PaaS (Plataforma Como Serviço) é o Verdadeiro Pote de Ouro de Cloud Computing

Like this? Share it with your network

Share

PaaS (Plataforma Como Serviço) é o Verdadeiro Pote de Ouro de Cloud Computing

  • 2,340 views
Uploaded on

Entenda como PaaS (Plataforma como serviço) pode gerar valor à Cloud e ao Negócio da sua empresa.

Entenda como PaaS (Plataforma como serviço) pode gerar valor à Cloud e ao Negócio da sua empresa.

  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
  • Oi Daniel.
    Muito bem colocado os argumentos sobre PaaS.
    Gostaria de convidá-lo a conhecer a Getup Cloud - somos uma empresa de PaaS baseada no Red Hat OpenShift Origin
    Nossa apresentação em http://www.slideshare.net/getupcloud/getup-apresentacao
    Nosso site http://getupcloud.com
    Abraço.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
No Downloads

Views

Total Views
2,340
On Slideshare
2,146
From Embeds
194
Number of Embeds
9

Actions

Shares
Downloads
36
Comments
1
Likes
2

Embeds 194

http://www.ciandt.com 166
http://cit.local 15
http://ciandt-com.cit.com.br 5
http://ciandt.com 2
http://www2.ciandt.com 2
https://twitter.com 1
https://twimg0-a.akamaihd.net 1
https://si0.twimg.com 1
http://www.linkedin.com 1

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. Plataforma comoserviço é overdadeiro pote deouro de CloudComputing  !Como PaaS pode gerar valor à Cloud !e ao Negócio da sua empresa!
  • 2. Cloud Computingvem ganhandoadeptos a cada dia.!!Hoje, 54% dos negócios no Brasil usam, de algumaforma*, o conceito de Cloud Computing.!!Até 2015, todas as empresas já terão feito suasprimeiras experiências na nuvem.!!!!* Por Cloud podemos considerar um grande leque deserviços: Nuvem Pública, Nuvem Privada, Softwarecomo Serviço (SaaS), Infraestrutura como Serviço !(IaaS), etc.
  • 3. Cloud Computing trazganhos quando falamosde infraestrutura ousoftware como serviços.Principalmente:!!•  Redução de custo de infraestrutura / licenciamento!•  Mais agilidade no provisionamento de serviços!
  • 4. Áreas de TI possuemaltos investimentos emserviços dedesenvolvimento egerenciamento deaplicações customizadasmas, nestes cenários, asofertas de IaaS e SaaSpossuem pouco aacrescentar. !Neste caso, como Cloudtraria ganhos?!
  • 5. Plataforma comoServiço (PaaS) é opote de ouro deCloud Computing! !PaaS = IaaS + camada de middleware e/oucomponentes prontos.!!É um ambiente de execução escalável e com altadisponibilidade para aplicações customizadas.!
  • 6. Benefícios !de PaaS !!Infraestrutura na nuvem, escalável e com altadisponibilidade nativa.!!Alta produtividade no desenvolvimento emanutenção de aplicações sob demanda. !!Resumindo: baixo custo (TCO), confiabilidade ediminuição do tempo de entrega.!
  • 7. PaaS e suasvantagens: !!Desenvolvimento 100% focado no negócio:Por direcionar a arquitetura lógica e administrar aarquitetura física de forma bem transparente, épossível desenvolver uma aplicação que vádemandar uma requisição por minuto (quasenada) ou 10 mil requisições por segundo (vazãobastante agressiva) da mesma forma, com omesmo nível de preocupação do ponto de vistatécnico: apenas a lógica de negócio.!
  • 8. PaaS e suasvantagens:!!Produtividade: O simples fato de não segerenciar balanceamento de carga, replicação,cluster, instalando e configurando middlewares(servidores de aplicação, banco de dados, etc.) jáé um grande ganho. Além disso, os grandesfornecedores estão criando camadas decomponentes prontos para uso, APIs eaceleradores de desenvolvimento nessasplataformas, como é o caso do Google AppEngine e do Force.com da Salesforce.!
  • 9. Postura paratrabalhar com PaaS !!•  A plataforma por trás do PaaS foi criada justamente para trazer benefícios e acelerar o desenvolvimento. !•  Existe esforço dos fornecedores para deixar essa camada o mais padrão possível, mas ainda existe uma boa parte que é proprietária. !•  Ao adotar PaaS, é natural que se adote também essa camada proprietária, caso contrário, poderia se trabalhar direto na infraestrutura.!•  É esta camada que permite dar um salto de produtividade e lidar com escalabilidade e disponibilidade de forma transparente.!•  A decisão a ser tomada é: menos custo e mais entregas contra o efeito “lock-in” das aplicações construídas nessa abordagem.!
  • 10. Restrições de !PaaS: !!Plataformas são muito eficientes para construçãode novas aplicações. A migração de aplicações jáexistentes para elas é um processo custoso oumesmo inviável (dependendo da tecnologia atuale da plataforma almejada).!!Há restrições a produtos já prontos e que servemcomo base para desenvolvimento, comoSharepoint, Drupal, Magento etc. Neste caso,deve-se optar por IaaS (maior flexibilidade econtrole).!
  • 11. Cloud hoje e nofuturo próximo !!Agilidade, inovação e mobilidade deixam de serdiferenciais para virarem questões de sobrevivência. !!Apesar das dúvidas e incertezas que rondam CloudComputing, é uma realidade à qual as companhiasdevem se ajustar se quiserem se manter competitivase na briga pela sua fatia. !!Espera-se que em um futuro próximo tenhamos maispadrões e regras de interoperabilidade que tragammais tranquilidade ao mercado.!
  • 12. Obrigado!! Daniel Viveiros! Daniel Viveiros é especialista em Cloud e gerente da área na Ci&T.! ! viveiros@ciandt.com! twitter.com/dviveiros! br.linkedin.com/pub/daniel-viveiros/3/777/633!
  • 13. Sobre a Ci&T
!A Ci&T acredita que Cloud Computing vai mudar o modo como as áreas de TI vão utilizar acomputação para atender as suas áreas de negócio. Unimos nossa experiência emmetodologia ágil no desenvolvimento de aplicações de software, com as melhores ofertasdo mercado de hospedagem e plataforma na nuvem para construir aplicações quedemandam alta escalabilidade e produtividade, com baixo custo e risco.!!Global, multicultural e eleita uma das 100 melhores empresas de outsourcing de TI domundo pela IAOP/Fortune, a Ci&T aplica times de alta performance e conceitos Lean paragerar mais valor aos negócios de seus clientes. Fundada em 1995, está presente nos EUA,Brasil, Argentina, Europa, Japão e China. Sua oferta abrange outsourcing dedesenvolvimento e manutenção de aplicações; consultoria em SAP, BI e tecnologia; edesenvolvimento para plataformas mobile e cloud. Alguns de seus clientes são: Coca-Cola,Embraer, Fiat, Henry Schein, Honda, Janssen-Cilag, Johnson & Johnson, Makro,McDonalds, MetLife, NSK, Pfizer, Porto Seguro, SulAmérica, TV Globo, Usiminas e Vale. !!Para mais informações, acesse:!www.ciandt.com/br-pt!facebook.com/ciandt!linkedin.com/company/ci&t!twitter.com/ciandt_br!slideshare.com/ciandt!