História Valdir de Oyá
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Like this? Share it with your network

Share

História Valdir de Oyá

on

  • 5,199 views

História Valdir de Oyá...

História Valdir de Oyá

O Pai Valdir de Oyá, que há 15 anos comanda o programa “Seu Amigo de Todas as Horas”, na Rádio Mundial, foi homenageado nesta sexta-feira em sessão solene na Câmara Municipal. O comunicador, que também possui um instituto através do qual ajuda crianças em situação de rua, se disse “muito feliz” com a homenagem na mesma Casa onde, em 2005, recebeu o Título de Cidadão Paulistano.

Em seu programa, Valdir de Oyá fala sobre os orixás e faz consultas ao vivo com ouvintes. Já no Instituto Valdir de Oyá ele realiza projetos sociais, e pretende iniciar em breve o atendimento de jovens da Cracolândia.

O vereador Chico Macena (PT), que presidiu a sessão solene, destacou a importância de Valdir de Oyá não apenas em seu programa de rádio, mas como divulgador da cultura dos orixás no Brasil. “Através de pessoas como Valdir aprendemos a respeitar culturas, sobretudo as afrodescendentes, que muitas vezes são discriminadas”, disse.

Além de Macena, homenagearam Valdir de Oyá o ex-vereador e proponente da sessão solene, Beto Custódio, o sambista Boca Nervosa, Victoria Cury — filha do apresentador Bolinha, a ex-chacrete Suely Pingo de Ouro, o produtor cultural Adão Inácio e a conselheira tutelar da Vila Mariana, Flávia de Almeida.

Statistics

Views

Total Views
5,199
Views on SlideShare
5,199
Embed Views
0

Actions

Likes
0
Downloads
3
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Adobe PDF

Usage Rights

CC Attribution-ShareAlike LicenseCC Attribution-ShareAlike License

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

História Valdir de Oyá Document Transcript

  • 1. Babalorixá Valdir de OyáO Babalorixá
  • 2. Valdir de Oyádesde muito cedo trilhou o caminho da busca espiritual, tornando-seum Babalorixá muito reconhecido no Culto aos Orixás.Hoje é o fundador do Instituto Valdir de Oyá em São Lourenço daSerra, em 6 alqueires de área verde na Mata Atlântica.Atualmente é neste local que desenvolve o Culto aos Orixás, e recebeo grande número de adepto vindos de várias partes do Brasil.
  • 3. Ésta área esta sendo construída para abrigar a todos comacomodações e estrutura compatível com a necessidade dafamília construída ao longo de tantos anos de trabalho.No Instituto Valdir de Oyá, também promove palestras eWorkshops para ensinar e divulgar a nova linguagem do Cultoaos Orixás, que não é mais um,a questão religiosa mas amudança de comportamento individual que provoca as mudançasna vida ajudando a todos na busca de suas realizações pessoais.
  • 4. Jovem de personalidade alegre, altruísta e empreendedora leva atodos palavras para a reconstrução humana, dando a cada um acapacidade de se reconhecer, e com isto criando um fortalecimentointerior que acaba atraindo as pessoas, porque elas aprendem quedependem primeiro delas mesmas e que podem realizar os projetosde sua vida mediante suas próprias forças.Em São Lourenço já começaram as obras do maior teplmo dedicadoaos orixás no Brasil .Sempre foi atraído pelo entendimento da vida através de sua crença,que deixa de ser uma religião para se tornar uma conduta de vida,atingindo assim a compreensão de que é possível a partir do auto-conhecimento do homem viver em equilíbrio com a plenitude de suasforças para obter através dela os benefícios necessários para seudesenvolvimento.Seu trabalho no Culto aos Orixás, é preservar a origem dosconhecimentos milenares do Código Ético e Moral do Culto de Ifá.Ainda rapaz, morando em Santo André, abre sua primeira casa deaxé, e através do seu atendimento entende que seria necessário a
  • 5. busca de conhecimentos que pudessem transformar as dificuldadeshumanas em soluções. Assim se dedica totalmente a IfÁ (destino)encontrando as respostas de suas ansiedades.Iniciação de AKOGUN, orixá que não é cultuado no Brasil,representam os curandeiros mais velhos, e este é o primeiro grupoaqui no pais.
  • 6. História do Pai ValdirDois mundos se delineavam à sua frente um que seria o compromissoespiritual do entendimento do ser humano e outro o sonho de umarapaz que queria ser cantor.Assim, movido por sua vontade iniciou sua jornada artística juntocom Edson Bolinha Cury fazendo parte da caravana de artistas quelevavam shows por todas as partes, sob o pseudônimo de HeitorBarcelos, e entre seus momentos de folga dava a assistêncianecessária para o seu lado espiritual.O chamado para o socorro da necessidade humana acabou vencendoos sonhos daquele jovem que aos poucos ia se tornando um dirigentede uma casa , onde as pessoas o procuravam para aliviar seusproblemas, e esta transformação foi automática, até que num dadomomento ele não podia mais assumir outros compromissos, dandoassim lugar a postura de PAI VALDIR DE OYÁ.Com personalidade altruísta e perseverante, nestes anos dededicação total para as pessoas, muitas histórias poderiam sercontadas de seu desenvolvimento espiritual com todos. Sempreseguindo seu objetivo de ajudar e levar alegria e esperança a umpovo sem reconhecimento. Inicia então um grande trabalho junto áscomunidades mais carentes, visitando bairros distantes, levando suapalavra de força e coragem além de shows e presentes dados àpopulação sempre com iniciativa própria.Como reconhecimento de seu trabalho no dia 23 de Setembro de2005 recebe da Câmara Municipal de São Paulo, o Título de CidadãoPaulistano.Durante 15 anos está a frente do programa "Mistérios dos Orixás",na Rádio Mundial, 95,7-FM ou 660 -AM , todos os sábados das 8 às9 da manhã, líder de audiência, levando ao ar esclarecimentos sobre
  • 7. a cultura ioruba, o conceito dos deuses que deram origem ao homeme as condutas necessárias para que possamos melhorar. Suaaudiência é fiel e atenta porque ainda tem a possibilidade de passarpor uma consulta ao vivo que toca nos coração de todos.Veja o site: www.radiomundial.com.brCom o crescimento de seu trabalho foi necessária sua vinda para SãoPaulo onde mantém seu escritório para atendimento dasconsultas, palestras, aulas e workshops.O Templo dos Orixás foi inaugurado em São Lourenço da Serra, a54 km da capital, em área de fácil acesso no meio da mata atlântica,com muito verde e ar puro, onde são realizadas as comemorações,os Festivais e rituais e ainda a prática das aulas.Fundou o Instituto Valdir de Oyá, onde desenvolve um trabalhosocial com um foco no desenvolvimento humano para jovens devárias classes sócias que tratam da evolução do homem.Escola da Sabedoria Ancestral:Este é o ultimo trabalho desenvolvido, para que todos tenham acessoda verdade do que é o mundo sagrado dos orixás, os espíritos, amediunidade, afinal tantas seitas foram criadas em nome destesdeuses, mas onde esta a verdade de sua origem, onde está nossaprópria origem ancestral que nos guia desde os primórdios, e qual aforma correta para desenvolvermos nossas habilidades espirituais.Entre a cultura de origem dos orixás e a cultura deixada pelosescravos existe um elo perdido de conhecimento e sabedoria queinfelizmente o povo brasileiro não teve acesso. É justamente este eloque trabalha essencialmente a força individual do homem , fazendocom que ele cresça através do seu próprio esforço e sabedoria é queesta o trabalho de Pai Valdir de Oyá.A transformação do homem comum cheio de medos e incertezas, emalguém capaz de comandar sua vida independente de todas asdificuldades.Esta é a escola que esta aberta em São Paulo, onde inúmeros alunosvão modificando o padrão de pensamento na busca de suasrealizações pessoais.
  • 8. Realizações Pessoais Uma cabeça e dois mundos, a busca ansiosa da realização plena interior a grande viagem para dentro do nossodesconhecido, mesmo que o caminho deste entendimento sejaárduo, modelando nossas falhas.Para isto temos que ter humildade para reconhecer os erros.Perseverança para continuar mesmo que errando.Vontade para termos força de prosseguir.Sabedoria para podermos provocar nossas mudanças.Conhecimento do nosso destino, para não errar mais.Viver e compartilhar respeitando diferenças e limites é overdadeiro sentido da vida, mas como posso exercitar estasatitudes?Para ser feliz primeiro tenho que saber quem sou..., para ondevou.... e como vou....,e principalmente quem eu fui em outrasencarnações, para somente através disto me tornar um ser único.E este é o grande trabalho que o Babalorixá Valdir de Oyá vemagregando ao grupo de pessoas que buscam o progresso, aprosperidade, mas que sabem que nossas ações de hoje vãorefletir no futuro.Através da sabedoria de Ifá, orienta, mostra as dificuldadesindividuais, as necessidades de mudanças e direciona para a curanão só da saúde como a cura das dificuldades