Latinoware relatório

694 views

Published on

Relatório aos patrocinadores do Latinoware 2010

Published in: Technology
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
694
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
5
Actions
Shares
0
Downloads
1
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Latinoware relatório

  1. 1. Relatório de Comprovação de Patrocínio
  2. 2. 10 a 12 de Novembro de 2010Parque Tecnológico Itaipu |Foz do Iguaçu | Paraná
  3. 3. Patrocinadores
  4. 4. Apoios e Parcerias
  5. 5. A Latinoware A Latinoware é um evento sobre tecnologia da informação e comunicação em software livre e da integração latino-americana, aberto à comunidade, usuários, desenvolvedores, estudantes, pesquisadores, representantes governamentais e da iniciativa privada e a todos que queiram contribuir com a expansão do conhecimento em favor do desenvolvimento econômico e social auto-sustentado do continente. Esse evento tem por objetivo abrir espaço para discussões e reflexões sobre a utilização do software livre na América Latina, apresentando ferramentas, promovendo palestras, oficinas, sessões técnicas, divulgando casos de sucesso e iniciativas nessa área.
  6. 6. VII Conferência Latino-Americana de Software Livre A sétima edição da Latinoware teve como atrações uma extensa grade de palestras, oficinas, sessões técnicas e apresentações de casos de sucesso sobre as novas tecnologias da informação e comunicação. O evento foi realizado de 10 a 12 de novembro de 2010, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), localizado na Usina de Itaipu em Foz do Iguaçu – Paraná. Para isso, a programação da Latinoware 2010 contou com cerca de 184 atividades, dentre elas: • Conferências: conduzidas por especialistas nacionais e internacionais que tiveram por objetivo estimular o debate de temas relacionados ao software livre; • Grupos de trabalho, oficinas e minicursos: abordam temas e caminhos metodológicos estratégicos para promover e divulgar soluções em software livre; • Feira de Integração: abarcando áreas para o lançamento de livros e materiais de apoio a programas e projetos em software livre, tecnologias sustentáveis, patrocinadores, promotores e espaços culturais.
  7. 7. As InstalaçõesParque Tecnológico Itaipu Criado em 2003 pela Itaipu Binacional, o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) tem como missão compreender e transformar a realidade da Região Trinacional do Iguassu: Argentina, Brasil e Paraguai, articulando e fomentando ações voltadas ao desenvolvimento econômico, científico e tecnológico, com foco em soluções voltadas à água, energia e turismo. O Parque Tecnológico Itaipu (PTI) dá exemplo quando o assunto é software livre. Desde que foi inaugurado, o Parque tem suas atividades na área de informática baseadas na utilização do software livre. Hoje, nas estações de trabalho, 90% utilizam Linux e BrOficce e 91% dos servidores corporativos utilizando software livre tanto para trabalhos diários como para projetos.
  8. 8. O ambiente rústico da Latinoware 2010 Há 30 anos, funcionava no local que abrigou os espaços de plenárias e a feira de exposição da Latinoware 2010, um dos quatro enormes refeitórios usados durante a construção da Usina Hidrelétrica de Itaipu. Os refeitórios serviam 40 mil barrageiros responsáveis pela construção da Usina que consumiam, em média, 27 toneladas de alimentos por dia. As cozinhas industriais eram gigantescas, com panelões que comportavam 500 litros cada, permitindo cozinhar duas sacas de arroz em cada um deles. Em um só dia eram preparados 5.000 quilos de frango. Em junho de 1978 os refeitórios bateram o recorde de distribuição de alimentos no canteiro de obras: serviram 1.304.466 refeições no mês. O prédio foi recentemente restaurado, mas a originalidade do espaço foi mantida. As calçadas foram regularizadas e, em vez de janelas de vidro, o local possui lonas translúcidas. A preocupação foi manter a imagem rústica da construção. Ao todo, são 1.650 m² divididos entre espaço para exposição, com cerca de 900 m², quatro salas para palestras, duas com capacidade de 120 pessoas e duas para 80 pessoas, e salas de apoio.
  9. 9. PalestrasA Latinoware contou com 160 palestras e 20minicursos, com os seguintes temas: Redes Sociais,Desenvolvimento Ágil, Engenharia de Software,Modelos de Negócios, Acessibilidade,Mobilidade, Computação em nuvem, Linguagens eframeworks, Desktop, Geoprocessamento,Computação Gráfica, Jogos, Distribuições,Virtualização, Escritório Livre, Infraestrutura,Educação, Inclusão Digital, Segurança, Multimídia,Banco de Dados, Gestão de Conteúdo. Estesmesmos temas foram tratados no portal daLatinoware, por meio de várias matérias eentrevistas feitas com os palestrantes antes edurante o evento.
  10. 10. Palestrantes de 14 países estiveram presentes na Latinoware: Brasil, Paraguai, Argentina, Estados Unidos, Chile, Peru,Uruguai, Alemanha, Bélgica, Colômbia, Equador, Espanha, França e Ucrânia.
  11. 11. Um evento ecologicamente correto A Latinoware terá, pela primeira vez, suas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) compensadas pelo programa Recompense. O serviço será prestado pela empresa Palmares Geoprocessamento e Análise Ambiental, incubada no PTI. O Recompense (Programa de Redução e Compensação de Emissões de Gases de Efeito Estufa) consiste no levantamento e quantificação de carbono (CO2) emitido na atmosfera, com base no GHG Protocol, uma ferramenta científica que permite analisar o conjunto das emissões geradas pelas atividades de uma empresa, setor econômico, produto, evento e até mesmo pessoa física. A partir dessa quantificação, a Palmares elabora um plano de redução e um de compensação das emissões, que é feita por meio do plantio de árvores nativas. A empresa programou ações de redução das emissões de gases de Efeito Estufa. Para isso, dois agentes ambientais passaram os três dias recolhendo o material inutilizado e separando para triagem. Havia lixeiras identificadas para separar plástico, papel e material orgânico. Além disso todo o material gráfico da Latinoware foi impresso em papel reciclado.
  12. 12. Os dados apresentados para esta edição revelaram a emissão de 73 toneladas de carbono, que serãocompensadas por meio do plantio de 600 mudas de árvores nativas em área degradada do município.
  13. 13. PúblicoO evento reuniu 3.125 participantes, de 20 países e de todos os estados brasileiros.
  14. 14. Espaço de Exposição O evento contou com um espaço para exposição de 900 m², divididos em 48 estandes. Os patrocinadores, apoiadores e as comunidades puderam demonstrar seu produtos e serviços.
  15. 15. Eventos Paralelos• A Itaipu Binacional, em parceria com a Oscip BROffice.org, implantou um Centro de Excelência em Software Livre (CESL) no Parque Tecnológico Itaipu (PTI). O anúncio da parceria foi feito na quarta-feira (10), durante a abertura da VII Conferência Latino Americana de Software Livre (Latinoware) pela Superintendente de Informática da Itaipu, Marli Portella. A ideia do projeto é ter um núcleo de pesquisa, desenvolvimento e inovação, visando dar suporte ao desenvolvimento do BROffice.org, Internacionalmente Libre Office. Essa parceria visa ampliar a posição do Brasil com relação ao efetivo desenvolvimento do software livre, migrando de uma posição de usuários para produtores de tecnologia. Também busca incentivar a sinergia com o desenvolvimento internacional, ao mesmo tempo em que combate a evasão de divisas relacionadas ao pagamento de royalties.• A comunidade de software livre do Paraguai usou o ambiente do evento para fazer seu segundo encontro nacional.
  16. 16. • Lançamento do framework Java free , realizado na noite do dia 10 de novembro.• IWEEE 2010 : a Latinoware 2010 sediou, pela primeira vez, o IWEEE – Internacional Workshop on e-Health in Emerging Economies (Workshop Internacional sobre e-Saúde em economias emergentes), com a participação de especialistas e representantes dos governos do Brasil, Paraguai, Argentina, Chile, Nigéria e Espanha. Durante todo o dia 12, os palestrantes convidados exibiram ao público presente cases de sucesso e perspectivas sobre os projetos desenvolvidos na área de saúde em seus países de origem. Todos os programas apresentados são softwares livres voltados, exclusivamente, para a área de medicina.
  17. 17. AberturaA abertura oficial da 7ª Conferência Latino-Americana de Software Livre – Latinoware 2010, foi realizadano dia 10 de novembro, às 19h, no Espaço Brasil.Durante a abertura, o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Jorge Samek, destacou o uso dainformática como recurso de desenvolvimento e integração de países da América Latina.A cerimônia contou com especialistas em programas de código aberto, estudantes e representantes deórgãos públicos e privados de diferentes países latino-americanos. Em comum nos discursos protocolares, aexaltação ao software livre e à própria conferência.O diretor do Departamento de Governo Eletrônico, do Ministério do Planejamento, João Batista Ferri deOliveira, acredita que a Latinoware “é uma oportunidade para receber ideias e levá-las para a secretaria.Assim, o governo pode tratar o software livre com mais robustez, para que se tenha um processoinstitucionalizado”, analisou.
  18. 18. Comunicação Visual• 2 unidades: banner de boas-vindas – Formato 3 x 2 m;• 1 unidade: banner fachada secretaria – Formato 10 x 1 m;• 1 unidade: banner fundo de sala – Formato 7 x 4,50 m;• 3 unidades: banner fundo de sala – Formato 11 x 4,50 m ;• 2 unidades: banner fundo de palco – Formato 3,45 x 3,50 m;• 16 unidades: adesivo telecentro – Formato 1,50 x 2 m..
  19. 19. Material Gráfico• 3000 unidades: programação do evento;• 200 unidades: crachá de palestrante;• 150 unidades: crachá de apoio;• 100 unidades: crachá de expositor;• 50 unidades: crachá de imprensa.
  20. 20. Visibilidade A repercussão nas redes sociais, em especial no Twitter, confirma o sucesso que foi a Latinoware 2010. A busca por conversações na web, por meio do Samepoint (http://www.samepoint.com) mostra que o termo “Latinoware 2010” esteve presente em 6.370 posts distintos (dados de 18 de novembro de 2010). Plano de Mídia • Site Latinoware Cerca de 700 acessos diários; De 04/10/2010 a 04/11/2010 foram 20.656 acessos De 9 a 13/11/2010 – 9.788 acessos • Redes Sociais Twitter, aproximadamente 1100 seguidores; Identica, com cerca de 106 seguidores; Comunidades no Facebook e no Orkut;
  21. 21. • Blogs e PortaisDivulgação em Portais e Blogs de comunidades e grupos de usuários, como: Projeto SoftwareLivre Brasil, BR Linux.org, Viva Linux, Ubuntu, Demoiselle, PHP Brasil, 4Linux, Linux Solutions,Debian, Fedora entre outros.• Mídia EspecializadaDivulgação em revistas e sites especializados, como: IDG Now, Revista Linux Magazine, RevistaBrOffice, Revista Espírito Livre, site Mundo Geo entre outros.• Mídia GeralDivulgação em veículos de comunicação regionais e nacionaisDivulgação e-marketing: 90 mil cadastros.• EventosDivulgação em Eventos relacionados: Fisl, Conseg e LinuxConDivulgação em Instituições de Ensino Técnico e Superior.
  22. 22. www.latinoware.org

×