ensino6º ano história Presentation Transcript

  • 1. PLANO DE ENSINO o6 ano Ensino Fundamental.E. E. “Casimiro Silva”. 2013DISCIPLINA- História (Revisão)PROFESSOR (A): Claudia Rodrigues.
  • 2. REVISÃO DIAGNÓSTICA 6º ANO HISTÓRIA. Matéria do 5º ano séries iniciais CONTEÚDO TÓPICOS DESCRITORES. HABILIDADES D7 - Compreender que a existência de Identificar datas importantes. “Descobrimento” diversidade étnica entre brancos, negros, índios Entender a importância do trabalho nas Indígenas.TÓPICO- 2. Relações de trabalho D9 - Caracterizar a diferencia entre o trabalhador relações sociais. Trabalho escravo.existentes no meio em que a criança rural e o urbano industrial. Compreender a construção da Portugueses.vive D23 - Compreender que os diferentes padrões de identidade brasileira através da Migração para o Brasil.TÓPICO- 3. Construção das noções de moradia (sobrado colonial, sobrados geminados, miscigenação. Ocupação do território brasileiro.tempo. casa de taipa, apartamentos, etc.) Transformar data em século eTÓPICO- 4. Construção do espaço D28 - Diferenciar um documento escrito de um vice versa.social: movimentos de população documento oral. D29 - Diferenciar uma fotografia de um documento escrito. D37 - Relacionar a ocupação do território brasileiro pelos colonizadores europeus com a destruição de várias sociedades indígenas.
  • 3. PLANO DE ENSINO o6 ano Ensino Fundamental.E. E. “Casimiro Silva”. 2013 oDISCIPLINA- História (1 Bimestre)PROFESSOR (A): Claudia Rodrigues.
  • 4. Eixo Temático I Histórias de Vida, Diversidade Populacional e Migrações Tema 1: Histórias de Vida, Diversidade Populacional (Étnica, Cultural, Regional e Social) e Migrações Locais, Regionais e Intercontinentais Subtema 1 – Diversidade populacional e migrações em Minas Gerais e no BrasilTópicos Nº Habilidades Estratégias Descritores Conteúdos Aulas1-População mineira e 1 1.1. Conceituar migração e imigração. Interpretação de I - HISTÓRIA DE VIDA, . Diversidade populacionalbrasileira: várias origens, várias textos; DIVERSIDADE na sala de aula e nahistórias. 1.2. Identificar a diversidade populacional Bingo; POPULACIONAL E localidade do aluno • Carnaval, 3 presente em sala de aula, na escola e na Arguição - oral; MIGRAÇÕES(étnica, Formação do povo • Índio, localidade do aluno, em termos sociais, Aulas expositivas; cultural e social e brasileiro (miscigenação) • Tiradentes, étnico-culturais e de procedência regional; Prova relâmpago, Migrações em Minas analisar e interpretar fontes que evidenciem Prova Escrita; Gerais e Brasil) Migração e imigração. • Descobrimento do essa diversidade. Trabalhos em classe D1 Compreender a brasil. e extra classe; importância do estudo da . Mestiçagem e hibridismo. 1.3. Conceituar cultura, mestiçagem e Interpretação de História para a formação 2 hibridismo. charges, mapas, cidadã. . Festas que mostram o gráficos, tabelas D2 Identificar a hibridismo brasileiro. 1.4. Analisar as festas étnico-culturais diversidade populacional 3 como manifestação de hibridismo: brasileira através dos Congado, Carnaval, Maracatu, Bumba- processos migratórios, meu-boi, Reisado, Capoeira, festa de conceituando cultura, Iemanjá, Folia de Reis, entre outras. mestiçagem, hibridismo e suas manifestações. D3 Distinguir História e Pré-Hstória e a origem dos diferentes povoadores, sua evolução e diversidade. D4 Identificar as características da colonização na América e as bases do capitalismo industrial. D5 Identificar as especificidades dos povos indígenas brasileiros à época da chegada dos europeus.
  • 5. PLANO DE ENSINO o6 ano Ensino Fundamental.E. E. “Casimiro Silva”. 2013 oDISCIPLINA- História (2 Bimestre)PROFESSOR (A): Claudia Rodrigues.
  • 6. Eixo Temático I Histórias de Vida, Diversidade Populacional e Migrações Tema 1: Histórias de Vida, Diversidade Populacional (Étnica, Cultural, Regional e Social) e Migrações Locais, Regionais e Intercontinentais Subtema 1 – Diversidade populacional e migrações em Minas Gerais e no BrasilTópicos Nº Aulas Habilidades Estratégias Descritores Conteúdo2. Primeiros povoadores: os 3 2.1. Caracterizar e diferenciar os Interpretação de I - HISTÓRIA DE VIDA,ameríndios e suas origens. povoadores de origem asiática textos; DIVERSIDADE POPULACIONAL E Teoria da evolução e da (mongolóides) e de origem Arguição oral; MIGRAÇÕES(étnica, cultural e criação. • Dia do trabalho, africana (negróides) e confrontar Aulas expositivas; social e Migrações em Minas Conceito e distinção entre • Abolição da interpretações distintas sobre sua Prova relâmpago, Gerais e Brasil) pré história e historia. escravidão, identidade. Prova Escrita; D1 Compreender a • Dia das mães, Trabalhos em importância do estudo da História . População do Velho mundo 1 2.2. Problematizar a distinção classe para a formação cidadã. ( brancos, negros e • Festa junina. entre história e pré-história. e extra classe; D2 Identificar a diversidade amarelos) Interpretação de populacional brasileira através dos 3 2.3. Caracterizar e analisar a Charges, mapas processos migratórios, . Chegada do homem à origem, evolução e diversidade da ,gráficos, tabelas conceituando cultura, mestiçagem, América. espécie humana. Cruzadinha hibridismo e suas manifestações. Exercício de D3 Distinguir História e Pré- . Achados dos arqueólogos fixação. Hstória e a origem dos diferentes brasileiros que revelem povoadores, sua evolução e aspectos do homem que diversidade. viveu no América do Sul. D4 Identificar as características da colonização na América e as bases do capitalismo industrial. D5 Identificar as especificidades dos povos indígenas brasileiros à época da chegada dos europeus.Obs:O planejamento será alterado de acordo com a necessidade do aluno.
  • 7. PLANO DE ENSINO o6 ano Ensino Fundamental.E. E. “Casimiro Silva”. 2013 oDISCIPLINA- História (3 Bimestre)PROFESSOR (A): Claudia Rodrigues.