Trabalho Nanotecnologia Textil
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Like this? Share it with your network

Share
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
8,320
On Slideshare
8,319
From Embeds
1
Number of Embeds
1

Actions

Shares
Downloads
97
Comments
0
Likes
0

Embeds 1

https://twitter.com 1

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. FEEVALE DESING DE MODA E TECNOLOGIA TECNOLOGIA TÊXTIL II TRABALHO NANOTECNOLOGIA PROFESSOR: LUIS CARLOS ALUNAS: ANA FINGER, CAROLINA AFIUNE, CAROLINA M. ARMILIATTO. NOVO HAMBURGO, 08 DE JUNHO DE 2009.
  • 2. 1.0 INTRODUÇÃO
    • Um dos maiores fatores para a criação do vestes foi a necessidade de nos protegermos do meio ambiente. Sendo o vestuário, um elemento cultural, dele surgiu a moda; esta com propósitos estéticos desencadeou a evolução social tecnológica.
    • O objetivo deste trabalho é a aplicação dos denominados tecidos inteligentes no design de moda, baseados na nanotecnologia.
    • Verificou-se que tal aplicação visa adequar os fatores estéticos aos tecnológicos, para proporcionar uma vestimenta que atenda as expectativas sociais e as necessidades fisiológicas de seus usuários.
  • 3. 2.0 – APLICAÇÃO DE TECIDOS SINTÉTICOS A MODA.
    • Nos últimos tempos, muitas foram as previsões de como as pessoas estariam se vestindo nos primeiros anos do século XXI. A moda fez o uso, ou hábito, acompanhar a história da indumentária desde a origem humana e receber interferências que se refletiam no meio social e cultural. Porém , hoje vemos que o futuro distante dos filmes de ficção científica, se tornou presente e sabe-se que as pessoas não andam de naves espaciais e tão pouco fazem uso do figurino dos filmes Hollywoodianos. Tal cena não se concretizou e a indústria têxtil tem feito uso de toda a tecnologia disponível para criar fibras e tecidos cada vez mais ajustados ao estilo de vida contemporânea.
  • 4.
    • A história relata que o homem desde a criação de sua primeira vestimenta utilizou o algodão e o linho. Os primeiros fios artificiais de acetato de celulose foram criados na Alemanha em 1869. A viscose fibra derivada da celulose (polpa da madeira) passou a ser produzida em 1905. E os sintéticos surgem só em 1938 com o lançamento do Nylon.
    • Passada a onda de sucesso na década de 60, as fibras sintéticas entram em declínio devido ao seu desconforto. As roupas feitas de poliamida e poliéster, grudavam no corpo impedindo a transpiração.
  • 5.
    • Suavizando este desconforto, surge na década de 90, a Microfibra, proporcionando aos tecidos, novas características como maior suavidade, maciez, brilho e caimento.
    • A empresa Rhodia em 1992, lançou a Microfibra no Brasil, que ficou conhecido como “Tecido Inteligente”. Juntamente com técnicos da Universidade de São Paulo (USP) e pesquisadores da Rhodia, foi possível descobrir, por exemplo, que a aplicação da Microfibra em roupas esportivas proporcionava aos atletas uma economia de 10% na energia gasta, durante a prática esportiva.
    RHODIA CRIATIVA E ECOLÓGICA !
  • 6. 3.0 NANOTECNOLOGIA
    • O principio básico da nanotecnologia é a construção de estruturas e novos materiais a partir dos átomos (os tijolos básicos da natureza). Ela está associada a várias áreas,como a medicina, eletrônica, ciência da computação, física, química, biologia, engenharia dos materiais e inclusive na área da moda. É uma área promissora, mas que esta dando apenas seus primeiros passos mostra, contudo, resultados surpreendentes.
    • Foi Richard P. Feynman o precursor da nanotecnologia, apesar de não ter usado este termo, quando apresentou suas idéias acerca do assunto em sua palestra para a sociedade americana de física, em 29 de dezembro de 1959.
    • A palavra nanotecnologia foi utilizada pela primeira vez pelo professor Norio Taniguchi em 1974 para descrever as tecnologias que permitem a construção de materiais a uma escala de 1 nanômetro (um bilionésimo de metro chama-se nanômetro).
    • Eric Drexler popularizou o conceito de nanotecnologia nos anos 1980 através do livro “Engines of Creation” (Motores da Criação). Drexler foi o primeiro cientista a doutorar-se em nanotecnologia e é considerado por muitos como o pai da nanotecnologia.
    • Drexler tem uma visão a longo prazo sobre o tema que prevê o aparecimento de nano-dispositivos de regeneração celular que poderão garantir a regeneração dos tecidos e a imortalidade; mas suas idéias são vistas com desconfiança por outros cientistas mais interessados nos aspectos práticos da nanotecnologia.
  • 7. O QUE É NANOTECNOLOGIA?
    • A nanotecnologia é a engenharia de materiais em escala de átomos e de moléculas. É a capacidade de criar objetos de qualidade superior aos que existem hoje.
    • O prefixo grego Nano, significa anão e faz referência a um padrão de medida que equivale a um bilionésimo de metro. Para se ter idéia do que isso significa, um fio de cabelo tem a espessura de 50 mil nanômetros. Assim ao se utilizar a tecnologia, trabalha-se com estruturas minúsculas cujas dimensões são complexas, capazes de executar funções especializadas tecnicamente muito interessantes.
  • 8. O ÁTOMO O NANOMÊTRO
  • 9.  
  • 10. A NANOTECNOLOGIA E O DESING DE MODA. Com o surgimento dos tecido inteligentes a forma começa a corresponder a função. Buscando cada vez mais conforto e praticidade, as grandes novidades da moda são lançadas pelas avanços tecnológicos. Diferentemente das fibras sintéticas, os tecidos inteligentes, construídos através da nanotecnologia, são definidos de maneira a suprir as exigências, além das convencionais, possibilitando ao designer, maior liberdade para criar, pois a partir do nascimento desses tecidos, a preocupação em suprir as necessidades fisiológicas de seus usuários já não é responsabilidade apenas do projetista. Atualmente empresas experimentam esse material em produtos de alta tecnologia como coletes a prova de balas, mais leves, resistentes e maleáveis que os convencionais. Fala-se de uma geração de novos materiais: roupas que não suam, que repelem líquidos. A explicação para isso é que as nanopartículas permitem mudar as propriedades dos tecidos, podendo chegar a matar vírus e bactérias, bloquear toxinas, permitindo a troca de calor do corpo e lavá-los sem perder todas essas propriedades.
  • 11. COLETE A PROVA DE BALA
  • 12. Uniforme Inteligente Este uniforme inteligente é feito com fibras no seu interior que possui um fluído que pode se tornar sólido todas as vezes em que o tecido for perfurado por um projétil, permitindo o engessamento imediato de um membro fraturado. Esta está equipada com sistemas de sensores que permite além de bloquear as toxinas, controlar os sinais vitais. Juntamente com este projeto , esta sendo estudada uma bota que permite que o soldado pule em grandes distâncias. Dentre outras possibilidades em estudos como: cabines virtuais, visão de retina aguçada, etc.
  • 13.  
  • 14. A Nanotecnologia na indústria têxtil : Foi introduzida para dar novas características a fibras, fios e tecidos. Ela permite que os tecidos tenham características especiais como antibactericida a base de prata, minúsculas cápsulas de agentes hidratantes, desodorizantes, repelentes de insetos e anti-tabaco. Sem a nanotecnologia não seria possível tais aplicações pois elas ficam entre as fibras dos tecidos. Em escala maior, se partículas maiores de prata (que é anti-bactericida e anti-microbiana) fossem aplicadas aos tecidos acabariam influenciando a textura e o toque do tecido, deixando-o áspero.
  • 15. Jeans ganha versões perfumadas Cimarron lançou a linha scratch-and-sniff jeans (esfregue e sinta), que associa aromas de fruta à cor de calças, shorts e jaquetas - como laranja, limão, morango e menta, com o cheiro resistindo a 20 lavagens. A aplicação da essência é feito pelo processo de micro cápsulas que liberam a fragrância mediante a fricção com o uso da roupa. Este tecido que repele líquidos e manchas à base de óleo e água, devido a uma fórmula a qual se aplica o Teflon.
  • 16. Calcinha contra celulite O produto contém micro cápsulas com substâncias anticelulite (cafeína, retinol A, chitosan e mentol) que, segundo os fabricantes, duram cerca de 20 lavagens, mas não dispensam o uso de outros cremes, exercícios e outros cuidados contra a celulite. Soutien com hidratante Lingerie com substâncias micro capsuladas à base de aloe vera, planta medicinal com propriedades umectantes e regeneradoras. Segundo o fabricante (Triumph), não deixa a pele úmida. Contra germes e suor Camiseta da Adidas com tecido de secagem rápida (que transporta a umidade para longe do corpo) em regiões em que o corpo libera maior quantidade de suor. De acordo com o fabricante, possui uma malha especial localizada em áreas de maior calor, que é composta de fibras condutoras feitas com prata, que maximiza a dissipação do calor e ainda impede a proliferação de microorganismos.
  • 17. 1- Impregnação O tecido é inserido na cuba que contém as micro cápsulas com a substância ativa, por exemplo, um hidratante 2- Espremagem As micro cápsulas impregnadas no tecido são distribuídas uniformemente na largura e ao longo do tecido durante a fase de espremedura, pela ação de dois cilindros de borracha que, mantendo o tecido sob pressão, regularizam a quantidade de liquido de impregnação contendo as micro cápsulas 3- Fixação das micro cápsulas Depois da foulardagem, o tecido é processado num outro aparelho, que normalmente é um secador, onde haverá a secagem e ao mesmo tempo a fixação, pela solidificação de uma cola misturada no líquido junto com as micro cápsulas. Esse tecido será usado para confeccionar as chamadas roupas tecnológicas ou tecidos inteligentes O Foulard é uma máquina destinada à impregnação de uma grande variedade de substâncias químicas têxteis que podem ser corantes, pigmentos e diversos produtos de acabamento. O processo recebe o nome de foulardagem ou impregnação. Dentre os acabamentos estão os especiais (aplicação de micro cápsulas, de protetores contra raios ultravioleta, bactericidas, bacteriostáticos etc.). COMO SE FAZ UM TECIDO TECNOLÓGICO ?
  • 18. 1- As micro cápsulas ficam entre as fibras do tecido. 2- Durante o uso, as ações de atrito e pressão exercidas contra o corpo levam à ruptura de parte destas micro cápsulas. 3- A substância ativa sai da micro cápsula e entra em contato com a pele ou libera ao ar um perfume ou substância protetora, como um bacteriostático. COMO FUNCIONAM AS MICROCÁPSULAS ?
  • 19. CONCLUSÃO
    • ESTANDO A SOCIEDADE EM CONSTANTES MUDANÇAS, O DESINGER DE MODA DEVE PRIORIZAR ESSA RELAÇÃO PRODUTO-CONSUMIDOR.O CONSUMIDOR ATUAL, ESTA CADA VEZ MAIS BEM INORMADO, MAIS ATIVO E EXIGENTE, QUERENDO CRIAR SUA PRÓPRIA MODA.
    • LEMBRANDO QUE O DESIGN DE MODA CONSIDERA PRIMORDIAL E PROJETA EM CIMA DO MODELO, DO ESTILO, DA ERGONOMIA, DO CONFORTO E DA FORMA, O BEM-ESTAR DO CONSUMIDOR APARECE COMO RESULTADO DESSAS PRIORIDADES.
    • OS TECIDOS INTELIGENTES COM EFEITOS ANTIBACTERIANOS, ANTIMANCHAS E TÉRMICOS, ALÉM DO PROPÓSITO DA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE, VEM AGREGAR QUALIDADE AOS PRODUTOS DE DESING DE MODA.
    • PORTANTO A NANOTECNOLOGIA ABRE, OU MELHOR, EXPANDE O LEQUE DE MATÉRIAS –PRIMA QUE TEMOS NO MERCADO, VISANDO ASSIM UMA MELHORA CADA VEZ MAIS AVANÇADA TECNOLÓGICAMENTE PARA OS PRODUTOS DE NOSSOS CONSUMIDORES.
    • TALVEZ AS GERAÇÕES FUTURAS CONSIGAM PRESENCIAR SITUAÇÕES DE MAIOR PRESTÍGIO, OU ATÉ DE MAIORES DIFERENCIAÇÕES POFISSIONAIS OU SOCIAIS, ATRIBUÍDAS AO VESTIÁRIO.
  • 20. BIBLIOGRAFIA
    • SITES:
    • http://www.brasilescola.com/informatica/nanotecnologia.htm
    • http://www.revistasintetica.com.br/internasNoticias.asp?newsMundoEventosArtesDicasmodaCulturaruaEspeciasID=126
    • http://www.lidertecidos.com.br/artigos_vis.php?id=000000000000008&idc=00002
    • http://revistagalileu.globo.com/EditoraGlobo/componentes/article/edg_article_print/1,3916,832813-1719-1,00.html