Cartilha de Sustentabilidade
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Cartilha de Sustentabilidade

on

  • 8,471 views

 

Statistics

Views

Total Views
8,471
Views on SlideShare
3,392
Embed Views
5,079

Actions

Likes
0
Downloads
79
Comments
2

19 Embeds 5,079

http://escolaleisgomes.blogspot.com.br 4676
http://www.escolaleisgomes.blogspot.com.br 199
http://escolaleisgomes.blogspot.com 148
http://www.escolaleisgomes.blogspot.com 12
http://escolaleisgomes.blogspot.ru 11
http://escolaleisgomes.blogspot.ca 5
http://escolaleisgomes.blogspot.pt 5
http://escolaleisgomes.blogspot.com.au 5
http://3.bp.blogspot.com 3
http://centraldemidia.mec.gov.br 2
http://escolaleisgomes.blogspot.in 2
https://www.google.com.br 2
http://www.profcardy.com 2
http://escolaleisgomes.blogspot.mx 2
http://escolaleisgomes.blogspot.se 1
http://escolaleisgomes.blogspot.ch 1
http://www.blogger.com 1
http://selos.climatempo.com.br 1
http://escolaleisgomes.blogspot.com.es 1
More...

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Adobe PDF

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
  • Darei uma oficina de Jardim Vertical na região do Capão Redondo e gostaria de saber se existe a possibilidade de doar 17 cartilhas para distribuir aos jovens.
    Seria ótimo em divuga-las dentro da oficina!
    Aguardo resposta no jupirani@gmail.com
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
  • Darei uma oficina de Jardim Vertical na região do Capão Redondo e gostaria de saber se existe a possibilidade de doar 17 cartilhas para distribuir aos jovens.
    Seria ótimo em divuga-las dentro da oficina!
    Aguardo resposta no jupirani@gamil.com
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Cartilha de Sustentabilidade Cartilha de Sustentabilidade Document Transcript

  • Dicas e Sugestões dePráticas Sustentáveis
  • Responsabilidade SocioambientalOs problemas sociais e o impacto das intervençõeshumanas sobre o meio ambiente são evidências de que énecessária uma nova postura diante do mundo. Nessecenário, as ações das organizações devem estar pautadaspelo compromisso com a sustentabilidade e com aresponsabilidade socioambiental.No caso da Chubb, esses fatores sempre nortearam aatuação da companhia e estão refletidos em diversasiniciativas que marcaram sua história. O anúncio deum plano de cinco anos com investimentos anuais deR$ 1 milhão em ações e projetos de responsabilidadesocioambiental representou a concretização de umafilosofia de trabalho alinhada com a essência dacorporação.O objetivo desta cartilha é ajudar a formar consumidorese cidadãos conscientes para que pensem mais no coletivoque no individual e passem a agir e consumir com maiorresponsabilidade.
  • Apresentamos um total de 50 dicas e sugestões sobre o usode água e energia elétrica, reciclagem de materiais,consumo consciente e cidadania.Leia as dicas e, com a planilha anexa, faça o teste paraavaliar o seu grau de atuação sustentável. Se ainda estiverbaixo, melhore-o e faça de seu poder de consumidorconsciente uma arma para tornar o mundo maissustentável para você e para todas as gerações futuras.
  • Economizar1 Melhor que ter incômodos garrafões dedeágua é instalar um purificador na torneira. O consumo água engarrafada envolve o transporte em veículos a diesel, aumentando seus custos e poluindo o meio ambiente.2 Não use a mangueira de água para varrer a calçada. Esta é uma atitude ultrapassada e irresponsável. Em 15 minutos, o desperdício de água é de 280 litros.3 Não deixe que as torneiras fiquem pingando inutilmente. Assim, você economiza água e dinheiro.4 Feche todas as torneiras e interrompa o consumo de água, depois observe se os indicadores do hidrômetro continuam girando. Se estiverem, é sinal de vazamento. Tome uma providência urgente!5 Ao escovar os dentes, fazer a barba ou ensaboar a louça, não deixe a torneira aberta com água limpa escorrendo. É puro desperdício. Se você ainda faz isso, é hora de mudar!
  • ÁGUA é 10! 6 Lavar menos o carro também ajuda a economizar água. Hoje existem diversas opções de lavagem a seco e algumas são até mais baratas do que a tradicional, além de consumir muito menos água. 7 Vasospor descarga comvez dos acoplada utilizam 6válvulas água sanitários em caixa mais de 20 litros das litros de de parede convencionais. Pense nisso. 8 A água que sai da para lavar aapós ade serviço.de roupas pode ser reaproveitada máquina área lavagem 9 Nunca despeje restos de tintas, vernizes, inseticidas e outros produtos químicos no vaso sanitário ou no ralo. Isto contamina a água e dá um trabalhão para as companhias de saneamento. Se sobrar, doe para quem precisa.10 Molhe jardinsentardecer. Isto evita manhã ou ao e plantas pela perda de água pela evaporação. Nos dias mais frios pode-se reduzir a quantidade de água, sem que isso prejudique as plantas.
  • Poupar ENERGIA1 Evite deixar a geladeira aberta por muito tempo, verifique periodicamente a eficiência da borracha da porta e mantenha o termostato perfeitamente ajustado. Estas são medidas simples para que sua geladeira não seja uma vilã no consumo de energia.2 Abra janelas, cortinas, persianas e deixe o sol entrar e iluminar a casa. É bem melhor que acender lâmpadas desnecessariamente.3 Monitores de computador de LCD são mais eficientes energeticamente, ocupam menos espaço na mesa e estão ficando cada vez mais baratos. Troque os monitores antigos por LCD.4 Troque as lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes. Elas duram até 10 vezes mais, são mais eficientes e economizam até um terço de energia elétrica. Habitue-se a deixar janelas e5 portas abertas para ventilar a casa, ao invés de usar ventiladores e ar condicionado. Mas, se compararmos as duas opções, os ventiladores de teto consomem muito menos energia que os aparelhos de ar condicionado.
  • ELÉTRICA é 10! 6 Recorra à secadora de roupas apenas em casos de extrema necessidade. Pendurar as roupas no varal, aproveitando o sol e o vento para secá-las, é uma atitude realmente sustentável. 7 O modo stand by dos aparelhos eletrônicos consome energia sem necessidade. Desligue da tomada todos os aparelhos que não estiverem em uso. Para facilitar, instale réguas de tomadas com botão liga/desliga. 8 Ao utilizar a máquina de lavar roupas, junte uma quantidade razoável de roupas para só depois lavá-las. Isto também vale na hora de passá-las a ferro. 9 Limpe periodicamente todas as lâmpadas da casa. Parece incrível, mas pode ajudar a economizar energia.10 Se tiver oportunidade, opte pormenos notebook, que consome muito um energia que um computador de mesa.
  • RECICLAR o lixo1 Poucos sabem, mas reciclar pneus é lei no Brasil. No país já existem muitas empresas recicladoras credenciadas para recolher pneus velhos. Procure se informar a respeito disto na hora de trocar os pneus do seu veículo.2 Fraldas descartáveis são produzidas com plásticos, géis, além de inúmeros outros produtos industrializados e levam mais de 300 anos para se decompor no meio ambiente. Busque moderação em seu consumo, utilizando fraldas de pano quando o bebê estiver em casa.3 Pare e pense bem antes de descartar objetos que já não interessam mais. Analise se não é possível doá-los. Esse material que está apenas ocupando espaço em casa pode ser útil para muita gente.4 Jogar o óleo de fritura usado no encanamento causa sérios problemas de poluição nos mananciais. Melhor é separar o oléo em garrafas PET e doá-lo a ONGs que fazem biodiesel e sabão com ele.5 Aquela calça velha, azul e desbotada que está guardada há tanto tempo no armário pode ser renovada se você mesmo customizá-la com apliques e bordados ou se você a cortar como bermuda. Se nada disso for do seu interesse, pelo menos doe o jeans para quem precisa.
  • produzido é 10!6 Tênis e sapatos velhos com solado de borracha também podem (e devem) ser reciclados. Eles são excelentes matérias-primas na construção de quadras esportivas, por exemplo.7 Revistas e jornais velhos podem ser doados para a escola de seus filhos sem constrangimento. Ou mesmo para as escolas e creches instaladas em seu bairro. Com elas, os professores fazem trabalhos artísticos e de colagem com os alunos.8 Não jogue pilhas e baterias de celular velhas no lixo. Isto evita que suas substâncias tóxicas contaminem o solo e os lençóis freáticos. Basta separá-los e procurar o posto de coleta mais próximo.9 Na hora de jogar o lixo no lixo, amassar todas as embalagens recicláveis facilita o trabalho dos catadores e recicladores. Retirar o excesso de resíduos também ajuda bastante.10 Coloque os sacos de lixo na porta de casa apenas momentos antes do caminhão de coleta passar. Isto evita que os dejetos se esparramem pela calçada durante o dia.
  • CONSUMIR com1 Prefira produtos de limpeza naturais. Assim você colabora para a diminuição de substâncias químicas em sua casa e na natureza. Pesquise na internet receitas fáceis para preparar detergentes, perfumes, desinfetantes e até mata-pulgas naturais.2 Antes de comprar um carro, reflita sobre o tamanho ideal para suas necessidades. Veículos maiores consomem e poluem mais, já os modelos do tipo flex estão adequados às normas de proteção ao meio ambiente.3 Faça manutenção e regulagem periódica em seu carro e procure trocar o óleo e filtros nos prazos indicados pelo fabricante. Essas medidas economizam combustível e ajudam a despejar menos CO2 no ar.4 Não é nada complicado levar o campo para dentro de casa em plena cidade grande: basta manter uma pequena horta em vasos ou mesmo num cantinho do quintal. Além da higiene mental, você colherá ervas, condimentos e hortaliças frescas diretamente da terra.5 Tente passar pelo menos um dia por semana sem entrar em uma loja. É um bom começo para abolir o vício das compras compulsivas. Se entrar, ao menos recuse as sacolas plásticas e embalagens em excesso.
  • consciência é 10!6 Recuse produtos fabricados por empresas com referências suspeitas e de qualidade duvidosa. Muitas vezes são produzidos à custa de trabalho socialmente injusto e mal remunerado.7 No escritório, substitua o uso de copinhos descartáveis por copos duráveis e canecas para tomar café e água.8 Imprima somente o que for necessário e, quando possível, aproveite os dois lados da folha de papel.9 No Brasil, cerca de R$ 12 bilhões em alimentos são descartados todos os anos. É o dinheiro que basta para alimentar 8 milhões de famílias. Para evitar desperdícios, compre de acordo com seu consumo semanal ou diário e coloque no prato apenas o que for comer.10 Adquira produtos de boa qualidade, duráveis e realmente úteis. Assim você ajuda a diminuir a quantidade de mercadorias que viram sucata em pouco tempo.
  • Exercer a prática da1 Denuncie abusos contra o meio ambiente, como o despejo de lixo nos rios, desmatamentos e maus tratos aos animais e cobre atitudes dos políticos. Isto são direitos e deveres básicos de todo cidadão.2 Ao compartilhar o carro com os amigos e colegas, praticando a carona solidária, diminuímos a emissão de poluentes e ajudamos a descongestionar o trânsito.3 Vá ao mercado, à feira ou à padaria perto de sua casa caminhando. Além de ser saudável, economiza combustível e você não perde tempo procurando vaga para estacionar.4 Conscientize seus filhos dos problemas com o aquecimento global sem fazer terrorismo. A idéia não é deixá-los sem esperança, mas bem informados e dispostos a cuidar melhor do planeta.5 Calçada ecológica é aquela onde o cimento não predomina, já que ela é pavimentada com grama, com espaço para flores e até uma árvore. Ela deixa o visual da rua mais agradável, ajuda a absorver as águas das chuvas e diminui o risco de enchentes.
  • CIDADANIA é 10!6 Use o carro com moderação, especialmente se você tem um 4x4 movido a diesel. Muitas vezes, é possível ir de bicicleta fazendo exercício físico e mental, além de dar um fôlego a mais para o trânsito e o ar da sua cidade.7 Ser cidadão é também praticar o voluntariado em uma instituição próxima da sua casa ou do trabalho, doando um pouquinho do seu tempo para quem necessita.8 Procure diminuir a quantidade de reuniões rápidas. Às vezes é possível resolver por telefone ou ou e-mail. Proponha essa ideia ao seus colegas de trabalho se achar que é viável.9 Lembre-se: as áreas verdes da sua cidade pertencem a você. Ocupar esses espaços e zelar por eles é um gesto de cidadania. O verde é importante para a saúde física e mental, ajuda a retirar CO2 da atmosfera e cria a consciência ambiental em cada um de nós.10 Você já plantou uma árvore? Saiba que fazendo isso você colabora para a absorção de CO2 e ainda oferece um bom abrigo para os pássaros.
  • Qual o seu nível de consciência com relação à sustentabilidade? Faça o teste e conheça o seu Índice de Sustentabilidade, ou seja, o quanto você já contribui, no seu dia a dia, com a melhora da vida no Planeta. Para fazer seu teste, utilize a planilha que você recebeu junto com esta cartilha (arquivo teste.xls). Responda as perguntas e depois confira seu resultado.Exemplo:
  • Obs.: Esta é apenas uma imagem ilustrativa do questionário. Para fazer o seu teste utilize a planilha (teste.xls) que você recebeu junto com esta cartilha.
  • 0800 703 66 65www.chubb.com.br