éTica e segurança digital

6,171 views

Published on

Slide apresentado em alua.

Published in: Technology
0 Comments
5 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
6,171
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
130
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
5
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

éTica e segurança digital

  1. 1. Ética e segurança digital Prof. Cesar Castro Aula 1
  2. 2. Temas Introdução a informática Pragas virtuais (malwares) Antivírus, AntiSpyware e AntiSpam Personal Firewall – A barreira inicial do MS Windows
  3. 3. Introdução à informática Hardware  Dispositivos físicos do computador, é constituído de tudo aquilo que é tangível, como mouses, teclado, monitor, i mpressoras e etc.
  4. 4. Introdução à informática Software  Compõe a parte lógica do computador, como arquivos e programas. É a parte não-tangível do computador.
  5. 5. Pragas virtuais (malwares) Definição:  São software maliciosos, que tem a intensão de danificar o sistema ou o hardware, roubar informações dos usuários e até mesmo abrir publicidade no computador. Tipos de malwares:  Vírus  Spams  Spywares
  6. 6. Pragas virtuais (malwares) Vírus  São softwares que se instalam no computador, e tem a capacidade de se multiplicar e de se espalhar automaticamente. Tipos de vírus:  Vírus de boot  Time bomb  Worms  Trojans  Hijackers  Vírus social (ou vírus de Orkut)  Estado zumbi  Vírus de macro
  7. 7. Como evitar os malwares? Mantendo softwares de prevenção sempre atualizados  Antivírus  Antispyware  Antispam  Firewall Mantendo atualizados os sistemas e navegadores de internet Tendo um comportamento adequado, ou seja, evitando o comportamento de risco.
  8. 8. O que é o comportamento de risco? Abrir e-mail de desconhecidos Abrir anexos e links de e-mails não solicitados Navegar em sites desconhecidos Usar dispositivos de memória em computadores de uso público Usar softwares piratas Não utilizar softwares de proteção (antivírus, antispyware, antispam e firewall) Não manter os sistemas atualizados
  9. 9. Pragas virtuais (malwares) Spam  São os nomes dados aos e-mails não solicitados, muita vezes eles tem a intenção de fazer propaganda, mas também uma das mais eficientes formas de propagar malwares pela internet.
  10. 10. Pragas virtuais (malwares) Spywares  Assim são conhecidos os programas espiões. Eles quase nunca tem intensão de danificar o computador, na verdade ele pretende ficar o máximo escondido, pois ele tem a intensão de roubar informações.
  11. 11. QUANTO VALE AINFORMAÇÃO DA SUA EMPRESA?
  12. 12. Sabendo dos riscos e dovalor das informações, como deve se portar o bom profissional com relação ao usos dos recursos de informática da empresa?

×