O cubismo
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

O cubismo

on

  • 544 views

 

Statistics

Views

Total Views
544
Views on SlideShare
544
Embed Views
0

Actions

Likes
0
Downloads
6
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

O cubismo O cubismo Presentation Transcript

  • CUBISMOProf.ª CELSIANA BARROS
  • PRA SABER! UM DOS PRINCIPAIS PONTOS DE MUTAÇÃO DA ARTE DO SÉC. XX, O CUBISMO DUROU COMO FORMA PURA DE 1808 A 1914. O ESTILO RECEBEU ESSE NOME A PARTIR DO DESDÉM IRÔNICO DE MATISSE AO VER UMA PAISAGEM DE GEORGES BRAQUE COMO NADA ALÉM DE “CUBINHOS”.
  • CARACTERÍSTICAS GERAIS Eliminação de elementos subjectivamente supérfluos "Assassinato" da anatomia Ritmo Realidade convencional em libertação. Geometrização lógica das formas naturais Motivo (objecto/pessoa/paisagem) representado através de perspectivas múltiplas Dissecação do objecto e sua recomposição, fazendo surgir um novo objecto Rejeição da cor e uso de tons neutros Formas fragmentárias e fragmentadas Abstracção Não só acentua o caráter de destruição mas acrescenta construção. Abolição da cópia na arte. Introdução de elementos inusitados, como sinais tipográficos, colagem de papeis, tecidos, cartazes...
  •  O pontapé inicial da revolução artística denominada Cubismo foi o quadro "Les Demoiselles d’Avignon", que Pablo Picasso pintou em 1907, com influências de máscaras africanas. A tela retrata cinco prostitutas nuas em um bordel.
  • EMBORA OS QUATRO“VERDADEIROS”CUBISTAS -PICASSO, BRAQUE, GRISE LÉGER- QUEBRASSEMOS OBJETOS EMPEDAÇOS, QUE NÃOERAM PROPRIAMENTECUBOS, O NOMEPEGOU.
  • O movimento cubista surgiucomo um dos principaispontos de mutação da artedo século XX, e liberou aarte ao estabelecer, naspalavras do pintor cubistaFernand Léger, que“a arteconsiste em inventar, enão em copiar”.
  •  O cubismo rompeu com o passado ao instaurar na arte uma nova concepção de espaço plástico no achatamento do espaço pela superposição dos planos do objeto, com este ganhando uma nova feição figurativa. 
  • FASES DO CUBISMO  CUBISMO ANALÍTICO  CUBISMO SINTÉTICO
  • CUBISMO ANALÍTICO O CUBISMO ANALÍTICO FOI CHAMADO ASSIM POR QUE ANALISAVA AS FORMAS DOS OBJETOS, PARTINDO- OS EM FRAGMENTOS E ESPALHANDO-OS PELA TELA.
  • COMPARE!!! Picasso Retratos de Ambroise Vollard
  •  A pintura analítica é representada em uma gama quase monocromática, usando apenas marrom, verde, e mais tarde cinza, a fim de analisar a forma sem a distração das cores. Decompondo a obra em partes, o artista registra todos os seus elementos em planos sucessivos e superpostos, procurando a visão total da figura, examinando-a em todos os ângulos no mesmo instante, através da fragmentação dela.
  • CUBISMO SINTÉTICO Braque e Picasso inventaram uma nova forma de arte, chamada de colagem. Entre 1912 e 1914 juntamente com o pintor espanhol Juan Gris, eles incorporaram letras em estêncil e tiras de papel às pinturas.
  • Veja !  Na fase sintética pretendia-se dar uma imagem sintética dos objetos, das suas formas essenciais e da sua matéria. De 1912 a 1914, o cubismo sintético ou de colagem – “papier collé” - constrói quadros com jornais, tecidos e objetos, além de tinta.
  • Reagindo à excessiva fragmentação dos objetos eà destruição de sua estrutura, basicamente, essatendência procurou tornar as figuras novamentereconhecíveis. Foi chamada de Colagem porqueintroduz letras, palavras, números, pedaços de madeira,vidro, metal e até objetos inteiros nas pinturas, asassemblages. Essa inovação pode ser explicada pelaintenção dos artistas em criar efeitos plásticos e deultrapassar os limites das sensações visuais que apintura sugere, despertando também no observador assensações táteis.
  • CONCLUSÃO A QUALIDADE PROVOCATIVA DE TODA ARTE CUBISTA DERIVA DA AMBIVALÊNCIA ENTRE A REPRESENTAÇÃO E A ABSTRAÇÃO.O CUBISMO ENVIA UMA VISÃO MULTIFACETADA COMO UM OLHO DE MOSCA, DA REALIDADE.“NÃO É UMA REALIDADE QUE SE POSSA PEGAR COM AS MÃOS. É MAIS COMO UM PERFUME”, DISSE PICASSO. “O AROMA EATÁ EM TODO LUGAR, MAS NÃO SE SABE BEM DE ONDE VEM.”
  • REFERÊNCIAS STRICKLAND, Carol. Arte Comentada: da pré-história ao pós-moderno; tradução Angela Lobo de Andrade-Rio de Janeiro: Ediouro, 2004. <http://julirossi.blogspot.com.br>