Your SlideShare is downloading. ×
Plano de ensino ciências 7º ano
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Introducing the official SlideShare app

Stunning, full-screen experience for iPhone and Android

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply

Plano de ensino ciências 7º ano

27,533
views

Published on


4 Comments
11 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total Views
27,533
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
11
Actions
Shares
0
Downloads
393
Comments
4
Likes
11
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. PLANO DE ENSINO7 ano Ensino Fundamental. oE. E. “Joaquim Vilela”. 2013DISCIPLINA- Ciências (1 Bimestre) oPROFESSOR (A):
  • 2. EIXO TEMÁTICO I - AMBIENTE E VIDA TEMA 1: DIVERSIDADE DA VIDA NOS AMBIENTES 7º AnoTÓPICO Nº HABILIDADE ESTRATÉGIAS DESCRITORES CONTEÚDO- OP aula sTÓPICO - 2. Critérios 6 2.0. Compreender os modos Pesquisas; D4 Estabelecer relação entre Classificação dos seresde classificação de adotados pela ciência para extinção de espécies e vivosseres vivos agrupar os seres vivos. Interpretação de transformações nos ambientes 2.1. Utilizar como características provocadas pela ação humana. 6 para agrupamento dos seres vivos textos; D5 Reconhecer a importância do meio abiótico no ambiente para os os seguintes critérios: modo de seres vivos. nutrição, modo de obtenção de Arguição oral; oxigênio, modo de reprodução e tipo de sustentação do corpo. Aulas 2.2. Idéia geral sobre os grandes 6 reinos: Monera, Protista, Fungi, expositivas; Plantae, Animalia; Plantas medicinais e Vírus. Prova Escrita; 2.3. Reconhecer alguns padrões 6 adaptativos de grandes grupos de Trabalhos em animais por meio de exemplares, com ênfase nas relações entre as classe estruturas adaptativas e suas funções nos modos de vida do e extra classe; animal em seu ambiente. Interpretação de Charges, mapas ,gráficos, tabelas Cruzadinha Exercício de fixação.
  • 3. Tema 2: Diversidade dos MateriaisTÓPICO - 4. Materiais 2 4.0. Identificar os conhecimentos IV - DECOMPOSIÇÃO DOS MATERIAIS 3 Materiais ee suas propriedades químicos presentes em atividades do D15 Relacionar fatores como presença de suas cotidiano. ar, luz, calor e umidade com o propriedades desenvolvimento de microorganismos. D16 Identificar aspectos relacionados com consumo, embalagem e estocagem deTÓPICO - 5. Reações 5.0. Reconhecer a ocorrência de uma alimentos. 4 Reaçõesquímicas: ocorrência, reação química por meio de evidências D17 Reconhecer o problema do lixo na químicas:identificação e 2 e da comparação entre sistemas inicial sociedade ocorrência,representação e final. identificação e II - DIVERSIDADE DOS MATERIAIS representação D6 Reconhecer as propriedades específicas dos materiais: densidade, solubilidade, temperatura de fusão e ebulição, no reconhecimento de materiais e de processos, separação de misturas e diferenciação entre misturas e substâncias, com atividades do cotidiano D7 Reconhecer a conservação da massa nas reações químicas. D8 Relacionar a mistura de gases na composição do ar atmosférico. D9 Reconhecer a presença de componentes do ar atmosférico em reações químicas como combustão, fermentação, fotossíntese e respiração celular. D10 Estabelecer relação entre reciclagem dos materiais e a preservação ambiental.
  • 4. Complementar- II. O 3 • Reconhecer a presença de ar –ar – propriedades e componentes do ar atmosférico em propriedades ecomposição reações químicas como a combustão, composição fermentação, fotossíntese e respiração celular. • Reconhecer a presença de 3 componentes do ar atmosférico em reações químicas como a combustão, fermentação, fotossíntese e respiração celular.Obs:O planejamento será alterado de acordo com a necessidade do aluno.
  • 5. PLANO DE ENSINO7 ano Ensino Fundamental. oE. E. “Joaquim Vilela”. 2013DISCIPLINA- Ciências (2 Bimestre) oPROFESSOR (A):
  • 6. EIXO TEMÁTICO I - AMBIENTE E VIDA Tema 4: Decomposição de Materiais 7º Ano Tópicos Nº Habilidades Estratégias Descritores Conteúdo OP aulasTÓPICO - 7. Ação 3 7.0. Relacionar os fatores: presença Pesquisas IV - DECOMPOSIÇÃO DOS 33 Papel dosde microrganismos de ar, luz, calor e umidade com o MATERIAIS microrganismos na Interpretação de D15 Relacionar fatores comona produção de desenvolvimento de microrganismos, produção de algunsalguns alimentos e a ação dos microrganismos com textos; presença de ar, luz, calor e umidade com o alimentos transformações dos alimentos, como Arguição oral; desenvolvimento de produção de pães, coalhadas, iogurte, microorganismos. queijos e outros. Aulas expositivas; D16 Identificar aspectos 3 7.1. Reconhecer, através da relacionados com consumo, Prova Escrita; comparação entre sistemas, fatores embalagem e estocagem de que alteram a rapidez das reações Trabalhos em classe alimentos. químicas, como: temperatura, D17 Reconhecer o problema e extra classe; superfície de contato e catalisadores do lixo na sociedade orgânicos e inorgânicos. Interpretação deTÓPICO - 8. Ação 4 8.0. Relacionar o lixo com o papel dos Charges, mapas 34 Condições parade microrganismos microrganismos e de uma ampla ,gráficos, tabelas o desenvolvimentona ciclagem de fauna (vermes, larvas,insetos, de microrganismosmateriais moluscos) na decomposição de Cruzadinha 35 Decomposição alimentos, restos de seres vivos e Exercício de fixação. dos materiais outros materiais. TEMA 5: QUALIDADE DA ÁGUA E QUALIDADE DE VIDATÓPICO - 9. 2 9.3. Reconhecer a importância da V- QUALIDADE DA ÁGUA E 36 Ciclo da águaDisponibilidade e água para os seres vivos. QUALIDADE DE VIDA 37 Tratamento daqualidade de água D18 Identificar as mudanças água de estado físico da água em Disponibilidade e
  • 7. situações reais e cíclicas das qualidade da água. transformações da mesma natureza. D19 Identificar as propriedades especificas da água em seus estados físicos, temperatura e como solvente. D20 Reconhecer a importância da água para os seres vivos. TEMA 6: ENERGIA NOS AMBIENTESTÓPICO - 11. 4 11.1. Reconhecer energia 8 Transformações eTransformações e armazenada em sistemas (energia transferências detransferências de potencial gravitacional, energia energiaenergia potencial elástica, energia potencial química)Obs:O planejamento será alterado de acordo com a necessidade do aluno.
  • 8. PLANO DE ENSINO7 ano Ensino Fundamental. oE. E. “Joaquim Vilela”. 2013DISCIPLINA- Ciências (3 Bimestre) oPROFESSOR (A):
  • 9. EIXO TEMÁTICO I - AMBIENTE E VIDA Tema 7: Evolução dos Seres Vivos 7º Ano Tópicos Nº Habilidades Estratégias Descritores Conteúdo OP aulasTÓPICO - 14. A 4 14.1. Associar processos de seleção Pesquisas 11 A seleçãoSeleção natural natural à evolução dos seres vivos, a Interpretação natural partir de descrições de situações reais. de textos; Arguição oral; AulasTÓPICO - 15. 4 15.0. Compreender o papel da 12 AdaptaçõesAdaptações reprodução sexuada na evolução e expositivas; D3 Identificar padrões de reprodutivas dosreprodutivas dos diversidade das espécies. Prova Escrita; adaptação dos grandes grupos de seres vivosseres vivos 4 15.1. Diferenciar reprodução sexuada e Trabalhos em animais. assexuada. classe 15.2. Reconhecer diferentes e extra classe; comportamentos de localização e Interpretação 4 atração de parceiros, compreendendo de Charges, sua importância evolutiva para a espécie. mapas ,gráficos, tabelas Cruzadinha Exercício de fixação. Eixo Temático II Corpo Humano e Saúde Tema 8: A Dinâmica do CorpoTÓPICO - 16. 4 16.0. Identificar alguns sistemas ou Sem descritores da matriz de 13 Sistemas doSistemas do corpo órgãos do organismo humano em referencia corpo e suashumano e suas representações figurativas. interaçõesintegrações 16.1. Analisar mecanismos de
  • 10. 4 integração de sistemas em situações cotidianas.TÓPICO - 17. 4 17.0. Reconhecer a importância da 14 Funções deFunções de nutrição passagem de nutrientes e água do tubo nutrição no corpono corpo humano digestório para os capilares humano sangüíneos. 4 17.1. Reconhecer a importância do transporte e da absorção dos nutrientes na nutrição humana. 4 17.2. Reconhecer que o sangue é composto, principalmente, por água, onde se encontram dissolvidos materiais nutritivos e resíduos 4 metabólicos. 17.3. Associar a manutenção das condições internas do corpo com a eliminação de resíduos através da urina e do suor.Obs:O planejamento será alterado de acordo com a necessidade do aluno.
  • 11. PLANO DE ENSINO7 ano Ensino Fundamental. oE. E. “Joaquim Vilela”. 2013DISCIPLINA- Ciências (4 Bimestre) oPROFESSOR (A):
  • 12. Eixo Temático II Corpo Humano e Saúde Tema 8: A Dinâmica do Corpo 7º ano Tópicos Nº Habilidades Estratégias Descritores Conteúdo OP aulas Eixo Temático II Corpo Humano e Saúde Tema 8: A Dinâmica do CorpoComplementar - V. 2 • Reconhecer os fatores de risco Sem descritores da matriz de Saúde preventivaSaúde preventiva associados às doenças circulatórias referencia 2 e formas de prevenção. • Reconhecer fatores ambientais (fumo e poluição) em doenças do sistema respiratório. 2 • Examinar problemas no sistema excretor, formas de tratamento e cuidados de prevenção. TEMA 9: SEXUALIDADEComplementar - VI. 2 • Reconhecer e discutir mudanças Sem descritores da matriz de Mudanças naMudanças na físicas e psicológicas na referencia adolescênciaadolescência adolescência. • Diferenciar identidade pessoal e 2 coletiva e sua importância na vida em sociedade. Tema 10: Interação do Corpo com Estímulos do AmbienteTÓPICO - 22. Luz e 3 22.0. Associar a formação de Pesquisas Sem descritores da matriz de 32 Estrutura dovisão sombras com a propagação retilínea referencia olho humano e Interpretação de da luz. funcionamento da 22.1. Associar a reflexão da luz com textos; visão 3 as cores dos objetos e com a Arguição oral; formação de imagens em espelhos.Complementar -VII. 3 • Identificar a presença de vibração Aulas expositivas; Sem descritores da matriz de Produção eProdução e em fenômenos de produção de sons. referencia propagação do 3 Prova Escrita;percepção de sons • Utilizar o modelo ondulatório para som. descrever a propagação de sons. Trabalhos em
  • 13. classee extra classe;Interpretação deCharges, mapas,gráficos, tabelasCruzadinhaExercício defixação.