Sociologia revisão - 05 setembro 2010

5,832 views

Published on

ROTEIRO DE ESTUDO PARA A PROVA DE SOCIOLOGIA

Published in: Education
2 Comments
4 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total views
5,832
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
660
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
2
Likes
4
Embeds 0
No embeds

No notes for slide
  • Carmem Sílvia Moretzsohn Rocha (Profª Sociologia)
  • Sociologia revisão - 05 setembro 2010

    1. 1. Sociologia – 1º Bimestre Revisão & Roteiro de Estudo Carmem Sílvia Moretzsohn Rocha (Profª Sociologia)
    2. 2. Introdução <ul><li>Em que século nasceu a Sociologia? </li></ul><ul><li>Que importantes eventos viabilizaram o seu surgimento? </li></ul><ul><li>Quais foram os primeiros teóricos? </li></ul><ul><li>Descreva o momento de transição entre o feudalismo e o capitalismo: </li></ul><ul><li>ESFERA ECONÔMICA </li></ul><ul><li>ESFERA POLÍTICA </li></ul><ul><li>ETHOS </li></ul>Carmem Sílvia Moretzsohn Rocha (Profª Sociologia)
    3. 3. O que você sabe sobre: <ul><li>Auguste Comte? </li></ul>Carmem Sílvia Moretzsohn Rocha (Profª Sociologia)
    4. 4. Para Pesquisar... <ul><li>Método do Positivismo de Augusto Comte </li></ul><ul><li>Lei dos três estados </li></ul><ul><li>A Religião da Humanidade </li></ul><ul><li>O Positivismo no Brasil </li></ul><ul><li>O que Torna Comte e o Positivismo Ultrapassados? </li></ul>Carmem Sílvia Moretzsohn Rocha (Profª Sociologia)
    5. 5. Fale sobre: KARL MARX Carmem Sílvia Moretzsohn Rocha (Profª Sociologia)
    6. 6. DEFINA: <ul><li>Materialismo Histórico Dialético </li></ul>Carmem Sílvia Moretzsohn Rocha (Profª Sociologia)
    7. 7. Marx – explique: <ul><li>“ A história de todas as sociedades que já existiram é a história da luta de classes.” </li></ul><ul><li>“ Os homens se relacionam a partir de relações sociais de produção.” </li></ul>Carmem Sílvia Moretzsohn Rocha (Profª Sociologia)
    8. 8. CONCEITOS – MARX – O QUE É / SÃO ??? <ul><li>INFRAESTRUTURA </li></ul><ul><li>SUPERESTRUTURA </li></ul><ul><li>BURGUESES </li></ul><ul><li>PROLETÁRIOS </li></ul>Carmem Sílvia Moretzsohn Rocha (Profª Sociologia)
    9. 9. EXPLIQUE… <ul><li>Marx questiona a perspectiva para a qual as relações burguesas de produção são naturais. </li></ul>Carmem Sílvia Moretzsohn Rocha (Profª Sociologia)
    10. 10. Ainda Marx – defina… <ul><li>ALIENAÇÃO </li></ul><ul><li>MAIS-VALIA </li></ul>Carmem Sílvia Moretzsohn Rocha (Profª Sociologia)
    11. 11. Fale sobre: Émile Durkheim Carmem Sílvia Moretzsohn Rocha (Profª Sociologia)
    12. 12. O sociólogo francês defende que estes têm 3 características... Quais são elas? Denomine e explique... Os Fatos Sociais constituem o objeto de estudo da Sociologia, pois decorrem da vida em sociedade. Carmem Sílvia Moretzsohn Rocha (Profª Sociologia)
    13. 13. DEFINA… <ul><li>CONSCIÊNCIA COLETIVA </li></ul><ul><li>CONSCIÊNCIA INDIVIDUAL </li></ul><ul><li>SOLIDARIEDADE </li></ul>Carmem Sílvia Moretzsohn Rocha (Profª Sociologia)
    14. 14. O que é ??? Carmem Sílvia Moretzsohn Rocha (Profª Sociologia)
    15. 15. O QUE É ??? Carmem Sílvia Moretzsohn Rocha (Profª Sociologia)
    16. 16. Carmem Sílvia Moretzsohn Rocha (Profª Sociologia)
    17. 17. Ainda Durkheim: fale sobre… <ul><li>Relação Indivíduo - Sociedade </li></ul>Carmem Sílvia Moretzsohn Rocha (Profª Sociologia)
    18. 18. Recordar é viver <ul><li>Segundo Durkheim o social é governado pela LEI DA DIVISÃO DO TRABALHO SOCIAL e a evolução social tenderá a extrema divisão do trabalho social. </li></ul><ul><li>Resultados da divisão do trabalho social: </li></ul><ul><li>1) aumento da força produtiva; </li></ul><ul><li>2) aumento da habilidade do trabalho; </li></ul><ul><li>3) permite o rápido desenvolvimento intelectual e material das sociedades; </li></ul><ul><li>4) integra e estrutura a sociedade mantendo a coesão social e tornando seus membros interdependentes; </li></ul><ul><li>5) traz equilíbrio, harmonia e ordem devido a necessidade de união pela semelhança e pela diversidade; </li></ul><ul><li>6) provoca a solidariedade social. </li></ul>Carmem Sílvia Moretzsohn Rocha (Profª Sociologia)
    19. 19. A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo Max Weber <ul><li>Weber constatou que no vale do Ruhr, na Alemanha, geralmente os filhos dos católicos eram levados a escolher carreiras profissionais humanísticas, enquanto que os protestantes escolhiam as carreiras técnicas. </li></ul><ul><li>Como consequência, os protestantes estavam mais representados entre os industriais, dirigentes empresariais e técnicos de nível superior. </li></ul><ul><li>Concluiu: alguns ramos do protestantismo (calvinismo, pietismo, metodismo e batistas), por causa, aparentemente, de sua fé e da ética que desenvolveram a partir da mesma, deram uma importante contribuição para a formação do espírito que impulsiona a economia ocidental moderna, ou seja, o capitalismo). </li></ul><ul><li>Portanto, existe uma “ afinidade eletiva ” entre o protestantismo e o capitalismo. </li></ul>
    20. 20. 1ª) ASCESE ou ASCETISMO : conjunto de práticas austeras, comportamentos disciplinados e evitações morais prescritos aos fiéis, tendo em vista a realização de desígnios divinos e leis sagradas. Características Carmem Sílvia Moretzsohn Rocha (Profª Sociologia)
    21. 21. 2ª) NÃO USUFRUIR OS FRUTOS DO TRABALHO = REINVESTIR O CAPITAL. Carmem Sílvia Moretzsohn Rocha (Profª Sociologia)
    22. 22. 3ª) Dessa filosofia da avareza parece ser o ideal de um homem honesto, de crédito reconhecido e, acima de tudo, a idéia do dever de um indivíduo com relação ao aumento de seu capital, que é tomado como um fim em si mesmo. Carmem Sílvia Moretzsohn Rocha (Profª Sociologia)
    23. 23. 4ª) O sentido de vocação religiosa e sua relação com a valorização do trabalho Carmem Sílvia Moretzsohn Rocha (Profª Sociologia)
    24. 24. 5ª) Valorização do TRABALHO: ganhar dinheiro dentro da ordem econômica moderna, enquanto isso for feito legalmente, é o resultado e a expressão de virtude e de eficiência em uma vocação. Carmem Sílvia Moretzsohn Rocha (Profª Sociologia)
    25. 25. 6ª) Valorização da VIDA INTRAMUNDANA. Carmem Sílvia Moretzsohn Rocha (Profª Sociologia)
    26. 26. 7ª) Oposição entre o ETHOS CATÓLICO E O PROTESTANTE Carmem Sílvia Moretzsohn Rocha (Profª Sociologia)
    27. 27. 8ª) RACIONALIZAÇÃO DA VIDA COTIDIANA: controle do tempo, métodos e técnicas no desempenho de todas as atividades Carmem Sílvia Moretzsohn Rocha (Profª Sociologia)
    28. 28. IDADE MODERNA <ul><li>Com a Idade Moderna se iniciou uma era de novos valores. </li></ul><ul><li>O foco de interesses desviou-se do mundo interno para o mundo externo. </li></ul><ul><li>À exceção da preguiça, todos os outros sete pecados (mortais) foram transformados em virtudes. &quot;A cobiça, a avareza, a inveja, a gula, a luxúria e o orgulho tornaram-se as forças motrizes da nova economia. </li></ul><ul><li>Um poder desenfreado está desde então atrelado a apetites igualmente desenfreados&quot;. </li></ul><ul><li>A “mão invisível do mercado” e o consumo passam a regular a vida moderna. </li></ul>
    29. 29. Política e Estado <ul><li>Significante, tamb é m, é o ensaio de Weber sobre a pol í tica como voca ç ão. Weber postula ali a defini ç ão de Estado que se tornou essencial no pensamento da sociedade ocidental: que o estado é a entidade que possui o monop ó lio do uso leg í timo da a ç ão coerciva. A pol í tica dever á ser entendida como qualquer atividade em que o Estado tome parte, de que resulte uma distribui ç ão relativa da for ç a. </li></ul>Carmem Sílvia Moretzsohn Rocha (Profª Sociologia)
    30. 30. Burocracia <ul><li>Ele tamb é m é conhecido pelo seu estudo da burocratiza ç ão da sociedade. </li></ul><ul><li>No seu trabalho, Weber delineia a famosa descri ç ão da burocratiza ç ão como uma mudan ç a da organiza ç ão baseada em valores e a ç ão (autoridade tradicional) para uma organiza ç ão orientada para os objetivos e a ç ão (legal-racional). </li></ul><ul><li>Seus estudos sobre a burocracia da sociedade tiveram grande importância no estudo da Teoria da Burocracia, dentro do campo de estudo da administra ç ão de empresas. </li></ul>Carmem Sílvia Moretzsohn Rocha (Profª Sociologia)
    31. 31. CULTURA <ul><li>Definição de Cultura </li></ul><ul><li>Cultura imaterial & Cultura material </li></ul><ul><li>Valores e Normas </li></ul><ul><li>Herança social/legado cultural/patrimônio cultural </li></ul><ul><li>A Importância da Diversidade Cultural </li></ul><ul><li>Etnocentrismo </li></ul><ul><li>Xenofobia </li></ul><ul><li>Socialização </li></ul><ul><li>Identidade Social </li></ul><ul><li>Auto-identidade ou Identidade Pessoal </li></ul>Carmem Sílvia Moretzsohn Rocha (Profª Sociologia)
    32. 32. Sobre a prova... <ul><li>7 questões de múltipla escolha (1,0) + Redação (3,0) </li></ul><ul><li>Permitida consulta ao caderno. </li></ul><ul><li>Conselhos: a) preparar o caderno; b) assistir aos vídeos novamente, pois também são matéria; c) trazer um dicionário para auxiliar na redação. </li></ul><ul><li>Encare a prova como uma oportunidade de aperfeiçoamento individual. </li></ul>Bons Estudos  Carmem Sílvia Moretzsohn Rocha (Profª Sociologia)

    ×