0
GESTÃO DE MARCAS / BRANDING É O CONJUNTO DE TÁTICAS E
DISCIPLINAS UTILIZADAS PARA CONSTRUIR E FORTALECER
MARCAS – NEGÓCIOS...
ESSAS TÁTICAS E DISCIPLINAS PODEM SER DE COMUNICAÇÃO,
DESIGN, ADMINISTRAÇÃO, MARKETING, RECURSOS HUMANOS E
VÁRIOS OUTROS P...
APESAR DE MUITOS NÃO SABEREM, UMA MARCA NÃO É UM LOGO,
UMA IDENTIDADE VISUAL. MARCA É A PERCEPÇÃO INTUITIVA DAS
PESSOAS SO...
A MARCA É REPRESENTADA PELOS FATORES TANGÍVEIS (NOME,
IDENTIDADE VISUAL, FUNCIONÁRIOS, ETC) E INTANGÍVEIS (VALORES,
FINANÇ...
A INTERNET HOJE FORNECE ILIMITADAS FORMAS DE
RELACIONAMENTO E DIVULGAÇÃO DE UMA MARCA, SEJA
ATRAVÉS DA PUBLICIDADE, CONEXÕ...
EM 2012, O BANCO DO BRASIL DIVULGOU UM EDITAL DE
COMUNICAÇÃO PARA 3 AGÊNCIAS, COM A DISPONIBILIZAÇÃO DE
UMA VERBA DE 420 M...
DESCOBRIMOS, PORÉM, QUE 2014 FOI O PRIMEIRO ANO DA
HISTÓRIA DOS EUA EM QUE OS INVESTIMENTOS EM
PUBLICIDADE DIGITAL SUPERAR...
MAS APESAR DE ALGUNS INVESTIMENTOS OBSOLETOS, O BRASIL
TEM UMA ESTIMATIVA DE INVESTIR 7 BILHÕES DE REAIS
DURANTE O ANO DE ...
REDES SOCIAIS SEMPRE EXISTIRAM. EM MESAS DE BAR, EM
ALMOÇOS DE DOMINGO,. HOJE, COM A INTERNET, ESSAS REDES
APENAS POTENCIA...
MONITORAMENTO: O QUE ESTÃO FALANDO DA SUA MARCA? EXISTEM
ELOGIOS? OU MAIS IMPORTANTE, EXISTEM RECLAMAÇÕES? SE
EXISTIR UMA ...
INFORMAÇÕES DO PÚBLICO: QUAIS OS INTERESSES DO SEU PÚBLICO?
O QUE ELES CURTEM? QUE COMENTÁRIOS FAZEM?
SAC: UMA FERRAMENTA ...
ESTE ROTEIRO PODE SER APLICADO TANTO NA CRIAÇÃO DE UMA
NOVA MARCA QUANTO EM UMA ESTRATÉGIA DE REPOSICIONAMENTO
DE UMA MARC...
ESSENCIAIS PARA DESENVOLVER UM DIAGNÓSTICO (ASSIM COMO AS
MATRIZES E ANÁLISES) DE UMA MARCA, PORÉM A SUA PRINCIPAL
VANTAGE...
REFERÊNCIAS:
OLINS, WALLY. ON BRAND, 2003.
NEUMEIER, MARTY. THE BRAND GAP, 2005.
RECUERO, RAQUEL. REDES SOCIAIS NA INTERNE...
OBRIGADO :)
www.bravadigital.com / www.felipecaroe.com
Palestra: Branding e Internet
Palestra: Branding e Internet
Palestra: Branding e Internet
Palestra: Branding e Internet
Palestra: Branding e Internet
Palestra: Branding e Internet
Palestra: Branding e Internet
Palestra: Branding e Internet
Palestra: Branding e Internet
Palestra: Branding e Internet
Palestra: Branding e Internet
Palestra: Branding e Internet
Palestra: Branding e Internet
Palestra: Branding e Internet
Palestra: Branding e Internet
Palestra: Branding e Internet
Palestra: Branding e Internet
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Palestra: Branding e Internet

697

Published on

Em maio de 2014 Felipe Caroé deu uma palestra na Faculdade América Latina sobre Branding e estratégias de gestão de marcas na internet. Esta é a apresentação comentada pelo palestrante, que apresenta os conceitos de branding, marca e um roteiro para estratégias de internet.

Published in: Marketing
0 Comments
10 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
697
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
35
Comments
0
Likes
10
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Transcript of "Palestra: Branding e Internet"

  1. 1. GESTÃO DE MARCAS / BRANDING É O CONJUNTO DE TÁTICAS E DISCIPLINAS UTILIZADAS PARA CONSTRUIR E FORTALECER MARCAS – NEGÓCIOS, INSTITUIÇÕES, PRODUTOS. ESSA É A INTERPRETAÇÃO QUE FIZ DAS DEFINIÇÕES DE WALLY OLINS, FUNDADOR DA WOLLF OLINS, UM DOS MAIORES ESCRITÓRIOS DE BRANDING DO MUNDO.
  2. 2. ESSAS TÁTICAS E DISCIPLINAS PODEM SER DE COMUNICAÇÃO, DESIGN, ADMINISTRAÇÃO, MARKETING, RECURSOS HUMANOS E VÁRIOS OUTROS PROCESSOS E CAPACITAÇÕES, TODOS COM FOCO EM ATINGIR O PRINCIPAL OBJETIVO DA MARCA: ESTABELECER UM POSICIONAMENTO E SER RECONHECIDA POR ELE.
  3. 3. APESAR DE MUITOS NÃO SABEREM, UMA MARCA NÃO É UM LOGO, UMA IDENTIDADE VISUAL. MARCA É A PERCEPÇÃO INTUITIVA DAS PESSOAS SOBRE UMA EMPRESA, PRODUTO OU INSTITUIÇÃO. MARTY NEUMEIER, MAIOR ESPECIALISTA ATUAL NO ASSUNTO, FALA ISSO NO SEU LIVRO THE BRAND GAP, E DIZ QUE O SER HUMANO É UM SER EMOCIONAL. POR ISSO, POR MAIS QUE UMA MARCA SE DIGA UMA COISA, O PÚBLICO SÓ ACREDITA NISSO SE EMOCIONALMENTE AQUILO PARECER VERDADE.
  4. 4. A MARCA É REPRESENTADA PELOS FATORES TANGÍVEIS (NOME, IDENTIDADE VISUAL, FUNCIONÁRIOS, ETC) E INTANGÍVEIS (VALORES, FINANÇAS, MERCADO, ETC), E BRANDING É O ESFORÇO EMPREGADO POR GESTORES DE MARCA E SUAS EQUIPES COM A INTENÇÃO DE INFLUENCIAR A PERCEPÇÃO INTUITIVA QUE AS PESSOAS TEM SOBRE ESSAS EMPRESAS, PRODUTOS OU INSTITUIÇÕES.
  5. 5. A INTERNET HOJE FORNECE ILIMITADAS FORMAS DE RELACIONAMENTO E DIVULGAÇÃO DE UMA MARCA, SEJA ATRAVÉS DA PUBLICIDADE, CONEXÕES, E POSSIBILIDADE DE AUMENTAR A EXPERIÊNCIA DE CONTATO ENTRE MARCAS E PESSOAS ATRAVÉS DE SITES, APLICATIVOS, JOGOS, ETC
  6. 6. EM 2012, O BANCO DO BRASIL DIVULGOU UM EDITAL DE COMUNICAÇÃO PARA 3 AGÊNCIAS, COM A DISPONIBILIZAÇÃO DE UMA VERBA DE 420 MILHÕES PARA PUBLICIDADE OFFLINE, E 22 MILHÕES PARA A PUBLICIDADE DIGITAL.
  7. 7. DESCOBRIMOS, PORÉM, QUE 2014 FOI O PRIMEIRO ANO DA HISTÓRIA DOS EUA EM QUE OS INVESTIMENTOS EM PUBLICIDADE DIGITAL SUPERARAM OS INVESTIMENTOS EM PUBLICIDADE NA TELEVISÃO. ESTAMOS FALANDO DE UM PAÍS QUE TEM O SUPERBOWL, COM MÍDIA MULTIMILIONÁRIA EM HORÁRIO NOBRE.
  8. 8. MAS APESAR DE ALGUNS INVESTIMENTOS OBSOLETOS, O BRASIL TEM UMA ESTIMATIVA DE INVESTIR 7 BILHÕES DE REAIS DURANTE O ANO DE 2014. NÃO É UM VALOR MUITO DISCREPANTE, PROPORCIONALMENTE. (PRINCIPALMENTE DIANTE DA DIFERENÇA ENTRE 420 E 22 MILHÕES :X) MAS A PRINCIPAL CONTRIBUIÇÃO DA INTERNET NA GESTÃO DE MARCAS É A POSSIBILIDADE DE RELACIONAMENTO.
  9. 9. REDES SOCIAIS SEMPRE EXISTIRAM. EM MESAS DE BAR, EM ALMOÇOS DE DOMINGO,. HOJE, COM A INTERNET, ESSAS REDES APENAS POTENCIALIZARAM SEU ALCANCE, PERMITINDO QUE ESSE SMALL-TALK SEJA COMPARTILHADO ATÉ MESMO ENTRE PAÍSES. RELACIONAMENTO: NÃO PODEMOS ESQUECER QUAL O PRINCIPAL OBJETIVO DE UMA REDE SOCIAL, QUE É CONECTAR PESSOAS E ORGANIZAÇÕES. LOGO, ESSAS CONEXÕES SÃO O FATOR MAIS IMPORTANTE PARA UMA GESTÃO DE MARCAS.
  10. 10. MONITORAMENTO: O QUE ESTÃO FALANDO DA SUA MARCA? EXISTEM ELOGIOS? OU MAIS IMPORTANTE, EXISTEM RECLAMAÇÕES? SE EXISTIR UMA EXPLICAÇÃO, É LÁ QUE VOCÊ DEVE APRESENTAR. BENCHMARKING: O QUE FAZEM OS SEUS CONCORRENTES NAS REDES SOCIAIS? SE SÃO BEM SUCEDIDOS, O QUE ELES FAZEM? COM QUE FREQUENCIA? QUANTAS CONEXÕES, LIKES E FOLLOWERS ELES POSSUEM, E COMO CONSEGUIRAM?
  11. 11. INFORMAÇÕES DO PÚBLICO: QUAIS OS INTERESSES DO SEU PÚBLICO? O QUE ELES CURTEM? QUE COMENTÁRIOS FAZEM? SAC: UMA FERRAMENTA DE ATENDIMENTO DIGITAL, EM SOFTWARE OU TELEFONIA, PODE CHEGAR A CUSTAR 50 MIL REAIS OU MENSALIDADES DE MAIS DE 2 MIL. AS REDES SOCIAIS JÁ ESTÃO ALI.
  12. 12. ESTE ROTEIRO PODE SER APLICADO TANTO NA CRIAÇÃO DE UMA NOVA MARCA QUANTO EM UMA ESTRATÉGIA DE REPOSICIONAMENTO DE UMA MARCA EXISTENTE. ADAPTAÇÕES MAIS ÁGEIS PODEM SER USADAS NO LANÇAMENTO DE NOVOS PRODUTOS, OU AINDA DE CAMPANHAS DE DIVULGAÇÃO, CASO A MARCA NÃO PLANEJE SE RESTABELECER NO MERCADO OU LANÇAR UM PRODUTO OU SERVIÇO, MAS QUEIRA SE DIVULGAR.
  13. 13. ESSENCIAIS PARA DESENVOLVER UM DIAGNÓSTICO (ASSIM COMO AS MATRIZES E ANÁLISES) DE UMA MARCA, PORÉM A SUA PRINCIPAL VANTAGEM É DEMONSTRAR OS RESULTADOS DE UMA GESTÃO DE MARCAS BEM SUCEDIDA. É NECESSÁRIO, LOGICAMENTE, EXISTIR UMA BASE PARA ACOMPANHAMENTO, ENTÃO ESTAS INFORMAÇÕES DEVEM SER COLETADAS ANTES E DEPOIS DA EXECUÇÃO.
  14. 14. REFERÊNCIAS: OLINS, WALLY. ON BRAND, 2003. NEUMEIER, MARTY. THE BRAND GAP, 2005. RECUERO, RAQUEL. REDES SOCIAIS NA INTERNET, 2009. AAKER, DAVID. MANAGING BRAND EQUITY, 1991.
  15. 15. OBRIGADO :) www.bravadigital.com / www.felipecaroe.com
  1. A particular slide catching your eye?

    Clipping is a handy way to collect important slides you want to go back to later.

×