Apresentação power point

295 views

Published on

Atividade para a disciplina Tecnologias e Mídias - UFMG

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
295
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
82
Actions
Shares
0
Downloads
1
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Apresentação power point

  1. 1. Sarah Carvalho
  2. 2. Um dos desafios da pedagogia da virtualidade é superar a cultura do silêncio, mediante uma criação de círculos na cibercultura.
  3. 3. A pedagogia da virtualidade está apoiada na apropriação tecnológica em razão dos princípios da educação popular, que objetiva o encaminhamento para a conformação de uma sociedade aberta e democrática que, por sua vez, deve sustentar-se na ética e na vontade política dos sujeitos.
  4. 4. Projeto pedagógico em rede Para um projeto pedagógico em rede deve ser considerado : ○ estabelecer denominadores comuns mínimos entre os membros da equipe que trabalha para a instituição, ○ prever o trabalho entre as instituições, ○ fazer o planejamento operacional básico num trabalho multidisciplinar especializado que inclua a decisão sobre o software.
  5. 5. ○ deve considerar aspectos simbólicos das necessidades dos usuários, dos participantes e do contexto,  a partir do que deve ser efetuada uma análise exaustiva do tipo metodológico, tanto de maneira linear quanto transversal, de elaboração e de implementação do projeto, que envolva os conhecimentos bem como a plataforma escolhida.
  6. 6. ○ deve ser dada especial ênfase à comunicação com a equipe e também com os estudantes, por intermédio dos espaços virtuais criados para tal fim,  [textos escritos, imagens, sons, áudio, links, fóruns, encontros em tempo real (chat), videoconferências, animações e simulações], j - já que a participação dos estudantes pode ativar o potencial dos sujeitos envolvidos.
  7. 7. Geração Y É a atual geração de estudantes, marcada por ter acesso ao conhecimento e á informação, pois praticamente nasceu com o acesso à internet disponível dentro de suas casas. ○ Em um simples clique, sites abordando qualquer tipo de assunto podem ser encontrados e, segundo essa visão utópica, a escola não teria o mesmo papel que teve há 20, 30 anos atrás.
  8. 8. Qual a função do novo professor no aprendizado em rede?
  9. 9.  Os professores, no mundo de hoje, devem ser mais mediadores do processo de aprendizado do que simplesmente transmissores de conhecimentos. Passando de simples expositores de conteúdo (conversa unilateral), a parceiros na construção do conhecimento de acordo com o perfil dos alunos que os mesmos devem alcançar (conversa de muitos para muitos).
  10. 10.  Exige-se dos professores hoje criatividade, saber lidar com tecnologias, fazer com que as competências e habilidades de sua disciplina sejam passadas para os alunos de uma maneira contextualizada, fazendo ter valor e significativo para o mesmo.
  11. 11. Qual a função do aluno no aprendizado em rede?
  12. 12.  O aluno virtual precisa ser autodidata e saber conduzir sua agenda de estudo de maneira que as tarefas sejam realizadas sem a necessidade de cobrança por parte do professor, pois ele precisa ter em mente que a vantagem oferecida pela aprendizagem em rede a distância não o isentam da realização das mesmas
  13. 13.  Ele precisa também saber levantar questionamentos, trocar informações, dar sugestões e opiniões, elaborando e expressando suas ideias de forma clara e concisa. O aluno no aprendizado em rede tem que ter uma participação individual e aprender com ele mesmo e com seu professor ou material, tem que ter uma participação social e aprender em comunidade com seus pares e professor.
  14. 14. Como é vista a forma de aprender na sociedade digital?
  15. 15.  Na perspectiva educacional a utilização das tecnologias como ferramenta didática, potencializadas pela interação em rede, possibilita que a prática educacional tenha uma proposta pedagógica mais ampla, responsável pela motivação e preparação dos professores, apoiando a educação formal partilhando, interagindo, produzindo e transformando os conhecimentos além de permitir a atualização de conhecimentos, a socialização de experiências e aprendizagem permanente através do desenvolvimento de trabalhos cooperativos não lineares, mas sim, estendidos em todas as direções como em uma rede.
  16. 16.  Para favorecer um maior envolvimento dos alunos, o importante é criar um ambiente no qual o aluno tenha autonomia para se apropriar por conta própria das diversas tecnologias e saber usá-las em função das suas limitações e necessidades, envolvendo os alunos em experimentos, projetos,resolução de problemas e empreendedorismo.
  17. 17. Referências http://revistaparametro.wordpress.com/tag/geracao-y-educacao-jovens- escola-professor-aluno/ http://www.youtube.com/watch?v=n5GPGZHnvgg http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782006000100015 http://www.visionvox.com.br/biblioteca/o/O-perfil-do-aluno-de-EaD.pdf http://www.espacoacademico.com.br/036/36pc_rodrigues.htm http://acesseead.blogspot.com.br/ TORRES, Ricardo Romo; CASTANEDA, Manuel Moreno and AGUIRRE, Maria del Sol Orozco. Educação em rede: uma visão emancipadora. Rev. Bras. Educ. [online]. 2006, vol.11, n.31, pp. 191-193. ISSN 1413-2478.

×