• Share
  • Email
  • Embed
  • Like
  • Save
  • Private Content
Plano de curso sexto ano artes
 

Plano de curso sexto ano artes

on

  • 12,085 views

 

Statistics

Views

Total Views
12,085
Views on SlideShare
12,085
Embed Views
0

Actions

Likes
0
Downloads
95
Comments
1

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft Word

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel

11 of 1 previous next

  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    Plano de curso sexto ano artes Plano de curso sexto ano artes Presentation Transcript

    • PLANO DE CURSO – ANO 2012I- IDENTIFICAÇÃOESCOLA ESTADUAL___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________CONTEÚDO: ________________________________________________________________________________ TURMA: 6º ano N°DEAULAS SEMANAIS: ________PROFESSOR (ES):_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________II- OBJETIVOS GERAIS  Reconhecer a Arte como área de conhecimento.  Experimentar e explorar as possibilidades de cada expressão artística  Conhecer e saber utilizar os diferentes procedimentos de arte, desenvolvendo uma relação autoconfiança com a produção artística.  Conhecimento e expressão em artes visuais.  Introduzir à teoria da forma.  Elaborar obras bidimensionais.  Construir um conhecimento sobre dança.  Compreender plano e peso dos gestos em dança.  Entender conceito de espaço, tempo, ritmo e movimento em musica.  Identificar conceito de estilos teatrais e ação dramática.  Ser capaz de começar a analisar obras e expressões artríticas.
    • III-DEMONSTRATIVO DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Programação anual 6° ano Fonte: CBC Artes N° de Eixo Temático Tema Sub tema Tópico Objetivos Específicos aulas Apresentação e analise de 41 – Conhecimento 1 – Percepção Visual e imagens e objetos artísticos 1 – Analise critica de Identificar os elementos dee Expressão entre Sensibilidade Estética obras de arte visuais. composição de obras de artes visuais. as Artes Visuais 4 Movimentos artísticos Relações entre as Artes1 – Conhecimento em Artes Visuais em visuais e seu contexto na 2 – Introdução a teoria da Identificar os elementos estruturais dase Expressão entre Diferentes Época e historia da humanidade. forma obras de arte. as Artes Visuais diferentes culturas Elaboração de obras em 31 – Conhecimento Elaboração de obras Expressões em Artes artes visuais Saber expressar- se através de obrase Expressão entre bidimensionais e Visuais bidimensionais as Artes Visuais tridimensionais 32- Conhecimento e Percepção Analise de produção de Apreciação e analise de Estabelecer relações entre dança Expressão em gestual/corporal e dança contemporânea. danças. contextualização e identidade pessoal Dança. sensibilidade estética. 22- Conhecimento e Percepção Estabelecer relações entre dança, sua III_ Analise e critica de Expressão em gestual/corporal e Analise de produção de contextualização, pensamento artístico obras de dança produzidas Dança. sensibilidade estética. dança contemporânea. e identidade cultural em Minas Gerais.2- Conhecimento e Percepção Identificar as características das obras 2 Expressão em gestual/corporal e III_ Analise e critica de de dança produzidas em Minas Gerais,
    • Programação anual 6° ano Fonte: CBC Artes N° de Eixo Temático Tema Sub tema Tópico Objetivos Específicos aulas Analise de produção de obras de dança produzidas Dança. sensibilidade estética. dança contemporânea. em Minas Gerais. Movimentos em Contextualização da dança Saber identificar e contextualizar 22- Conhecimento e Dança em diferentes na historia da humanidade Estudos das premissas da produções de dança. Expressão em épocas e diferentes dança Dança culturas. Entender que as relações entre a dança 2 Movimentos em em diferentes épocas históricas não se2- Conhecimento e Dança em diferentes Contextualização da dança Estudos das premissas da dá somente por linearidade, mas pela Expressão em épocas e diferentes na historia da humanidade dança herança cultural e pelo contexto atual. Dança culturas. 32- Conhecimento e Elementos formais da Identificar e elaborar danças em que a Expressão em Elementos da dança. Planos e peso dos gestos. dança. sequencia gestual e de movimentos Dança esteja estruturada. 32- Conhecimento e Identificar a relação entre espaços, Elementos formais da Espaço, tempo, ritmo e Expressão em Elementos da dança. tempo ritmo e movimento nas danças dança. movimento. Dança locais e regionais. 23-Conhecimento e Estrutura básica do discurso Elemento musical ou cantar melodias Expressão em Elementos musicais. Melodia, harmonia e ritmo musical criadas pelo grupo ou já existente do Música repertorio nacional e/ou internacional 23-Conhecimento e Ser capaz de perceber e/ou executar Expressão em Elementos musicais. Melodia, harmonia e ritmo acordes simples em instrumentos Música Estrutura básica do discurso musical para acompanhamento de musical melodias.
    • Programação anual 6° ano Fonte: CBC Artes N° de Eixo Temático Tema Sub tema Tópico Objetivos Específicos aulas 23-Conhecimento e Estrutura básica do discurso Ser capaz de distinguir diferentes Expressão em musical Melodia, harmonia e ritmo ritmos em musica do repertorio Elementos musicais. Música nacional e internacional 33-Conhecimento e Estrutura básica do discurso Executar instrumentos de percussão Expressão em Elementos musicais. musical Melodia, harmonia e ritmo em conjunto com instrumentos Música Musicais 23-Conhecimento e Estrutura básica do discurso Expressão em Elementos musicais. musical Forma Ser capaz de distinguir formas Música simples em musica 33-Conhecimento e Estrutura básica do discurso Forma Expressão em Elementos musicais. musical Saber criar musicas, utilizando-se dos Música elementos formais básicos em música. Contextualização do Teatro 2 Brasileiro em diferentes Saber relacionar imagens e textos4.Conhecimento e Movimentos Teatrais períodos da Historia correspondentes aos diversos períodos Modalidade e funções Expressão em em Diferentes épocas da produção artística, bem como teatrais Teatro e Diferentes Culturas destes em relação á arte contemporânea.
    • Programação anual 6° ano Fonte: CBC Artes N° de Eixo Temático Tema Sub tema Tópico Objetivos Específicos aulas Narrativas teatrais Narrativas e estilos teatrais 3 e ação dramática4.Conhecimento e Identificar a ação dramática em peças Expressão em Elementos do Teatro teatrais Teatro Narrativas e estilos teatrais 2 Narrativas teatrais e ação dramática4.Conhecimento e Ser capaz de identificar os vários Expressão em Elementos do Teatro estilos teatrais Teatro4.Conhecimento e Espaço, tempo, ritmo e Identificar a relação entre espaço , Expressão em Elementos do Teatro Narrativas teatrais movimento tempo ritmo e movimento em peças Teatro teatrais locais e regionais. TOTAL DE AULAS: 34Aulas utilizadas para trabalhosAulas utilizadas para provas • As aulas para trabalhos devem ser computadas do total de 34 aulas assim como as provas. • Para a complementação das 40 aulas anuais, cada professor poderá escolher os conteúdos dos tópicos complementares estipulados pelo CBC, visto que os tópicos obrigatórios já estão contemplados neste planejamento. • A produção de obras bidimensionais não deve estar vinculada unicamente as aulas que tratam apenas desse tópico. A produção deve ser usada como suporte também nos demais conteúdos trabalhados, naqueles em que couber a utilização. • O conteúdo de musica deve receber uma atenção especial por parte do professor. Deve se partir do universo dos alunos para Obs. poder trabalhar ritmo, melodia e tempo. • Para a analise de obras produzidas em Minas Gerais, tanto em musica quanto em dança e teatro e interessante o professor levar reproduções em dvd ( caso não seja possível apreciar fora da escola) para que os alunos possam ter a vivencia dessas praticas artisiticas. • Para as aulas com instrumentos o professor pode procurar algum aluno que saiba tocar ou fabricar instrumentos de percussão com os alunos a partir de latas ou canos de pvc.
    • IV- METODOLOGIATrabalho em grupo ( ) Debate ( )Pesquisa de campo ( ) Feira de Cultural ( )Aula expositiva dialógica ( ) Excursão ( )Exercícios ( ) Exposição de Trabalhos ( )Mídias ( ) Leituras ( )Atividades em ambiente virtual ( ) Outros:V- RECURSOSCaderno do aluno ( ) Datashow ( )Quadro/giz ( ) Outros:Livro didático ( )Jornais, revistas ( )Mídias ( )Computador ( )Obs.: O uso do livro didático e sua interface com o CBCPassos:1º- Selecionar os eixos temáticos e temas, tópicos e habilidades, referentes ao ano escolar no qual irá lecionar.2º- Selecionar do livro didático adotado os textos, imagens, atividades que podem ser utilizadas para a concretização do conteúdo do CBC.3º- Pesquisar em outros livros didáticos do mesmo ano ou de anos diferentes e outros materiais as atividades que podem ser utilizadas para concretizar ashabilidades selecionadas.
    • VI- AVALIAÇÃODiagnóstica ( ) Outros:Oral ( )Escrita ( )Atitudinal ( )Virtual ( )VII - BIBLIOGRAFIALivro Adotado (Listar) Blog SRE ( )CBC ( ) Outros:Orientações Pedagógicas ( )Roteiro de Atividades ( )CRV ( )