Evasão por falta de afetividade

  • 483 views
Uploaded on

 

More in: Education
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
483
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
4
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. Educação a Distância: Evasão por falta de afetividade Cristina Cecília R.V.de Oliveira
  • 2. Sozinho em frente ao computador, várias atividades para elaborar, prazos apertados, dúvidas sobre as tarefas: problemas comuns em cursos a distância. O uso de ferramentas que permitem a interação como fóruns e chats não garantem que o aluno se sinta acompanhado.Disponível em: www. sobreeadistancia.blogspot.com O que professores e tutores podem fazer para minimizar os efeitos desses problemas?
  • 3. Pesquisas apontam que a AFETIVIDADE éuma ferramenta eficaz e um reforço positivo,para manter o aluno motivado a perseverar naconstrução de saberes e concluir o curso.
  • 4. Mas o que é AFETIVIDADE?Segundo o dicionário Aurélio (2004), AFETIVIDADE é:"Conjunto de fenômenos psíquicos que se manifestam sob aforma de emoções, sentimentos e paixões, acompanhadossempre da impressão de dor ou prazer, de satisfação ouinsatisfação, de agrado ou desagrado, de alegria ou tristeza".
  • 5. O diálogo entre os participantes é um fator criticopara o sucesso de um curso virtual. A solidão e afalta de interação entre os educando e oseducadores e entre os próprios alunos pode levar aum abandono ainda mais acentuado dos estudos,na ordem de 30%. (FAVERO, 2006, p.2).
  • 6. Em um curso a distância a troca de informaçõesentre tutores e alunos não deve ocorrer apenas deforma coletiva. É necessário que haja umaindividualização do dialogo. O aluno deve perceberque é respeitado e que demonstram interesse eatenção para com ele. Isto certamente irá motivá-loe o fará sentir que é parte integrante da construçãoda relação educativa.
  • 7. Em um ambiente virtual a AFETIVIDADE é o fator principal para manter o aluno motivado.Segundo Valente (1999), estar acompanhadovirtualmente significa que o processo educativopassa por “múltiplas interações no sentido deacompanhar e assessorar o aprendiz para entendero que ele faz e, assim propor desafios que o auxiliema atribuir significado ao que está desenvolvendo”
  • 8. Na verdade o que Valentenos diz é que ainteratividade é a base doprocesso educacional emEaD. Para que o processose desenrole a contentodeve haver uma relaçãoafetiva entre os atores, natentativa de resolver aquestão da ausênciaespacial e temporal,construindo o “estar juntovirtual”.
  • 9. Para tanto, todo curso, antes de se preocupar como conteúdo, ferramentas e atividades a seremdesenvolvidas, deve prever vias efetivas decomunicação e diálogo entre todos os agentes doprocesso educacional, criando condições paradiminuir a sensação de isolamento apontada comouma das causas de perda de qualidade no processoeducacional, e uma dos principais responsáveispela evasão nos cursos a distância.
  • 10. Referências:ALVAREZ, José Angelo J. Evasão por falta de afetividade. Disponívelemhttp://www.webartigos.com/artigos/afetividade-e-evasao/53852/#ixzz1yoW83kBX. Acesso em 25/06/2012.BEGIN Brigitte et all. A Importância da afetividade no contextoeducacional do universo virtual.Disponível emhttp://conversasnarede.blogspot.com.br/2010/07/importancia-da-afetividade-no-con. Acesso em 25/06/2012.