• Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
  • Cássio, muito bom esse tutorial!! A titulo de sugestão, seria excelente se voce criasse esse mesmo tutorial baseado no Ubuntu 12.04, versão Linux de maior sucesso na atualidade. Parabéns!!!.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
No Downloads

Views

Total Views
3,303
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
3

Actions

Shares
Downloads
81
Comments
1
Likes
1

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. TUTORIAL DE UTILIZAÇÃO BÁSICA TRUECRYPT1º PassoBaixe e instale TrueCrypt. Em seguida, inicie o TrueCrypt clicando duas vezes no atalho TrueCryptou clicando no TrueCrypt em seu menu Iniciar do Windows. ou
  • 2. 2º PassoA janela do TrueCrypt principal deve aparecer. Create Volume (marcado vermelho).3º PassoNesta etapa, você precisa escolher onde deseja que o volume TrueCrypt será criado. O VolumeTrueCrypt pode residir em um arquivo, chamado de container, em uma partição ou drive.Neste tutorial, vamos escolher a primeira opção e criar um volume TrueCrypt em um arquivo.Como a opção é selecionada por padrão, você pode simplesmente clique em NEXT. .
  • 3. 4º PassoNesta etapa, você precisa escolher se deseja criar um Volume TrueCrypt Padrão ou um VolumeTrueCrypt Invisível, neste tutorial, vamos escolher a primeira opção e criar um volume TrueCryptpadrão.Como a opção é selecionada por padrão, você pode simplesmente clicar em NEXT.5º PassoNesta etapa, você tem que especificar onde você deseja que o volume TrueCrypt deve ser criado.O recipiente TrueCrypt é como qualquer arquivo normal. Pode ser, por exemplo, movido ouexcluído como qualquer arquivo. Ele também precisa de um nome de arquivo, que você irá escolherna próxima etapa.Clique em Select File.O seletor de arquivos padrão do Windows irá aparecer em seguida e o assistente de criaçãopermanece em aberto em segundo plano.
  • 4. 6º PassoNeste tutorial, vamos criar o nosso volume TrueCrypt na pasta G: e o nome do arquivo do volume(container) será SEGURO (como pode ser visto abaixo).Você pode, é claro, escolher qualquer outro arquivo e localização que você gosta (por exemplo, emum Pendrive ou HD Externo). Note que o arquivo SEGURO ainda não existe, o TrueCrypt irá criá-lo.IMPORTANTE: TrueCrypt não irá criptografar os arquivos existentes. Se você selecionar um arquivoexistente nesta etapa, ele será substituído pelo volume recém-criado (assim que o arquivosobrescrito será perdido, não criptografado).Selecione o caminho desejado no seletor de arquivo e digite o nome do arquivo container desejadona caixa Nome do arquivo. Em seguida clique em Salvar.A janela do seletor de arquivos deve desaparecer.7º PassoNa janela Volume Creation Wizard , clique em Next
  • 5. 8º PassoAqui você pode escolher um algoritmo de criptografia e um algoritmo de hash para o volume.Usaremos aqui a opção padrão e clicaremos em NEXT.(Para mais informações, consulte algoritmos de criptografia e algoritmos de hash)9º PassoAqui especificamos que o tamanho do nosso container TrueCrypt deve ser de 3 Gb. Você pode,especificar um tamanho diferente. Depois de digitar o tamanho desejado no campo de entradaclique em NEXT.
  • 6. 10º PassoEste é um dos passos mais importantes. Aqui você digitará a senha para o volume.O TrueCrypt irá lhe avisar se sua senha for fraca, porém permitirá a sua utilização.Depois de escolher sua senha forte, digite-a no primeiro campo de entrada. Em seguida, re-digite-ano segundo campo de entrada e clique em NEXT.11º PassoMova o mouse de forma aleatória dentro da janela do Assistente de Criação Volume por 30segundos. Quanto mais você mover o mouse, o melhor. Isso aumenta significativamente asegurança criptográfica das chaves de criptografia (que aumenta a segurança). Clique em Format.Criação de volume deve começar. TrueCrypt irá agora criar um arquivo chamado SEGURO na pastaG: (como especificado na etapa 6). Este arquivo será um recipiente TrueCrypt (ele irá conter ovolume TrueCrypt criptografados). Dependendo do tamanho do volume, a criação de volume podelevar algum tempo.
  • 7. Aguarde o termino da formatação.Você pode também cancelar a criação do volume clicando em Abort.Depois de terminar, a caixa de diálogo a seguir será exibida:Clique em OK.
  • 8. 12º PassoAcabamos de criar com sucesso um volume TrueCrypt (container de arquivo).Na janela do Assistente TrueCrypt Volume Creation, clique em EXIT.A janela Assistente deve desaparecer.Nas etapas restantes, vamos montar o volume que acabamos de criar. Vamos voltar a janelaprincipal do TrueCrypt (que ainda deve estar aberto, se não estiver, repita a Etapa 1 para lançarTrueCrypt e em seguida, continuar a partir do Passo 13.)13º PassoSelecione uma letra de unidade a partir da lista (marcado com um retângulo vermelho). Esta será aletra da unidade onde o recipiente TrueCrypt será montado.Neste tutorial, escolhemos o N letra de unidade, mas você pode naturalmente escolher qualqueroutro disponível letra de unidade. Clique em Select File.
  • 9. 14º PassoNo seletor de arquivo, navegue até o arquivo container e selecione-o e clique em AbrirA janela do seletor de arquivos deve desaparecer.Nas etapas seguintes, vamos voltar à janela principal TrueCrypt.15º PassoNa janela principal TrueCrypt, clique em Mount.A janela de Senha deve aparecer em seguida..
  • 10. 16º PassoDigite a senha (que você especificou no Passo 10) no campo de entrada de senha, e clique em OK.17º PassoAcabamos montar com sucesso o volume como um disco virtual N:O disco virtual é totalmente criptografado (incluindo nomes de arquivos, tabelas de alocação, oespaço livre, etc) e se comporta como um disco real. Você pode salvar (ou copiar, mover, etc)arquivos para este disco virtual e serão criptografados como eles estão sendo escritos.Se você abrir um arquivo armazenado em um volume TrueCrypt, por exemplo, no media player, oarquivo será descriptografado automaticamente a RAM (memória) em tempo real enquanto ele estásendo lido.
  • 11. Você também pode navegar para o volume montado da maneira que você normalmente vá paraqualquer outro tipo de volumes. Por exemplo, ao abrir o Meu Computador o volume estará nalista, dê um duplo clique no letra da unidade correspondente (neste caso, é a letra N).18º PassoSe você quiser fechar o volume e tornar os arquivos armazenados nele inacessíveis, reinicie osistema operacional ou clique em Dismount ou em Dismount All. Assim os volumes sãodesmontados e os dados armazenados neles não estarão mais disponíveis.Pode-se notar que no Meu Computador que o drive N, anteriormente disponível, não mais seencontra na lista.
  • 12. TrueCrypt Traveler DiskVocê pode usar esta facilidade para preparar um disco de viagem (pendrive ou hard-disk externo)que poderão ser conectados a outros computadores, mesmo que estes computadores nãocontenham o TrueCrypt instalado.Caso ainda não tenha criado volume TrueCrypt no seu pendrive ou hd externo, execute os passosde 1 ao 11.19º PassoNa janela principal TrueCrypt, clique em Tools e no menu que se abre, selecione a opção TravelerDisk Setup.20º PassoNa janela que se abre, selecione ou digite o drive onde se encontra seu volume TrueCrypt.Digite ou selecione o local onde o volume TrueCrypt está armazenado.Selecione a opção Auto-mount TrueCrypt volumeDigite ou selecione o nome do volume TrueCrypt a ser acessadoSelecione a opção Open Explorer window for mounted volumeClique em Create
  • 13. 21º PassoApós ser clicado o Create, o TrueCrypt ira criar arquivos de inicialização no pendrive ou hd externoselecionado, de forma que quando este for conectado em uma máquina que não possua oTruecript, este será inicializado, solicitando a senha para acesso ao volume criptografado. • Vale lembrar que a opção auto-run do seu Windows deve estar habilitada, alguns anti-virús também podem bloquear a inicialização.
  • 14. Encriptando todo o Disco Rígido22º PassoCaso ainda não tenha instalado o TrueCrypt no seu disco, execute o 1º Passo.Para se criptografar todo o seu disco rígido, selecione a opção System e depois a opção EncryptSystem Partition/Drive.23º PassoSelecione a opção Normal (Defaut do TrueCrypt) e em seguida clique em Next.
  • 15. 24º PassoSelecione a opção Encrypt the whole drive e em seguida clique em Next.25º PassoSelecione a opção Yes e em seguida clique em Next.26º PassoO TrueCrypt irá detectar os setores ocultos e prosseguirá.
  • 16. 27º PassoSelecione a opção Single-boot e tecle Next, pois existem relatos de problemas com a utilização emmúltiplos sistemas operacionais instalados na mesma máquina.28º PassoNa tela abaixo, mantivemos as opções de Algoritimos padão, porém a mesma pode ser altareda aseu critério, em seguida clicamos em Next.29º PassoDigitamos a senha, lembrando que a mesma deve mesclar letras, números e símbolos para queseja considerada uma senha forte, e clicamos em Next.
  • 17. 30º PassoMova o mouse sobre a tela para que melhorar a criptografia e sem seguida clique em Next.31º PassoA chave criptográfica foi gerada com sucesso, clique em Next.32º PassoSelecione onde será gerada uma imagem ISO de seu disco rígido e tecle em Next.
  • 18. 33º PassoO sistema irá gravar a imagem ISO no seu disco e lembrar que a mesma deverá ser gravada emum CD ou DVD. Em seguida clicamos em Next.33º PassoO sistema irá verificar se a imagem ISO gravada está integra. Em seguida clicamos em Next.34º PassoMantenha a opção None (fastest) e clique em Next.
  • 19. 34º PassoO sistema irá lhe apresentar informações importantes sobre o processo, é importante que estassejam impressas e guardadas, clique em Print e após isso clique em Next.34º PassoO TrueCrypt irá realizar um pré-teste em seu sistema, para isso irá reiniciar a sua máquina, cliqueem Sim.35º PassoApós a máquina ser inicializada, o TrueCrypt irá solicitar a senha de acesso, sem ela não serápossível acessar o seu disco rígido. Entre com a senha e tecle Enter.
  • 20. 36º PassoApós se digita a senha, o TrueCrypt confirmará o término do pré-teste, e irá iniciar a criptografia detodo o seu disco, para isso clique em Encrypt.37º PassoAguarde o termino da criptografia do seu disco, acompanhando pela barra de progresso.38º PassoAo se encerrar o processo de criptografia de seu disco, o TrueCrypt irá informar o sucesso etérmino do processo de criptografia, após isso clique em OK.
  • 21. 39º PassoClique em Finish.40º PassoReinicie o seu computador.41º PassoApós a máquina ser inicializada, o TrueCrypt irá solicitar a senha de acesso, sem ela não serápossível acessar o seu disco rígido. Entre com a senha e tecle Enter.
  • 22. 42º PassoApós a senha ser digitada, o seu sistema operacional será inicializado normalmente. Obrigado a todos, Bruno Kopschitz Praxedes Darlene Medeiros dos Santos Marcelo Darcy Lopes Barbosa Rommel Prata dos Santos