8º ANO 2009
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

8º ANO 2009

on

  • 2,926 views

 

Statistics

Views

Total Views
2,926
Views on SlideShare
2,926
Embed Views
0

Actions

Likes
0
Downloads
47
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft Word

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

8º ANO 2009 8º ANO 2009 Document Transcript

  • PLANO ANUAL ESCOLA ANO LETIVO ANO ESCOLA MUNICIPAL DONA 2009 8º Ano ALEXANDRINA DISCIPLINA CARGA HORÁRIA CARGA HORÁRIA CHS CHT MATEMÁTICA 05 200 JUSTIFICATIVA O ensino e a aprendizagem da Matemática vão além dela mesma. Usar seus conceitos permite antecipar o resultado de certas ações sem ao menos ter que realizá-las. Esse é um poder intrínseco ao conhecimento da disciplina e que todos os alunos têm o direito de construir e exercer. OBJETIVOS GERAIS Identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar o mundo à sua volta e perceber o caráter de jogo intelectual, característico da matemática, como aspecto que estimula o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas. ESPECÍFICOS Extrair a raiz quadrada exata e aproximada de números racionais; Reconhecer números irracionais em diferentes contextos; Realizar operações com números irracionais; Compreender, identificar e reconhecer o número π (pi) como número irracional especial; Compreender o objetivo da notação científica e sua aplicação; Operar com sistema de equações do 1º grau; Identificar monômios e polinômios e efetuar suas operações; Utilizar as regras de produtos notáveis para resolver problemas que envolvam expressões algébricas.
  • Calcular o comprimento da circunferência; Calcular o comprimento e área de polígonos e círculo; Identificar ângulos formados entre retas paralelas interceptada por transversal; Realizar cálculo de área e volume de poliedros. Reconhecer triângulos semelhantes; Identificar e somar os ângulos internos de um triângulo e de polígonos regulares; Desenvolver a noção de paralelismo, traçar e reconhecer retas paralelas num plano; Compreender o sistema de coordenadas cartesianas, marcar pontos, identificar os pares ordenados (abscissa e ordenada) e analisar seus elementos sob diversos contextos; Conhecer os fractais através da visualização e manipulação de materiais e discuta suas propriedades. Interpretar e representar dados em diferentes gráficos; Utilizar o conceito de amostra para levantamento de dados. CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS METODOLOGIA DE ENSINO Aulas expositivas e dialogadas, com troca de idéias entre os alunos e a professor. Atividades de pesquisa e experimentação. Trabalhos em grupo. Exercícios desafiadores. Jogos em sala de aula. Procurar fazer relações entre os conteúdos propostos e o cotidiano do aluno e, sempre que possível, com outras disciplinas. Utilização de trechos da história da Matemática para introduzir geometria. Uso de dobraduras para trabalhar os ângulos e suas relações Utilização de materiais concretos e de fácil acesso para que os alunos relacionem fatos geométricos com seu
  • cotidiano. Construção de figuras geométricas. Utilização de materiais concretos que permitam a construção e visualização de triângulos e quadriláteros. Trabalhar a construção de painéis através de colagem, pintura ou quadros artísticos utilizando figuras formadas com polígonos. Descobrir o número π através de medidas concretas. Para isso utilizaremos objetos circulares presentes no cotidiano dos alunos, como CDs, tampa de vasilhas plásticas e outras. As medidas das circunferências serão anotadas em uma tabela, as seguir os alunos com o uso de calculadoras, encontrarão o quociente entre o comprimento e o diâmetro de cada circunferência. Memorizar as regras dos produtos notáveis através de música. RECURSOS DIDÁTICOS Quadro-giz. Cartazes. Livro didático. Calculadora. Jogos. Régua Transferidor Papel para dobradura Trena e fita métrica CD de música Tesoura Atividades fotocopiadas CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO A metodologia de ensino aqui proposta possibilita um sistema de avaliação diversificado e contínuo. A avaliação pode se dar em quase todos os momentos da atividade pedagógica: nas seções de resolução de problemas, nos diálogos e tocas de idéias, nas atividades individuais ou em grupo, etc. Além disso, pode-se contar com os instrumentos usados na avaliação tradicional: provas e listas de exercícios. . BIBLIOGRAFIA BÁSICA Iezzi, Gelson, 1939- Matemática e realidade : 7ª série / Gelson Iezzi, Osvaldo Dolce, Antonio Machado – 5.ed. – São Paulo: Atual, 2 005.
  • COMPLEMENTAR IEZZI, DOLCE e MACHADO; Gelson, Osvaldo e Antonio – Matemática e Realidade, Ensino Fundamental JAKUBOVIC, LELLIS E CENTURIÓN, José, Marcelo e Marília – Matemática na medida certa, Ensino Fundamental 1º ciclo, Editora Scipione – São Paulo GIOVANNI E GIOVANNI JR., José Ruy e José Ruy – Matemática Pensar e Descobrir: novo – São Paulo : FTD, 2000. DANTE, Luiz Roberto – Tudo é Matemática– Editora Ática – São Paulo Jornais, revistas e pesquisas na Internet. PROFESSORA DA DISCIPLINA Maria Aparecida Alves Pereira Carimbo e Assinatura Coordenador (a) Pedagógico (a)