GESTÃO DO EMPREENDIMENTO CULTURAL E CRIATIVO - AULA 6

770 views
727 views

Published on

0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
770
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
13
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

GESTÃO DO EMPREENDIMENTO CULTURAL E CRIATIVO - AULA 6

  1. 1. gerando ativos socioculturais André Martinez – Copyright 2011, todos os direitos reservados
  2. 2. empreendimento sociocultural emoção e sentidos compartilhados movimento organizado colaboração: pensar e agir juntos compreender e resolver questões de interesse comumprocesso vivo de aprendizagem socialPor meio de seus empreendimentos socioculturais, acomunidade pode aprofundar a compreensão sobre si mesma,sobre o mundo e seu lugar nele, adquirir novos potenciais edesenvolver capacidades para articular o próprio futuro.Então, empreender é aprender e vice-e-versa.
  3. 3. contextos colaborativos 1.instrumentos, linguagens e conteúdos ativos socioculturais
  4. 4. contextos colaborativos 2. patrimônio vivo ativos socioculturais
  5. 5. contextos colaborativos 3. emancipação econômica ativos socioculturais
  6. 6. 1. linguagens, O empreendimentoinstrumentos compreendido como e conteúdos provedor de linguagens, instrumentos e conteúdos para uma determinada comunidade, ampliando, para essa comunidade, a possibilidade de protagonizar processos culturais ou artísticos.
  7. 7. LinguagemSegundo o dicionário Houaiss, é: “1 o conjunto das palavras e dosmétodos de combiná-las usado e compreendido por uma comunidade2 capacidade de expressão, esp. verbal 3 meio sistemático de expressãode ideias ou sentimentos com o uso de marcas, sinais ou gestosconvencionados 4 qualquer sistema de símbolos e sinais; código 5linguajar. Para simplificar: os meios que utilizamos para compartilhar o que pensamos e sentimos com outras pessoas e vice-e-versa. Música, matemática, cinema, teatro, língua portuguesa, dança etc.
  8. 8. Instrumento1. ferramenta para fazer algo: um instrumento decostura
2. meio para obter algo: A língua é um instrumentode comunicação (dicionário Léxico). A linguagem é sempre um instrumento para dizer ou compreender algo. Um instrumento também é sempre linguagem.
  9. 9. ConteúdoÉ uma determinada sistematização de conhecimento apartir do uso de linguagens e instrumentos.Um livro, um filme, uma canção, uma técnica, umteorema, um game, um relatório, uma pintura.
  10. 10. conteúdo instrumento linguagemobra de Villa Lobos partitura musical orquestra violinocinema brasileiro filme audiovisual projetor sala de cinema matemática fórmula matemática financeira planilha computador
  11. 11. O domínio de dados conteúdos,instrumentos e linguagens abre janelaspara aprendizagem de outrosconteúdos, instrumentos e linguagens.

×