Nutrição

3,468 views
3,358 views

Published on

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
3,468
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
3,104
Actions
Shares
0
Downloads
18
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Nutrição

  1. 1. NUTRIÇÃO *carboidratos *proteínas *lipídios Colégio Espírito Santo Disciplina de Ciências Naturais Profª. Adriana Caetano Sarmento
  2. 2. NUTRIÇÃO conjunto de processos integrados DIGESTÃO RESPIRAÇÃO CIRCULAÇÃO EXCREÇÃO
  3. 3. NUTRIENTES • São substâncias obtidas dos alimentos; • Fornecem energia para funções vitais; • São a base estrutural dos seres vivos; • Regulam as diferentes funções do organismo.
  4. 4. ALIMENTOS ENERGÉTICOS: são aqueles que fornecem energia para todos os processos metabólicos ( digestão e absorção dos alimentos , sono, etc.) e para os exercícios (andar, trabalhar e brincar) , realizados pelo corpo. Exemplos: arroz, trigo, milho, aveia, cevada, centeio, batata, cará, mandioca, todas as farinhas, mel, açúcar, melado, geleia, óleo, banha, manteiga, etc. ALIMENTOS CONSTRUTORES: também conhecidos como alimentos plásticos, são aqueles responsáveis pela construção e formação do corpo, ou seja, os que promovem o crescimento. Participam da formação do sangue, músculos, ossos, cabelos, pele e órgãos, e além de defender o corpo contra doenças , facilitando a sua cura. Exemplos: leite e derivados, leguminosas, carnes... ALIMENTOS REGULADORES: são aqueles que regulam e controlam as funções do organismo, mantendo a pele saudável e participam ainda , da formação dos tecidos. Exemplos: laranja, banana, maçã, mamão, abacaxi, goiaba, pera, alface, couve, chuchu, tomate cenoura, etc.
  5. 5. •São substâncias orgânicas (hidratos de carbono). Na maioria dos carboidratos há para cada carbono presente 2 átomos de hidrogênio e 1 átomo de oxigênio (na mesma proporção existente na molécula de água). •Daí o nome carbo (carbono) hidrato (hidros= água). •Os carboidratos mais simples que existem, são: a glicose e a frutose . •ENERGÉTICA: são os principais produtores de energia; •ESTRUTURAL: a parede celular dos vegetais é constituída por um carboidrato que é a celulose, os insetos contém a quitina e as células animais possuem uma série de carboidratos circulando na membrana plasmática; •RESERVA ENERGÉTICA: essa reserva pode se encontrar nos vegetais (amido), nos animais (glicogênio).
  6. 6. *São considerados nutrientes energéticos. *Representam a principal fonte de energia no desenvolvimento do trabalho interno (respiração, circulação do sangue e batimentos do coração), externos (caminhar, trabalhar, fazer esforço) e calor para manter a temperatura do corpo. *O corpo armazena carboidratos em três lugares: fígado, músculo (glicogênio) e sangue (glicose). *Cereais, pães, farinhas, mandioca, batata, doces, frutas...
  7. 7. MONOSSACARÍDEOS (C6H12O6) Frutose: encontrada em vários sucos de frutas e também no mel. É o açúcar de sabor mais doce que se conhece. Galactose: não é encontrada na natureza na forma livre de um monossacarídeo. Sua ocorrência mais importante se dá no Leite.  Glicose: mais comum dos açúcares que é comumente encontrada na natureza na forma de monossacarídeo.
  8. 8. DISSACARÍDEOS (C12H22O11).  Lactose: presente no leite; suas moléculas são formadas pela combinação de uma molécula de glicose com outra de galactose: Maltose: está presente no malte; utilizada na produção de algumas bebidas alcoólicas, como a cerveja e o uísque.  Sacarose: encontrado em muitos vegetais e suco de fruta, cada uma de suas molécula é formada pela a união de uma molécula de glicose e outra de frutose. *Curiosidade: No Brasil, a produção é feita a partir da Garapa, o caldo obtido pela moagem da cana-de-açúcar. Em muitos países, a sacarose é fabricada a partir da Beterraba.
  9. 9. POLISSACARÍDEOS  Amido: é uma longa molécula formada pela união de muitas moléculas de glicose; não possui sabor doce e ele pode ser facilmente testado utilizando-se uma solução de iodo. Glicogênio: excedente de glicose que passa para o sangue após uma refeição não permanece nele – caso contrário, o individuo entraria em hiperglicemia. Esse excedente é armazenado nos músculos e no fígado.  Celulose: um importante material estrutural que forma a parede das células vegetais. Estima-se que cerca de 50% da matéria orgânica existente em nosso planeta corresponde à celulose. Não é digerida pelo organismo humano. A celulose presente na madeira usada para a fabricação de papel, no algodão é utilizada na fabricação de fibras têxteis industriais destinada a confecção de roupas, cortinas e sacarias.
  10. 10. São compostos com estrutura molecular variada, apresentando diversas funções orgânicas: *reserva energética (fonte de energia para os animais hibernantes), *isolante térmico (mamíferos), *composição da membrana plasmática das células.
  11. 11. *São substâncias cuja característica principal é a insolubilidade. *Ingestão de grandes quantidades de gordura podem levar o indivíduo a desenvolver obesidade e alterações dos níveis de colesterol e triglicérides circulantes (podendo acarretar secundariamente em doenças cardíacas). *Curiosidade! -Colesterol pode ser popularmente chamado de "gordura do sangue", e é uma substância muito importante para a nossa vida. *Ele entra para formar a membrana das células, na fabricação da bílis, de hormônios sexuais, da vitamina D, também estoca a nossa energia, etc... Enfim, sem o colesterol o ser humano não sobreviveria.
  12. 12. *Quando o nível de colesterol ultrapassa as necessidades orgânicas, o excesso tende a acumular-se nas paredes das artérias. E aí o perigo: eles podem "entupir" as artérias, levando a complicações cardiovasculares às vezes fatais. *70% a 80% do colesterol circulante no sangue é produzido pelo fígado; o restante provém da alimentação. *O colesterol é insolúvel no sangue. Por isso precisar de "carona" de certas proteínas para cumprir as suas funções (lipoproteínas), essas sim, são aptas a viajar por todo o organismo via corrente sangüínea. As lipoproteínas assumem algumas formas: "Bom colesterol" (HDL- high density, ou alta densidade) e de "Mau Colesterol" ( LDL- low density ou baixa densidade).
  13. 13. *Bom colesterol (HDL), retira o colesterol das células e facilita sua eliminação do organismo. *Mau colesterol (LDL), ajuda o colesterol a entrar nas células, favorecendo que o excesso seja acumulado nas artérias sob a forma de placas de gordura.
  14. 14. As proteínas são consideradas as macromoléculas mais importantes das células. E para muitos organismos, constituem quase 50% de suas massas. Participam da composição dos músculos, do cabelo, da pele, das unhas,... Algumas proteínas atuam como enzimas (substâncias que facilitam as reações biológicas). Os aminoácidos são as unidades estruturais básicas das proteínas.
  15. 15. Os aminoácidos, também denominados de peptídeos, representam a menor unidade elementar na constituição de uma proteína. Representação esquemática dos níveis de organização molecular de uma proteína De uma maneira geral, as proteínas desempenham nos seres vivos as seguintes funções: estrutural, enzimática, hormonal, de defesa, nutritivo, coagulação sanguínea e transporte.
  16. 16. Ciência Hoje das Crianças 118, outubro 2001

×