Correios
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Like this? Share it with your network

Share

Correios

  • 3,905 views
Uploaded on

Trabalho para a Disciplina Marketing Público ministrada pelo professor Marconde Neto. (UERJ)

Trabalho para a Disciplina Marketing Público ministrada pelo professor Marconde Neto. (UERJ)

More in: Education
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
No Downloads

Views

Total Views
3,905
On Slideshare
3,905
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
94
Comments
0
Likes
2

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1.  
  • 2. Marketing Público Marketing aplicado à prestação de serviços públicos na área de serviço postal. Prof. Manoel Marcondes Neto Participantes: Ana Carolina Alves Priscila Vanny Camila Viana
  • 3. História dos Correios A ECT foi criada em 20 de março de 1969, como empresa pública vinculada ao Ministério das Comunicações, mediante a transformação da Autarquia Federal que era, então, Departamento de Correios e Telégrafos (DCT). O Departamento de Correios e Telégrafos, criado pelo Presidente Getúlio Vargas não apresentava infraestrutura compatível com as necessidades dos usuários. A mudança não representou apenas uma troca de sigla, foi seguida por uma transformação profunda no modelo de gestão do setor postal brasileiro, tornando-o mais eficiente, e na consolidação de uma marca reconhecida por muitos como um verdadeiro patrimônio nacional. Nos anos que se seguiram, vários serviços foram sendo incorporados ao portfólio da empresa. Além dos tradicionais serviços de cartas, malotes, selos e telegramas, entre os novos serviços podem ser destacados os pertencentes à família SEDEX, serviço de encomendas expressas. Ao todo são mais de cem produtos e serviços oferecidos pela maior empregadora do Brasil, sendo a única empresa a estar presente em todos os municípios do país, com uma vasta rede de unidades próprias e franqueadas. Diversos dos produtos e serviços da ECT podem ainda ser adquiridos pela internet.
  • 4. O surgimento da ECT correspondia a uma nova postura por parte dos poderes públicos, com relação à importância das comunicações e, particularmente, dos serviços postais e telegráficos, para o desenvolvimento do País. Do início dos serviços postais até os dias de hoje, os Correios assumiram sua postura de elo, que aproxima as pessoas e de instituição respeitável, que sempre procurou adequar-se aos vários períodos de progresso do Brasil, promovendo incessante melhoria dos seus serviços e produtos oferecidos à sociedade.
  • 5. O que é CORREIOS? Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos ( ECT ) ou, simplesmente, Correios , é a empresa estatal do Brasil operadora dos serviços postais. A constituição federal do Brasil prevê a exclusividade da união sobre a entrega de correspondências de interesse específico do destinatário. Essa prática, em maior ou menor grau, é adotada por quase todos os países do mundo, sendo utilizado como alternativa para financiar o operador na universalização dos serviços postais , garantindo sua presença em regiões remotas, principalmente nos locais onde não existe o interesse das empresas privadas na sua operacionalização.
  • 6. Missão
    • “ Fornecer soluções acessíveis e confiáveis para conectar pessoas, instituições e negócios, no Brasil e no mundo.”
  • 7. Visão
    • “ Ser uma empresa de classe mundial.”
  • 8. Valores
    • A Empresa valoriza: A . Ética B . Meritocracia C . Respeito às Pessoas D . Compromisso com o Cliente E . Sustentabilidade
  • 9. Catálogo Produtos e Serviços Todo brasileiro já utilizou, pelo menos uma vez, os produtos e serviços que os Correios colocam à disposição em todo o território nacional. Quem nunca enviou ou recebeu uma carta? Lista Produtos e Serviços: Mensagens É o serviço que permite encaminhamento de mensagens urgentes em âmbito nacional e internacional. Exemplos: Cartas, Telegramas, Impresso, Fax-Post, Cecograma e FAC.
  • 10.
    • Fax-Post  é o serviço que consiste na remessa de mensagens (transmissão e recepção de documentos) por meio de fac-símile.
    • Já o FAC é executado mediante contrato celebrado com a ECT, para a remessa de grandes quantidades de Cartas Comerciais com peso máximo de 500 gramas, simples ou registradas, acompanhadas ou não de Aviso de Recebimento-AR e outros serviços adicionais tais como Mão Própria e Valor Declarado
    Encomendas Encomendas não urgentes para qualquer localidade do território nacional, a um preço econômico. Exemplos: PAC (é o serviço de encomenda da linha econômica para o envio exclusivo de mercadoria), Encomenda Customizada.
  • 11.
    • Telegrama
    • O serviço se destina a pessoas ou empresas que necessitam enviar mensagens urgentes e/ou que desejam estimular os destinatários a realizarem uma leitura imediata da mensagem.
    • Sedex
    • Maior cobertura nacional e o mais alto grau de credibilidade, rapidez e segurança, fazem do SEDEX o melhor e mais utilizado serviço de encomenda expressa do país.
  • 12. Filatelia e Conveniência Sempre buscando oferecer inovações e comodidade a sua clientela, os Correios estão investindo no segmento de conveniência postal com objetivo de diversificar a gama de produtos e serviços, a partir de parcerias com órgãos governamentais e empresas diversas. Financeiros Para maior comodidade, os CORREIOS têm buscado efetivar parcerias com diversas concessionárias de serviços públicos (água, luz e telefone) e órgãos governamentais, para que você possa pagar suas contas e tributos em suas agências. Além disso, para facilitar ainda mais a vida dos usuários, existem outros serviços financeiros, tais como: Vale Postal Eletrônico, pagamento de aposentados do INSS etc.
  • 13. Mensagens Via Internet É o serviço por meio do qual você pode remeter diretamente através da web, de seu desktop, cartas registradas. Próprio para mensagens em texto, o serviço poderá ser utilizado em qualquer dia e a qualquer hora. Mais Serviços...
  • 14. Diferenciais Porte da Empresa : - Atendimento à 45 milhões de domicílios; - Mais de 47 mil empresas como clientes; - Maior empregador o Brasil, com 108 mil empregados; - Presente em 5.561 municípios brasileiros; - 9 milhões de objetos distribuídos por ano; - Vasta rede de agências, que podem ser utilizadas como ponto de apoio para coleta e para a entrega.
  • 15. Rede Digital - Maior rede implantada e em funcionamento no Brasil; - 4 mil pontos interligados via satélite; - 2 mil pontos interligados via terrestre; -30 mil estações de trabalho com recursos e serviços na rede; Automação Industrial - 87 sistemas de triagem automática; - 10 sistemas de movimentação de carga; - Infra-estrutura e portfólio que permitem a adoção de níveis de serviço de entrega diferenciados; - Rede de transporte multimodal que permite conectar todos os municípios, todos os dias;
  • 16. - - Ampliação de horário de coleta de encomendas nos armazéns; - Rastreamento pela internet, que permite acompanhar o fluxo de bens de sua empresa dentro dos Correios; - Banco postal para serviços financeiros; - Força de trabalho especializada em logística.
  • 17. Faturamento
  • 18. DRE
  • 19. Ações de Cidadania
    • Programa Nacional do Livro Didático
    • É o mais antigo dos programas voltados à distribuição de obras didáticas aos estudantes da rede pública de ensino brasileira. Graças ao esforço conjunto da empresa e FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) e à sofisticada logística de distribuição, serão entregues 89 milhões de livros didáticos a 153.900 escolas, em 4.863 municípios. A cada ano os Correios vêm implementando novas medidas para aprimorar o processo de distribuição . Tudo isso para atingir o objetivo principal, que é o de fazer com que os livros cheguem a seu destino, antes do início do ano letivo.
    • Amigos da Escola
    • Os Correios participam como agente divulgador do Projeto Amigos da Escola, de iniciativa da Rede Globo - Brasil 500 e Programa Comunidade Solidária, com o objetivo de viabilizar uma série de ações solidárias, escolhidas para tornarem as escolas públicas e o ensino básico mais atraentes, e com isso, reduzir os índices de evasão e repetência escolar.
  • 20.
    • Projeto Papai Noel dos Correios
    • O Projeto Papai Noel dos Correios é uma ação corporativa, desenvolvida em todas as 28 Diretorias Regionais, que tem como foco principal o envio de carta-resposta às crianças que escrevem ao “Papai Noel”. O objetivo central é manter a magia do Natal. Além de estimular a redação de cartas manuscritas pelas crianças, o projeto visa atender aos pedidos de presentes de Natal de crianças em situação de vulnerabilidade social, estimular o voluntariado dentro e fora da empresa e incentivar a solidariedade dos empregados e da sociedade.
    • Aleitamento Materno
    No ano de 2002 cerca de 16.000 Carteiros devidamente treinados por profissionais das diversas Secretarias de Saúde dos Estados repassam informações básicas e distribuem panfletos instrutivos, sobre a importância do aleitamento materno, beneficiando diretamente mais de 3.200.000 pessoas, em 856 municípios nas diversas Unidades da Federação , utilizando-se de sua penetração e confiabilidade adquirida junto às comunidades que atuam.
  • 21. Reconhecimentos por suas práticas - Prêmio ABML O case "Programa Nacional do Livro Didático" rendeu bons louros aos Correios no ano de 2002. Graças à sua estrutura operacional, única no país, e ao comprometimento da empresa como um todo com as questões sociais, característica da instituição, o programa consegue, a cada ano, sucesso esperado por milhares de estudantes em todo o país. Além dos prêmios World Mail Award e Hélio Beltrão, o PNLD proporcionou aos Correios outra vitória: o prêmio de logística conferido pela Associação Brasileira de Movimentação e Logística, na categoria Terceirização em Logística. Este, considerado o "Oscar" da logística brasileira, tem o objetivo de incentivar projetos nas áreas que envolvam a logística entre todas as empresas usuárias dos sistemas representados pela Associação.
  • 22. - Marcas de Confiança (2009) Os Correios foram eleitos pela oitava vez consecutiva a instituição mais confiável do Brasil na pesquisa Marcas de Confiança 2009, realizada pela revista Seleções do Reader’s Digest, com respaldo técnico do Ibope Inteligência. A empresa obteve 85% dos votos na categoria Instituições/Organizações, superando a moeda brasileira Real (76%) e as Forças Armadas (66%). O objetivo da pesquisa é avaliar a confiança dos brasileiros em marcas, instituições e profissões. A oitava edição foi realizada via internet com monitoramento do Ibope, em junho de 2009, e levou em consideração uma amostra de 1,5 mil questionários. - Prêmio Intangíveis Brasil (2009) Os Correios foram os vencedores do Prêmio Intangíveis Brasil no setor Logística/Atacado. O prêmio é uma iniciativa da Revista Consumidor Moderno e da DOM Strategy Partners, com o apoio do Grupo Padrão. O objetivo do prêmio é reconhecer as empresas que melhor investem na geração de valor aos públicos com os quais se relacionam (tais como acionistas, clientes, colaboradores, fornecedores, governo, comunidades, dentre outros).
  • 23. - Superbrands (4° edição) Os Correios foram eleitos uma das marcas mais fortes do Brasil pela Superbrands, que tem como missão gerar conteúdos, publicar, distribuir, disseminar e educar os nossos membros e formadores de opinião sobre os conceitos atuais de branding, comunicação, marketing, gestão e avaliação da marca. Para ser listada no índice Superbrands, uma empresa precisa passar por uma avaliação em três instâncias diferentes: Conselho Independente Superbrands(composto por dez dos mais proeminentes experts em comunicação e marketing do Brasil), pesquisa com cerca de 250 gestores de marcas do País e pesquisa nacional com cerca de 30 perguntas da The Brander/Brand Finance com mais de 5.000 usuários das mais de 500 marcas do Brasil.
  • 24.
    • Transformação dos Correios, que hoje é uma empresa pública de direito privado, em uma sociedade anônima de capital fechado .
    • Correios do Brasil S.A.
    • Justificativa
    • Segundo o presidente da Empresa Brasileira de Correios (ECT), Carlos Henrique Custódio, se permanecer apenas nas áreas em que tem monopólio, como cartas e informes bancários, a empresa terá valor econômico praticamente nulo dentro de algum tempo e passará a apresentar déficit que exigirá dos cofres públicos uma quantia bilionária todos os anos
    O Futuro da ECT
  • 25.
    • Objetivos
    • Dobrar o faturamento dos Correios e chegar a R$ 25 bilhões de receita anual no prazo de um ano e meio;
    • Criação de novos serviços;
    • Atuação no exterior; e
    • Implantação de uma governança corporativa.
    • O que será feito
    • Nova estrutura de logística, com a criação do Correio Híbrido;
    • Fortalecimento do Banco Postal, hoje operado em parceria com o Bradesco;
    • Comercializar novos serviços, como, por exemplo, vender seguro e chips de telefone celular;
    • Abertura de agências no exterior; e
    • Nova negociação com empresas aéreas para entrega de correspondências.
  • 26. A ECT, durante toda sua história, consolidou uma imagem de excelência na prestação do serviço de entrega de correspondência e isso foi possível devido ao comprometimento em garantir um serviço eficaz e confiável para seus clientes. No entanto, a modernização que a internet trouxe ao mundo corporativo e social traz novos desafios aos Correios com relação a desenvolver novos produtos e serviços adaptados as novas práticas. A nova estrutura almejada pelo Governos poderá dar condições a esta modernização, pois facilitará negociações de maior abrangência e captação de novos mercados. Porém, apesar de o Governo garantir que suas ações não serão abertas ao mercado os nacionalistas temem mais uma privatização. Conclusão