Your SlideShare is downloading. ×
Joao luis guadagnin mda
Joao luis guadagnin mda
Joao luis guadagnin mda
Joao luis guadagnin mda
Joao luis guadagnin mda
Joao luis guadagnin mda
Joao luis guadagnin mda
Joao luis guadagnin mda
Joao luis guadagnin mda
Joao luis guadagnin mda
Joao luis guadagnin mda
Joao luis guadagnin mda
Joao luis guadagnin mda
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Joao luis guadagnin mda

404

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
404
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
3
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Políticas e programas para SAF’s: crédito para os agricultores familiares.
  • 2. Crédito: crer, acreditar, confiar.Para confiar, acreditar, crer, é preciso conhecer.A troca de informação e o diálogo leva ao conhecimento, a entre-ajuda,consolida parcerias.Os financiamentos rurais, inclusive e principalmente para atividadesnovas e não conhecidas pelos bancos, como os SAF’s, darão certoquando nascem e crescem com base em parcerias sólidas,construídas no diálogo sincero, honesto, de pessoas que tem osmesmos objetivos.Momentos de encontro, planejamento, avaliação e reprogramaçãosolidificam as parcerias, facilitam a obtenção e o aumento do crédito.O crédito bem concedido alavanca a renda, o bem estar, a felicidade.
  • 3. O que ainda falta para os bancos financiarem SAF’s no Pronaf.Salvo poucas exceções, as agências não conhecem os parâmetros técnicosdos SAF’s:- quais os itens financiáveis e seus custos;- tempo de maduração dos SAF’s;- qual será o fluxo de caixa, a renda que será gerada.Não sabem, portanto, o que financiar, quando, onde e para quem.Por isso, e por outros motivos, os SAF’s ainda não entraram na agendados bancos.Gerentes e agências de bancos que tem parcerias, ampliam o créditorural do Pronaf e a felicidade dos agricultores e das pessoas quetrabalham no banco.
  • 4. O que ainda falta para os bancos financiarem SAF’sno Pronaf.Crédito bom é o que é aplicado integralmente nasatividades financiadas e devolvido no prazo contratado.O histórico das poucas operações de crédito ruralefetivadas para SAF’s não ajuda (vide Prodex, Prorural,FNO Especial, entre outros).
  • 5. O que ainda falta para os bancos financiarem SAF’sno Pronaf.A assistência técnica e extensão rural conhece poucosobre SAF’s, suas vantagens, oportunidades de negócio ede geração de renda com adequação ambiental.Os agricultores não estão demandando os SAF’s de formaorganizada.Ainda é pequena a demanda por SAF’s vinda daslideranças dos movimentos sociais.
  • 6. O que ainda falta para os bancos financiarem SAF’sno Pronaf.Há pouca integração entre quem explora os SAF’s e aspolíticas públicas como PNAE e PAA, por exemplo, quecontribuem para a ampliação do crédito rural do Pronaf.Há demanda do “mercado” para produtos que podem seroriginados de SAF’s, mas muitas cadeias produtivassofrem com a falta de estrutura e organização, o que levaa falta de regularidade e de qualidade no que éproduzido.
  • 7. Condições para obter crédito para SAF’s1 – Receber financiamento não é um direito, crédito seconquista. •A conquista do crédito é um processo de educação financeira: DAP, ATER, projeto viável, análise dos fatores de produção,do mercado, das oportunidades de geração de renda, zoneamento agroclimático, garantias, risco da atividade, fonte dos recursos, Basiléia e Resolução nº 2.682/99 do CMN.2 - Crédito é para bom pagador que tem um bom projeto.3 – Crédito precisa ser pago. Contratar financiamento éassumir uma dívida.
  • 8. Condições para obter crédito para SAF’s4 – A concessão de crédito, especialmente o crédito rural,deve ser precedida de ações de educação financeira.5 - Os agricultores familiares, os extrativistas, os quecultivam SAF’s, tem que ter a DAP, ATER de qualidade,cadastro nos bancos, informação sobre os sistemas esobre o mercado e, preferentemente, contratos de venda.6 - Tudo começa com um projeto viável, elaborado comampla análise dos fatores de produção, do mercado, dasoportunidades de geração de renda.
  • 9. Condições para obter crédito para SAF’s7–A negociação das garantias é uma tarefa que tem queser feita pelas lideranças e funcionários dos bancos nasreuniões preparatórias, no planejamento dos trabalhos.8 – Recursos há, no Banco da Amazônia e no Banco doBrasil.9 - Os prazos são adequados e/ou com facilidade podemser ajustados.10 - Há que firmar parcerias para que o crédito de SAF’sexista nos municípios. Há que ter mecanismo deconstrução conjunta de indicadores técnicos para osprojetos de crédito.
  • 10. Condições para obter crédito para SAF’s11 - O pessoal dos bancos, das agências tem que visitar e se reunircom os técnicos da ATER, os secretários municipais de agricultura, osprefeitos e os líderes dos movimentos sociais que apóiam osagricultores familiares para construção de planos para osfinanciamentos de SAF’s.12 – Há que definir momentos de planejamento, avaliação ereprogramação. Há que ter agenda de trabalho para SAF’s.13 - Tem que estar definidos os canais ou instâncias de resolução deproblemas.
  • 11. Condições para obter crédito para SAF’s14 - Quando os problemas não são resolvidos no nível locala quem cada instituição recorre? Há que definir oenvolvimento e participação das direções estaduais nabusca de solução para os problemas não resolvidoslocalmente, nos municípios.15 – As garantias tem que estar claramente definidas,acordadas e divulgadas. O que cada banco exige paraconceder crédito do Pronaf para os SAF’s?16 - Há que definir e acordar os prazos máximos pararespostas às solicitações de crédito de SAF’s.
  • 12. Programa Nacional de Fortalecimentoda Agricultura Familiar – Pronafwww.mda.gov.br/safwww.bcb.gov.brjoao.guadagnin@mda.gov.brObrigado!

×