Digicorp aula2 28 05 2010

1,188 views
1,082 views

Published on

Aula 2 ministrada no Digicorp/ECA-USP em junho de 2010

Published in: Business, Technology, Travel
0 Comments
2 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
1,188
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
31
Comments
0
Likes
2
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Digicorp aula2 28 05 2010

  1. 1. Clique para editar o estilo do título mestre _____ ____ ______ __ _______ __ _____ ______ Clique para editar os estilos do texto mestre Segundo_____ ______ nível Aula 2 _______ _____ Terceiro nível Maio e Junho de 2010 Carolina Terra – http://www.meadiciona.com/carolterra
  2. 2. Usuário-Mídia
  3. 3. Usuário-Mídia
  4. 4. Usuário-Mídia
  5. 5. Usuário-Mídia
  6. 6. Usuário-Mídia
  7. 7. Usuário-Mídia
  8. 8. Usuário-Mídia • Como lidar com sites produzidos por consumidores que afetam a organização?
  9. 9. Usuário-Mídia
  10. 10. Usuário-Mídia • Bebida de Alpino sem Alpino? Crise nas mídias sociais! • 148 comentários só no primeiro dia.
  11. 11. Usuário-Mídia
  12. 12. Iniciativas que estimulam a participação do usuário, que o tornam mídia
  13. 13. @carolterra @cypolzer
  14. 14. Alguns usuários:
  15. 15. Case iPhone da Vivo
  16. 16. Como postar fotos? Twitpic É possível utilizar o Twitter: Via celular: Uma das formas mais simples de enviar mensagens via SMS para o twitter aqui no Brasil é através do BrTTwitter. Se o seu celular/smartphone possui acesso à web a coisa fica mais simples, acesse m.twitter.com e tenha acesso a quase todas as funcionalidades da versão web. Ou então instale o ceTwit. Via MSN: Para integrar com o MSN você pode utilizar o http://www.imified.com/ Via e-mail: Através do TwitterMail você pode se cadastrar e obter um endereço de e- mail para enviar suas mensagens através de qualquer programa de e-mail.
  17. 17. @empregosp - Governo em Rede: Secretaria do Emprego e do Trabalho
  18. 18. @Dell - levantamento de vendas oriundas do relacionamento com clientes via Twitter e chega a 3 milhões
  19. 19. @ClaroBrasil: Canal de Mão-única
  20. 20. Case @novo_submarino
  21. 21. Case @fleury_online
  22. 22. Se até Deus está no Twitter, por que vc não?
  23. 23. Usuário-Mídia
  24. 24. Embaixadora da marca se tornou blogueira
  25. 25. Usuário-Mídia
  26. 26. Usuário-Mídia (case Kryptonite) • O fato é que após ter uma executiva (Donna Tocci) blogando paralelamente à empresa, agora eles abriram seu próprio blog oficial.
  27. 27. Usuário-Mídia (case Kryptonite) • A crise foi pauta de um dos blogs mais famosos de tecnologia do mundo: o Engadget e também da revista Wired.
  28. 28. Usuário-Mídia (case Kryptonite) Como 10 dia fora da internet podem acabar com a reputação de uma empresa Empresa garante que os seus cadeados são eficazes Post no bikeforums.net ensina que uma caneta Bic pode abrir um cadeado New York Times e Kryptonite Associated Press publicam o caso. Vídeos mostrando como abrir o cadeado são postados Empresa anuncia troca de produto gratuitamente. Custo estimado: U$10 milhões. Fonte: http://www.mktg2.net/2007/10/13/kryptonite-um-exemplo-de-buzz-negativo/
  29. 29. Esse caso nos leva à uma dimensão importante da comunicação digital: o aspecto VIRAL • A comunicação viral descreve: – qualquer estratégia que estimule os indivíduos a transmitirem uma mensagem comunicacional para outros, criando o potencial para crescimento exponencial da exposição e capacidade de influenciar da mensagem. – Essas estratégias se aproveitam da multiplicação da mensagem para expô-la a milhares e milhões. Nos EUA, 64% das pessoas • Boca-a-boca (word-of-mouth) experimentarão algo recomendado por um amigo. • Marketing de rede Uma pessoa contará de uma experiência satisfatória online • Word-of-mouse para 12 pessoas, cinco vezes mais do que conta-se na vida offline. ViralMarketer.com
  30. 30. Redes sociais Clique para editar o estilo do título mestre como estratégia _____ ____ ______ __ _______ __ _____ ______ Clique para editar os estilos do texto mestre Segundo_____ ______ nível _______ _____ Terceiro nível
  31. 31. Vale a pena investir em mídias sociais?
  32. 32. A empresa pode usar o crowdsourcing a favor!
  33. 33. A empresa pode usar o crowdsourcing a favor!
  34. 34. O Boticário e maquiador respondem às dúvidas de usuárias
  35. 35. Santander tira dúvidas sobre investimento via Formspring
  36. 36. Fiat Uno responde dúvidas dos internautas antes do lançamento • Mais de 3.800 perguntas sobre o Novo Uno de 30/4 a 04/05. • Segundo dados da Ibope Nielsen Online, em janeiro de 2010 o Formspring.me tinha 3,9 milhões de visitantes únicos no Brasil.
  37. 37. Fiat Uno responde dúvidas dos internautas antes do lançamento Mais um erro em novas mídias que necessitou de retratação. A Fiat respondeu dúvidas sobre o novo Uno e tinham três ‘departamentos’ responsáveis pelas respostas – Engenharia, marketing e outro mais descontraído chamado ‘Happy Hour’. Mais uma vez, por conta de uma resposta a empresa precisou se posicionar. O caso não chegou a ser tão pesado quanto da LocalWeb, mas novamente o despreparo com mídias sociais pode gerar (e já gerou - http://info.abril.com.br/noti cias/internet/rosa-e-cor-de- sao-paulino-diz-fiat- 05052010-25.shl) notícia na rede.
  38. 38. Preconceito nas redes sociais?
  39. 39. Jimmy Choo faz caça ao tesouro via Foursquare • Em Londres, a marca de calçados Jimmy Choo criou uma caça ao tesouro com a ajuda do aplicativo. • Um par de tênis da nova coleção da marca fazia check-ins em lugares da moda na cidade e ficava apenas alguns minutos em cada endereço. • Quem conseguisse pegá-los ganha um par no seu tamanho.
  40. 40. Spoleto oferece a 'mayors' de lojas no Foursquare um prato de massa • A rede de cozinha italiana Spoleto resolveu fazer 1 movimento no Foursquare, a rede social onde você declara os locais por onde passa (e dos quais gosta). • A partir dessa semana, o 'mayor' (pessoa que mais fez check-ins) de algumas unidades terá direito a uma refeição toda 6a feira. A ação, desenvolvida em conjunto com a consultoria digital It's Digital, vai recompensar a fidelidade dos fãs de 6 lojas, 3 no Rio e 3 em São Paulo. Além de ser a primeira grande ação brasileira de varejo no Foursquare, a intenção da empresa é colaborar para disseminar a cultura digital no mundo real.
  41. 41. Usuário-Mídia (case Oi) Operadora OI: a empresa utiliza as redes sociais para divulgar seus eventos e promoções.
  42. 42. Usuário-Mídia (case Andrea Matarazzo) Andrea Matarazzo Secretário Municipal das Subprefeituras criou um formulário para o cidadão reclamar sobre a cidade.
  43. 43. Usuário-Mídia (case Skol) Promoção Skol: o vídeo mais votado ganhou um final de semana em Maresias.
  44. 44. Doritos • Promoção Doritos: quem acertasse a quantidade de tortillas da embalagem gigante ganhava o pacote. • Promoção muito divulgada em Blogs, Twitter e Flickr
  45. 45. Case Suzuki SX4 • Para lançar seu modelo SX4 no Brasil, a Suzuki utilizou o Twitter como principal plataforma de promoção. Quem descobrisse (mais vezes e em menos tempo) por quais locais o carro passaria ao longo de três semanas, levaria o próprio SX4 como prêmio. •O perfil @sigasx4 revelava pistas dos próximos paradeiros do carro, e o primeiro a responder com a localização correta no Twitter vencia a etapa. Um mapa das paradas anteriores também estava disponível no site sigasx4.com.br. • Ação de RP ou de Marketing? Válida?
  46. 46. Sucrilhos •Promoção Sucrilhos: os internautas mandavam uma foto do momento em que acordam para um dos Blogs participantes. As 10 piores fotos ganharam um suprimento de sucrilhos até o final do ano. A divulgação em Blogs, Twitter e Flickr foi o diferencial da campanha.
  47. 47. Case Toyota Após recall, Toyota lança esforço por reputação Montadora põe anúncio em jornais e leva seu presidente à TV para explicar o problema no sistema de aceleração aos consumidores A Toyota está na luta para salvar sua imagem nos Estados Unidos após o recall de 2,3 milhões de veículos que estão com problemas no acelerador. A estratégia de Relações Públicas envolve todas as frentes de mídia, de televisão às redes sociais. Após comprar mídia em 20 dos maiores jornais dos Estados Unidos no último domingo, 31, a Toyota levou seu presidente da operação norte-americana, Jim Lentz, à televisão no programa "Today". Ele falou ao apresentador Matt Lauer sobre a paralisação de vendas e produção de oito modelos após a detecção do problema. O executivo garantiu que a questão está sob controle. A Toyota não fala sobre publicidade, mas AdAge confirmou que a agência Saatchi&Saatchi trabalha na comunicação em cima do recall, o que inclui até um website exclusivo para esta ação. Lentz apareceu ainda no Facebook falando sobre o recall, obtendo mais de 70 comentários, muitos deles positivos. Além do dano à reputação, a Toyota precisa retomar o market share que perdeu por conta da crise. Após o recall, a GM lançou um programa de incentivo para atrair ex-consumidores da Toyota. Ford e Chrysler hesitaram, mas acabaram oferecendo incentivos. Com informações do Advertising Age. Vídeo no Youtube - http://www.youtube.com/toyotausa#p/c/9FC450C0F2BFE90B Apelido no Twitter - http://twitter.com/toyota
  48. 48. Dalai Lama
  49. 49. O Papa é Pop!
  50. 50. Religioso recomenda uso da linguagem da web para Igreja se aproximar da cultura jovem. Vaticano tem canal no YouTube e app para iPhone.
  51. 51. Case polêmico (LG Renoir) • Marketing da LG desagrada blogs A fabricante de eletrônicos LG levou 16 blogueiros ao Guarujá, no litoral paulista, para apresentar e entregar para teste seu novo celular, o Renoir, com tela touch-screen. A blogosfera brasileira sentiu-se contrariada, questionou a escolha dos nomes dos convidados e as resenhas publicadas após a viagem. A maior parte delas falou bem do novo aparelho. Não é a primeira vez que isso ocorre no Brasil. Em julho do ano passado, a Coca-Cola enviou a nove blogueiros uma nova bebida – isotônico I9 - que seria lançada. O portal Blue Blus chamou então os agraciados de ‘blogs de aluguel’.
  52. 52. Case polêmico (LG Renoir)
  53. 53. Case polêmico (LG Renoir)
  54. 54. Case polêmico (LG Renoir)
  55. 55. Case polêmico(LG Renoir)
  56. 56. Case polêmico (LG Renoir) • O mundo da colaboração, conteúdo gerado pelo consumidor, interatividade, coloque-o- seu-termo-batido-aqui, nem sempre é belo. Afinal é mais fácil criticar na internet do que fora dela. Basta uma insatisfação em comum e alguém que incentive esse “desabafo”. •O último LiveStream utilizado foi em uma ação publicitária para o lançamento do celular LG Renoir. Foi daí que surgiu um motivo para que alguém resolvesse se expressar. Gravataí Merengue não gostou da ação e resolveu criticar mandando seguidas “twittadas” com a tag da campanha (#lgrenoir). • Foi o estopim para incentivar dezenas de outras pessoas a mandarem suas críticas. Falaram mal da ação, do aparelho em questão, de problemas que tiveram com a LG e por aí vai. Muitos movidos por um motivo. Outros movidos pelo desejo de querer aparecer ou entrar na “brincadeira”.
  57. 57. Case polêmico (Isotônico I9) • Coca-cola selecionou 9 blogueiros para provar em primeira mão o isotônico I9. • Deu a eles também um geladeira como brinde. • Muitos que não receberam se ofenderam e disseram que quem havia recebido era blogueiro de aluguel.
  58. 58. Case polêmico (Isotônico I9) • Coca-cola selecionou 9 blogueiros para provar em primeira mão o isotônico I9. • Deu a eles também um geladeira como brinde. • Muitos que não receberam se ofenderam e disseram que quem havia recebido era blogueiro de aluguel. Quem começou esse movimento foi o BlueBus. Leia aqui.
  59. 59. • Resultado: polêmica entre blogueiros e BlueBus e visibilidade para o isotônico,que apesar de ter ganho rótulo de polêmico, conseguiu divulgação ampla e gratuita.
  60. 60. Case polêmico (Ronaldinho e Nike) • A Riot, agência que atende a Nike, queria fazer uma campanha em mídia social envolvendo blogs e falando sobre o retorno e a volta por cima de Ronaldo. • Um funcionário da agência sugeriu o que deveria ser escrito no post do blog Futepoca. • Resultado: uma polêmica imensa em torno da ação de compra da marca e milhares de posts na blogosfera criticando a ação.
  61. 61. http://www.futepoca.com.br/2008/02/o-marketing-viral-e-nike.html “Olá Equipe do Blog FUTEPOCA! Trabalho na Agência RIOT, especializada em Estratégias para Mídias Sociais. Visitei o seu blog e gostei bastante do conteúdo. Dessa forma, achei bastante relevante sugerir à vocês a divulgação do site da Nike especializado na “recuperação” do jogador Ronaldo, que realizou, no último dia 14, uma cirurgia no tendão do joelho esquerdo. Este site foi criado pela Nike para que os fãs de Ronaldo transmitam força e motivação ao jogador, para que ele retorne aos campos o mais breve possível e volte a encantar os amantes de futebol. O site dedicado ao Ronaldo é o http://nikefutebol.com/ronaldo Estou enviando um pequeno texto explicativo, dando algumas instruções sobre como poderia ser escrito este texto, ok? Caso vocês aceitem escrever sobre o Ronaldo e o resultado no blog, comentários e etc, for positivo, em uma outra oportunidade podemos, quem sabe, firmar alguma espécie de parceria, ok? Este post que estamos sugerindo, seria uma espécie de Post Piloto. Dando resultados dessa vez, surgindo novas campanhas pertinentes ao seu blog, poderemos conversar novamente, ok? Se tiverem alguma dúvida, entrem em contato o mais breve possível, ok? Ps.: Caso aceitem, precisamos que o texto seja escrito e postado até amanhã (dia 27) pela noite, ok? Qualquer dúvida, entrem em contato comigo.”
  62. 62. Case polêmico (Ronaldinho e Nike)
  63. 63. Case polêmico (Ronaldinho e Nike)
  64. 64. Case polêmico (Puma e compra de blogueiros)
  65. 65. Posts para participar de um sorteio de tênis?
  66. 66. Case polêmico (Marcelo Tas e Telefônica)
  67. 67. Case polêmico (Marcelo Tas e Telefônica)
  68. 68. Case polêmico (campanha Cuidar/Unimed RS)
  69. 69. Case polêmico (BestShopTv)
  70. 70. Case polêmico (Facebook e Burger King)
  71. 71. A importância da reputação...
  72. 72. A importância da reputação...
  73. 73. Como proceder nestes casos?
  74. 74. Como proceder nestes casos? Somos a agência responsável pela imagem do jogador Ronaldo. Para tanto, precisamos entregar um plano de ação para minimizar o boca-a- boca negativo em torno dele. Juntem-se em grupos e mãos à obra! Escolha uma das estruturas de planejamento vistas na primeira aula. Tempo de duração da atividade: 20 minutos.
  75. 75. Vagas da Vale nas redes sociais
  76. 76. Vagas da Vale nas redes sociais
  77. 77. Anhembi Morumbi abre inscrições para o Vestibular via Facebook
  78. 78. Relacionamento com investidores via Twitter
  79. 79. Perguntas para o presidente da Toyota via Digg Convite a todos os membros do Digg para enviarem suas perguntas ao presidente da Toyota nos EUA. O portal faria uma entrevista por vídeo com o presidente, e as perguntas mais votadas serão feitas a ele. A polêmica é grande nos EUA a respeito do enorme recall que a Toyota fez devido a um defeito no acelerador de seus carros, o que gerou uma diminuição significativa nas suas vendas e conseqüências para sua marca.
  80. 80. Implicações da social web para os negócios
  81. 81. 5 consequências da evolução das redes sociais para os negócios 1. O aumento dos canais de comunicação: um fluxo interminável de conversas e conteúdo - É também um dos motivos para os empresários priorizarem a reputação como estratégia nos planos de comunicação. 2. As pessoas estão se tornando uma parte do processo de comercialização - Uma das tarefas do marketing é identificar os influenciadores de opinião e manter vínculos com eles. Quanto mais os clientes forem influentes, melhor para a equipe de vendas da empresa. 3. Marketing tem se expandido para um diálogo - Para algumas empresas, isso requer uma grande mudança em sua forma tradicional de pensar o marketing e a comunicação.
  82. 82. 5 consequências da evolução das redes sociais para os negócios 4. O processo de aquisição e compras foi alterado - Consumidores buscam informações on-line antes de comprar produtos e serviços. O desafio está em acompanhar todas essas marcas digitais que possuem na internet e acompanhar os clientes em seus processos de compra. 5. Maior importância na melhoria das relações com os clientes existentes - Via boca a boca, redes sociais e recomendações online, há um entendimento crescente de que a concentração nos clientes já existentes é muito mais que apenas uma questão de cliente “manutenção”. Quando isso acontece, os melhores vendedores são estes clientes ultra-leais e satisfeitos. Reputação é quase igual a vendas. Fonte: http://www.pontomarketing.com/midias-sociais/5-consequencias- da-evolucao-das-redes-sociais-para-o-marketing/
  83. 83. Até que ponto a pág é um SAC disfarçado de interação?

×