Your SlideShare is downloading. ×
0
Ppt de tic
Ppt de tic
Ppt de tic
Ppt de tic
Ppt de tic
Ppt de tic
Ppt de tic
Ppt de tic
Ppt de tic
Ppt de tic
Ppt de tic
Ppt de tic
Ppt de tic
Ppt de tic
Ppt de tic
Ppt de tic
Ppt de tic
Ppt de tic
Ppt de tic
Ppt de tic
Ppt de tic
Ppt de tic
Ppt de tic
Ppt de tic
Ppt de tic
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Ppt de tic

358

Published on

PPT SOBRE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS CONTEMPLANDO ESTILOS DE APRENDIZAGEM

PPT SOBRE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS CONTEMPLANDO ESTILOS DE APRENDIZAGEM

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
358
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
10
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. ESTILO DE APRENDIZAGEM TIC – Tecnologia da Informação e Comunicação Professora: Rosana 7º Período Aluno: Eliane de Avila Lima RA: 10754596
  • 2. Estilo Pragmático Características Principais: 1. Experimentador; 2. Prático; 3. Direto; 4. Eficaz; 5. Realista.
  • 3. CONHECENDO AS ESTAÇÕES Atividade pedagógica que oportunizará ao aluno conhecer as estações do ano através do lúdico, permitindo que ele se reconheça em cada momento em que se encontra e a importância dos tempos no cotidiano.
  • 4. Objetivos Pedagógicos • • • • • • • • • Incentivar a leitura; Estimular a atenção e reflexão; Utilizar diferentes linguagens (escrita, oral, imagens, desenhos, etc.) como forma de expressão; Ampliar e promover o contato com a leitura e escrita; Aprender a trabalhar em grupos e compartilhar materiais; Desenvolver a criatividade; Desenvolver noções de tempo; Desenvolver a coordenação motora; Reconhecer as estações do ano;
  • 5. Observações Importantes Estas atividades foram elaboradas focando crianças a partir de 6 anos de idade, 1º ano do Ensino Fundamental, mas pode e deve ser adaptada para outras idades e ciclos de aprendizagem. Inicia-se contando a fábula: “A Cigarra e a Formiga”, para em seguida fazer a contação de história com o tema: “Conhecendo as Estações”.
  • 6. CONHECENDO AS ESTAÇÕES Certa manhã, quando a cigarra Mafalda despertou, distraída como sempre, já ia aquecendo a voz, se preparando para mais um dia frio de cantoria. Queria alegrar suas amigas trabalhadeiras: as formigas. Quando se deu conta que estava sozinha no formigueiro. - Ora essa! Onde está todo mundo? Ao sair pelo buraquinho do formigueiro teve uma grande surpresa: O frio havia ido embora, e o dia estava com um frescor agradável e lindo como nunca. Enquanto a cigarra acostumava-se novamente com a claridade fora do formigueiro levou um tremendo susto. Quase foi atropelada por uma linda borboleta que ensaiava seu primeiro vôo, depois de um período dormente no casulo.
  • 7. - Cuidado! Saia da frente! – disse a borboleta Isabela entusiasmada com a sua nova possibilidade de voar por toda parte. - Que horror! Tenha mais cuidado sua, sua, sua... Descuidada! Eu não sou descuidada. Eu sou uma borboleta! - Grande coisa! E eu sou uma cigarra. - Bom dia dona cigarra! Você viu que linda manhã de primavera? - Já é primavera? Espantou-se a cigarra. - Sim dona cigarra, primavera. Veja as flores, já despertaram do seu sono de descanso, que fazem durante o inverno. Enquanto conversavam passou por ali a abelha Zulmira. - Bom dia Isabela! Vejo que já arrumou mais uma amiga. - Bom dia Zulmira! Essa é a... Qual o seu nome mesmo? Dona cigarra irritadinha?
  • 8. - Mafalda. E não sou irritadinha. Só estou tentando entender o que está acontecendo. - O que você não está entendendo? Perguntou toda prestativa Zulmira. - Ora, eu dormi e estava frio, e quando acordei não estava mais, e ainda por cima minhas amigas formigas sumiram do formigueiro. - Ah! Você não viu que a primavera chegou? Disse Isabela. – E aposto que nem sabe o que é verão e outono. - Verão? Outono? Que raios são isso? É de comer? Perguntou Mafalda. - Não! Não é nada disso! São as estações do ano. No ano temos quatro estações climáticas: primavera, verão, outono e inverno. Explicou Zulmira. - Nossa! Mas para que isso tudo? Disse Mafalda
  • 9. - Primavera, eu sei! É a estação que eu mais gosto! A mais bela, e cheia de flores. Só pode ser a mais importante! Disse Isabela toda animada. - Não Isabela, todas as estações são importantes! A primavera é conhecida como a estação das flores, por isso, é realmente muito bonita! Mas, é importante lembrar que nesta estação, as árvores estão se preparando para dar os frutos. Depois, vem o Verão! Explicou a sábia Zulmira. - Ah! O Verão! Eu amo o verão! Tem tanta fartura e eu posso cantar o dia todo! Exclamou Mafalda, saudosa do verão passado. - Isso é verdade, Mafalda! O verão é também a estação que tem as temperaturas mais quentes. E quando o verão está acabando, vem o Outono, que é o tempo em que as folhas das árvores ficam amareladas. Explicou mais uma vez a abelha Zulmira.
  • 10. - Ah! Foi quando eu conheci as formigas, que estavam trabalhando muito, e eu não entendia quando elas diziam que o inverno estava chegando. E quando o inverno chegou... Disse Mafalda com o olhar distante. - Já sei você passou muito frio. Completou a Zulmira. - Muito mesmo, se não fosse as formigas acolherem-me teria morrido de frio e fome! - Realmente, o inverno é a estação mais fria do ano, com as temperaturas muito baixas. E se não nos prepararmos, podemos passar frio e fome! Advertiu a pequena abelha. E voando sem parar Isabela, exclamou: - Quatro estações: primavera das flores, verão do calor, outono das folhas amareladas e inverno do frio. E depois começa tudo de novo, mas eu ainda prefiro a primavera. - E vocês (crianças) qual estação preferem? # FIM #
  • 11. 1º Atividade do Estilo Pragmático Jogo da Memória
  • 12. Componentes: O jogo contêm 24 cartões com figuras e escrita correspondente; Finalidade: Ganha o jogador que conseguir formar o maior número de pares dos cartões. Número de Participantes: Grupos de 04 jogadores. Regras: Á cada rodada o jogador terá direito de virar dois cartões do jogo; Conseguindo encontrar a outra figura correspondente formará pares retirando-o para si; Ao final do jogo ganha o jogador que tiver o maior número de cartões com seus respectivos pares.
  • 13. Planejamento das etapas para utilização do Recurso Este recurso é continuidade de um trabalho realizado após a contação de história “Conhecendo as Estações”. Os cartões deverão ser espalhados sobre um suporte amplo, estando com a figura virada para baixo. Cada jogador na sua vez deverá virar dois cartões, e se formarem pares estas deverão ser retiradas pelo jogador. Ao final do jogo, cada jogador deverá quantificar quantos pares conseguiu formar, ganha o jogador que conseguir formar o maior número de pares. Avaliação Observar o envolvimento das crianças com o jogo, incentivando a leitura da escrita contida nos cartões de memória.
  • 14. Cartões Para o Jogo de Memória
  • 15. 2º Atividade do Estilo Pragmático Leitura de Imagem com Produção de Texto “VERÃO” “PRIMAVERA”
  • 16. “INVERNO” “OUTONO”
  • 17. Componentes Imagens de árvores relacionadas á estações do ano; Fichas para pintura e escrita da criança. Finalidade Incentivar a leitura e escrita, observar as características de cada estação climática; expressar sua opinião e pensamento através da escrita. Número de Participantes Todas as crianças presentes.
  • 18. Planejamento das etapas para utilização do Recurso As crianças observarão as imagens, e expressar o seu entendimento de cada imagem apresentada sobre as estações do ano, e em seguida expressar através da escrita em sua ficha a estação que mais gosta e o porquê. Avaliação Observar as relações feitas pelas crianças com as imagens expostas, a leitura e escrita, bem como sua expressão oral com seus pares.
  • 19. Estilo Teórico Características Principais: 1. Metódico; 2. Lógico; 3. Objetivo; 4. Crítico; 5. Estrututado.
  • 20. Atividade do Estilo Teórico Aprendendo a pesquisar Atividade pedagógica que oportunizará ao aluno aprender a importância da pesquisa, e a busca de compreender melhor através da busca de fundamentos e embasamentos para o que se considerava até o momento.
  • 21. Objetivos Pedagógicos • Incentivar a leitura e a pesquisa; • Estimular a atenção e reflexão; • Ampliar e promover o contato com a leitura e escrita; • Aprender a trabalhar em grupos e compartilhar materiais; • Compreender a importância da pesquisa para confrontar com o senso comum.
  • 22. Orientações 1. Esta atividade deve ser feita em duplas ou pequenos grupos. 2. Encontre no texto “Conhecendo as Estações” palavras que você não entendeu ou que consideram complexas. 3. Compartilhe com os colegas do seu grupo as palavras que cada um separou, e veja se você saberá explicar para ele o significado das palavras que ele não entendeu e deixe que ele faça o mesmo com as palavras que você destacou.
  • 23. 4. Ulitilizando um DICIONÁRIO pesquise os significados das palavras selecionadas. 5. Construa uma tabela com o seu grupo que será compartilhada posteriormente com toda a sala. 6. Observe que o significado de algumas palavras são um pouco ou muito diferente da maneira que você havia entendido anteriormente de pesquisar em uma fonte confiável! Avaliação Observar o desenvolvimento feito pelas crianças através da pesquisa, bem como o interesse por conhecer novos significados e compará-los com os conhecimentos anteriores
  • 24. Parabéns! Você acabou de aprender o quanto é importante ter um dicionário sempre a mão e a importância de se pesquisar para ser ter certeza dos “fundamentos” sobre o que pensa.

×