ROMANTISMO
Movimento que se desenvolveu paralelamente
à Revolução Francesa
(Igualdade, Liberdade e Fraternidade).
Teve seu início no ...
Romantismo Alemão
Teve início logo após a Revolução Francesa, com o
Sturm Und Drang (tempestade e ímpeto/paixão), com a
fi...
Fausto, o homem que faz pacto com o diabo.
Ele começa com o personagem principal
lamentando-se sobre o vazio que carrega
d...
Romantismo na Inglaterra
Surgiu com os movimentos antinapoleônicos.
Principais Representantes
Walter Scott
Lord George Byr...
Ivanhoé é um romance do escritor escocês
Walter Scott, publicado em 1820. Narra a luta
entre saxões e normandos e as intri...
George Gordon Byron
Melhor conhecido como Lorde Byron, foi um
destacado poeta britânico e uma das figuras
mais influentes ...
Charles Dickens
É considerado um dos principais romancistas
da era vitoriana na Inglaterra e um dos
principais escritores ...
Romantismo na França
A França foi um dos últimos países a receber o
Romantismo, que chegou com as influências de
Byron, Wa...
Citações
"O homem nasce livre, e em toda parte é posto a ferros.
Quem se julga o senhor dos outros não deixa de ser tão
es...
Romantismo
Romantismo
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Romantismo

908 views
830 views

Published on

O contexto Histórico do Romantismo

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
908
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
71
Actions
Shares
0
Downloads
16
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Romantismo

  1. 1. ROMANTISMO
  2. 2. Movimento que se desenvolveu paralelamente à Revolução Francesa (Igualdade, Liberdade e Fraternidade). Teve seu início no século XIX os primeiros países que começaram o movimento romântico foram Alemanha (1790 – 1830), Inglaterra (1790 – 1832) e França (1825 – 1850).
  3. 3. Romantismo Alemão Teve início logo após a Revolução Francesa, com o Sturm Und Drang (tempestade e ímpeto/paixão), com a filosofia de Schelling e Fichte e com escolas místicas, principalmente a de Boheme. As invasões de Napoleão Bonaparte, a fundação da Universidade de Berlim, e a agitação social serviram para criar uma atmosfera propícia para o surgimento do romantismo no país. Principais Representantes Goethe Schiller
  4. 4. Fausto, o homem que faz pacto com o diabo. Ele começa com o personagem principal lamentando-se sobre o vazio que carrega dentro de si, apesar do vasto conhecimento que ele tem. Por isso, Fausto procura o lado espiritual como os mistérios da vida e magia. Ele vive solitário e divide seu tempo entre o aluno Wagner e o cachorro. Um dia ele abre a bíblia e reclama do versículo que diz: “No começo era o verbo”. Neste momento, ao reclamar, o seu cachorro transforma-se em um diabo. O demônio de aparência humana propõe um pacto e garante proporcionar-lhe, todos os prazeres e desejos. Fausto aceita o pacto. Depois disso, ele conhece Margarida, por quem apaixona-se. Então, ele pede ao diabo para tê-la, mas o demônio avisa que não pode, pois a moça é virgem, frequenta a missa, mas aconselha-o a dar-lhe bons presentes, dizendo-lhe, que nenhuma mulher resiste. Fausto segue o conselho e consegue conquistar Margarida, mas um dia as desgraças começam a acontecer. Margarida fica grávida, e o irmão dela, Valentim, para defender a honra da família, duela com Fausto, e morre. Com a morte do irmão e uma gravidez inesperada, Margarida fica louca e não reconhece mais ninguém, ela chega a ser acusada de matar a mãe e o próprio filho. Mesmo assim, Margarida clama e a Deus e é salva, enquanto Fausto sofre por ter vendida a alma ao diabo.
  5. 5. Romantismo na Inglaterra Surgiu com os movimentos antinapoleônicos. Principais Representantes Walter Scott Lord George Byron Charles Dickens
  6. 6. Ivanhoé é um romance do escritor escocês Walter Scott, publicado em 1820. Narra a luta entre saxões e normandos e as intrigas de João sem Terra para destronar Ricardo Coração de Leão. É considerado o primeiro romance histórico do romantismo. A obra surgiu num momento em que se procurava exaltar o nacionalismo, e obteve tamanho sucesso que seu autor foi agraciado com título nobiliárquico. Nele os valores da cavalaria medieval são enaltecidos, assim como o heroísmo inglês. Embora protagonizado pelo cavaleiro Wilfred de Ivanhoé, são os personagens quase anônimos que encontram maior destaque do que este, a exemplo de Brian de Bois Guilbert, um templário, vilão que engendra várias maldades. Sir Walter Scott foi o criador do verdadeiro romance histórico.
  7. 7. George Gordon Byron Melhor conhecido como Lorde Byron, foi um destacado poeta britânico e uma das figuras mais influentes do Romantismo, célebre por suas obras-primas, como Peregrinação de Child Harold e Don Juan (o último permaneceu inacabado devido à sua morte iminente). Byron é considerado como um dos maiores poetas europeus, é muito lido até os dias de hoje. Toda a obra de Byron, que exprime o pessimismo romântico, com a tendência a se voltar contra os outros e contra a sociedade, pode ser vista como um grande painel autobiográfico. Foram novos, em sua postura, o tom declarado de rebeldia ante as convenções morais e religiosas e o charme cínico de que seu herói demoníaco sempre se revestiu. A fama de Byron não se deve somente aos seus escritos, mas também a sua vida — amplamente considerada extravagante — que inclui numerosas amantes, dívidas, separações e alegações de incesto. É mais fácil morrer por uma mulher do que viver com ela. George Lord Byron
  8. 8. Charles Dickens É considerado um dos principais romancistas da era vitoriana na Inglaterra e um dos principais escritores do Realismo Inglês. Além dos populares romances, escreveu contos, peças e artigos jornalísticos. Em suas obras, expôs os principais problemas sociais da Inglaterra vitoriana como, por exemplo, a violência, a pobreza, o desemprego, as péssimas condições de trabalho nas fábricas e a prostituição. Charles Dickens tinha consciência social e procurou melhorar de forma prática a vida das pessoas daquele período. Junto com alguns amigos, buscou participar de atividades sociais através de projetos que propunham melhorias educacionais, reforma sanitária e até a criação de um hospital infantil. David Copperfield: No percurso, que conta os perigos e as desventuras que David, um menino órfão, sofre quando se vê sozinho em Londres, e passa a descobrir o verdadeiro caráter das pessoas e encontra uma vasta galeria de personagens, gentis, cruéis ou grotescos. Oliver Twist: Relata as aventuras e desventuras de um rapaz órfão. É um dos romances onde o autor trata do fenômeno da delinquência provocada pelas condições precárias da sociedade inglesa da época. Um conto de natal: Traz a figura de Scrooge, um rabugento homem de negócios de Londres, sovina e solitário, que não demonstra um pingo de bons sentimentos e compaixão para com os outros. Não deixa que ninguém rompa sua carapaça e preocupa-se apenas com seus lucros. No frio natalino, ele é visitado pelo fantasma de Marley, seu sócio, morto há algum tempo.
  9. 9. Romantismo na França A França foi um dos últimos países a receber o Romantismo, que chegou com as influências de Byron, Walter Scott e Schiller Principal Representante Jean Jacques Rousseau Foi um importante filósofo, teórico político, escritor e compositor autodidata suíço. É considerado um dos principais filósofos do iluminismo e um precursor do romantismo.
  10. 10. Citações "O homem nasce livre, e em toda parte é posto a ferros. Quem se julga o senhor dos outros não deixa de ser tão escravo quanto eles." "A maioria de nossos males é obra nossa e os evitaríamos, quase todos, conservando uma forma de viver simples, uniforme e solitária que nos era prescrita pela natureza" "O verdadeiro fundador da sociedade civil foi o primeiro que, tendo cercado um terreno, lembrou-se de dizer 'isto é meu' e encontrou pessoas suficientemente simples para acreditá-lo. Quantos crimes, guerras, assassínios, misérias e horrores não pouparia ao gênero humano aquele que, arrancando as estacas ou enchendo o fosso, tivesse gritado a seus semelhantes: 'Defendei-vos de ouvir esse impostor; estareis perdidos se esquecerdes que os frutos são de todos e que a terra não pertence a ninguém'"

×