2 energiastrabalho-110504040402-phpapp02
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Like this? Share it with your network

Share

2 energiastrabalho-110504040402-phpapp02

  • 459 views
Uploaded on

 

  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
No Downloads

Views

Total Views
459
On Slideshare
459
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
2
Comments
0
Likes
1

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. o
  • 2. Energias não renováveisOs combustíveis fósseis são fontes não-renováveis deenergia: não é possível repor o que gastamos. Emalgum momento vão acabar e podem ser necessáriosmilhões de anos de evolução semelhante para podercontar novamente com eles. São aqueles cujas reservassão limitadas e estão sendo devastadas com autilização. As principais são a energia da ficção nucleare os combustíveis fósseis (petróleo, gás natural ecarvão).
  • 3. Energias não renováveisPetróleoO petróleo é um recurso naturalabundante, porém sua pesquisa envolveelevados custos e complexidade deestudos. É também actualmente aprincipal fonte de energia. Serve comobase para fabricação dos mais variadosprodutos, dentre os quais destacam-se:benzinas, óleo diesel, gasolina, alcatrão,polímeros plásticos e até mesmomedicamentos. Já provocou muitasguerras e é a principal fonte de renda demuitos países, sobretudo no OrienteMédio.
  • 4. Energias não renováveisCarvão mineralO carvão mineral é umcombustível fóssil natural extraídodo subsolo por processos demineração. É um mineral de corpreta ou marrom prontamentecombustível. É compostoprimeiramente por átomos decarbono e magnésio sob a forma debetumes. Dos diversoscombustíveis produzidos econservados pela natureza sob aforma fossilizada, acredita-se ser ocarvão mineral o mais abundante.
  • 5. Energias não renováveisGás naturalO gás natural é uma mistura dehidrocarbonetos leves encontrada nosubsolo, na qual o metano tem umaparticipação superior a 70 % emvolume. A composição do gás naturalpode variar bastante dependendo defactores relativos ao campo em que ogás é produzido, processo deprodução, condicionamento,processamento, e transporte. O gásnatural é um combustível fóssil e umaenergia não-renovável.
  • 6. Energias não renováveisUrânioO urânio é um elemento químico desímbolo U e de massa atómica iguala 238 u apresenta número atómico92 (92 protões e 92 electrões).À temperatura ambiente, o urânioencontra-se no estado sólido. É umelemento metálico radioactivopertencente à família dos actinídeo.
  • 7. Energias não renováveisPlutónioO plutónio tem aparência de prata eadquire um aspecto amarelado quandooxidado. É quimicamente reactivo. Éatacado por ácidos como o clorídricoconcentrado.Apresenta seis variedades alotrópicas comdiferentes estruturas cristalinas.É um poderoso emissor de partículas alfa.Um pedaço grande pode aquecer osuficiente para ferver água.É extremamente perigoso para a saúde. Sópode ser manuseado com equipamentos eprotecções especiais. Precauções devemser inclusive tomadas para evitarformação acidental de massa crítica.
  • 8. Energias não renováveisImpacto ambientalO Impacto ambiental é todo efeito no meio ambientecausado pelas alterações e/ou actividades do serhumano. Conforme o tipo de intervenção,modificações produzidas e eventos posteriores, pode-se avaliar qualitativa e quantitativamente o impacto,classificando-o de carácter "positivo" ou "negativo",ecológico, social e ou económico.
  • 9. Energias renováveisA energia renovável é aquela que é obtida de fontesnaturais capazes de se regenerar, e portantovirtualmente inesgotáveis, ao contrário dos recursosnão-renováveis. Em sua grande maioria as energiasrenováveis tem como origem o Sol. A energia da nossaestrela é convertida de várias formas para formatosconhecidos por nós como, a biomassa (fotossíntese), aenergia hidráulica (evaporação), a eólica (ventos) e afotovoltaica. São conhecidas pela imensa quantidadede energia que contêm, e porque são capazes de seregenerar por meios naturais.
  • 10. Energias renováveisEnergia solarA Energia solar é a designaçãodada a qualquer tipo de captaçãode energia luminosa (e, em certosentido, da energia térmica)proveniente do sol, e posteriortransformação dessa energiacaptada em alguma formautilizável pelo homem, sejadirectamente para aquecimentode água ou ainda como energiaeléctrica ou mecânica.
  • 11. Energias renováveisTérmicaA energia térmica ET é uma forma deenergia que está directamente associada àtemperatura absoluta T de um sistema, ecorresponde à soma das energias cinéticasEci que suas partículas constituintespossuem em virtude de seus movimentosde translação, vibração ou rotação.Assume-se um referencial inercial sob ocentro de massa do sistema. A energiatérmica de um corpo macroscópicocorresponde à soma das energias cinéticasde seus constituintes microscópicos. Àtransferência de energia térmica de umsistema termodinâmico a outro se dá onome de calor.
  • 12. Energias renováveisFotovoltaicaA energia solar atinge umacélula fotovoltaica criandoelectricidade. (A conversão apartir de células fotovoltaicas éclassificada como directa, apesarde que a energia eléctrica ,geradaprecisará de nova conversão - emenergia luminosa ou mecânica,por exemplo - para se fazer útil.)
  • 13. Energias renováveisEnergia eólicaNa actualidade utiliza-se a energia eólicapara mover aerogeradores - grandesturbinas colocadas em lugares de muitovento. Essas turbinas têm a forma de umcata-vento ou um moinho. Essemovimento, através de um gerador, produzenergia eléctrica. Precisam agrupar-se emparques eólicos, concentrações deaerogeradores, necessários para que aprodução de energia se torne rentável, maspodem ser usados isoladamente, paraalimentar localidades remotas e distantesda rede de transmissão. É possível ainda autilização de aerogeradores de baixa tensãoquando se trata de requisitos limitados deenergia eléctrica.
  • 14. Energias renováveisBioenergiaA bioenergia é a energia proveniente de produtos deorigem animal e vegetal, como cana-de-açúcar,carvão vegetal, gordura vegetal e grãos que pode setornar uma fonte de energia eléctrica, e também éuma energia alternativa. Pode ser usada tambémcomo combustíveis automobilísticos. Ela pode sedividir em biomassa, que consiste na produção deenergia eléctrica através dos bagaços de canas ou delaranjas.O bioetanol é um combustível obtido a partir deresíduos agroindustriais e representa a segundageração de biocombustíveis. O grande diferencial éque, enquanto a primeira geração requer a utilizaçãode produtos agrícolas como matéria-prima (biodiesele etanol), a segunda utiliza resíduos agrícolas eagroindustriais como insumo na produção debiocombustíveis.As plantas tem seus óleos extraídos e é a partir deleque se forma o biodesel, um combustível usado paramáquinas ou motores.
  • 15. Energias renováveisBiomassa sólidaA biomassa sólida tem como fonte osprodutos e resíduos da agricultura(incluindo substâncias vegetais e animais),os resíduos da floresta e das indústriasconexas e a fracção biodegradável dosresíduos industriais e urbanos.Grande parte da biomassa sólida tem origemem produtos a partir da madeira. Estes sãoobtidos nas operações de retirada de lenhadas florestas ou de processos da indústriamadeira. No desbaste da floresta, para alémdos troncos das árvores utilizados naindústria do mobiliário e construção, sãorecolhidos resíduos de madeira de menorqualidade.
  • 16. Energias renováveisBiocombustível líquidoO biocombustível líquido é obtidoatravés da fermentação decompostos orgânicos (cana-de-açúcar, milho, entre outros) pelaacção de microrganismos eleveduras (Saccharomycescerevisiae, a mesma que é utilizadana produção de vinho epão). Porém, nesta situação, osubstrato orgânico é a sacarose (queé degradada em glicose) e osprodutos finais sãofundamentalmente o etanol e oCO2.
  • 17. Energias renováveisBiogásO biogás é um tipo de mistura gasosa dedióxido de carbono e metano produzidanaturalmente em meio anaeróbico pelaacção de bactérias em matérias orgânicas,que são fermentadas dentro dedeterminados limites de temperatura, teorde humidade e acidez.Pode ser produzido artificialmente com ouso de um equipamento chamadobiodigestor anaeróbico.O metano, principal componente dobiogás, não tem cheiro, cor ou sabor, masos outros gases presentes conferem-lheum ligeiro odor desagradável.É classificado como biocombustível porser uma fonte de energia renovável.
  • 18. Energias renováveisEnergia hídricaA energia hídrica é a energia obtida apartir da energia potencial de uma massade água. A forma na qual ela se manifestana natureza é nos fluxos de água, comorios e lagos e pode ser aproveitada por meiode um desnível ou queda dágua. Pode serconvertida na forma de energia mecânica(rotação de um eixo) através de turbinashidráulicas ou moinhos de água. Asturbinas por sua vez podem ser usadascomo accionamento de um equipamentoindustrial, como um compressor, ou de umgerador eléctrico, com a finalidade deprover energia eléctrica para uma rede deenergia.
  • 19. Energias renováveisEnergia geotérmicaA energia geotérmica é a energiaobtida a partir do calor provenienteda Terra, mais precisamente do seuinterior. Devido a necessidade de seobter energia eléctrica de umamaneira mais limpa e emquantidades cada vez maiores, foidesenvolvido um modo de aproveitaresse calor para a geração deelectricidade. Hoje a grande parte daenergia eléctrica provém da queimade combustíveis fósseis, como opetróleo e o carvão mineral, porém,esses métodos são muito poluentes.
  • 20. Energias renováveisEnergia do marExistem três maneiras de produzir energia usando omar: as ondas, as marés ou deslocamento das águas eas diferenças de temperatura dos oceanos. Quando aonda se desfaz e a água recua o ar desloca-se emsentido contrário passando novamente pela turbinaentrando na câmara por comportas especiaisnormalmente fechadas.Esta é apenas uma das maneiras de retirar energia daondas. Actualmente, utiliza-se o movimento desubida/descida do onda para dar potência a umêmbolo que se move para cima e para baixo numcilindro. O êmbolo pode por um gerador a funcionar.Os sistemas para retirar energia das ondas são muitopequenos e apenas suficientes para iluminar uma casaou algumas bóias de aviso por vezes colocadas no mar.
  • 21. Energias renováveisEnergia das ondasA energia das ondas, provém doaproveitamento das ondas oceânicas.É uma energia "limpa", isto é, semquaisquer custos para o ambiente.A instalação de equipamentostécnicos capazes de gerar este tipo deenergia ocorreu pela primeira vez emPortugal no ano de 2008, no Parquede Ondas da Aguçadoura, a cerca detrês milhas náuticas da Póvoa deVarzim.
  • 22. Energias renováveisMarésA Energia das marés oumaremotriz é o modo de geraçãode electricidade através dautilização da energia contida nomovimento de massas de águadevido às marés. Dois tipos deenergia maremotriz podem serobtidas: energia cinética dascorrentes devido às marés eenergia potencial pela diferençade altura entre as marés alta ebaixa.
  • 23. Energias renováveisEnergia do HidrogénioO hidrogénio é o mais abundante dos elementos químicos,constituindo aproximadamente 75% da massa elementar doUniverso. As Estrelas na sequência principal são compostasprimariamente de hidrogénio em seu estado de plasma. OHidrogénio elementar é relativamente raro na Terra, e éindustrialmente produzido a partir de hidrocarbonetospresentes no gás natural, tais como, metano após o qual amaior parte do hidrogénio elementar é usada "em cativeiro"(o que significa localmente no lugar de produção). Osmaiores mercados do mundo fazem uso do hidrogénio parao aprimoramento de combustíveis fósseis e na produção deamoníaco (maior parte para o mercado de fertilizantes). Ohidrogénio também pode ser obtido por meio da electróliseda água, porém, este processo é actualmente dispendioso, oque privilegia sua obtenção a partir do gás natural
  • 24. Energias renováveisO valor dos recursos depende largamente da capacidade, do engenho/técnica e daexperiência e ciência do homem em saber detectá-los. No passado, o homempreocupava-se com a posse de minerais, de carvão e de borracha. Hoje, asnecessidades humanas são um pouco diferentes. O homem já não depende apenasdas fontes locais para obter os recursos, e o melhoramento de meios de transportereduziu o custo das matérias-primas para a indústria. Apesar disso, o princípiocontinua a ser o mesmo: prosseguir a procura activa e contínua de novos recursossusceptíveis de aproveitamento e de aplicação em larga escala, tendo emconsideração o valor dos recursos renováveis, tais como os produtos animais evegetais necessários à alimentação do homem. E com o mesmo princípio, o homemestrutura a organização sócio-económica da sociedade centrada nos recursosenergéticos e o domínio dos territórios com base nessa detenção e poder,desencadeando conflitos regionais subjacentes a uma geopolítica mundial. Aorganização da sociedade também evolui e sofre mudanças. Se as energiasrenováveis, que são por natureza mais equitativamente distribuídas espacialmente,ocuparem o papel dominante das fósseis, terão necessariamente consequências naorganização das sociedades, nas relações sociais de produção e sua distribuição nasuperfície terrestre.