• Like
Ccrhtle1
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

Published

 

  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
240
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
8
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA CINÉTICA E CALCULO DE REATORES HETEROGÊNEOS AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS Variáveis operacionais. As variáveis operacionais dos processos quantificam as evoluções destes e os posicionam quanto às suas eficiências. 1) Um processo químico é equacionado por, 2A + B 3P + 1/2Q. Conhecidos CAo e CBo as concentrações iniciais dos reagentes, apresentar as expressões das frações de conversão de A e B, e as relações entre concentrações e frações de conversão. Expressar os rendimentos e seletividades e suas relações com as frações de conversão. 2) A síntese da amônia (N2 + 3H2 2NH3 ) é processada em reator catalítico de leito fixo. O rendimento do processo expresso pelo rendimento em amônia é dado por RNH3 = CNH3/C0 ; Co = CN2o + CH2o . Apresentar a relação entre o rendimento e a conversão do nitrogênio. 3) A desidratação do etanol (ETOH ETENO + H2O) é processada a 300º.C e 1 atm em um reator tubular de leito fixo gás-sólido contendo grãos catalíticos esféricos. Expressar a relação entre a conversão do etanol e o rendimento em eteno, entre a conversão e a seletividade em eteno. Aspectos cinéticos dos processos. A etapa ou etapas controladoras de um processo são identificadas por suas ocorrências com menores velocidades relativamente às outras etapas. 4) Em um processo químico homogêneo representado pelas reações: CO + 3H2 CH4 + H2O (metanação) e CO + H2O CO2 + H2 (deslocamento do hidrogênio da água), a etapa controladora é a produção de hidrogênio. Assim, a taxa de reação da produção do metano pode ser expressa por rCH4 = kCCOCH2O. Explicar. 5) Em um processo heterogêneo gás-líquido produz-se tri-cloro benzeno, fazendo-se reagir cloro gasoso com benzeno líquido. Cloro dissolve-se no benzeno, migra para o seio deste líquido e lá reage. Identifique as etapas físicas e/ou químicas do processo. Escolha uma delas para ser a etapa controladora do processo. Proponha uma taxa global para o processo. 6) Em um processo heterogêneo trifásico, tal como a hidrogenação do óleo de soja com catalisador sólido para a produção de margarina, identificar as fases presentes e suas composições Estabelecer um escala de concentração (superior, média, inferior) do hidrogênio em cada fase. Justificar.
  • 2. AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS - RESPOSTAS Variáveis operacionais. As variáveis operacionais dos processos quantificam as evoluções destes e os posicionam quanto às suas eficiências. 1) 2) 3) Aspectos cinéticos dos processos. A etapa ou etapas controladoras de um processo são identificadas por suas ocorrências com menores velocidades relativamente às outras etapas. 4) 5) 6)
  • 3. This document was created with Win2PDF available at http://www.win2pdf.com. The unregistered version of Win2PDF is for evaluation or non-commercial use only. This page will not be added after purchasing Win2PDF.