Aquecimento global
O aquecimento global consiste no aumento normal da temperatura média da
atmosfera e das alterações clim...
Provocadas por ações dos seres humanos:
1 - Aumento da emissão dos gases do efeito estufa - causado, principalmente, pelo
...
4- Incêndios
Consequências do aquecimento global
Caso o homem não diminua a emissão de gases do efeito estufa nos próximos...
-Intensificação das secas.
-Alterações de ecossistemas.
Soluções para diminuir o Aquecimento Global
- Diminuir o uso de co...
- Construção de prédios com implantação de sistemas que visem
economizar energia.
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Aquecimento global

143

Published on

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
143
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
5
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Aquecimento global

  1. 1. Aquecimento global O aquecimento global consiste no aumento normal da temperatura média da atmosfera e das alterações climáticas. Este é um dos problemas ambientais mais graves. Este põe em causa o futuro das próximas gerações. Causas do aquecimento global Se o aumento da temperatura média se deve a causas naturais ou se é da responsabilidade do homem, é um assunto que se encontra ainda em debate, na comunidade científica, embora muitos meteorologistas e climatólogos tenham recentemente afirmado publicamente que consideram provado que a acção humana tem realmente influenciado a evolução deste fenómeno. O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), estabelecido pelas Nações Unidas e pela Organização Meteorológica Mundial em 1988, no seu relatório mais recente diz que grande parte do aquecimento observado durante os últimos 50 anos se deve muito provavelmente a um aumento do efeito estufa, causado principalmente pelo aumento nas concentrações de gases de estufa (produzidos pelo homem), mas também devido a outras alterações como, por exemplo, uma maior utilização das águas subterrâneas e de solo para a agricultura industrial, um maior consumo energético e a poluição. O consenso cientifico é de que o aquecimento global é da responsabilidade do homem. A maioria das academias de ciências do mundo fizeram um comunicado conjunto para que acerca do consenso não houvesse dúvidas.
  2. 2. Provocadas por ações dos seres humanos: 1 - Aumento da emissão dos gases do efeito estufa - causado, principalmente, pelo aumento do uso de combustíveis fósseis (gasolina e diesel). Os principais gases que favorecem o aquecimento global são: - Dióxido de Carbono - CO2 - Gás Metano - CH4 - Óxido Nitroso - N2O -Clorofluorcarbonetos – CFC’s 2 – Queima e abate de matas e florestas - além de reduzir a quantidade de árvores, que servem como reguladoras da temperatura, as queimadas jogam gases poluentes na atmosfera. 3 - Desenvolvimento urbano sem planeamento - diminui as áreas verdes nas cidades, aumentando a quantidade de concreto. Esse fato favorece a formação de ilhas de calor. 4 - Desertificação - queimas e abate de árvores podem resultar no processo de desertificação em várias regiões do mundo. Causas naturais: 1 - Aumento da atividade na superfície do Sol, provocando explosões e alta emissão de raios ultravioletas. 2 - A água dos oceanos concentra o dióxido de carbono presente em grande quantidade na atmosfera. Este fato faz aumentar a evaporação e a concentração de gases no ar, aumentando assim o aquecimento global. 3 - Alguns cientistas afirmam que o planeta Terra está passando por um período que corresponde ao final de um ciclo glacial, que começou há cerca de 2,5 milhões de anos (estes ciclos ocorrem de tempos em tempos). Neste momento ocorre, naturalmente, o aumento da temperatura global.
  3. 3. 4- Incêndios Consequências do aquecimento global Caso o homem não diminua a emissão de gases do efeito estufa nos próximos anos, podemos enfrentar as seguintes consequências: - Desertificação: com o aumento da temperatura global pode transformar florestas em desertos ou savanas. A Floresta Amazónica poderia ser drasticamente afetada e transformada em savana. - Degelo: este efeito já é notado e tem causado o aumento no nível das águas dos oceanos e prejudicado a vida de espécies animais que vivem nestas regiões. Este efeito também pode provocar o alagamento de diversas cidades costeiras no mundo. Os topos de algumas montanhas, que antes eram cobertas por gelo, também estão sofrendo com o aquecimento global. Este efeito tem modificado o ciclo de vida da fauna nestas montanhas, podendo provocar a médio prazo a extinção de animais. - Migrações em massa de pessoas: o alagamento de cidades e o aquecimento da temperatura em algumas regiões do mundo, podem provocar a migração de milhões de pessoas, provocando sérios problemas sociais nas regiões que receberão estes migrantes. - Problemas na agricultura: o aumento da temperatura global pode provocar sérios problemas na agricultura. Diminuindo a produção de alimentos no mundo, podemos ter milhões de pessoas morrendo de fome, principalmente nas áreas mais pobres do planeta. - Epidemias: o aumento da temperatura pode elevar a quantidade de mosquitos transmissores de doenças, principalmente em regiões tropicais e equatoriais. Doenças como a dengue e a malária podem fazer milhões de vítimas nestas áreas. Pode também haver a migração destes mosquitos para regiões que antes possuíam clima frio, disseminando ainda mais estas doenças pelo mundo. - Desastres ambientais: o aumento da temperatura global pode aumentar a quantidade e força de furacões e tornados em várias regiões do planeta.
  4. 4. -Intensificação das secas. -Alterações de ecossistemas. Soluções para diminuir o Aquecimento Global - Diminuir o uso de combustíveis fósseis. - Os automóveis devem ser regulados constantemente para evitar a queima de combustíveis de forma desregulada. O uso obrigatório de catalisador em escapamentos de automóveis, motos e caminhões. - Instalação de sistemas de controlo de emissão de gases poluentes nas indústrias. - Ampliar a geração de energia através de fontes limpas e renováveis: hidroelétrica, eólica, solar,etc. - Sempre que possível, deixar o carro em casa e usar o sistema de transporte coletivo ou a bicicleta. - Colaborar para o sistema de recolha seletiva de lixo e de reciclagem. - Recuperação do gás metano nos aterros sanitários. - Usar ao máximo a iluminação natural dentro dos ambientes domésticos. - Não praticar o abate e a queima em florestas. Pelo contrário, deve-se efetuar a plantação de mais árvores como forma de diminuir o aquecimento global. - Uso de técnicas limpas e avançadas na agricultura para evitar a emissão de CO2. - Implementação de programas de reflorestamento, principalmente nos grandes centros urbanos.
  5. 5. - Construção de prédios com implantação de sistemas que visem economizar energia.

×