Energias renovaveis

15,147 views
14,538 views

Published on

0 Comments
2 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
15,147
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
3
Actions
Shares
0
Downloads
254
Comments
0
Likes
2
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Energias renovaveis

  1. 1. Escola Básica dos 2º e 3º ciclos de Santo António 2010/2011 Educação Tecnológica As energias renováveis.
  2. 2. Introdução Na disciplina foi apresentado vários temas no qualeu escolhi: As energias renováveis. Com a industrialização é cada vez mais importantea utilização de energia. Há várias formas de obterenergia. As mais utilizadas são as energias queprovêem da combustão de combustíveis fósseis. Osexemplos de combustíveis fosseis são. Carvão, gásnatural e petróleo. Estes combustíveis fosseis sãoutilizados em pouco tempo e demoram muito tempo ase formarem (vários milhões de anos).
  3. 3. Introdução - continuação Para além disso, a queima destescombustíveis fosseis liberta para aatmosfera gases como o CO2 que sãoresponsáveis pelo efeito estufa e,contribuem para o aumento da poluição do ar. Dito isto, ficou claro, que é importanteutilizar outros tipos de energia que eu voufalar ao longo deste trabalho.
  4. 4. O que é a energia renovável? A energia renovável é a energia quevem de recursos naturais como sol,vento, chuva, marés e calor, que sãorenováveis (naturalmentereabastecidos).
  5. 5. As energias renováveis existentes. As energias renováveis existentes são: Energia Solar ( Energia do Sol); Energia Eólica (Energia do Vento); Energia Geotérmica (Energia do centro da Terra); Energia Hidráulica (Energia da água “Barragens”); Energia Maremotriz (Energia das marés).
  6. 6. Energia Solar ( Energia do Sol) A Energia solar é a designação dadaa qualquer tipo de captação de energialuminosa (e, em certo sentido, daenergia térmica) proveniente do sol, eposterior transformação dessa energiacaptada em alguma forma utilizável pelohomem, seja directamente paraaquecimento de água ou ainda comoenergia eléctrica ou mecânica.
  7. 7. Exemplo de energia solar Painel Solar
  8. 8. Energia Eólica (Energia do Vento) O vento desde há muito tempo que éutilizado em proveito do homem, quer no usoem moinhos de vento, quer na navegação debarcos.Actualmente, o vento é transformado emenergia eléctrica. Não provoca poluição ambiental, masprovoca poluição sonora e causa grandesmudanças nas paisagens.
  9. 9. Exemplo de energia eólicaTurbinas eólicas em alto mar, próximo a Copenhaga, Dinamarca.
  10. 10. Energia Geotérmica (Energia do centro da Terra) A energia geotérmica é a energia dointerior da Terra. A geotermia consiste noaproveitamento de águas quentes e vaporespara a produção de electricidade e calor.
  11. 11. Exemplo de energia de geotérmica Central de Geotermia
  12. 12. Energia Hidráulica(Energia da água “Barragens”) A energia hidráulica é a energia obtidaa partir da energia potencial de umamassa de água. A forma na qual ela semanifesta na natureza é nos fluxos deágua, como rios e lagos e pode seraproveitada por meio de um desnível ouqueda dágua.
  13. 13. Exemplo de energia Hidráulica Barragen Hao Binh – Vietnam
  14. 14. Energia Maremotriz (Energia das marés) A energia dos mares é a energia que seobtém a partir do movimento das ondas, a dasmarés ou da diferença de temperatura entreos níveis da água do mar. Ocorre devido àforça gravitacional entre a Lua, a Terra e o Sol,que causam as marés, ou seja, a diferença dealtura média dos mares de acordo com aposição relativa entre estes três astros.
  15. 15. Exemplo da energia Maremotriz Motor de energia das ondas, na costa de Peniche, Portugal
  16. 16. Vantagens das Energias renováveis As vantagens das Energia Renováveis são: Podem ser consideradas inesgotáveis à escala humana. Permitem reduzir significativamente as emissões de CO2. Reduzem a dependência energética da nossa sociedade face aos combustíveis fósseis. Conduzem à investigação em novas tecnologias que permitam melhor eficiência energética.
  17. 17. Vantagens das Energias renováveis Podem ser consideradas inesgotáveis à escala humana comparando aos combustíveis fósseis; O seu impacto ambiental é menor do que o provocado pelas fontes de energia com origem nos combustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás), uma vez que não produzem dióxido de carbono ou outros gases com “efeito de estufa”; Oferecem menos riscos do que a energia nuclear; Permitem a criação de novos postos de emprego (investimentos em zonas desfavorecidas);
  18. 18. Desvantagens das energias renováveis As desvantagens das Energias Renováveis são: Algumas têm custos elevados na sua implementação, devido ao fraco investimento neste tipo de energia. Podem causar impactos visuais negativos no meio ambiente. Pode gerar-se algum ruído, no caso da exploração de alguns recursos energéticos renováveis
  19. 19. Conclusão As energias renováveis poluem menos oambiente do que as energias não renováveis,e são muitas, um dia que as energias nãorenováveis acabarem, estas vão continuar aexistir, satisfazendo assim todas as nossasnecessidades energéticas. Pode-se concluir que as energiasrenováveis são uma mais valia para o mundo.
  20. 20. NotaAvaliada: 93%

×