Your SlideShare is downloading. ×

Os Bancos não apoiam as Empresas? Sim Apoiam!

658

Published on

Como fazer para ter Apoio da Banca

Como fazer para ter Apoio da Banca

Published in: Business
0 Comments
2 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
658
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
9
Comments
0
Likes
2
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Os Bancos Não Apoiam As Empresas? Sim Apoiam! CJA Business Consulting site www.cja-bc.com mail carlos.jeronimo.augusto@cja-bc.com tlm 911161776 1 OS BANCOS NÃO APOIAM AS EMPRESAS? SIM APOIAM! OS BANCOS NÃO APOIAM AS EMPRESAS? SIM APOIAM! CJA Business Consulting SET 2013
  • 2. Os Bancos Não Apoiam As Empresas? Sim Apoiam! CJA Business Consulting site www.cja-bc.com mail carlos.jeronimo.augusto@cja-bc.com tlm 911161776 2 INTRO É voz corrente nas empresas, no café, nos jornais, na televisão, no Parlamento, por todo o lado que os bancos não apoiam as empresas. Da nossa experiência de 25 anos na banca, 5 deles já pós crise de 2007, a sensação que tínhamos era que a banca apoiava as empresas, na medida em que esse era o seu papel. A banca não pode ser a única fonte de financiamento do tecido empresarial e nem todas as empresas têm condições para serem apoiadas pela banca. Por vezes ficava-nos mesmo a sensação era que a banca apoiava algumas empresas em excesso ou sob formas menos adequadas a uma correcta gestão financeira das empresas. Seria um tema interessante, mas é história e interessa-nos mais o futuro… Da nossa curta experiência de 8 meses como Consultores de Negócios Especializados na Relação com a Banca, a sensação que temos é que a banca apoia as empresas. No mínimo estranho. Ouve-se por todo o lado e aos sete ventos que a banca não apoia as empresas e nós achamos que a banca sempre apoiou e continua a apoiar as empresas. Estamos a ver mal, desligados da realidade? Ou a nossa visão vai para além das parangonas dos jornais?
  • 3. Os Bancos Não Apoiam As Empresas? Sim Apoiam! CJA Business Consulting site www.cja-bc.com mail carlos.jeronimo.augusto@cja-bc.com tlm 911161776 3 VISÃO A nossa visão baseada em mais de 20 anos de relação entre empresas e banca é que esta apoia as empresas se estas lhe derem condições para tal. A banca necessita, cada vez mais, de emprestar dinheiro para fazer a sua conta de resultados. E também cada vez mais a banca necessita de emprestar melhor o seu dinheiro. Existe portanto aqui uma boa noticia para as empresas e para os empreendedores. Agora as empresas e os empreendedores têm de ter: - Boas Ideias - Visão do que querem fazer - Um mínimo de capitais para além do que vão pedir à banca - Assumir os riscos inerentes a por em prática os seus projectos E depois: Têm de convencer a banca a emprestar-lhes o dinheiro. E hoje, como na maior parte da história, a banca é conservadora e cautelosa… mas precisa de emprestar dinheiro. A nossa experiência, do lado da banca e do lado das empresas, mostra-nos de forma muito nítida que quando os Clientes conseguem de forma estruturada:
  • 4. Os Bancos Não Apoiam As Empresas? Sim Apoiam! CJA Business Consulting site www.cja-bc.com mail carlos.jeronimo.augusto@cja-bc.com tlm 911161776 4 - Apresentar o seu projecto e para que querem o dinheiro - Demonstrar o seu envolvimento com o projecto - Mostrar que a possibilidade de terem capacidade de reembolso é muito elevada - Apresentar as garantias possíveis ou as adequadas, dentro das possíveis - Ser imaginativas nas formas de financiamento e na criação de garantias A Banca Apoia As Empresas COMO CHEGAR A ESTE PONTO? Alguns empresários e empreendedores, além das competências inerentes a essas suas facetas, têm ainda alguns conhecimentos de gestão e uma boa capacidade de exposição e transmissão. Se juntarem o facto de terem um interlocutor bancário interessado, chegaram ao ponto em que a banca apoia as empresas. Outros têm a sorte e/ou o mérito de terem interlocutores bancários de grande qualidade, que pela sua vontade e conhecimento da actividade bancária, os sabem ouvir e compreender, conseguindo eles próprios criar as condições para o seu banco apoie determinado negócio. E os empresários e empreendedores que não estão em nenhuma destas situações? Não têm apoio da banca? Estão condenados ao fracasso? A resposta é não. Não estão condenados ao fracasso. Negócios muito bons, factores conjunturais, apoios familiares de valor e uma série de outras circunstâncias podem levar a que tenham o apoio da banca.
  • 5. Os Bancos Não Apoiam As Empresas? Sim Apoiam! CJA Business Consulting site www.cja-bc.com mail carlos.jeronimo.augusto@cja-bc.com tlm 911161776 5 Mas uma das soluções, porventura o caminho mais lógico, pode ser procurar apoio especializado, no sentido de conseguir estruturar o seu projecto e as suas ideias de forma expor à banca, em forma e linguagem a que a banca entenda e valorize, as suas necessidades. Procurar um apoio que junte conhecimentos de gestão e uma boa capacidade de exposição e transmissão a vontade e conhecimento da actividade bancária valoriza os projectos e facilita a vida à banca na hora de decidir apoiar as empresas. Uma solicitação de crédito, para investimento, tesouraria e reestruturação, chegar a um banco com: - A apresentação da necessidade e da alta probabilidade de reembolso bem clara - Baseada numa análise, mesmo que muito simples, do mercado e da inserção do negócio no mesmo - Apoiada em peças contabilísticas ou projecções, coerentes e perceptíveis - Com proposta do produto bancário adequado e das contrapartidas que o banco pode esperar É muito mais de meio caminho para a banca poder apoiar as empresas. E este mais de meio caminho pode conseguir-se com apoio especializado.
  • 6. Os Bancos Não Apoiam As Empresas? Sim Apoiam! CJA Business Consulting site www.cja-bc.com mail carlos.jeronimo.augusto@cja-bc.com tlm 911161776 6 Para a Empresa, ter um interlocutor que a conheça, a perceba e a sinta e que ao mesmo tempo tenha um profundo conhecimento da actividade bancária, das possibilidades existentes e da forma de pensar da banca, aumenta exponencialmente a possibilidade de ter apoio da banca. Para a Banca ter um interlocutor que conheça a sua actividade, a perceba e a sinta e que ao mesmo tempo tenha um profundo conhecimento da empresa que está a solicitar apoio, do seu funcionamento e visão, aumenta exponencialmente a possibilidade de a banca poder apoiar essa empresa. É isso que fazemos. Perceber muito bem os dois lados. Fazer a ligação entre as necessidades das empresas obterem financiamento e a necessidade de a banca emprestar dinheiro. Utilize Apoio Especializado na Relação da Sua Empresa com a Banca e Os Bancos Apoiam As Empresas? Sim Apoiam!

×