Cruzadas

3,993 views

Published on

Published in: Education
4 Comments
17 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total views
3,993
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
180
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
4
Likes
17
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Cruzadas

  1. 1. As Cruzadas
  2. 2.  Chama-se cruzada a qualquer um dos movimentos militares, de caráter parcialmente cristão, que partiu da Europa Ocidental e cujo objetivo era colocar a Terra Santa (nome pelo qual os cristãos denominavam a Palestina) e a cidade de Jerusalém sob a soberania dos cristãos. Estes movimentos estenderam-se entre os séculos XI e XIII, época em que a Palestina estava sob controle dos turcos muçulmanos. Ao todo, existiram oito cruzadas oficiais.
  3. 3.  Antecedentes:  Domínio turco seldjúcida sobre a Palestina e conquista de Jerusalém em 1078;  Os cristãos são proibidos de entrar em Jerusalém;  O imperador bizantino Aleixo I pede ajuda ao ocidente para combater a expansão seldjúcida;  Em 1095, o papa Urbano II convoca a população europeia para libertar a Terra Santa;  Guerra Santa: Penitência cristã  remissão dos pecados;  Crescimento populacional europeu e vontade de obter mais terras e riquezas.
  4. 4.  Cruzada Popular ou dos Mendigos (1096):  Não oficial, consistiu num movimento popular,  Convocada pelo monge Pedro, o Eremita,  várias comunidades judaicas da atual Alemanha foram massacradas,  Tornou-se um desastre, pois chegou muito enfraquecida à Ásia Menor, onde foi arrasada pelos turcos.
  5. 5.  Primeira Cruzada (1096-1099):  Participaram 30 mil homens,  Graças à desorganização dos turcos, entre 1097/1098 os cruzados tomaram Nicéia e Antioquia,  Em 1099 conquistam Jerusalém. Organização das conquistas:  Transposição do feudalismo para o Oriente: distribuição de feudos aos cavaleiros,  Reabertura do Mediterrâneo aos europeus.
  6. 6.  Segunda Cruzada (1145):  Motivada pela perda de Edessa para os turcos,  Convocada por São Bernardo  Liderada pelos reis Luís VII da França e Conrado III do Sacro Império,  Resultou em várias derrotas para os muçulmanos, mas poucos resultados,  Reação islâmica:  Liderados por Saladino  Batalha de Hattin (1187): derrota cristã e perda de Jerusalém.
  7. 7.  Terceira Cruzada (1189 – 1192):  Reação à queda de Jerusalém em 1187 para o sultão Saladino;  A Cruzada dos Reis:  Filipe Augusto (França), Frederico Barbaruiva (Sacro Império Romano- Germânico) e Ricardo Coração de Leão (Inglaterra).  Retirada de Filipe e morte de Frederico;  Acordo entre Ricardo e Saladino: • Manter a conquistas cristãs, • Acesso aos peregrinos cristãos a Jerusalém.
  8. 8.  Quarta Cruzada (1202 – 1204):  A Cruzada comercial, liderada por Veneza,  Durante a cruzada, os cristãos desviaram-se de Jerusalém e atacaram e conquistaram Constantinopla.  O “império de Veneza” conquistou:  O controle do Mediterrâneo Oriental,  As rotas de especiarias para a Europa.
  9. 9. GUERREIRO CRUZADO A sua proteção era a cota de malha, vestimenta feita com pequenas argolas demetal encadeadas, que demorava cinco anos para ser confeccionada e pesava maisde 10 quilos, cobrindo o peito, as costas e os braços. O capacete tinha uma viseiraremovível. O escudo trazia a cruz, que também enfeitava o manto de tecido brancousado sobre a cota de malha. A sua arma principal era a espada, eventualmenteempunhada com as duas mãos.

×