Your SlideShare is downloading. ×
  • Like
Apresentação: Projeto Telinha de Cinema - 10a. OID
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Now you can save presentations on your phone or tablet

Available for both IPhone and Android

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply

Apresentação: Projeto Telinha de Cinema - 10a. OID

  • 438 views
Published

Apresentação realizada pela ONG Casa da Árvore em workshop durante a 10a. Oficina Para Inclusão Digital, em Vitória -ES de 05 a 07 de dezembro.

Apresentação realizada pela ONG Casa da Árvore em workshop durante a 10a. Oficina Para Inclusão Digital, em Vitória -ES de 05 a 07 de dezembro.

Published in Education
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
438
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1

Actions

Shares
Downloads
8
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. O que é?O Telinha de Cinema é uma estratégia de pesquisa, experimentação e formação dedicado aexplorar as novas dimensões da educação, expressão artística e da participação social por meio douso de novas tecnologias de informação, comunicação e mobilidade. Com o objetivo de ressignificar o uso dessastecnologias nos processos de aprendizagem, criação artística e promoção cultural, o Telinha está orientado parao uso de práticas colaborativas, interativas, baseada na mobilização efetiva das competências e na articulação dasconexões sociais. A programação anual conta com de cursos, residências artísticas, exposições, debates edesenvolvimento de cursos a distância Onde atuamos? A inserção das tecnologias da comunicação e informação em todas as dimensões da vida social trouxe modificações também no campo da arte. O avanço das tecnologias digitais possibilitou novas formas de criação e percepção, elevando discussões sobre novos paradigmas estéticos onde há uma redefinição da noção de autor, observador, do objeto de arte e da originalidade. Todas estas dimensões trazem reflexões que necessitam ser discutidas e experimentadas, tais como a cultura imaterial; a relação entre arte e ciência; a emergência de uma autoria coletiva e de interação com o público; e o surgimento de uma tecnologia digital que favorece uma arte da participação, da comunicação.
  • 2. CASA DA ÁRVOREO Telinha possui duas unidades localizadas em Rede Pública de Educação UniversidadesGoiânia-GO, na região do Parque das Laranjeiras, e emPalmas –TO, no Jardim Aureny I.Estes espaços garantem O acesso gratuito a Telinha de Cinemaformação e experimentações com arte e tecnologiadurante todo o ano. As atividades são oferecidas nocontraturno escolar.Equipe pedagógica multidisciplinar formada poreducadores, comunicadores, estudantes Artistas Jovens Pesquisadoresuniversitários e artistas, que atuam dentro e fora das Profissionais Estudantes e Universitáriosescolas. ESCOLAS. UNIVERSIDADES MERCADO CULTURAL
  • 3. Através do projeto Telinha de Cinema jovens da periferia de Palmas (TO) e Goiânia (GO) experimentaram diversas práticas de realização coletiva de audiovisual. Aproveitando a proximidade entre o olhar desses jovens e as lentes dos seus celulares e outros dispositivos móveis, construímos práticas de mediação para processos de aprendizagens. O Curso de Vídeo de Bolso já atendeu a quase 400 jovens, estimulando a ampliação do repertório sócio- cultural dos alunos por meio do estímulo à investigação do cotidiano, ao exercício da auto-expressão e a ampliação da leitura imagética. Em um 140 horas, um semestre, os jovens desenvolvem suas habilidades técnicas para produzir, editar e compartilhar vídeos, juntamenteVide de bolso com a capacidade para assumir responsabilidades, planejar e cooperar na realização de atividades coletivas.
  • 4. O Circuito de Residências Artística ResTelinha atrai artistas de todo o Brasil, que experimentam processos criativos mediados por tecnologias, para desenvolver projetos colaborativos junto a artistas locais e estudantes de artes de Goiânia (GO) e Palmas (TO). OsResTelinha / EaD artistas são convidados a residirem nas comunidades atendidas pelo período de dois meses, quando compartilham suas técnicas e linguagens durante a produção da obra, As propostas já passaram pela experimentação de vídeo e mídias locativas (ResTelinha#1 – Nacho Durán/ESP), pela investigação sobre as interfaces da era digital na criação artística (ResTelinha#2 – Kelli Lima/PE) e ainda pela investigação e desenvolvimento de interfaces para produção de áudio através da técnica de circuit bending (ResTelinha#3 – Vanessa de Michelis e Manuel Andrad (MG).
  • 5. Com desdobramentos dos projetos já citados anteriormente a ONG CasaReaplicação e Debate da Árvore vem desenvolvendo ainda ações de reaplicação escolar. Orientados pela equipe pedagógica do projeto, alunos e participantes da do curso de vídeo de bolso e das Residências artísticas desenvolvem oficinas de curta duração a serem desenvolvidas dentro do ambiente escolar. É uma contrapartida social dos participantes e uma estratégia de levar estas experimentações também para o universo escolar Para estimular a vocação acadêmica entre as universidades públicas de Tocantins e Goiás para a pesquisa e extensão dedicados à arte e cultura digital, desenvolvemos ao longo desses Ciclo de Debate e anos uma série de atividades através do da Semana de Educação e Artes Digitais. Desta forma possibilitamos para artistas, pesquisadores, estudantes e professores de arte e tecnologia ambientes e situações de troca de experiência com reconhecidos artistas e pesquisadores de todas as regiões do país.
  • 6. www.casadaarvore.art.br (62) 3920-0060 / (63) 3225-5738 Facebook: ONG Casa da Árvore Twitter: @projetoTELINHA Skype: casadaarvore1 CoordenaçãoGeral: Aluísio Cavalcante diretoria@casadaarvore.art.br (62) 9986-1431