Plano de ensino ciências 6º ano

51,193 views
52,613 views

Published on

1 Comment
7 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total views
51,193
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
15,135
Actions
Shares
0
Downloads
659
Comments
1
Likes
7
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Plano de ensino ciências 6º ano

  1. 1. PLANO DE ENSINO o6 ano Ensino Fundamental.E. E. “Joaquim Vilela”. 2013 oDISCIPLINA- Ciências (1 Bimestre)PROFESSOR (A):
  2. 2. EIXO TEMÁTICO I - AMBIENTE E VIDA TEMA 1: DIVERSIDADE DA VIDA NOS AMBIENTES 6º anoTÓPICO Nº aulas HABILIDADE ESTRATÉGIAS DESCRITORES CONTEÚDO- OPTÓPICO - 1. A Vida 4 1.0. Identificar Pesquisas; I - DIVERSIDADE DA VIDA NOS 1 A vida nosnos ecossistemas ambientes brasileiros Interpretação de AMBIENTES ecossistemasbrasileiros aquáticos e terrestres, a textos; D1 Identificar, a partir de características brasileiros partir de características de animais e vegetais, ambientes Arguição oral; de animais e vegetais brasileiros aquáticos e terrestres. presentes nesses Aulas expositivas; D2 Reconhecer as características dos ambientes. Prova Escrita; grandes Reinos – Monera, Protista, Fungi, 4 1.1. Reconhecer a Trabalhos em Planta, Animal e Vírus. importância da água, do classe D3 Identificar padrões de adaptação alimento, da e extra classe; dos grandes grupos de animais. temperatura e da luz Interpretação de D4 Estabelecer relação entre extinção nos ambientes. Charges, mapas de espécies e transformações nos 1.2. Associar as 4 ,gráficos, tabelas ambientes provocadas pela ação humana. estruturas e comportamentos de Cruzadinha D5 Reconhecer a importância do meio adaptação dos seres Exercício de abiótico no ambiente para os seres vivos. vivos com os ambientes fixação. que esses seres 4 habitam. 1.3. Reconhecer a adaptação como um conjunto de características que aumentam as chances de sobrevivência dos seres vivos. Tema 2: Diversidade dos MateriaisTÓPICO - 4. Materiais 3 4.0. Identificar os conhecimentos II - DIVERSIDADE DOS MATERIAIS 3 Materiais ee suas propriedades químicos presentes em atividades do D6 Reconhecer as propriedades suas cotidiano. específicas dos materiais: densidade, propriedades solubilidade, temperatura de fusão e ebulição, no reconhecimento de materiais e de processos, separação de misturas e diferenciação entre misturas e substâncias, com atividades do cotidiano D7 Reconhecer a conservação daComplementar- II. O 3 • Compreender o ar atmosférico como massa nas reações químicas.
  3. 3. Obs:O planejamento será alterado de acordo com a necessidade do aluno. PLANO DE ENSINO o6 ano Ensino Fundamental.E. E. “Joaquim Vilela”. 2013 oDISCIPLINA- Ciências (2 Bimestre)PROFESSOR (A):
  4. 4. PICOS EIXO TEMÁTICO I - AMBIENTE E VIDA HTema 3: Formação e Manejo dos Solos 6º ano Tópicos Nº Habilidades Estratégias Descritores Conteúdo OP aulasComplementar- III. 3 • Relacionar a reciclagem dos Pesquisas III - FORMAÇÃO E MANEJO 26 Reciclagem eReciclagem e materiais com a preservação DOS SOLOS preservação Interpretação depreservação ambiental. D11 Estabelecer relação das ambientalambiental textos; queimadas com a morte dos Arguição oral; seres vivos e a perda daTÓPICO - 6. Solos: 4 6.0. Associar a formação dos solos fertilidade do solo. 5 Solos: formação,formação, fertilidade com a ação do intemperismo e dos Aulas expositivas; D12 Relacionar as ações fertilidade ee conservação seres vivos. humanas e dos efeitos de conservação Prova Escrita; 6.1. Relacionar a presença de intemperismo com a erosão do 4 húmus com a fertilidade dos solos. Trabalhos em classe solo. 4 6.4. Analisar ações humanas e e extra classe; D13 Reconhecer técnicas de efeitos de intemperismo à erosão conservação dos solos, como do solo. Interpretação de plantação em curva de nível,Complementar - IV. 4 • Explicar técnicas de conservação Charges, mapas rotação de culturas e de 27 Técnicas deTécnicas de dos solos, como plantação em conservação dos ,gráficos, tabelas pastagens, correção do solo,conservação dos curva de nível, rotação de cultura e solossolos de pastagem, correção do solo, adubação verde e outras como Cruzadinha técnicas de conservação do adubação verde e outras. Exercício de fixação. solo, intemperismo. Tema 4: Decomposição de MateriaisTÓPICO - 8. Ação 8 8.1. Examinar o problema do lixo nas D14 Identificar a presençade microrganismos sociedades modernas e discutir as de húmus com agente dena ciclagem de alternativas. fertilidade dos solos.materiaisObs:O planejamento será alterado de acordo com a necessidade do aluno.
  5. 5. EIXO TEMÁTICO I - AMBIENTE E VIDA Tema 5: Qualidade da Água e Qualidade de Vida Tópicos Nº Habilidades Estratégias Descritores Conteúdo OP aulasTÓPICO - 9. 4 9.0. Identificar em textos e em Pesquisas V- QUALIDADE DA ÁGUA E Qualidade eDisponibilidade e esquemas a natureza cíclica das QUALIDADE DE VIDA disponibilidade da Interpretaçãoqualidade de água transformações da água na natureza. D18 Identificar as mudanças de água. 4 9.1. Reconhecer as mudanças de de textos; estado físico da água em 36 Ciclo da água estado da água em situações reais. situações reais e cíclicas das 37 Tratamento da 4 Arguição oral; 9.4. Descrever as etapas de transformações da mesma água tratamento, origem (captação) e tipo de Aulas natureza. tratamento. D19 Identificar as propriedades expositivas; 4 9.5. Avaliar a importância da água especificas da água em seus tratada para o consumo humano. Prova Escrita; estados físicos, temperatura e Trabalhos em como solvente.TÓPICO - 10. 8 10.0. Relacionar, em situações- 7 Doenças de D20 Reconhecer a importânciaDoenças de problema, a ocorrência de doenças classe veiculação hídricaveiculação hídrica veiculadas pela água, como a diarréia, da água para os seres vivos. e extra classe; à aglomeração humana, ao descuido com o saneamento ambiental e à Interpretação existência de esgoto não tratado. de Charges, mapas ,gráficos, tabelas Cruzadinha Exercício de fixação. Tema 6: Energia nos AmbientesTÓPICO - 11. 4 11.0. Descrever fenômenos e IV - DECOMPOSIÇÃO DOS 8 TransformaçõesTransformações e processos em termos de MATERIAIS e transferênciastransferências de transformações e transferências de D15 Relacionar fatores como de energiaenergia energia. presença de ar, luz, calor eTÓPICO - 12. 3 12.0. Identificar o Sol como fonte umidade com o desenvolvimento 9 Obtenção de
  6. 6. TÓPICOS / HABILIDADES DETALHAMENTO DAS HABILIDADES PLANO DE ENSINO o6 ano Ensino Fundamental.E. E. “Joaquim Vilela”. 2013 oDISCIPLINA- Ciências (3 Bimestre)PROFESSOR (A):
  7. 7. PICOS EIXO TEMÁTICO I - AMBIENTE E VIDA HTema 3: Formação e Manejo dos Solos 6º ano Tópicos Nº Habilidades Estratégias Descritores Conteúdo OP aulasComplementar- III. 3 • Relacionar a reciclagem dos Pesquisas III - FORMAÇÃO E MANEJO 26 Reciclagem eReciclagem e materiais com a preservação DOS SOLOS preservação Interpretação depreservação ambiental. D11 Estabelecer relação das ambientalambiental textos; queimadas com a morte dos Arguição oral; seres vivos e a perda daTÓPICO - 6. Solos: 4 6.0. Associar a formação dos solos fertilidade do solo. 5 Solos: formação,formação, fertilidade com a ação do intemperismo e dos Aulas expositivas; D12 Relacionar as ações fertilidade ee conservação seres vivos. humanas e dos efeitos de conservação Prova Escrita; 6.1. Relacionar a presença de intemperismo com a erosão do 4 húmus com a fertilidade dos solos. Trabalhos em classe solo. 4 6.4. Analisar ações humanas e e extra classe; D13 Reconhecer técnicas de efeitos de intemperismo à erosão conservação dos solos, como do solo. Interpretação de plantação em curva de nível,Complementar - IV. 4 • Explicar técnicas de conservação Charges, mapas rotação de culturas e de 27 Técnicas deTécnicas de dos solos, como plantação em conservação dos ,gráficos, tabelas pastagens, correção do solo,conservação dos curva de nível, rotação de cultura e solossolos de pastagem, correção do solo, adubação verde e outras como Cruzadinha técnicas de conservação do adubação verde e outras. Exercício de fixação. solo, intemperismo. Tema 4: Decomposição de MateriaisTÓPICO - 8. Ação 8 8.1. Examinar o problema do lixo nas D14 Identificar a presençade microrganismos sociedades modernas e discutir as de húmus com agente dena ciclagem de alternativas. fertilidade dos solos.materiaisObs:O planejamento será alterado de acordo com a necessidade do aluno.

×