• Share
  • Email
  • Embed
  • Like
  • Save
  • Private Content
07 Joana 6 C2
 

07 Joana 6 C2

on

  • 882 views

 

Statistics

Views

Total Views
882
Views on SlideShare
882
Embed Views
0

Actions

Likes
2
Downloads
2
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    07 Joana 6 C2 07 Joana 6 C2 Presentation Transcript

    • Escola E.B. 2,3 de Briteiros
      Aquecimento Global
    • O que é o aquecimento Global?
      O aquecimento global é o aumento da temperatura do ar e dos oceanos registado nas últimas décadas com previsão para agravar. Ainda existe alguma polémica quanto à influencia do Homem nestas mudanças climatéricas.
    • Consequências do Aquecimento global
    • Na qualidade /quantidade da água
      Os solos tornar-se-ão mais secos, o nível dos lagos, bem como o caudal dos rios baixarão. Consequentemente, baixarão as fontes de fornecimento de água para a agricultura, para o uso doméstico e uso industrial. Outra consequência que daí advirá será uma quebra, ou mesmo impossibilidade na geração de energia eléctrica, uma vez que a geração de energia eléctrica depende do caudal dos rios
      O desperdício de água pode vir a causar graves consequências
    • Saúde
      Por todo o mundo, a prevalência de certas doenças e outras ameaças à saúde humana dependem em larga escala do clima. As temperaturas elevadas aumentam a poluição do ar e da água. As pessoas com problemas cardiovasculares ficarem mais vulneráveis, pois o corpo terá de trabalhar mais para se manter fresco. outro dos problemas das temperaturas elevadas, um risco e também as doenças infecciosas, tais como a cólera - uma vez que estas tendem a aparecer apenas em zonas quentes.
      O aquecimento global pode vir
      a causar o agravamento ou iniciamento
      de certas doenças.
      Como por exemplo as doenças
      Cardiovasculares e o risco de infecções
      é enorme.
      Na saúde
    • O nível do mar tem vindo a subir e provavelmente assim continuará, mesmo que a temperatura pare de subir. O aumento do nível do mar leva a que as zonas baixas sejam inundadas. Das zonas mais vulneráveis ao aumento do nível do mar destacam-se as zonas costeiras e os pântanos. Devido às mudanças climáticas, prevê-se que fenómenos como os furacões sejam cada vez mais frequentes, assim como as chuvadas.
      Nas zonas Costeiras
    • Nas florestas
      O aumento da temperatura, se for gradual, pode permitir às espécies vegetais migrar para o norte - para zonas que presentemente são geladas - praticamente à mesma razão com que as zonas do sul se vão tornando quentes e secas demais para que essas espécies se desenvolvam. Por outro lado, a enorme quantidade de CO2 existente no ar, tem um efeito fertilizante benéfico nas plantas, Outro factor adverso, é o facto de, com as temperaturas elevadas, aumentar também a tendência para a ocorrência de incêndios que deflagram as florestas.
    • O facto de uma cultura ser bem ou mal sucedida sempre dependeu do clima, sendo o factor mais importante a existência de um solo suficientemente húmido durante o período de crescimento da colheita. À medida que a temperatura aumenta, os agricultores terão de mudar para culturas apropriadas, alguns problemas iram surgir como por exemplo : ao começar a cultivar áreas que hoje se encontram geladas, o homem poderá afectar o ambiente, pois pode estar a eliminar ecossistemas existentes nessas mesmas zonas.
      Na Agricultura
    • Nas espécies animais
      A mudança do clima trará certamente repercussões que podem afectar directa e indirectamente as espécies animais. O aumento da temperatura afecta directamente o seu ciclo de vida: A perda de zonas verdes, praias e outros habitats poderá também afectá-los indirectamente, ao tornar certas zonas inóspitas para o seu desenvolvimento. As aves, por exemplo, terão tendência a deixar de voar tão para sul durante o inverno. Poderá, também ser afectado o seu comportamento em relação às estações do ano, começando/acabando as migrações 3 ou 4 semanas antes. Com o aumento da temperatura, a maior parte das espécies começa também o período de acasalamento mais cedo, uma vez que como as plantas também florescem mais cedo, é possível que a existência dos insectos ou outras espécies de que se alimentam aconteça também mais cedo. Mas enquanto que as espécies animais se podem adaptar à mudança da temperatura migrando para zonas mais a norte, o mesmo pode não acontecer com as plantas de que dependem para se alimentar - que podem levar anos, ou mesmo décadas para se adaptarem à mudança. A perda das praias traz também muitos problemas, pois não só se perde o habitat de muitas espécies, como também diminuem as zonas de alimentação de muitas outras espécies, que dependem das marés para encontrarem o seu sustento.
      Com a perda de florestas e praias os animais ficam sem habitats
    • Neste assunto, pouca investigação foi dispendida. Os cientistas focaram os seu esforços numa outra questão. Alguns cientistas defendem que a longo prazo, uma expansão global dos desertos é muito provável. Se a temperatura global continuar a aumentar, as secas serão cada vez mais frequentes. Como consequência, algumas zonas de desertos expandir-se-ão.
      Nos Desertos
    • Aumento do nível do mar, com o derretimento dos glaciares e a provável submersão de cidades ou mesmo países.
      Com o aumento da temperatura pode aparecer novos desertos. A quem lembre que o deserto do Saara foi em tempos uma floresta maior que a Amazónia.
      Com o aumento da temperatura, originará catástrofes como tufões e ciclones.  
      Ondas de calor sentidas em  
      lugares que até então eram simplesmente amenas.
       
      Graves consequências do Aquecimento Global
    • Conclusão
      • O homem tem vindo a lançar indiscriminadamente gases para a atmosfera, que quebraram o equilíbrio natural dos gases de efeito de estufa, o que causou uma alteração do clima, que já se tem vindo a fazer sentir, através do aumento da temperatura. Apresentam-se sumariamente, algumas dessas alterações mais evidentes e uma pequena projecção do que poderá acontecer, caso não se tomem medidas urgentemente
      • A velocidade com que o homem vai alterando o clima depende da quantidade de gases de efeito de estufa lançados para a atmosfera. Se continuarmos como temos vindo a fazer, as emissões desses gases continuarão a aumentar, e, com isso, o clima mudará: a temperatura subirá cada vez mais.
      • É necessária uma mudança de atitude, com vista a evitar sérias mudanças ambientais.
    • TEMA: Aquecimento Global
      Trabalho elaborado no âmbito da Área de Projecto
      Autor: Joana Maria Ferreira Monteiro
      Turma:6ºC
      Nº:7
      Professor: José Manuel Costa
      Professora: EuláliaSousa