AAP2

504
-1

Published on

Published in: Education

AAP2

  1. 1. CURSO DE ACUPUNTURA AURICULAR CHINESA APLICADA A PEDIATRIA 2ª. aula
  2. 2. Revisão da 1ª. Aula:  “Qi” é a energia vital dos humanos  “Yin Yang” são as duas polaridades do “qi”, como na eletricidade, negativa e positiva  Os cinco elementos estão relacionados com os nossos órgãos e vísceras.
  3. 3. Metal  Refere-se ao Pulmão e ao Intestino Grosso.  Está relacionado com a tristeza.  Ao utilizarmos os pontos do pulmão e intestino grosso podemos tratar: tristeza, ansiedade, melancolia, asma, bronquite e dermatites em geral.
  4. 4. Água  Refere-se aos rins e a bexiga.  Está relacionado com o medo, pânico e insegurança.  Ao utilizarmos os pontos dos rins e da bexiga podemos tratar: insegurança, melancolia, transtornos urinários, dores lombares, pânico, síndrome do pânico, problemas de crescimento, problemas nos ossos, etc.
  5. 5. Madeira  Está relacionado com o fígado e a vesícula biliar.  As emoções que afetam são a raiva e a culpa.  Ao utilizarmos os pontos do fígado e da vesícula biliar poderemos tratar: má digestão, azia, queimação, gases, problemas hormonais, irritabilidade, depressão, melancolia, relaxamento muscular, mau hálito, etc.
  6. 6. Fogo  Está relacionado com o coração e o intestino delgado. Também estará relacionado com o triplo-aquecedor e o pericárdio.  A emoção que afeta esse elemento é a alegria excessiva, ou a falta dela.  Ao utilizarmos os pontos do coração e intestino delgado trataremos: problemas circulatórios, ansiedade, hiperatividade, tristeza, prisão de ventre, etc.  Utilizando os pontos do pericárdio e do triplo-aquece-  dor poderemos tratar: ansiedade, prisão de ventre, fezes secas, gases, metabolismo dos órgãos internos, etc.
  7. 7. Terra  Está relacionado com o baço-pâncreas e o estômago.  A emoção que os afetam é a preocupação.  Ao utilizarmos os pontos do baço, pâncreas e estômago conseguiremos tratar: problemas hormonais, problemas digestivos, prisão de ventre, irritabilidade, ansiedade, diabetes, stress, depressão, relaxamento, gastrites, úlceras, etc.
  8. 8. Shen A expressão “shen”, segundo a Medicina Chinesa, refere-se à mente, aos pensamentos, consciência, enfim, a toda atividade mental. Essa é uma tradução relativa. Mas, a ampliação da palavra e seu significado para a saúde não é objetivo deste estudo. Várias atividades estão relacionadas com o Shen: o sono, a percepção, as emoções, como a raiva, alegria, preocupação, medo e tristeza estão relacionadas com sua função. Assim, ao tratar um paciente acometido de problemas emocionais, independente da situação, usaremos pontos com o nome Shen. Nesse caso, para a Acupuntura Auricular, só há um ponto, o Shen Men, localizado na fossa triangular.
  9. 9. FISILOGIA BÁSICA CHINESA
  10. 10. Fisiologia básica... No momento da concepção os espermatozóides (yang) dos homens e os óvulos (yin) das mulheres se fundem formando uma só célula de característica yin-yang que se multiplicará e formará um ser humano. A partir do momento da concepção o bebê passa a receber o “jing qi”.
  11. 11. Fisilogia básica: Jing Qi Jin Qi é a energia inata. Aquela que recebemos de nossos pais. É através dela que ocorrem as “organizações ulteriores e a estruturação do sistema nervoso, muscular e ósseo”. Também começam a serem formados os primeiros meridianos. O conhecimento sobre esse assunto deve nos ajudar a nunca esquecer dos fatores hereditários. Procurar conhecer a história dos pais e dos avós com o objetivo de tratar e prevenir problemas do(a) nosso(a) pequeno(a) paciente.
  12. 12. Fisiologia básica: etapas do crescimento Homem Nesse tópico, salientaremos apenas as idades relacionadas com o crescimento das crianças e adolescentes:  Aos 8 anos a energia dos rins é próspera. Excelente época para tratamentos de crescimento.  Aos 16 anos a energia dos rins é ainda mais próspera, e é nessa época que o esperma do homem passa a ser bom o suficiente para gerar um filho.
  13. 13. Fisiologia básica: etapas do crescimento Mulher  Aos 7 anos a energia dos rins é próspera: os ossos estão fortes, os dentes mais estruturados, os cabelos brilhantes e com ótimo crescimento.  Aos 14 anos as substâncias necessárias para o crescimento se tornam fortes e a mulher passa a desenvolver a sua função reprodutora. O canais de energia (meridianos) Ren e Chong passam a se desenvolver e a serem postos a prova em sua função de desenvolvimento do útero e hormônios.  Um pouco depois dos 14 anos a mulher se encontra em condições de reprodução.
  14. 14. Fisiologia básica: etapas do crescimento das mulheres Canal Ren Mai Canal Chong Mai
  15. 15. Acupuntura Auricular Chinesa: revisão A Acupuntura Auricular Chinesa apresenta algumas pequenas diferenças da Acupuntura Auricular Francesa com respeito à localização dos pontos, formas mais complexas de diagnóstico e tratamento. Nesse curso não visamos uma explicação mais detalhada dessas diferenças, pois acreditamos no conhecimento parcial do aluno sobre o assunto.
  16. 16. Anatomia Auricular: revisão
  17. 17. Pontos Principais Para Pediatria segundo a Anatomia Auricular Lóbulo: - Olho - Analgesia dentária (para crescimento dos dentes, dores na face, garganta, extração de dentes, etc) - Garganta: inflamações, etc
  18. 18. Hélix (Hélice)  Fígado: indicado para acidez, má digestão, irritabilidade, dificuldade de ir aos pés, dores sem motivo, irritação nos olhos, problemas na visão etc.  Genitália: Pênis ou vagina; dores; dificuldade para urinar; alergia.  Ânus: dores; dificuldade de ir aos pés; hemorróidas, etc.
  19. 19. Raiz do Hélix  Ponto Zero: diafragma; relaxamento; sistema digestivo; Stress; depressão; problemas Respiratórios; etc.  Estômago: digestão; stress; depressão; dificuldade para viver com as pessoas; não aceita as ordens dos pais ou mais velhos; gastrite; ulcera; aftas.
  20. 20. Concha Cimba  Intestino Grosso (IG): proble- mas digestivos; dificuldade de ir aos pés; etc.  Intestino Delgado (ID): o mesmo do anterior.  Rins: revitalizador; calmante; melhora o medo e o pânico; estimu- lante geral; sistema urinário; crescimento; ossos; dor nos ossos; dor do crescimento; etc.  Relaxamento: stress; insônia; depressão; ansiedade; dificuldade para ir aos pés, etc.  Pâncreas: diabetes; stress; depressão; hiperatividade; má digestão; má circulação; falta de apetite; excesso de apetite; emagrecimento; etc.
  21. 21. Concha Cava  Pulmão: tristeza; problemas respiratórios; asma; bronquite; Pneumonia; renite; dores no peito; dermatites em geral; etc.  Triplo-Aquecedor (TA): meta- bolismo dos órgãos; fezes se- cas; revitalizante; cicatrizante; melhora a circulação; peristaltismo; Etc.  Fígado: a mesma função do ponto do fígado no Hélix;  Coração: ansiedade; taquicardia; depres- são; stress; melhora a circulação; dificuldade de ir aos pés; etc.  Sistema endócrino: trabalha os hormônios; ótimo para a digestão; preocupação; depressão; irritabilidade; má cir- culação; crescimento dos órgãos genitais; nódulos; emagreci- mento; etc.
  22. 22. Trago  Boca: controlador da fome; aftas; gengivite; etc.  Ouvido: problemas do ouvido.  Hipertensão: irritabilidade; emotividade; hipertensão; stress; ansiedade; taquicardia; etc.
  23. 23. Incisura Intertrágica  Glândula adrenal: stress; ansiedade; de- pressão; síndrome do pânico; metabolismo dos rins; fome exces- siva; etc.
  24. 24. Anti-trago  Pingchuan: todos os proces- sos inflamatórios.
  25. 25. Anti-Hélix  Joelho: dores do crescimento; gonartrose.  Coluna lombar: problemas na região lombar; dificuldade de ir aos pés; cólicas menstruais em meninas até 14 anos; etc.  Tireóide: emagrecimento; diabetes; depressão; irritabilida- de; dificuldade visual; oscilação de humor; dores generalizadas; hipocon- drismo; etc.  Coluna cervical: tensão nervosa; dores na região; enxaqueca; cefaléia; hipertensão; vertigens; insônia; etc.
  26. 26. Fossa Triangular  Shen Men: processos emo- cionais, como depressão, stress, ansiedade; processos inflamatórios; metabolismo dos órgãos internos; etc.  Pingchuan: processos infla- matórios.  Simpático: processos emocionais; problemas digestivos; equilíbrio; etc.
  27. 27. Questões  Em problemas de dores generalizadas, com sintomas de depressão, irritabilidade e hiperatividade infantil, porque usaremos o ponto do Fígado?  Ao tratarmos a tristeza, qual o elemento que não devemos nos esquecer?  Qual a função do ponto dos Rins?  O que é o Jing Qi, e por que deve nos interessar?  Qual a função do Pingchuan?  Dentro da fisiologia chinesa, qual o primeiro órgão que se manifesta? Por que isso é importante?  Quais os principais pontos que usaremos nas conchas simba e cava para os tratamentos pediátricos?  Qual é a função do ponto da Glândula Adrenal?  Qual é a importância do ponto TA (Triplo-Aquecedor), e qual a sua localização?  Qual é a melhor idade para se tratar crescimento nos meninos?
  28. 28. Questões  Quais são os pontos escolhi- dos?  Que tipo de tratamento está sendo feito nesse caso?
  29. 29. Questões  Que pontos são esses, e em que parte do pavilhão auricular se encontram?  Que tipo de tratamento está sendo feito aqui?
  30. 30. Questões  Demonstre quais pontos você escolheria para tratar a má digestão. Não precisa usar a figura. É só escrever quais pontos você usa- ria. Favor, não usar o protocolo do livro do Prof. Marcelo nem qual- quer outro.
  31. 31. Questões  Na foto ao lado foi exemplifica- do um tratamento para as dores do crescimento, especialmente comuns nos meninos. Identi- fique os pontos, e especifique por que você acha que foram usados. Também identifique os dois pontos que não são necessários nesse tipo de tratamento.
  32. 32. Questões  Esse modelo ao lado é um exemplo de tratamento para problemas digestivos. Dois pon- tos nele estão com a localização errada. Identifique-os.
  33. 33. Esclarecimento  Todas as questões propostas no curso são para estimular a capacidade de raciocínio do aluno. Nem sempre haverá um esclarecimento prévio mais profundo de todas as questões, exatamente para estimular o raciocínio. Mas, todas as questões estão com explicações no curso enviado pela Internet e no cd. Raciocinar corretamente fará toda a diferença no êxito de seus tratamentos!  É necessário que o aluno envie as respostas dessas perguntas via on-line para correção de entendimento, de preferência, até a quinta-feira da semana.  O não envio das respostas indica que o aluno não está estudando. O professor não pode se responsabilizar pelos alunos que não estudam, e, depois, na prática clínica, tem dificuldades!  Os cursos on-line somente são de proveito quando há real interesse do aluno. Não é fácil estudar. Muito menos estudar on-line. É preciso a mesma dedicação de uma sala de aula! Bom curso! Um forte abraço a todos!
  1. A particular slide catching your eye?

    Clipping is a handy way to collect important slides you want to go back to later.

×