Your SlideShare is downloading. ×
EXERCÍCIOS BIOLOGIA (VESTIBULAR)
EXERCÍCIOS BIOLOGIA (VESTIBULAR)
EXERCÍCIOS BIOLOGIA (VESTIBULAR)
EXERCÍCIOS BIOLOGIA (VESTIBULAR)
EXERCÍCIOS BIOLOGIA (VESTIBULAR)
EXERCÍCIOS BIOLOGIA (VESTIBULAR)
EXERCÍCIOS BIOLOGIA (VESTIBULAR)
EXERCÍCIOS BIOLOGIA (VESTIBULAR)
EXERCÍCIOS BIOLOGIA (VESTIBULAR)
EXERCÍCIOS BIOLOGIA (VESTIBULAR)
EXERCÍCIOS BIOLOGIA (VESTIBULAR)
EXERCÍCIOS BIOLOGIA (VESTIBULAR)
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

EXERCÍCIOS BIOLOGIA (VESTIBULAR)

7,813

Published on

0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
7,813
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
43
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. EXERCÍCIOS DE BIOLOGIA
  • 2. (FEI) No processo de mitose: a) a partir de uma célula diplóide originam-se duas novas células diplóides b) a partir de uma célula diplóide originam-se quatro novas células diplóides c) a partir de uma célula haplóide originam-se duas novas células diplóides d) a partir de uma célula haplóide originam-se quatro novas células diplóides e) a partir de uma célula diplóide originam-se quatro novas células haplóides
  • 3. (UFRS) Considerando que a ilustração a seguir, referente à divisão de uma célula somática hipotética, apresenta um erro, assinale a alternativa que apresenta a situação que tornaria o desenho correto. a) A célula-mãe deveria ter apenas 2 cromossomos e as células-filhas deveriam ter 4 cromossomos, pois têm origem após a duplicação dos cromossomos. b) A célula-mãe deveria ter 4 cromossomos e as células filhas deveriam ter 2 cromossomos, pois foram originadas por mitose. c) A célula-mãe deveria ter 4 cromossomos e as células filhas deveriam ser 4 e ter cada uma 2 cromossomos, pois seriam o resultado de uma meiose. d) A célula-mãe deveria ter 4 cromossomos e cada célula-filha 4 cromossomos, pois seriam o resultado de uma mitose. e) A célula-mãe deveria ter 2 cromossomos e as células filhas 2 cromossomos, pois seriam o resultado de uma meiose.
  • 4. (UNIRIO) A figura representa o ciclo celular e um diagrama da duração das diferentes etapas desse ciclo em determinadas células. Quanto tempo é necessário para que essas células dupliquem o seu DNA? a) 2 horas e 30 minutos. b) 3 horas. c) 4 horas. d) 6 horas e 30 minutos. e) 9 horas.
  • 5. (PUC-SP) Na aula de Biologia, o professor fez a seguinte afirmação: "A produção de ribossomos depende, indiretamente, da atividade dos cromossomos. Em seguida pediu a seus alunos que analisassem a afirmação e a explicassem. Foram obtidas cinco explicações diferentes, que se encontram a seguir citadas. Assinale a única afirmação correta: a) os cromossomos são constituídos essencialmente por RNA ribossômico e proteínas, material utilizado na produção de ribossomos. b) os cromossomos são constituídos essencialmente por RNA mensageiro e proteínas, material utilizado na produção de ribossomos. c) os cromossomos contém DNA; este controla a síntese de RNAr que formarão o nucléolo e que, posteriormente, farão parte dos ribossomos. d) os cromossomos são constituídos essencialmente por RNA transportador e proteínas, material utilizado na produção de ribossomos. e) os cromossomos, produzidos a partir do nucléolo, fornecem material para a organização dos ribossomos.
  • 6. (UFPB) O esquema a seguir representa as principais etapasda respiração celular. Analisando-o, é correto afirmar que a(s) etapa(s): a) I ocorre na matriz mitocondrial. b) II ocorre no citoplasma celular. c) III ocorre nas cristas mitocondriais. d) I e II ocorrem no citoplasma celular. e) I, II e III ocorrem nas mitocôndria
  • 7. (UFG) Com relação à respiração e à fermentação, podemos afirmar que: a) obtém-se glicose por esses processos. b) em ambos os processos há formação de ácido pirúvico. c) na respiração anaeróbica ocorre participação do oxigênio. d) a respiração aeróbica produz menos ATP que a fermentação. e) esses processos consomem mais energia do que produzem
  • 8. (Fatec-SP) Analise o texto abaixo e assinale a alternativa que contém os termos que preenchem corretamente os espaços (I), (II), (III) e (IV). “O controle das características fenotípicas dos seres vivos é feito pelos (I) através do comando da síntese de (II). No processo de elaboração de uma proteína ocorrem as etapas de transcrição e (III). A primeira etapa forma a molécula de (IV) contendo a mensagem genética e a segunda etapa é responsável pela produção da proteína.” a) ribossomos, proteínas, tradução, RNA transportador. b) ribossomos, aminoácidos, duplicação, RNA ribossômico. c) genes, aminoácidos, duplicação, RNA mensageiro. d) genes, proteínas, tradução, RNA mensageiro. e) genes, aminoácidos, cópia, RNA ribossômico.
  • 9. (UEM 2012) O termo lipídio designa alguns tipos de substâncias orgânicas cuja principal característica é a insolubilidade em água e a solubilidade em certos solventes orgânicos. Sobre esse assunto, é correto afirmar que: 01) Os lipídios são constituídos de ácidos graxos e glicerol. 02) os lipídios exercem importante papel na estocagem de energia, na estrutura das membranas celulares e na ação hormonal. 04) os fosfolipídios apresentam, além de ácido graxo e glicerol, um grupo fosfato. 08) os lipídios são compostos orgânicos formados pela polimerização de ácidos carboxílicos de cadeias pequenas. 16) os carotenoides são lipídios importantes para os animais, por participarem da formação da vitamina A.
  • 10. (UEM 2012) A poluição dos córregos por resíduos tóxicos de fábricas e fazendas é um problema grave na China. No dia 25/01/2012, a agência estatal chinesa de notícias Xinhua divulgou a seguinte notícia: “Poluição de rio na China leva população a estocar água. Níveis de cádmio no rio Longjiang chegaram a três vezes o limite oficial. Poluição de córregos por resíduos tóxicos é um problema grave no país.” Sobre o assunto, assinale o que for correto. 01) Do ponto de vista da cadeia alimentar, as espécies de organismos do rio que mais acumularão metais pesados serão os produtores e os consumidores primários. 02) Devido aos despejos dos resíduos tóxicos das fábricas e fazendas nesse rio, com o passar do tempo, ocorrerá aumento na quantidade de bactérias anaeróbicas e o consequente aumento na quantidade de oxigênio. 04) Metais pesados, como o cádmio, são produtos não biodegradáveis e prejudicam o meio ambiente por se acumularem nos tecidos dos organismos e se concentrarem ao longo das cadeias alimentares, acarretando sérios problemas de saúde. 08) Os metais apresentam baixa energia de ionização, permitindo maior mobilidade dos elétrons, com consequente condução da corrente elétrica. 16) O lançamento, no ambiente, de substâncias ou agentes físicos perigosos à saúde humana e de outros organismos é chamado de eutrofização.
  • 11. Pesquisadores de alguns centros de pesquisa brasileiros, utilizando técnicas de engenharia genética, obtiveram, recentemente, plantas que produzem proteínas humanas, entre as quais o hormônio do crescimento (GH). Estas plantas são chamadas transgênicas. Considere estas informações e assinale a opção incorreta: a) O gene para a produção de GH é, em geral, introduzido no plasmídeo antes de sua introdução na célula vegetal. b) a utilização de células vegetais diminui a possibilidade de contaminação humana por vírus animais. c) Antes de se obter a planta produtora de GH é necessária a produção do DNA recombinante. d) O RNA mensageiro, relacionado ao GH, quando introduzido na célula vegetal é transcrito em DNA na presença da enzima transcriptase vegetal. e) O DNA relacionado à síntese do GH pode ser obtido a partir do RNA mensageiro.
  • 12. Porcos têm sido criados transgenicamente para que seus órgãos possam ser transplantados em homens; cientistas desenvolvem ovelhas "autotosquiáveis", isto é, a lã cai sozinha no devido tempo; genes de galinha são introduzidos em batatas, deixando os vegetarianos confusos com a perspectiva de cruzar animais com plantas... A citação anterior mostra avanços da Engenharia Genética. Assinale a(s) proposição(ões) VERDADEIRA(S) sobre a transgenia e suas implicações com relação à saúde e ao meio ambiente. (01) Cientistas interferem na evolução natural das espécies, alterando geneticamente animais e plantas. (02) Os genes transferidos permitem ao organismo receptor produzir substâncias que nunca produziriam em condições naturais. (04) Os alimentos transgênicos não representam nenhuma ameaça à saúde humana, e por isso não necessitam ser testados em outras espécies de animais, antes de chegarem ao homem. (08) a produção de insulina, a partir de transferência de genes humanos para bactérias, que passam a produzir esse hormônio, é uma das experiências bem sucedidas da transgenia. (16) Os organismos transgênicos são aqueles que recebem segmentos de DNA da mesma espécie. (32) É fundamental o estabelecimento de limites, tanto por parte dos cientistas como dos governantes, para que as manipulações genéticas não resultem em impactos ambientais irreversíveis.

×