Ondulatoria 3°ano

10,451 views
10,090 views

Published on

0 Comments
12 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
10,451
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
304
Actions
Shares
0
Downloads
410
Comments
0
Likes
12
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Ondulatoria 3°ano

  1. 1. MOVIMENTO ONDULATÓRIO - ONDAS
  2. 2. 1. Introdução Qual a importância prática das ondas ??? Diversão? pegar ondas no mar, surfar nas ondas mecânicas... Podemos surfar na Internet... Ouvir músicas(ondas sonoras); pelo rádio (ondas eletromagnéticas); ou ver belas imagens (ondas luminosas); através da TV (ondas eletromagnéticas); comendo pipocas feitas no micro-ondas; ondas e mais ondas... Entre nós... MOVIMENTO ONDULATÓRIO-ONDAS
  3. 3. Graças às ondas é que existem muitas das maravilhas do mundo moderno, como a televisão, o rádio, as telecomunicações via satélite, o radar, o forno de micro-ondas, ultrassons, entre outras.
  4. 4. Ondulatória (ondas) MOVIMENTO ONDULATÓRIO-ONDAS
  5. 5. MOVIMENTO ONDULATÓRIO-ONDAS A onda transporta energia e não a matéria do meio. A onda é somente energia, pois ela só faz a transferência de energia cinética da fonte, para o meio. Portanto, qualquer tipo de onda não transporta matéria.
  6. 6. Chamaremos então de onda: " Perturbação do meio caracterizada pelo transporte de energia e quantidade de movimento, sem o transporte de matéria. "
  7. 7. MOVIMENTO ONDULATÓRIO-ONDAS No estudo da ondulatória é importante entender as classificações das ondas. As ondas podem ser classificadas seguindo três critérios : 1. Quanto à Natureza (dois tipos: Ondas Mecânicas ou Ondas Eletromagnéticas ) 2. Classificação em relação à direção de propagação ( três tipos: Ondas unidimensionais , Ondas bidimensionais ou Ondas tridimensionais ) 3. Quanto à Direção de Vibração ou quanto à Forma : (dois tipos: Ondas Longitudinais ou Ondas Transversais)
  8. 8. Quanto à natureza , nós classificamos as ondas em: Ondas mecânicas - oscilações de um meio elástico, portanto necessitam de meio material para existir. Ondas eletromagnéticas - produzidas pela vibração de cargas elétricas (não necessita de meio material para se propagar); Ex.: a luz ou as ondas de rádio e TV, que podem propagar-se no vácuo, ar, água etc.
  9. 9. MOVIMENTO ONDULATÓRIO-ONDAS <ul><li>Classificação em relação à direção de propagação </li></ul><ul><li>As ondas podem ser dividas em três tipos , segundo as direções em que se propaga: </li></ul><ul><li>Ondas unidimensionais </li></ul><ul><li>Ondas bidimensionais </li></ul><ul><li>Ondas tridimensionais </li></ul>
  10. 10. Ondas unidimensionais só se propagam em apenas uma direção (uma dimensão), ou seja, uma reta, como a onda em uma corda ou como as oscilações de uma mola, por exemplo.
  11. 11. Ondas bidimensionais se propagam em duas direções ( x e y do plano cartesiano), como a onda provocada pela queda de um objeto na superfície da água.
  12. 12. Ondas tridimensionais se propagam em todas as direções possíveis, como ondas sonoras, a luz, etc.
  13. 13. MOVIMENTO ONDULATÓRIO-ONDAS 3. Classificação quanto à Direção de Vibração ou quanto à Forma : - Ondas Longitudinais: São as ondas onde a vibração da fonte é paralela ao deslocamento da onda. Exemplos de ondas longitudinais são as ondas sonoras (o alto falante vibra no eixo x, e as ondas seguem essa mesma direção), etc.
  14. 14. MOVIMENTO ONDULATÓRIO-ONDAS - Ondas Transversais: são ondas que se propagam de forma que a sua direção de propagação é perpendicular à direção de vibração.
  15. 15. MOVIMENTO ONDULATÓRIO-ONDAS Características das ondas
  16. 16. MOVIMENTO ONDULATÓRIO-ONDAS <ul><li>Todas as ondas possuem algumas grandezas físicas, que são: </li></ul><ul><li>Comprimento de Onda (λ): </li></ul><ul><li>Amplitude </li></ul>
  17. 17. MOVIMENTO ONDULATÓRIO-ONDAS - Frequência(f) - Período ou T = 1/f
  18. 18. EXEMPLO SABENDO QUE A FREQUÊNCIA DE UMA ONDA DE UMA DETERMINADA RÁDIO É 120HZ, CALCULE O PERÍODO DE OSCILAÇÕES .
  19. 19. MOVIMENTO ONDULATÓRIO-ONDAS <ul><li>Velocidade </li></ul>
  20. 20. EXEMPLO EM UM LAGO, O VENTO PRODUZ ONDAS PERIÓDICAS QUE SE PROPAGAM A UMA VELOCIDADE DE 2m/S. O COMPRIMENTO DE ONDA É 10m. DETERMINEA FREQUENCIA DE OSCILAÇÕES DE UM BARCO
  21. 21. EXEMPLO A FIGURA REPRESENTA O TRECHO DE UMA ONDA QUE SE PROPAGA A UMA VELOCIDADE DE 100m/s:
  22. 22. PARA ESSA ONDA, DETERMINE: A)A AMPLITURDE B)O COMPRIMENTO DA ONDA C)A FREQUÊNCIA D)O PERÍODO
  23. 23. TSUNAMI
  24. 24. <ul><li>AS TSUNAMIS SÃO FORMADAS APÓS UM RÁPIDO DESLOCAMENTO VERTICAL DE COLUNA DE ÁGUA EM REGÍÕES DE GRANDES PROFUNDIDADE, PODE SER CAUSADA POR: </li></ul><ul><li>ABALO SÍSMICO </li></ul><ul><li>ATIVIDADE VULCÂNICA </li></ul><ul><li>QUEDA DE UM METEORO </li></ul>
  25. 25. ABALO SÍSMICO
  26. 26. Terremotos submarinos deslocam a crosta oceânica, empurrando a massa de água para cima
  27. 27. Erupções vulcânicas injetam toneladas de lava no chão oceânico, gerando ondas devastadoras.
  28. 28. Uma bolha de gás surge no fundo do oceano, com o mesmo efeito de uma explosão descomunal
  29. 29. Quando a onda entra em águas rasas, sua velocidade diminui e sua amplitude (altura) aumenta.
  30. 30. Antes ocorre um rebaixamento do nível do mar
  31. 31. Tirando onda…BYE!
  32. 32. ESTUDE
  33. 33. Fonte das imagens: Google

×