Your SlideShare is downloading. ×
0
Historia mtc
Historia mtc
Historia mtc
Historia mtc
Historia mtc
Historia mtc
Historia mtc
Historia mtc
Historia mtc
Historia mtc
Historia mtc
Historia mtc
Historia mtc
Historia mtc
Historia mtc
Historia mtc
Historia mtc
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Historia mtc

1,744

Published on

Histórico da medicina tradicioonal chinesa

Histórico da medicina tradicioonal chinesa

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
1,744
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
60
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. CASA DA TERRACursos Complementares MTC Medicina Tradicional Chinesa Sérgio Franceschini.
  • 2. Antiguidade 2200 a.C.- Formação de diferentes clans- Encontrar e colher alimentos  curar doenças ou venenosos.- Descoberta do Fogo  alimentos cozidos  fácil digestão.- Primeiros registros: Ervas , Acupuntura e Moxabustão.- Moxabustão: pedras quentes.- Acupuntura: lascas de osso e espinhos de peixe e bambú.- Especialistas: Shamans (Wu) = medicina + rituais místicos.Imperador Amarelo: Huang Di: O Pai da MTC:Huang Di Nei Jing (O Clássico da Medicina do Imperador Amarelo)Imperador do Fogo: Shennong: O Pai da AgriculturaShennong Bencaojing (O Clássico da Medicina Herbal)Divine Farmer (O Divino Fazendeiro)Husbandman Heavenly (O Lavrador Celestial)
  • 3. Dinastia Shang 1700 a 1100 a.C.- Idade do BronzeTratamentos primitivos  baseados em ritos, lendas e no conhecimento dosmais idosos- Água, vinho, agulhas e facas de bronze.Acreditavam que eram o centro do universo, com o céu acima e a terraabaixo. Acreditavam na relação do cosmos com o ser humano: a pele do corpo humano correspondia a textura lisa da terra; os cinco órgãos correspondiam aos cinco elementos, a madeira, o fogo, aágua, a terra e o metal; os olhos e orelhas correspondiam ao sol e a lua que estavam acima, nocéu.Huang Di e Qi Bo: ensinaram a fabricação de objetos usando madeira,cerâmica e metal, a construção dos primeiros barcos e dos veículos sobrerodas.Shennong: estabeleceu mercado de trocas de mercadorias.
  • 4. Dinastia Zhou 1100 a 221 a.C.- Zhou ocidental 1100 a 771 a.C.- Agitação política e social gerando uma enorme mudança na moral e noscostumes dos povos.- Estados feudais em constantes guerras.- Zhou oriental 700 a 256 a.C- Sistema médico organizado em especialidades: Jiyi eram os médicos que tratavam doenças internas,Yangyi eram os médicos que tratavam doenças externas tais como feridas,problemas da pele, os ossos quebrados e outros ferimentos traumáticos Shiyi eram os médicos que tratavam dos problemas alimentares.- Surgiram os primeiros veterinários chineses oficiais.- Confúcio (557-479 a.C.) : Confucionismo: ensinos práticos.- Lao Zii (nascido em 590 a.C.): Taoísmo: ensinos filosóficos.
  • 5. Dinastia Zhou 1100 a 221 a.C. (cont.)- Período primavera e outono 770 a 476 a.C.Bian Que: Quatro Procedimentos: princípios da anamnese: observar a língua, nariz, as orelhas, o rosto, os olhos, a boca e a garganta. ouvir o as queixas do seu paciente, a respiração, ou outras vibrações corporais, analisar a história completa do problema do paciente sentir o pulso do paciente.Teoria: “doença causada pelo desequilíbrio do Yin e do Yang.”- Período da guerra dos estados 476 a 221 a.C.Desenvolvimento da filosofia do Yin/Yang e dos Cinco Elementos caracterizando as doenças e suas causas.- Huang Di Nei Jing (The Yellow Emperor s Internal Classic - O Clássico daMedicina do Imperador Amarelo):Suwen (The Book of Plain Questions - O Livro de Perguntas Diretas)Lingshu (The Vital Axis - A Linha do Centro da Vida)
  • 6. Dinastia Qin 221 a 207 a.C.Unificação da China.- Padronização dos sistemas: moeda, escrita, pesos e medidas.- Política muito restrita e não agradou muitos nobres e estudantes,.- Fechadas 460 escolas e decretada a pena de morte a quem se opusesse aoimperador.- Queimada dos livros:, muitos escritos importantes da cultura antiga da Chinase perderam, porém vários textos de medicina, agricultura, religião, etc.., foramescondidos e se preservaram- Início da construção da Muralha da China.- Sistema de transporte.
  • 7. Dinastia Han 206 a.C. a 220 d.C. Han ocidental 206 a.C. - 24 d.C. / Han oriental 25 d.C. – 220 d.C.Liu Bang iniciou a dinastia adotando os mesmos sistemas e as mesmas leis ásperas dadinastia de Qin, morreu aos 40 anos, quinze anos depois sua viúva tomou posseconsolidando a dinastia.- Momento de renovação com grandes desenvolvimentos nas artes, na filosofia e natecnologia.- Crianças passaram a ser melhor tratadas.- Elixir da longa vida.- Aprendizes médicos- Início dos exames para se tornar médicoZang Heng: primeiro sismógrafoSima Qian: Shi Ji (Os Registros Históricos), história da China detalhada desde ostempos mais remotos.Shennong: Shennong Bencaojing (O Clássico da Medicina Herbal): 365fitoterápicos chineses sendo que, 252 eram de origem vegetal, 67 de origemanimal e 46 de origem mineral.Chunyu Yi: início registros médicos.Guo Yu e Fu Weng : desenvolvimento da acupuntura e da moxabustão.Zhang Ji: Shanghan Zabinglun (Tratado das Febres em Várias Doenças)Hua Tuo: início da anestesia e recomendação de exercícios físicos.
  • 8. O período dos três reinos 220 a 280 d.C. Wei de 220 a 265 d.C. / Shu Han de 221 a 263 d.C. / Wu de 222 a 280 d.C.A partir destas três dinastias várias outras se formaram- Instrução médica chegou a um padrão mais elevado.- Governo escalou professores para educar estudantes em medicina chinesa.- Academia imperial incluiu o ensino da medicina chinesa.- Definição: “a dor que se manifesta em uma porção do corpo pode se originarde outro local.”- Desenvolvimento do conceito de Qi e Xue.Huangfu Mi: Zhenjiu Jiayijing (O Clássico da AcupunturaSistêmica e da Moxabustão): bíblia da MTC.Wang Shuhe: Maijing (Pulso Clássico ou Manual dos Pulsos)Tao Honjing: Shennong Bencaojing Jizhu (Anotações ao Clássicoda Medicina Herbal): de 365 para 730 fármacos, adicionou asinformações da natureza dos fármacos e também a época corretade colher as plantas.
  • 9. Dinastia Sui 581 a 618 d.C.- Mobilização governamental para organizar e cultivar ervas medicinais.Chao Yuangfang: Zhubing Yuanhoulun (Tratado das Causas e dos Sintomasdas Doenças), este livro é formado por 50 volumes e descreve 1.700síndromes.É o registro chinês mais detalhado que define as causas, os sintomas e aspatologias de uma maneira sistemática, descreve, entre outras doenças, avaríola, a lepra, o sarampo, a tuberculose, os cálculos renais, a teníase e aascaridíase. Trata também dos assuntos relacionados a medicina interna,cirurgia (aborto, extrações dentárias e anastomose intestinal), pediatria,ginecologia, dermatologia e oftalmologia.Su Si Miao: normatizou o sistema de pesos e medidas, descrevendo o cun(tsun)
  • 10. Dinastia Tang 618 a 907 d.C.- Desenvolvimento e expansão da China formando o país asiático mais poderoso.- Auge do Budismo- Academia médica imperial: dividida em duas áreas: medicina e farmácia.- Seleção dos alunos de MTC através de provas e exames anuais relacionados atodos os assuntos da medicina tradicional chinesa: exames baseados nos clássicos da MTC.manter o herbário da academia imperial, aprendendocomo plantar e processar as ervas.- Primeiras referencias a acupuntura veterinária.Su Jing: Xinxiu Bencao (Matéria Médica Recentemente Revisada): a primeirafarmacopéia oficial da China e do mundo.Sun Simiao: código de ética:“a melhor maneira de se importar com um paciente era impedir uma doençaocorresse”.A moxabustão deve ser executada antes da acupuntura.Acupuntura combinada com fármacos fitoterápicos .Foi o descobridor do a- ponto do shi, (Ponto de A-shi,
  • 11. Cinco Dinastias 907 – 960 d.C.Bi Sheng: tipografia: tipo móvel- Criação: departamento para a reedição de livros médicos : coletar, ordenar everificar todos os textos médicos escritos por 1.000 anos da história.Wang Anshi: inicia as reformas incluindo o desenvolvimento de um sistema deensino e um currículo mais perfeito no estudo da medicina.- Faculdade médica imperial foi dividida em nove departamentos: medicinainterna, obstetrícia, pediatria, oftalmologia, otorrinolaringologia e dental,dermatologia e ortopedia, acupuntura e moxabustão, trauma e encantamentosrituais e doenças do vento.Wang Weiyi: criação de duas estátuas de bronze masculinas em tamanhonatural , tinham 657 pontos de acupuntura perfurados, preenchidos com águae cobertos com cera.Chen Yan: Sanyin Jiyi Bingzheng (Tratado de Patologia) – Teoria das trêscausas: três tipos de agentes patogênicos (sanyin): endógeno, exógeno, e aquelesque não são nem um nem o outro.Song Ci: Xiyuan Jilu ou Xiyuanlu (Afastando os Erros): detalhes como executarautópsias e observar a fisiologia, a histologia, a patologia, a farmacologia, e atoxicologia
  • 12. Dinastia Jin - Yuan 1115 – 1368 d.C.Liu Wansu: teoria dos cinco movimentos (yun) e das seis influências (qi), Oscinco movimentos controlam os movimentos realizados pelos cinco elementos(a madeira, fogo, terra, metal e água). As seis influências são mudançasclimáticas (vento, calor do verão, umidade, fogo, secura e frio).Zhang Congzheng: teoria das “seis portas e três métodos.“ As seis portas sãoas seis influências (vento, calor do verão, umidade, o fogo, a secura e o frio),inseriu os três métodos terapêuticos, suar, vomitar e remover.Zhang Yuansu: “os tratamentos tem efeitos específicos em meridianosparticulares, quando ocorre a doença há um desequilíbrio de órgãos Zang evísceras Fu, entendendo-se as condições patológicas dos órgãos, o diagnósticopode ser feito e a melhor terapia pode ser escolhida”.Li Gao: se o baço e o estômago forem feridos por um estilo de vida impróprio,a vitalidade declina e a doença resulta de um desequilíbrio do Qi nestesórgãos. Dizia também que fortes emoções podem influenciar o Qi.Zhu Zhenheng: estudos da teoria do fogo interno ou calor que podem gerar amudança fisiológica e patológica no corpo.Hua Sho: Shi Si Jing Fa Hui (Elucidação dos 14 canais), VG e VC.Desenvolvimento da moxa
  • 13. Dinastia Ming 1368 – 1644 d.C.- Grande número de missionários chegou trazendo com eles sua religião, suasfilosofias e seu conhecimento.- Distinção entre as classes médicas: Cao Ze Ling Yi – médicos ambulantes queaprendiam medicina com as famílias, Yiguan – burocratas médicos.Ma Niu Yi Fang, narra o tratamento de acupuntura em cavalos e bois. Osanimais possuem pontos com efeitos específicos, mas não há sistema de canais.Zhu Zhenheng: Escola de Equilibrar o Yin: equilibrar o Yin e em extinguir ofogo ministro.Li Gao: Escola de Aquecer e Revigorar (wenbu): tonificar o baço e o estômagopreserva a energia vital (Qi) e doença se manterá ausente.Wang Lu: Escola da Doença Epidêmica (wenbing): as doenças infecciosas(Wenbing) devem ser tratadas de maneira diferente das doenças induzidas porfrio (Shanghan), apesar de ambas serem causadas por fatores exógenos.Li Shizhen: Bencao Gangmu (Compêndio de Matéria Medica) revisou aclassificação das drogas, expandiu a lista de drogas conhecidas, corrigindo errosprecedentes tanto na preparação quanto no uso das drogas.Xu Feng: Zhen Jin Da Quan – 1o. texto a descrever os Vasos Maravilhosos e osmétodos de tratamento a partir do biorritmo diário, a cada 10 dias e a cada 60dias.
  • 14. Dinastia Qing 1644 – 1911- Implantada uma política de recompensas.- Enciclopédias de história, artes, medicina e ciências.- Crescimento pelo interesse na Medicina Ocidental.- Uso de medicinas diferentes.Wang Qingren: Yilin Gaicuo (Corrigindo os Erros da FlorestaMédica) : nova anatomia (ocidental).Yu Maokun: Douke Jinjing Fujijie : inoculação do vírus davaríola.Huang Kuan: autorizado a estudar medicina no exterior.Zhu Peiwen: Huayang Zangxiang Yuezuan (A combinaçãoilustrada da anatomia chinesa e ocidental): defendendo o usodas duas medicinas integradas.
  • 15. China Moderna 1912 -- Colônias agrícolas continuavam mantendo as suas leis e normas.- Poder estrangeiro continuava forte,- A medicina ocidental, trazida pelos missionários, estava difundida emgrande parte da China.- Invasão japonesa.-Epidemias, cólera, varíola, febre, difteria, malária e tuberculose,-gerando muitas mortes e fazendo com que o povo ficasse mais flagelado e faminto.Mao Zedong: República Popular da ChinaYu Ai e Wang Qizang (Abolir a Velha Medicina para Eliminar os Obstáculos da SaúdePública) : despertou as autoridades para tentar eliminar a MTC do país, o livroafirmava que as teorias antigas eram fraudulentas e irreais.- Ministério da Saúde Chinês limitou severamente o ensino e o uso da medicinatradicional. Porém era impossível erradicar a MTC, por vários fatores: a população era tão vasta que não seria possível mudar a opinião de todos e os maispobres, que na época eram a maioria, não teriam acesso a medicina ocidental. a teoria da MTC era original e totalmente compatível com os costumes.as ervas estavam amplamente disponíveis, ao contrario dos remédios ocidentais.muitos tratamentos ocidentais mostraram-se ineficazes.- União Nacional das Associações de Medicina Tradicional Chinesa: 132 associaçõesfortalecendo as técnicas e decretando o dia 17 de março como o dia da MTC.
  • 16. Mao Zedong inverteu suas ordens e passou a considerar a medicina tradicional chinesacomo um grande símbolo, o tesouro nacional.Mao Zedong; Zong Xi Yi Jiehe (Integração da Medicina Oriental e Ocidental) era hora deintroduzir um determinado rigor científico na medicina.- Convocados 2.000 médicos chineses que trabalhavam com a medicina ocidental paraestudar a medicina tradicional chinesa em um curso de dois anos na tentativa de inserirum rigor científico na medicina chinesa.A Revolução Cultural- Acadêmicos, professores, doutores e todos os que tinham nível superior viraram seusalvos, enquanto fazendeiros, trabalhadores, camponeses e o povo menos educadoganharam poder e influência.- Não foi permitido a nenhum estudante entrar em instituições acadêmicas, váriasescolas foram fechadas e centenas de jovens foram enviados ao campo.- Jovens foram transformados nos “protetores vermelhos”, eram enviados a cidades evilas para destruir tudo o que estivesse associado a tradição, artefatos foram destruídos,templos e igrejas foram demolidos, os livros foram queimados e os professores e mestresridicularizados.- Médicos pés descalços: um grande número de profissionais com conhecimento limitado,mas que serviam para as necessidades médicas do campo. Como a maioria dos médicospés descalços eram novos aldeões eles tiveram grande importância, pois como a maioriada população morava no campo, passaram a atender a 90% do povo.- Morte de Mao e a retomada da MTC
  • 17. A acupuntura cresceu de popularidade em todo o planeta desde a década de 70, especialmente depois da viagem de Richard Nixon à China e dos artigos publicados de James Reston contando suas experiências com a acupuntura depois de uma apendicectomia com anestesia por acupuntura.

×