Your SlideShare is downloading. ×
Entrevista para um emprego
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Entrevista para um emprego

4,734
views

Published on


0 Comments
2 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
4,734
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
131
Comments
0
Likes
2
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. CONQUISTE O SEU NOVO EMPREGO!AcroPDF - A Quality PDF Writer and PDF Converter to create PDF files. To remove the line, buy a license.
  • 2. Os dez erros que você deve evitar 1- Ficar em casa esperando que uma vaga caia do céu. 2- Não ter disciplina para procurar emprego. É preciso acordar cedo, ler jornais, fazer ligações responder aos e-mails, encaminhar currículos e se possível, fazer alguma atividade física para preservar a auto-estima. 3- Perder o contato com ex-colegas de trabalho 4- Má apresentação pessoal na hora da entrevista 5- Demonstrar ansiedade durante o processo de seleção. Ligar diariamente para a empresa para saber sobre o andamento da seleção pode transmitir insegurança. 6- Desconhecer a situação financeira da empresa para onde pretende enviar o curriculum. 7- Procurar empresas que pouco tem a ver com a sua experiência. é difícil conseguir uma vaga para vender máquina se sua experiência for na área bancária. 8- Fazer dividas. Quando isso acontece, a pessoa tende a aceitar qualquer proposta que aparece à frente. 9- Não estar aberto a negociações salariais. 10- Não ter um bom curriculo. Ele tem de ser claro e sintético, com no máximo três páginas.AcroPDF - A Quality PDF Writer and PDF Converter to create PDF files. To remove the line, buy a license.
  • 3. ELABORANDO O CURRÍCULO A tarefa de elaborar o primeiro currículo não é fácil, considerando que ainda não há muita experiência à ser relatada, mas antes de entrar em pânico, lembre-se que mesmo um estudante que nunca trabalhou tem fatores importantes de sua vida que contam pontos para um recrutador. Confira as dicas a seguir: DADOS PESSOAIS Coloque o seu nome completo, endereço, especificando corretamente a Rua (Alameda, Avenida, etc), número, complemento, bairro, cidade, Estado e CEP. Os telefones devem ser os mais fáceis de encontrá–lo, porém, evite deixar apenas o celular, algumas empresas possuem certas restrições nesse sentido, quando o telefone for somente para recados, não esquecer de mencionar o nome da pessoa e claro, o e- mail, pois além de ser prático, contribui para ampliar a sua rede de contatos. Não é necessário especificar os documentos, a menos que esteja preenchendo um currículo on-line onde haja estes campos ou esteja indo a uma entrevista, é provável que o selecionador solicite estes dados. ÁREAS DE INTERESSE Mesmo não tendo experiência profissional, é muito importante saber para que área deseja direcionar a sua carreira, como, por exemplo, perceber quais atividades você tem facilidade e prazer em desenvolver, se é uma pessoa desinibida, poderá trabalhar com o público, vendas, atendimento, telemarketing, etc., se prefere falar pouco, se familiarizará com funções administrativas e operacionais. É claro que conforme adquira experiência, as suas aptidões ficarão mais evidentes, quantas pessoas mudam de carreira aos 40 anos, por exemplo, ou mesmo estudantes que sonharam ser médicos e resolvem estudar engenharia, sempre deve – se estar disponível e aberto a outras opções e principalmente fazer uma auto análise para descobrir o que realmente quer “ser quando crescer”.AcroPDF - A Quality PDF Writer and PDF Converter to create PDF files. To remove the line, buy a license.
  • 4. FORMAÇÃO ACADÊMICA Não precisa especificar todas as escolas que freqüentou, mas é fundamental colocar a Faculdade e cursos técnicos profissionalizantes, assim como cursos de Pós – Graduação, mestrado ou especialização, sempre do mais recente para os anteriores, caso não esteja cursando superior, escreva apenas que possui o 2º grau completo. Se tiver mais de um curso superior, mesmo que incompleto, descreva o período que iniciou e o trancamento ou desistência (mês / ano), isso é importante para o recrutador saber que você possui nível superior e experiência acadêmica, mas que por motivos pessoais tenha interrompido, podendo voltar a qualquer momento. IDIOMAS Informe corretamente o seu nível de fluência (ler, escrever e falar), seja verdadeiro, pois o entrevistador pode sugerir uma entrevista ou uma redação em outro idioma, mesmo que não seja um pré-requisito da vaga. OUTROS CONHECIMENTOS Cite o seu nível de conhecimento em informática, indique softwares, ferramentas, linguagens de programação, etc. Descreva os cursos, palestras, workshops, etc., e até mesmo as matérias de Faculdade que considere relevante para o tipo de vaga que procura. Não se esqueça de citar o ano, tempo de duração e a Instituição. EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL Como provavelmente não haja muitas experiências profissionais a relatar, vale seguir algumas dicas do que pode ser incluso e interessante para o recrutador neste item: - Intercâmbio Internacional - Participação em projetos da Faculdade, pesquisas científicas, entre outros. - Trabalho temporário ou mesmo com a família, não tem problema de não ter sido registrado, o importante é mostrar que você tem atividades à agregar no seu currículo. - Participação em equipes esportivas e competições oficiais. - Trabalho voluntário ou social.AcroPDF - A Quality PDF Writer and PDF Converter to create PDF files. To remove the line, buy a license.
  • 5. É uma boa opção elaborar uma carta de apresentação, onde possa descrever um pouco sobre você, suas características pessoais e seus interesses profissionais dentro da organização, o que espera e o que poderá agregar à empresa. É uma forma de demonstrar que embora não tenha experiência, tem muita garra, força de vontade e afinal, mesmo o mais experiente do mercado, um dia teve sua primeira oportunidade.AcroPDF - A Quality PDF Writer and PDF Converter to create PDF files. To remove the line, buy a license.
  • 6. Entrevista para um emprego: Os dez erros mais comuns 1. Não conhecer o suficiente sobre a empresa, seus produtos, sua indústria ou as condições atuais do mercado em que ela opera. 2. Atitudes ou vestimenta inapropriadas. Pense na posição em que você está se candidatando e tente saber algo sobre a pessoa que irá entrevistá-lo, mesmo se tudo que você conseguir seja a idade, títlo, nível de educação e tempo de experiência. 3. Chegar atrasado. Sempre tente chegar quinze minutos adiantados para a entrevista. 4. Não cumprimentar o entrevistador com um aperto de mão e não manter contato com os olhos do entrevistador durante o curso da entrevista. 5. Deturpar seu talento e experiência. Lembre-se, você está procurando uma colocação e o entrevistador também procura um candidato. Quanto mais detalhes você puder dar sobre suas experiência e habilidades, melhor para você no futuro. Tenha certeza de revisar seu curriculum cuidadosamente antes da entrevista e esteja preparado para discutir sua experiência em maiores detalhes. 6. Não demonstrando entusiasmo pela posição. Como regra, você nunca deve parecer entusiasmado o suficiente. O que quer que você faça, não pareça distante ou distraído. Na maioria dos casos, parecer um pouco nervoso é mais aceitável do que parecer super relaxado. 7. Pedir um salário maior do que é oferecido para a posição ou maior que a sua importância. Tente descobrir qual é o valor padrão médio para a posição na qual você está se candidatando e para a sua experiência. Pesquisas salariais e agências de emprego podem ser de grande ajuda a este respeito. 8. Fazer comentários negativos sobre seu empregador anterior. Como regra, converse sobre as coisas que você apreciava no seu trabalho atual ou no anterior.AcroPDF - A Quality PDF Writer and PDF Converter to create PDF files. To remove the line, buy a license.
  • 7. Mostre ao entrevistador seu entusiasmo pelo trabalho que você faz. Se for perguntado por que você está deixando seu emprego atual, fale sobre os novos desafios e oportunidades que você está em busca. 9. Perguntar o que a compania pode fazer por você ao invés de enfatizar o tipo de contribuição que você pode dar à compania. Não tenha medo de menciionar exemplos concretos das contribuições que você fez em situações anteriores e ou realizações acadêmicas (se for apropriado), além de seu talento e experiência. Mostre confidência sobre suas habilidades. 10. Perguntar prematuramente sobre o salário. Salário deve ser uma das últimas coisa que você irá perguntar, bem após você ter feito perguntas inteligentes sobre o cargo e a empresa. Por outro lado, não tenha medo de perguntar sobre o salário. Se você não perguntar, o entrevistador irá se surpreender se você não o fizer.AcroPDF - A Quality PDF Writer and PDF Converter to create PDF files. To remove the line, buy a license.
  • 8. Como se vestir para entrevistas de emprego parte 1 Você foi chamado para uma entrevista naquela empresa que há tanto tempo esperava ou vai ter de apresentar um projeto para toda a diretoria. Para garantir seu sucesso, além de saber de cor o que vai falar, é hora de tirar seu melhor terno do armário, de preferência de uma grife importada, para impressionar seus interlocutores, certo? Errado! Usar o melhor terno, a gravata mais cara e o sapato da moda não significa que você está passando uma boa imagem. Saber se vestir bem é aliar o bom senso e a elegância com o seu estilo próprio. Há pessoas que pensam que sua imagem é feita conforme a marca da roupa escolhida. O pior é que em 99% dos casos, o tiro sai pela culatra. "As pessoas, a fim de transmitir uma imagem de bom gosto e requinte, transformam-se em uma vitrine de marcas famosas", avisa Silvana Bianchini, consultora de imagens e sócia da Dresscode International. Segundo ela, o visual de um profissional pode não lhe garantir o sucesso, mas aqueles que se vestem inadequadamente, com certeza, estão fadados ao insucesso. É certo que somos percebidos pelo visual, portanto não podemos nos descuidar. Mas segundo Silvana, "o que adianta estar com um terno Armani, se ele estiver todo amarrotado? Ao invés de elegância, você passará uma imagem de desleixo, tanto com a sua imagem quanto com suas obrigações profissionais". Cerca de 70% do que as pessoas pensam sobre você são reflexos do seu visual, então seguir algumas regras de etiqueta são fundamentais para alcançar mais rápido seu lugar ao sol. Estabelecer uma postura que vá de encontro aos interesses da empresa lhe trará bons frutos. Outra dica: jamais usar roupas jeans no "casual Friday". Embora a própria palavra já diga que você pode optar por algo mais confortável, não abuse da informalidade: descontração tem limites. "O recomendável é uma calça de algodão ou lã fina, camisa esporte ou pólo, um blazer ou suéter e mocassins", enumera Silvana.AcroPDF - A Quality PDF Writer and PDF Converter to create PDF files. To remove the line, buy a license.
  • 9. Algumas empresas de cultura mais informais admitem jeans (sempre sem vinco), mas a combinação com tênis e camiseta fica reservada à ala júnior. Agora: tênis com paletó ou calça social, nem pensar. "Não é porque seu superior não questiona a forma como você se veste, que vai relaxar", explica a consultora de imagem. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .AcroPDF - A Quality PDF Writer and PDF Converter to create PDF files. To remove the line, buy a license.
  • 10. Como se vestir para entrevistas de emprego parte 2 Com que roupa eu vou? Essa é a dúvida da maioria das pessoas. Para evitar erros, opte por uma combinação infalível: bom-senso e sobriedade. A entrevista é o primeiro encontro entre a empresa e o profissional. Durante esse momento, você estará sendo analisado sob todos os aspectos e, é lógico, a primeira impressão é muito importante. Sua aparência será analisada. Vista-se com elegância, sem exageros e de forma compatível com a função que vai exercer. Para as mulheres • Discrição é fundamental. • Escolha roupas de cores clássicas, como preto, marrom, bege, branco, azul- marinho. Evite estampas e cores berrantes. • Nada de mini-saia, decotes exagerados, transparências ou roupas muito justas. Calça-comprida acompanhada de blazer também é adequado. • Bijuterias ou jóias discretas e de bom gosto. • Maquiagem natural e discreta. • Perfume suave. Use poucas gotas. • Unhas bem cuidadas e cabelos arrumados. Se forem compridos, é preferível prendê-los. • Sapatos bem cui. Esqueça os sapatos de salto muito alto, as sapatilhas e as sandálias. Escolha um sapato confortável com salto de altura média. Para os homens • Para cargos de diretoria e gerência, deve-se vestir terno de cor sóbria e elegante. • Para cargos de chefia e supervisão, pode-se vestir blazer (vale a mesma regra de sobriedade e elegância). • Prefira as camisas de cor clara. Em caso de dúvida, opte pelo branco. • Use gravatas tradicionais. Nada de estampas com personagens da Walt Disney e nem de cores extravagantes.AcroPDF - A Quality PDF Writer and PDF Converter to create PDF files. To remove the line, buy a license.
  • 11. • Cabelo arrumado, unhas limpas e cortadas são fundamentais. • Nada de brincos, correntes e pulseiras. Use apenas relógio e aliança. • O perfume deve ser discreto. Para homens e mulheres • Não há necessidade de levar na entrevista aparelho celular, bip ou pager. Se for indispensável, mantenha-os desligados. Lembre-se: esse é um momento muito importante e não deverá ser interrompido com chamadas particulares. • A maioria das empresas aboliu o fumo em suas dependências, criando áreas específicas para os fumantes. Mesmo que a selecionadora fume, resista à tentação. • Impressione por sua competência, jamais por suas roupas extravagantes. • Postura é importante. Seja discreto e educado. Jamais demonstre excesso de intimidade com a selecionadora. • Leve uma pasta com trabalhos e informações que você julga importante apresentar durante a entrevista. . . . . . . . . . . . . . . . .AcroPDF - A Quality PDF Writer and PDF Converter to create PDF files. To remove the line, buy a license.
  • 12. Como se comportar em uma entrevista. Entrevista, é hora certa de “vender seu peixe”. Um curriculo bem feito é o primeiro passo para a conquista de uma vaga. Mas o papel de nada vai adiantar se você não souber como se comportar no momento da entrevista. Nessa hora, caberá a você fazer, pessoalmente, sua própria propaganda. Muita gente não sabe, mas o candidato começa a ser analisado a partir do momento em coloca os pés numa empresa. Por isso é fundamental agir com discrição na sala de espera – atitude que deve ser tomada também quando você estiver de frente para o entrevistador. Deve-se responder às perguntas de forma objetiva. É importante, porém, ter certo controle da situação e do tempo que você vai usar para para dar as respostas que lhe forem desfavoráveis. E se estenda, sempre de forma objetiva, quando tocar em assuntos que contam a seu favor. Abaixo, acompanhe algumas dicas que devem ser levadas em conta neste momento. Antes da entrevista: 1- Procure informações sobre a empresa e suas atividades na internet, em jornais ou revistas. 2- Não deixe o nervosismo tomar conta de você. Tente ficar tranqüilo. 3- Seja positivo e preserve sua auto-estima 4- Chegue cerca de dez minutos antes do horário marcado. 5- Você será analisado a partir do momento em que entra na empresa. Por isso, seja gentil e discreto enquanto estiver na sala de espera. Durante a entrevista: 1- Entre na sala de cabeça erguida, demonstrando segurança. Lembre-se de que você está ali para vender suas habilidades profissionais.. 2- Desligue o celular. 3- Ao cumprimentar o entrevistador, olhe nos seus olhos e não demore mais do que cinco segundos no aperto de mão.AcroPDF - A Quality PDF Writer and PDF Converter to create PDF files. To remove the line, buy a license.
  • 13. 4- Fale corretamente e com clareza, em um tom de voz agradável. 5- Cuidado com expressões que possam poluir seu discurso, como “a nível de”, “vamos supor que” e “né”. 6- Não gesticule exageradamente nem faça gestos repetitivos, como batucar na mesa, mexer no cabelo, cruzar e descruzar as pernas, roer unhas ou passar a mão no rosto. Tudo isso demonstra insegurança. 7- Não demonstre medo , mas também não trate o entrevistador com muita intimidade. 8- Seja simpático e tenha sempre um sorriso nos lábios. 9- Não fale mal do seu último emprego ou do atual. 10- Nunca minta ou omita informações importantes. 11- Saiba ouvir limite-se a responder apenas sobre as questões que lhe foram formuladas. 12- Não tenha receios de fazer perguntas. 13- Se não houver sido dada nenhuma informação sobre salário, espere que o entrevistador pergunte sobre suas pretensões.AcroPDF - A Quality PDF Writer and PDF Converter to create PDF files. To remove the line, buy a license.
  • 14. A entrevista Em todas as idades e em todos os níveis profissionais, a entrevista é passagem obrigatória para se conquistar um novo emprego, sendo uma ferramenta insubstituível utilizada pelos recrutadores ou pelas próprias empresas. Utilizamos nesta seção, nossos 26 anos de experiência em recrutamento, em favor dos candidatos que nos procuram. Se você está em busca de um novo emprego, ou tem vontade de dar um impulso em sua vida profissional, os conselhos práticos que seguirão podem lhe permitir, de modo muito simples, ter a situação sob controle. O dia da entrevista Neste dia, faça com que tudo fique a seu favor e mostre o melhor de si mesmo. E não esqueça: Cuide de sua imagem nos mínimos detalhes. A apresentação: Antes de ir para uma entrevista, cuide de sua aparência. Evite usar roupas com tonalidades fortes. Prefira cores neutras como cinza claro, cinza escuro, creme ou preto. As mulheres não devem usar decotes, mini saias e meias de cores muito extravagantes. A postura: Tenha um currículo idêntico àquele que você enviou anteriormente e eventualmente, faça cópias de suas teses ou artigos que foram publicados. O olhar: Não fique olhando para os lados, e sim, fixe seu olhar no interlocutor. Um olhar direto significa geralmente um contato fácil e de boa aceitação. Um olhar baixo pode traduzir dissimulação ou excesso de timidez e um olhar alto demais pode demonstrar uma personalidade imaginativa, que foge a realidade.AcroPDF - A Quality PDF Writer and PDF Converter to create PDF files. To remove the line, buy a license.
  • 15. A voz e a entonação: Procure não falar rapidamente, você ganhará em clareza. A voz baixa é preferível a uma voz muito aguda ou abafada. A expressão oral: Use frases curtas e claras com verbos de ação. Evite as palavras de conotações negativas como problema, infelizmente e preocupação, assim como gírias e termos técnicos de sua profissão. Faça uma auto-análise: Para ter sucesso no decorrer da entrevista, você precisa se conhecer bem. Consulte sua memória e analise suas competências técnicas como formação acadêmica, cargos, especializações, motivação, confiança em si mesmo, seu relacionamento com terceiros e sua vida profissional e pessoal. Detalhes importantes • Seja pontual; • Não esqueça de desligar seu celular ou pager; • Nunca interrompa o interlocutor. Saiba ouvir; • Tenha autoconfiança. É um fator primordial para uma entrevista bem sucedida; • Ao ser recebido, agradeça ao entrevistador. Seu aperto de mão deve ser firme. Se estiver com as mãos suadas, lave-as antes; • Adquira o maior número possível de informações sobre seu futuro empregador. A maioria das empresas hoje, possuem seu próprio website, onde você poderá obter informações à respeito. Isso demonstrará interesse e motivação; • Quando a entrevista chegar ao fim, confirme seu interesse pela vaga. Peça mais informações sobre como será o desenrolar da contratação, quem fará o próximo contato e em que momento. Tomar a iniciativa se propondo a ligar causará boa impressão;AcroPDF - A Quality PDF Writer and PDF Converter to create PDF files. To remove the line, buy a license.
  • 16. • Ao sair da sala, não se esqueça de agradecer novamente e despeça-se da recepcionista ou telefonista. Depois da entrevista A entrevista chegou ao fim e seu interlocutor prepara-se para ir embora. Chegou o momento de mostrar-lhe que você entendeu perfeitamente tudo sobre a vaga proposta e agradecê-lo. Resuma em duas ou três frases tudo o que foi dito e afirme seu interesse pela vaga. Pergunte ao seu interlocutor o que ele pensa de sua candidatura. Se ele concordar em responder, você irá saber se a sua entrevista foi bem sucedida e quais são os pontos fortes e fracos que chamaram a atenção do entrevistador. Não reaja contra uma opinião que lhe parecer negativa. Você pode contornar esta situação lhe dizendo "para completar sua informação, eu gostaria de acrescentar o seguinte". Enquanto você não deixar o prédio, a entrevista não terá terminada. Agradeça pela acolhida e o tempo dedicado. Ao sair, não deixe de se despedir da telefonista ou da recepcionista. As vezes, os dirigentes pedem suas impressões sobre os candidatos. Faça a diferença depois da entrevista Depois da entrevista, confirme seu interesse e agradeça seu interlocutor através de uma carta. Dessa forma, você irá reforçar sua imagem de profissional e reafirmar seu interesse pela vaga. Além de se diferenciar dos outros, esta atitude irá realçar seus pontos fortes. Uma oferta lhe é feita Pense calmamente e analise a ordem de suas prioridades. Identifique os objetivos que você realmente quer alcançar e separe-os dos objetivos secundários. Para lhe ajudar, pergunte para as pessoas de seu convívio e faça uma auto-avaliação nos seguintes itens: • O que me atraiu na vaga? • Quais são as minhas necessidades e as minhas expectativas tanto materiais quanto psicológicas, no que tange vida pessoal, convívio familiar, responsabilidades, autonomia e poder?AcroPDF - A Quality PDF Writer and PDF Converter to create PDF files. To remove the line, buy a license.
  • 17. • Salário, bonificações e vantagens estão de acordo com a minhas expectativas? • Há uma perspectiva de carreira a longo prazo? Quais pontos não penso em negociar e quais posso avaliar? Saiba determinar sua faixa salarial mínima. Mas nunca a comunique ao potencial empregador, pois ele sempre fará uma oferta baseada no patamar mais baixo aceitável por você! Durante a negociação tenha argumentos concretos, seja flexível e claro. Peça mais informações sobre os pontos vagos, para ter certeza de que você e os responsáveis da empresa estão em pleno acordo. A resposta é positiva! Você assinou o contrato! Parabéns! Você alcançou seus objetivos! Renuncie com dignidade e deixe seu ex-empregador de boa maneira. Nunca se sabe o que o futuro nos reserva. Escreva uma carta pessoal a todas as pessoas que lhe ajudaram e não esqueça, uma vez na vaga, de ajudar os que estarão ao seu redor e em dificuldades. A resposta é negativa! Faz parte do jogo. Não tenha dúvidas em contatar seu entrevistador para saber porque sua candidatura não foi aceita. Não encare este fato com agressividade. Leve em consideração os motivos que não permitiram a sua candidatura e prepare-se para uma próxima entrevista. "Lembre-se. A primeira impressão é primordial!”AcroPDF - A Quality PDF Writer and PDF Converter to create PDF files. To remove the line, buy a license.
  • 18. As perguntas mais freqüentes dos entrevistadores: Durante a entrevista, o profissional vai se deparar com todo o tipo de perguntas, cujo objetivo é traçar seu perfil para saber se está adequado ao cargo e corresponde às necessidades da empresa. Não fuja das perguntas. Responda todas elas, mesmo aquelas que parecem ser difíceis. Para não ser pego de surpresa, preparamos uma relação com as questões mais freqüentes. 1 - Por que motivo você está desempregado? 2 - Por que está demorando tanto para arrumar um novo emprego? 3 - Se foi demitido, qual a causa? Você considera justa a demissão? Por quê? 4 - Se pediu demissão, por quê? 5 - Qual sua expectativa com relação ao seu futuro profissional ? 6 - Quais os planos com relação à sua formação? 7 - Quais suas realizações mais importantes? 8 - Quais foram seus fracassos? 9 - Por que você deseja trabalhar nesta empresa? 10 - Que tipo de contribuição poderia nos trazer? 11 - Quanto tempo seria necessário para isso acontecer? 12 - O que o motiva profissionalmente? 13 - Como você avalia seu último emprego e seu último chefe? 14 - O que você procura em seu trabalho? 15 - Quais são seus objetivos pessoais?AcroPDF - A Quality PDF Writer and PDF Converter to create PDF files. To remove the line, buy a license.
  • 19. 16 - Quais são suas qualidades? 17 - E os seus defeitos? 18 - Fale sobre o último livro que leu? 19 - O que gosta de fazer nas horas livres? 20 - Como você harmoniza vida pessoal e profissional? 21 - Como sua família o vê profissionalmente? 22 - Quais as suas expectativas com relação ao cargoAcroPDF - A Quality PDF Writer and PDF Converter to create PDF files. To remove the line, buy a license.
  • 20. O que o candidato deve evitar de perguntar em entrevistas de emprego: 1- O que faz esta empresa? 2- O plano de saúde da empresa engloba consultas psiquiátricas? 3- É casado (pergunta ao entrevistador)? 4- Pode garantir que ainda estarei empregado no próximo ano? 5- O anúncio de emprego mencionava que o período de trabalho é aos fins de semana. Terei mesmo que trabalhar nesses dias? 6- Como pode determinar as minhas qualificações numa entrevista tão curta? 7- As pessoas reparam quando se entra tarde ou sai cedo da empresa? 8- O que lhe pareço como candidato? 9- Qual é o signo do presidente da empresa? 10- A empresa oferece estacionamento? 11- A empresa reembolsa o trabalhador do dinheiro que este gastou para tirar um MBA? 12- Qual a probabilidade de ser promovido rapidamente? 13- De quanto em quanto tempo terei aumento de salário? 14- Qual será o valor dos meus aumentos salariais? 15- Quais os extra-salariais que terei? 16- Terei escritório próprio?AcroPDF - A Quality PDF Writer and PDF Converter to create PDF files. To remove the line, buy a license.
  • 21. Linguagem Corporal Enfrentar uma entrevista com calma e tranquilidade pode fazer a diferença na hora de conquistar um emprego. Os entrevistadores estão treinados para "ler" os sinais do corpo,que podem ser tão reveladores quanto as palavras. Dificilmente um candidato consegue uma vaga se demonstrar insegurança. gestos de apoio como olhar nos olhos ou balançar a cabeça para quem está falando, criam empatia (a menosque outra pessoa perceba que você está escondendo sentimentos). Todos podem controlar a linguagemcorporal, até certo ponto (mas Não totalmente). Em resumo, siga as seguintes dicas: escolha suas palaras com muito cuidado e seja omais sincero possível para não ser traído pelo corpo. Gestos Ouço e aprovo - a cabeça pende e o olhar é amistoso, mostrando atenção e aprovação (mão no queixo é sinal de aprovação) Estou atento - os olhos atentos e o corpo inclinado para a frente indicam atenção e interesse (sobrancelhas levantadas demonstram interesse) Este é o meu ponto de vista - gestos enfáticos com as mãos são uma forma de reforçar a mensagem verbal (mãos gesticulam para dar ênfase) Não estou bem certo - mordes a caneta indica a necessidade de cuidado e atenção. Demonstra, ainda medo e insegurança (o olhar de viés aumenta a incerteza)AcroPDF - A Quality PDF Writer and PDF Converter to create PDF files. To remove the line, buy a license.
  • 22. Como Se Comportar Nas Dinâmicas Na dinâmica de grupo, normalmente os candidatos enfrentam situações desafiadoras e precisam representá-las de diversas formas, como por exemplo, através de jogos, dramatizações e propagandas. e para se dar bem neste momento a principal dica é manter a calma. abaixo damos algumas dicas de comportamento que podem favoecer ou desfavorecer um candidato. Destaca-se quem... *sabe ouvir a equipe *divide papéis *organiza e planeja antes de execuar a tarefa *coloca suas idéias de maneira clara e objetiva, sem entrar em brigas e discussões *expõe suas opiniões com segurança, baseadas em dados fundamentados. Perde pontos quem... *não participa das atividades *mostra arrôgancia *interrompe outro participante *finge comportamento *tenta ser o centro das atenções. hoje o que se valoriza é o trabalho em equipe e você será analisado por isso.AcroPDF - A Quality PDF Writer and PDF Converter to create PDF files. To remove the line, buy a license.
  • 23. Elaboração de Redação Quase sempre, o candidato que participa de um processo seletivo se depara com a tarefa de elaborar uma redação. Veja abaixo como tirar isso de letra: CONTEÚDO E ELABORAÇÃO DE IDÉIAS: Um assunto proposto serve mais como um estímulo para escrever. A idéia é ver como o candidato estrutura o pensamento, desenvolve e encadeia as idéias, por exemplo. A visão de mundo também é colocada à prova, assim como os valores e a maneira de refletir a respeito de um assunto. DOMÍNIO DAS REGRAS DE LINGUAGEM: O uso correto das normas de português é um item avaliado na maior parte dos testes. Questões gramaticais e ortográficas, com maior ou menor exigência, de acordo com o cargo pretendido, sempre fazem parte do exame proposto no processo de seleção. TEMA TÉCNICO: Neste caso, examina-se o nível de conhecimento técnico e profissional e também se o candidato está atento às tendências do mercado. Na área de tecnologia da informação, por exemplo, temas como "influência da internet nas organizações" podem ser freqüentes. TEMA ATUAL: Estar "antenado" é um requisito básico em qualquer função e, por isso, as organizações aliam os objetivos reais da redação com a análise do nível de atualização. Temas como "O Terceiro Setor" ou "Meio-ambiente e Qualidade de Vida" são comuns. TEMA LIVRE OU DE AUTO-ANÁLISE: Dentre os assuntos de análise psicológica, o "Quem sou eu" é o mais comum. Ele serve para verificar se o candidato tem dificuldade de falar sobre si mesmo. Serve também como instrumento para traçar um perfil psicológico do candidato. O tema livre geralmente investiga a criatividade. ANÁLISE DE IDIOMA ESTRANGEIRO: Além do teste oral, o nível de conhecimento de um idioma estrangeiro pode ser avaliado por meio de redação. Neste caso, a estrutura do texto e os aspectos gramaticais são os itens mais importantes.AcroPDF - A Quality PDF Writer and PDF Converter to create PDF files. To remove the line, buy a license.
  • 24. ANÁLISE GRAFOLÓGICA: Algumas empresas usam a grafologia, que estuda a personalidade do candidato por meio da observação da sua escrita. O que importa nesse caso não é o conteúdo, mas sim, o material que o conjunto das palavras escritas fornecerá para basear os estudosAcroPDF - A Quality PDF Writer and PDF Converter to create PDF files. To remove the line, buy a license.
  • 25. Onde procurar Emprego. Selecionamos uma relação com os melhores lugares para você ir em busca de emprego. Internet Uma das maneiras mais modernas, ágeis e econômicas formas de encontrar um novo emprego, a Internet não só divulga seu currículo para o mundo todo, como também permite que você se atualize e busque as oportunidades existentes em qualquer lugar que desejar, a qualquer hora. Consultorias, agências e até mesmo as empresas distribuem suas vagas pelos sites de recrutamento. Procure os mais conhecidos e testados, para não cair em armadilhas. O grande diferencial da Internet está justamente na redução de tempo e dinheiro, fatores preocupantes para quem precisa de um novo emprego. Ao invés de gastar um bom dinheiro mensalmente para enviar seu currículo pelo correio, você disponibiliza o currículo online para as empresas contratantes e pode enviá-lo pela rede a qualquer hora, sem nenhum custo e para quem quiser. Para as empresas, a grande vantagem é que elas podem anunciar e recrutar a qualquer hora e em qualquer dia da semana. Jornais O jornal é o mais tradicional e conhecido veículo de comunicação que oferece anúncios de vagas de empregos. Contudo, assim como outras mídias, devemos ter cuidado com a veracidade das informações publicadas. Fique atento em relação à qualquer anúncio que venha a oferecer um salário muito alto em relação aos outros, quando todos se referirem ao mesmo cargo. Neste caso, reflita, pense, investigue a empresa anunciante e tente descobrir a idoneidade da mesma. Nunca temos 100% de segurança, mas não custa nada tentar se prevenir. Agências de Emprego Existem várias agências nas grandes cidades, algumas mantidas pelo governo e por sindicatos. Há também agências especializadas em determinadas áreas. Existem empresas que só contratam por meio de determinadas agências, transferindo para elas a responsabilidade de selecionar e apresentar bons candidatos. Geralmente, osAcroPDF - A Quality PDF Writer and PDF Converter to create PDF files. To remove the line, buy a license.
  • 26. candidatos às vagas encaminham seu currículo ou preenchem um formulário e depois são chamados a participar de dinâmicas de grupo e entrevista com o selecionador. Somente depois dessas etapas, alguns candidatos são encaminhados para entrevistas na empresa. Consultorias É uma agência mais sofisticada, que não só recruta e seleciona candidatos, como também oferece serviço de recolocação profissional para orientar os candidatos sobre o mercado de trabalho e a busca por emprego. Há consultorias especializadas em estagiários e trainees, em profissionais de nível médio, em executivos e em determinadas áreas (financeira, tecnológica, etc). Geralmente as consultorias cobram uma taxa pelo serviço de recolocação de candidatos. Head Hunter Os head hunters são especializados em procurar profissionais, geralmente para cargos de diretoria. A principal característica do Selecionamos uma relação com os melhores lugares para você ir em busca de emprego. Internet Uma das maneiras mais modernas, ágeis e econômicas formas de encontrar um novo emprego, a Internet não só divulga seu currículo para o mundo todo, como também permite que você se atualize e busque as oportunidades existentes em qualquer lugar que desejar, a qualquer hora. Consultorias, agências e até mesmo as empresas distribuem suas vagas pelos sites de recrutamento. Procure os mais conhecidos e testados, para não cair em armadilhas. O grande diferencial da Internet está justamente na redução de tempo e dinheiro, fatores preocupantes para quem precisa de um novo emprego. Ao invés de gastar um bom dinheiro mensalmente para enviar seu currículo pelo correio, você disponibiliza o currículo online para as empresas contratantes e pode enviá-lo pela rede a qualquer hora, sem nenhum custo e para quem quiser. Para as empresas, a grande vantagem é que elas podem anunciar e recrutar a qualquer hora e em qualquer dia da semana.AcroPDF - A Quality PDF Writer and PDF Converter to create PDF files. To remove the line, buy a license.
  • 27. Jornais O jornal é o mais tradicional e conhecido veículo de comunicação que oferece anúncios de vagas de empregos. Contudo, assim como outras mídias, devemos ter cuidado com a veracidade das informações publicadas. Fique atento em relação à qualquer anúncio que venha a oferecer um salário muito alto em relação aos outros, quando todos se referirem ao mesmo cargo. Neste caso, reflita, pense, investigue a empresa anunciante e tente descobrir a idoneidade da mesma. Nunca temos 100% de segurança, mas não custa nada tentar se prevenir. Agências de Emprego Existem várias agências nas grandes cidades, algumas mantidas pelo governo e por sindicatos. Há também agências especializadas em determinadas áreas. Existem empresas que só contratam por meio de determinadas agências, transferindo para elas a responsabilidade de selecionar e apresentar bons candidatos. Geralmente, os candidatos às vagas encaminham seu currículo ou preenchem um formulário e depois são chamados a participar de dinâmicas de grupo e entrevista com o selecionador. Somente depois dessas etapas, alguns candidatos são encaminhados para entrevistas na empresa. Consultorias É uma agência mais sofisticada, que não só recruta e seleciona candidatos, como também oferece serviço de recolocação profissional para orientar os candidatos sobre o mercado de trabalho e a busca por emprego. Há consultorias especializadas em estagiários e trainees, em profissionais de nível médio, em executivos e em determinadas áreas (financeira, tecnológica, etc). Geralmente as consultorias cobram uma taxa pelo serviço de recolocação de candidatos. Head Hunter Os head hunters são especializados em procurar profissionais, geralmente para cargos de diretoria. A principal característica do trabalho dos headhunters é "caçar" o profissional ideal em empresas concorrentes, em outros países ou onde quer que seja. NetworkAcroPDF - A Quality PDF Writer and PDF Converter to create PDF files. To remove the line, buy a license.
  • 28. Um dos mais importantes e eficientes instrumentos da busca de emprego, a rede de contatos possibilita tomar conhecimento sobre vagas não divulgadas na mídia e chegar até as pessoas que realmente decidem sobre a contratação - diretores, gerentes e responsáveis pelo novo contratado. Portanto, é essencial manter uma agenda recheada de telefones, e-mails e endereços de amigos, profissionais ou vizinhos, esteja ou não empregado. É preciso lembrar que não basta pedir ajuda somente em momentos de crise, mas sim manter contato constante e estar disponível para ajudar também. Mantenha contato mesmo com aquelas pessoas que não podem lhe arranjar um emprego, pois elas podem abrir portas. Dessa forma, você conhece gente e vai sendo conhecido também. Hoje, a internet também é uma ótima forma de manter e aumentar a rede de contato. Converse com os amigos por e-mail e programas de mensagens instantâneas, além de participar de grupos de discussão sobre assuntos de seu interesse.AcroPDF - A Quality PDF Writer and PDF Converter to create PDF files. To remove the line, buy a license.
  • 29. Formas para se organizar para encontrar um novo emprego. Para encontrar um emprego, é preciso estar consciente de que oferecer seu talento e suas habilidades para uma empresa é totalmente natural e comum. Emprego não é favor, é troca de serviço por dinheiro. A verdade é que assim como nós precisamos de emprego, os empregadores também necessitam do capital humano para concretizar seus negócios. Esse é um dos maiores problemas sentidos em alguns profissionais: a falta de confiança, a baixa estima. Eles procuram emprego como se estivessem rebaixados, derrotados, com uma atitude negativa que somente irá atrapalhar no momento da procura. Se você está em busca de uma nova colocação, deve ter confiança em si mesmo e em suas habilidades. Depois, o próximo passo é demonstrar essa confiança para o empregador. Para ajudar você a conseguir sucesso nessa fase difícil, preparamos algumas dicas e selecionamos alguns meios mais práticos para encontrar emprego. Confira! 1. Foco. Determine bem seu objetivo profissional, pois não adianta dar tiro para todos os lados. Depois de ter um alvo, fica mais fácil definir quais passos deverão ser dados para atingi-lo. 2. Pesquise bastante a área em questão, pois assim você poderá se preparar melhor para enfrentar o mercado. 3. Atualize-se. Nessas horas, a falta de dinheiro não pode ser um empecilho. Procure ler bastante, fazer cursos gratuitos oferecidos pelo SEBRAE, SENAC e por alguns sites. 4. Mantenha o bom humor. É difícil manter o bom humor enquanto as contas chegam e você não sabe como pagar. Porém, se você se tornar uma pessoa "reclamona", pessimista, que sempre está de mal com a vida, ficará mais difícil conseguir boas oportunidades.AcroPDF - A Quality PDF Writer and PDF Converter to create PDF files. To remove the line, buy a license.
  • 30. 5. Encare como um trabalho. Imagine que você está empregado e se dedicando a atingir uma meta para a empresa. Assim, você terá disciplina. 6. Não se afaste dos amigos. Pode parecer que sair para encontrar os amigos não irá ajudar em nada nessa situação. Mas isso não é verdade. Além de manter sua mente arejada e sua estima alta, o contato com os amigos abrirá horizontes e fará com que você seja sempre lembrado (principalmente, se mantiver o bom humor) como alguém que precisa e MERECE uma nova colocação. Manter a rede de contatos é fundamental nesse momento. 7. Aprenda com os fracassos. Diante de uma exclusão no processo seletivo ou de um "não" recebido de um possível contratante, é possível e necessário que você tenha uma atitude proveitosa: detectar aonde errou e aprender para as próximas oportunidades. 8. Confie sempre em você. Se você não confiar, como fará com que os outros acreditem que você é ideal para a função? O seu currículo sozinho não irá definir sua contratação, mas sim o fato de você saber se vender. 9. Não se desespere. Não é porque você está desempregado que tem que aceitar qualquer coisa. Enquanto procura uma colocação, faça trabalhos temporários e tenha tranqüilidade para escolher bem a atividade definitiva. 10. Não desperdice as oportunidades. Antes de recusar uma colocação, vá à entrevista e descubra qual as funções que irá realizar e o que a empresa tem a lhe oferecer. Você pode se enganar em relação a uma vaga. Vale a pena conferir de perto para não se arrepender depois.AcroPDF - A Quality PDF Writer and PDF Converter to create PDF files. To remove the line, buy a license.
  • 31. 1º Dia de Emprego Seu primeiro emprego? Alguns detalhes podem fazer a diferença no primeiro dia de trabalho. Saiba como: • Vista-se de forma adequada, lembrando que não vai a nenhuma festa nem à praia. • Chegue 10 minutos antes do horário previsto. • Informe-se sobre as regras de funcionamento da empresa e os direitos e deveres dos funcionários. • Cumprimente e trate todas as pessoas de forma gentil, independente do cargo ocupado. • Pergunte a quem deve se dirigir em caso de necessidade de alguma informação sobre suas tarefas. • Faça um esforço para memorizar o nome das pessoas com quem vai trabalhar diretamente. • Escute atentamente as instruções. Anote em sua agenda os prazos e os detalhes importantes. • Esclareça todas as suas dúvidas. • Não tenha pressa em mostrar tudo o que sabe - as oportunidades certamente virão com o tempo. • Não se acanhe em apresentar sugestões que efetivamente possam contribuir para melhorar o trabalho realizado. • Aproveite para aprender coisas novas com seus colegas.AcroPDF - A Quality PDF Writer and PDF Converter to create PDF files. To remove the line, buy a license.
  • 32. Piadas: Bobagens ditas pelos candidatos em entrevistas Fatos reais! O momento da entrevista de emprego é bastante natural que os candidatos fiquem tensos. Divirta-se com questões reais ocorridas com candidatos a emprego no momento da entrevista, parecem piadas, mas não são... Um candidato recusou o emprego porque achou o salário alto. Outro disse que não se levantaria da cadeira até ser contratado...foi retirado pelos seguranças. Um terceiro desafiou o entrevistador para uma queda de braço. Piada? Nada disso: são histórias verdadeiras (e absurdas) que conteceram durante entrevistas de emprego. Nem é preciso dizer que nenhum deles conseguiu a vaga, né? Veja, abaixo, por que. 1. O candidato desculpou-se abruptamente e saiu. Voltou alguns minutos depois usando uma peruca. 2. Pediu para ver o currículo do entrevistador para checar se ele era qualificado para julgá-lo. 3. Levou seu cão boxer à entrevista. 4. O entrevistador perguntou: "Onde você se vê dentro de cinco anos?" A resposta: "No seu lugar". 5. Para mostrar qualificação, o candidato disse que ao começar o trabalho provaria que a gerência toda da companhia era formada por incompetentes. 6. No fim da entrevista, retirou uma câmera Polaroid do bolso e tirou uma foto do entrevistador. Disse que havia feito fotos de todos os que o entrevistaram. 7. Disse que se conseguisse o emprego tatuaria o logotipo da empresa no braço para mostrar lealdade. 8. Sem dizer uma palavra, o candidato levantou-se no meio da entrevista e caiu fora.AcroPDF - A Quality PDF Writer and PDF Converter to create PDF files. To remove the line, buy a license.
  • 33. 9. Disse que não tinha almoçado e perguntou se poderia comer um hambúrguer que trazia na pasta. 10. O candidato não só mascava chiclete, como fazia bolas. 11. Manteve o walkman nos ouvidos durante toda a entrevista. 12. Interrompeu a conversa e ligou para o analista para pedir um conselho sobre como responder determinada 13. Disse que não estava interessado porque o salário era muito alto. 14. Quando o entrevistador atendeu ao telefone, o candidato sacou uma Penthouse da pasta e ficou olhando as fotos; parou um longo tempo no pôster central. 15. Durante a entrevista um alarme de pulso soou, o candidato se desculpou e disse que tinha de sair para uma outra entrevista. 16. O candidato disse que não sairia da cadeira até ser contratado. Foi preciso chamar a segurança. 17. Quando perguntado se tinha passatempos, levantou e começou a dançar tango com uma parceira imaginária. 18. Tirou um videogame portátil da pasta e desafiou o entrevistador para um pinball. 19. Começou a pular no tapete e disse que o entrevistador deveria ser muito importante para ter um tapete tão grosso. 20. Perguntou quem era a garota encantadora no porta-retratos. Quando o entrevistador disse que era sua mulher o candidato perguntou se ela estava em casa e qual era o telefone. Foi retirado pela polícia. 21. O telefone do candidato tocou no meio da entrevista. Era sua mulher. Ele pergunta: "que companhia? quando eu começo? qual o salário?" O entrevistador disse que supunha que a entrevista não lhe interessava mais. O candidato respondeu: "lógico que interessa, vou para a empresa que pagar mais". Era um truque para elevar a oferta.AcroPDF - A Quality PDF Writer and PDF Converter to create PDF files. To remove the line, buy a license.
  • 34. 22. O candidato perguntou se o fato de o entrevistador não estar de terno tornava a oferta de emprego menos formal. 23. Desafiou o entrevistador para uma queda de braço. 24. O candidato disse que na verdade não queria trabalhar, mas que o seguro desemprego pediu uma prova de que ele estava procurando um trabalho. 25. Perguntou se podia consumir cocaína antes de começar a entrevista. 26. O pretendente à vaga chegou usando apenas um sapato. Disse que o outro fora roubado no ônibus. 27. A bolsa da candidata abriu durante a entrevista e de dentro saltou uma calcinha, além de dois potes de maquiagem e um vidro de perfume. 28. Chegou na entrevista de mobilete e estacionou na recepção. Disse que não queria ser roubado e por isso precisava de um lugar coberto para deixar a mobilete. 29. Retirou o sapato e a meia do pé direito e colocou talco nos dedos. Disse que precisava fazer aquilo quatro vezes ao dia e que estava na hora. 30. Assoviou o tempo todo enquanto o entrevistador falava. ESPERAMOS QUE TENHA BOA SORTE E SUCESSO EM SUA BUSCA POR UM NOVO EMPREGO!AcroPDF - A Quality PDF Writer and PDF Converter to create PDF files. To remove the line, buy a license.

×