Slides 5 s

24,412 views

Published on

Apresentação sobre o 5S compartilhada com as escolas públicas da rede estadual do Rio de Janeiro. Autor desconhecido.

Published in: Education
1 Comment
50 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total views
24,412
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
795
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
1
Likes
50
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Slides 5 s

  1. 1. Significado dos 5 Sensos JAPÃO BRASIL Seiri Senso de Utilização Seiton Senso de Ordenação Seisou Senso de Limpeza Seiketsu Senso de Saúde Shitsuke Senso de Autodisciplina
  2. 2. Senso de UtilizaçãoSeparar o que é útil daquilo que não é mais utilizável (quedeverá ser reaproveitado em outro local, reciclado oudoado).  Saber utilizar, sem desperdiçar,  Não guardar na material didático, água, energia mochila, nos seus elétrica... armários nada  Não guardar na mochila, nos seus que não seja armários nada que não seja necessário. necessário.  Promover o amplo aproveitamento do potencial das pessoas (tempo, talento, criatividade).
  3. 3. Senso de Utilização Aplicar o senso Necessários para o de ordenação meu trabalhoClassificar todos osobjetos e recursos Desnecessários Colocar à para o meu disposição trabalho Pode ser remanejado para outra área, reciclado ou doado.
  4. 4. Senso de OrdenaçãoOrdenar de forma adequada todo o material que é utilizado .  O que se usa sempre deve ficar bem perto. É importante também colocar etiquetas nos objetos para facilitar o uso e o retorno aos lugares de origem.  Saber fazer uso do tempo, distribuindo as tarefas a serem cumpridas. Senso de Ordenação – Benefícios  Liberação de espaços  Reaproveitamento e/ou melhor aproveitamento dos recursos  Elimina desperdício
  5. 5. Senso de Limpeza Limpar e manter limpos os ambientes em que vivemos: casa, escola, trabalho e áreas públicas.Senso de Limpeza - Benefícios Bem-estar pessoal Conservação do equipamentos Prevenção de acidentes Melhor convívio com os colegas COMO FAZER?  Inspecionar enquanto limpa.  Descobrir e eliminar as fontes de sujeira.  Distribuir recipientes de coleta de lixo.  Educar para não sujar
  6. 6. Senso de Saúde Promover a higiene do corpo e da mente, preservando também o meio em que se vive. Cuidado de higiene com o corpo e vestimentas.Benefícios Local de estudo agradável E também cuidar do Redução de acidentes e vocabulário, gestosdoenças e atitudes no Alunos saudáveis e bem relacionamento comdispostos as outras pessoas.
  7. 7. Senso de SaúdePraticar constantemente os outros sensos: utilização,ordenação, limpeza e saúde. SENSO DE AUTODISCIPLINA Como estimular  Compartilhar visão, missão, valores, crenças, etc...  Reconhecer o esforço eEnvolver toda a comunidade incentivar a criatividade. escolar para buscar  Melhorar as comunicações em melhorias ! geral.  Atribuir responsabilidades e dar autoridades. Estar comprometido com:  Educar-se e educar continuamente, sem tréguas. - Padrões éticos  Ter paciência e persistência na educação e treinamento. - Padrões técnicos
  8. 8. Características do 5SSIMPLES Fácil, prático, todos conhecem.PROFUNDO Ambiente físico, lógico e social.NATURAL Aprender praticando. Resultado: QUALIDADE DE VIDA
  9. 9. Programa 5S – Um bom começo
  10. 10. Programa 5S
  11. 11. AUTO DISCIPLINA Ensinar com o exemplo Dê exemplos àqueles que o rodeiam. Ensine os conceitos e incentive a prática. Seja um disseminador do bom senso.
  12. 12. AUTO DISCIPLINA Melhorar continuamentePratique o Senso de utilizaçãoe o Senso de LimpezaperiodicamenteLute contra a preguiça, nãodesanime.Cada vez que praticarprocure fazer melhor.Procure aprofundar em cadasenso, praticando todos osseus mandamentos.Se ao seu redor ninguém seimporta, reme contra a maré.Tenha determinação.
  13. 13. SENSO DE AUTODISCIPLINA Devemos ordenar e classificar os recursos  Organize todos os itens de maneira lógica, que todo mundo entenda só de olhar (ordem cronológica, ordem alfabética, ordem numérica, etc.  Isso vale também para os resíduos, devem ser classificados em perigosos, não perigosos e recicláveis.  Cada tipo de resíduo deve ter coleta e transporte adequados e a destinação correta para não poluir o meio ambiente.
  14. 14. Vamos doar um pouco de nós Como você tem contribuído para o bem de outraspessoas? Você pode fazer algo a respeito? Assuma o compromisso de doar um pouco de si mesmoaos outros, em troca de nada. Complete a frase: “Eu me comprometo a _________________ _________________ __________ pelo menos uma vez, até o dia ________”.
  15. 15. SENSO DE SAÚDE Cuide da sua saúde mental Ocupe seu tempo com atividades produtivas e/oucriativas. Leia um bom livro sempre. Reserve tempo para o lazer saudável.  Não seja fanático por nada.  Cuide da auto-estima.  Em fases difíceis, uma terapia ajuda muito.
  16. 16. Temos que definir um lugar para cada coisa Cada tipo de objeto deve ter um lugar específico (documentos, livros, ferramentas,matérias-primas, etc. Cada tipo de lixo ou resíduo de ter um local definido e um recipiente adequado, que evite vazamentos, derramamentos e contaminações. Já não basta jogar lixo no lixo. É preciso jogar o lixo no recipiente certo. Isso facilitará o aproveitamento.
  17. 17. SENSO DE UTILIZAÇÃO Descartar sem poluir Não misture ao lixo comum nada contaminado de óleo deoficina.  Nada deve ser jogado fora sem cuidado.  Não jogue resíduos perigosos no lixo comum.  Cuidado com pilhas e baterias de qualquer tipo.  Cuidado com lâmpadas a mercúrio usadas. Tudo isso é resíduo perigoso para o meio ambiente. Há uma maneira correta para descarte.
  18. 18. Elimine qualquer tipo de desperdício. Muita atenção para os desperdícios! Resíduo tem valor. Pode até gerar energia. Uma montanha de resíduos é uma montanha de dinheiro! Não duvide disso. Água, energia, alimentos, peças com defeito, retrabalho, tempo perdido. Muito dinheiro vai pelo ralo – um pouquinho todo dia.
  19. 19. ELIMINE QUALQUER TIPO DE DESPERDÍCIO Antes de jogar fora, verifique se pode ser: Reutilizado: em vez de jogar fora, usar novamente se possível Reciclado: o material pode retornar ao mesmo processo (as latinhas de alumínio, o papel e o vidro, por exemplo) ou pode virar um outro produto. Há muita gente vivendo do aproveitamento do lixo. Transformado: com criatividade, até lixo vira obra de arte.Reutilizado: em vez de jogar fora, usar novamente se possível
  20. 20. SE NÃO É MAIS ÚTIL PARA VOCE, DOE! “ As coisas têm energia própria. Quando não utilizadas, terminam se transformando em água parada dentro de casa. Se você mantém o que é velho, o novo não tem espaço para manifestar-se.” O que não é mais útil para você pode ser útil para muita gente. Doe o que você está guardando e não utiliza mais. Faça isso pelo menos uma vez no ano.
  21. 21. LIMPE E ORGANIZE TUDO! Não há desculpas para a sujeira. Limpe tudo por dentro e porfora, por cima e por baixo, as frestas, os cantinhos. Limpe antes que fique sujo. Limpas a sujeira impregnada é maisdifícil. O ambiente mais limpo é aquele que menos se suja. Colabore coma limpeza local. Na armazenagem de produtos, onde houver risco de vazamentoscoloque bacias de contenção.
  22. 22. ELIMINE RESSENTIMENTONão fique só nas aparências, examine bem o queestá guardando dentro de você.  Não acumule coisas inúteis dentro de você. Elimine os ressentimentos. Passe uma borracha no passado.  Guardar rancor só faz mal a você mesmo.  Perdoe.
  23. 23. SENSO DE LIMPEZA – Cuide de sua aparênciaMantenha todos os hábitos de higiene,rigorosamente. Cuide da sua aparência.Afinal, você tem apenas uma chance de causar umboa primeira impressão.
  24. 24. NÃO PICHE!Em contato com a natureza, não deixevestígios. Nem escreva seu nome emcoisa alguma. Quem faz isso assina embaixo de sua própria ignorância. Não piche a cidade. Existem maneiras muito melhores de marcar a sua presença no mundo.

×