Sou Mais SP de Bicicleta Diretrizes de Fernando Haddad para bicicleta

7,810 views
7,806 views

Published on

Diretrizes de Fernando Haddad para bicicleta em seu Plano de goveno para prefeitura de São Paulo

Published in: News & Politics
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
7,810
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
6,756
Actions
Shares
0
Downloads
17
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Sou Mais SP de Bicicleta Diretrizes de Fernando Haddad para bicicleta

  1. 1. Sou + De Bicicleta
  2. 2. Plano de Governo de Fernando Haddad 13 PrefeitoPropostas para a Bicicleta como fator de Mobilidade Urbana O Transporte Coletivo e a Bicicleta Será prioridade de nosso governo prover as necessidades dos usuários do transporte público e da bicicleta com a articulação das viagens mais curtas realizadas pela bicicleta com as viagens de média e longa duração realizadas pelo sistema de transporte coletivo. Esta já tem sido a realidade de várias regiões da cidade de São Paulo, principalmente da periferia. Como exemplos citamos os bairros com maior número de viagens de bicicleta na pesquisa OD/07: Grajaú – 9.451 viagens/dia, Vila Maria – 8.767 viagens/dia, Jardim Helena – 8.187 viagens/dia, Jaçanã – 7.118 viagens/dia, Vila Medeiros – 6.035 viagens/dia, Tremembé – 5.015 viagens/dia, Itaim Paulista – 4.956 viagens dia. Ao analisar os dados regionalizados podemos perceber que compõem eixos de viagens e uma grande parte, já têm como destino a integração com o transporte por trens, metrô e ônibus. Nessas regiões, vamos implantar os Sistemas Locais Cicloviários, com ciclofaixas, ciclovias e ciclorrotas, integrados a seguinte rede de infraestrutura: • Criar paraciclos públicos (estacionamento de curta e média duração para a bicicleta, com estrutura simples) junto as paradas de ônibus na periferia; • Construir quiosque comercial em área contígua às paradas, para ser explorado por particular, que se encarregaria da guarda das bicicletas em especial onde possuam os sistemas troncais; • Criar bicicletários nas estações de embarque de trens e de metrôs (em convênio com o governo do Estado); • Construir bicicletários nos terminais de sistemas de transporte por ônibus; • Ampliação da rede de estacionamento de bicicletas em prédios e equipamentos públicos; • Incentivar o suporte para bicicletas em ônibus.
  3. 3. Plano de Governo de Fernando Haddad 13 PrefeitoPropostas para a Bicicleta como fator de Mobilidade UrbanaCriar Sistemas de Empréstimo e Compartilhamento de Bicicletas pelo Bilhete ÚnicoO Governo do PT vai criar um Sistema de Empréstimo e Compartilhamento de Bicicletas (BikeShare) através de umarede de bicicletas públicas. O Bilhete Único será utilizado como instrumento de controle do empréstimo de bicicletaspara viagens dentro de um período de tempo de forma generalizada dentro da cidade para incentivar o uso da bike.Criar o Sistema Cicloviário do MunicípioO Governo do PT terá como metas a criação de um sistema cicloviário do município que contará com as seguintesiniciativas:• Integração de Sistemas Cicloviários locais ao Sistema do Município de São Paulo;• Criação de 400 km de vias clicáveis em 4 anos (ciclovias, ciclofaixas e ciclorotas);• Bicicletários e Paraciclos nos equipamentos de transporte público, nos prédios públicos e normatização nos equipamentos de uso público;• Reserva de vagas com paraciclos para estacionar bicicletas nas áreas de Zona Azul;Educação no TrânsitoDentro do Plano de Educação Para um Trânsito Seguro e Sustentável, desenvolveremos as seguintes iniciativas quevisam incentivar o uso da bicicleta com segurança:• Campanhas de Educação no Trânsito com foco na convivência pacífica e respeito aos ciclistas e a vida;• Campanhas de Educação que visam à conscientização das regras de trânsito e deveres de ciclistas e não ciclistas;• Reativação do Centro para Educação de Ciclistas no CETET- CET (Centro de Treinamento e Educação de Trânsito voltado para ciclistas);• Continuar o programa de bicicletas nos CEUs e estender para algumas escolas da rede municipal e nas atividades complementares.
  4. 4. Plano de Governo de Fernando Haddad 13 PrefeitoPropostas para a Bicicleta como fator de Mobilidade UrbanaGestão do SistemaNa Gestão da Política de Mobilidade, vamos tomar as seguintes iniciativas para incentivar e viabilizar o uso da bicicleta:• Criação e inclusão do Plano Cicloviário Municipal como parte do Plano Diretor Estratégico e do Plano Municipal de Mobilidade;• Regulamentação da Lei 14.266/2007 e outras leis que tratam do tema;• Criação de um órgão coordenador/gestor do Sistema Cicloviário vinculado à Secretaria Municipal de Transportes;• Criação de um Conselho que incorpore setores da sociedade civil e democratize a gestão e a informação, com formato a ser definido a partir de amplo debate com a sociedade.Financiamento do Sistema CicloviárioAlém de recursos orçamentários, destinaremos um percentual do FMDT (Fundo Municipal de Transporte) para apromoção, desenvolvimento, criação e manutenção de um sistema e de uma política para as bicicletas na Cidade deSão Paulo.Integração com a região metropolitanaToda a rede e a política para o uso da bicicleta será articulado com os municípios vizinhos, da regiãometropolitana, principalmente aqueles que hoje já demandam maior número de viagens intermunicipais.Em uma cidade em que se viajam três vezes mais de bicicleta do que de taxi, é imprescindível o poder públicodesenvolver uma política que viabilize essas viagens de forma segura. O incentivo ao uso da bicicleta é fundamentalpara a promoção de uma cidade sustentável. Para isso, contaremos com a participação efetiva e de forma democráticada sociedade organizada, da sociedade tanto na elaboração dos projetos quanto no acompanhamento a sua execução.São Paulo é viável, é necessário ousadia e inovação!
  5. 5. 5015 7118 8187 6035 4956 87674488 3879 3320 Distritos com maior número de viagens diárias de bicicleta 9451 OD-2007
  6. 6. Sou + De Bicicleta

×