Tempestades

4,207
-1

Published on

0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
4,207
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
40
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Tempestades

  1. 1. Escola básica dos 2º e 3º ciclos de Santo António Geografia 2010/2011 Tempestades
  2. 2. Índice1. Introdução;2. O que são tempestades?;3. Tipos de tempestades;4. Ventos fortes;5. Trovoadas;6. Relâmpagos;7. Raios;8. Chuva;9. Granizo;10.Neve;11.Conclusão;12.Webgrafia .
  3. 3. Introdução Neste trabalho vamos falar sobre o quesão tempestades e que tipos de tempestadesexiste. E também vamos falar sobre cada tipo detempestades e apresentar algumas imagens.
  4. 4. O que são Tempestades? Uma tempestade é um fenómenoatmosférico marcado por ventos fortes,trovoadas, relâmpagos, raios e chuva,usualmente com duração de dezenas minutosou mais.
  5. 5. Tipos de Tempestades Existem 5 tipos de tempestades taiscomo: ventos fortes, trovoadas,relâmpagos, raios, chuva, granizo e neve.
  6. 6. Ventos fortes O vento pode ser considerado como o ar emmovimento. Resulta do deslocamento de massas de ar,derivado dos efeitos das diferenças de pressãoatmosférica entre duas regiões distintas e é influenciadopor efeitos locais como a orografia e a rugosidade do solo.
  7. 7. Ventos fortes - continuação• Essas diferenças de pressão têm uma origem térmica, estando directamente relacionadas à radiação solar e os processos de aquecimento das massas de ar. Formam-se a partir de influências naturais: continentalidade, maritimidade, latitude, altitude e amplitude térmica.
  8. 8. Trovoadas Uma trovoada consiste num conjunto defenómenos intensos associados a cúmulo-nimbo: raios, relâmpagos, rajadas de vento,inundações, granizo e, possivelmente, tornados.
  9. 9. Trovoadas - Continuação Para uma trovoada se formar é necessário queexista elevação de ar húmido numa atmosfera instável.A atmosfera fica instável quando as condições são taisque uma bolha de ar quente em ascensão podecontinuar a subir porque continua mais quente do queo ar ambiente.
  10. 10. Relâmpagos O relâmpago é um clarão muito intenso e rápidoproduzido pelo raio, precedendo ou acompanhandoo trovão.
  11. 11. Raios Um raio é uma descarga eléctrica que se produzpelo contacto entre nuvens de chuva ou entre umadestas nuvens e a terra. A descarga é visível a olho nu,com trajectórias sinuosas e de ramificações irregularesàs vezes com muitos quilómetros de distância até osolo. Este fenómeno produz um clarão conhecidocomo relâmpago e também uma onda sonora chamadatrovão.
  12. 12. Chuva Chuva é um fenómeno meteorológico queconsiste na precipitação de gotas de água no estadolíquido sobre a superfície da Terra. A chuva forma-senas nuvens.
  13. 13. Granizo O granizo (ou saraiva) é um fenómenometeorológico, que consiste numa precipitação depedras de gelo que podem medir 5 mm ou ser até dotamanho de uma laranja. Em muitas partes do mundo,é comum a tempestade com pedras de gelo dotamanho de uma bola de ténis.
  14. 14. Neve A neve é um fenómeno meteorológico queconsiste na queda leve, moderada ou forte de cristaisde gelo. Cada cristal de gelo é uma precipitação de umaforma cristalina de água congelada. Acontece comfrequência nas regiões de clima frio e temperado doplaneta Terra.
  15. 15. Conclusão Com este trabalho aprendemos quais os tipos detempestades tais como: ventos fortes, trovoadas,relâmpagos, raios, chuva, granizo, neve.
  16. 16. Web grafia• http://pt.wikipedia.org/wiki/Vento• http://pt.wikipedia.org/wiki/Rel%C3%A2mpago• http://pt.wikipedia.org/wiki/Tempestade• http://pt.wikipedia.org/wiki/Neve• http://pt.wikipedia.org/wiki/Granizo• http://pt.wikipedia.org/wiki/Chuva
  17. 17. NotaAvaliada: 78%

×