Perfil profissional tecnólogo em análise e desenvolvimento de sistemas
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Perfil profissional tecnólogo em análise e desenvolvimento de sistemas

on

  • 1,838 views

 

Statistics

Views

Total Views
1,838
Views on SlideShare
1,837
Embed Views
1

Actions

Likes
0
Downloads
12
Comments
0

1 Embed 1

http://www.slideshare.net 1

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft Word

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Perfil profissional tecnólogo em análise e desenvolvimento de sistemas Perfil profissional tecnólogo em análise e desenvolvimento de sistemas Document Transcript

  • PERFIL PROFISSIONALSegmento de Mercado: IndústriaSegmento Tecnológico: InformáticaEixo Tecnológico: Informação e ComunicaçãoQualificação Profissional: Análise e Desenvolvimento de SistemasNível de Educação Profissional: Tecnológica de GraduaçãoNível de Qualificação: 4Competência Geral: Identificar, analisar e validar os requisitos de software, prototiparsoluções, coordenar aplicações de metodologias de desenvolvimento e gerenciamento deprojetos, modelar dados, codificar, realizar testes, atuando com eficácia profissional,respeitando normas, padrões e as relações interpessoais.
  • Relação das Unidades de CompetênciaUnidade de Competência 1: Analisar o contexto de uso para identificação e validação de requisitos, atuando com eficácia profissional, respeitando normas, padrões e as relações interpessoais.Unidade de Competência 2: Prototipar soluções para geração de modelo conceitual, atuando com eficácia profissional, respeitando normas, padrões e as relações interpessoais.Unidade de Competência 3: Coordenar aplicações metodológicas de desenvolvimento e gerenciamento, atuando com eficácia profissional, respeitando normas, padrões e as relações interpessoais.Unidade de Competência 4: Modelar dados, atuando com eficácia profissional, respeitando normas, padrões e as relações interpessoais.Unidade de Competência 5: Codificar, atuando com eficácia profissional, respeitando normas, padrões e as relações interpessoais.Unidade de Competência 6: Realizar testes, respeitando normas, padrões e as relações interpessoais.
  • Unidade de Competência nº 1:Analisar o contexto de uso para identificação e validação de requisitos, atuando com eficáciaprofissional, respeitando normas, padrões e as relações interpessoais. Elementos de Competência Padrões de Desempenho1.1 Identificar requisitos 1.1.1 Planejando a coleta de dados para análise de contexto de uso; 1.1.2 Coletando dados para análise do contexto de uso; 1.1.3 Elaborando relatório contendo a síntese dos dados coletados e os requisitos.1.2 Analisar requisitos 1.2.1 Especificando arquiteturas e micro-arquiteturas com uso de diagramas padrão.1.3 Validar requisitos 1.3.1 Confrontando o que foi identificado na análise com as expectativas do usuário final; 1.3.2 Refinando os requisitos especificados nas arquiteturas e micro-arquiteturas. Unidade de Competência nº 2: Prototipar soluções para geração de modelo conceitual, atuando com eficácia profissional, respeitando normas, padrões e as relações interpessoais. Elementos de Competência Padrões de Desempenho2.1 Escolher a técnica de prototipagem 2.1.1 Realizando técnicas e dinâmicas para geração de soluções; 2.1.2 Realizando técnicas e dinâmicas para a seleção de soluções; 2.1.3 Analisando o mercado para o qual o produto foi criado.2.2 Construir o protótipo 2.2.1 Implementando protótipos de alta fidelidade, seguindo padrões e guias de recomendação; 2.2.2 Implementando protótipos de baixa fidelidade. 2.3.1 Analisando o protótipo no contexto de uso e/ou2.3 Avaliar o protótipo desenvolvimento; 2.3.2 Registrando observações e refinando o protótipo.
  • Unidade de Competência nº 3:Coordenar aplicações metodológicas de desenvolvimento e gerenciamento, atuando com eficáciaprofissional, respeitando normas, padrões e as relações interpessoais. Elementos de Competência Padrões de Desempenho3.1 Redigir plano de projeto 3.1.1 Definindo metodologia; 3.1.2 Estimando custos; 3.1.3 Estimando tempo; 3.1.4 Estimando recursos; 3.1.5 Estimando riscos; 3.1.6 Definindo ferramentas de gerenciamento; 3.1.7 Definindo papeis; 3.1.8 Selecionando pessoas.3.2 Executar plano 3.2.1 Realizando unidades de trabalho; 3.2.2 Alimentando ferramentas de gerenciamento com dados da produção.3.3 Monitorar trabalho 3.3.1 Acompanhando tempo, recursos e riscos; 3.3.2 Mensurando a qualidade do produto; 3.3.3 Avaliando o produto final. Unidade de Competência nº 4:Modelar dados, atuando com eficácia profissional, respeitando normas, padrões e as relaçõesinterpessoais. Elementos de Competência Padrões de Desempenho4.1 Estudar documentação 4.1.1 Analisando documentação de requisitos; 4.1.2 Criando primeira versão de dicionário de dados.4.2 Construir modelagem de dados 4.2.1 Identificando entidades; 4.2.2 Identificando relacionamentos; 4.2.3 Identificando atributos; 4.2.4 Identificando processos; 4.2.5 Identificando ambientes; 4.2.6 Documentando na ferramenta de modelagem.
  • Unidade de Competência nº 5:Codificar, atuando com eficácia profissional, respeitando normas, padrões e as relaçõesinterpessoais. Elementos de Competência Padrões de Desempenho5.1 Entender os modelos 5.1.1 Analisando documentação de requisitos; 5.1.2 Analisando os modelos de arquitetura; 5.1.3 Analisando os modelos de dados; 5.1.4 Analisando o modelo conceitual.5.2 Planejar algoritmos 5.2.1 Pesquisando componentes existentes; 5.2.2 Estruturando raciocínio lógico.5.3 Desenvolver algoritmos 5.3.1 Escrevendo o código fonte; 5.3.2 Documentando o código.5.4 Elaborar testes unitários 5.4.1 Construindo scripts de testes; 5.4.2 Executando scripts de testes.5.5 Atualizar repositório 5.5.1 Submetendo código. Unidade de Competência nº 6:Realizar testes, respeitando normas, padrões e as relações interpessoais. Elementos de Competência Padrões de Desempenho6.1 Elaborar testes 6.1.1 Definindo estratégia de teste; 6.1.2 Definindo ambiente de testes; 6.1.3 Construindo casos de testes.6.2 Executar testes 6.2.1 Selecionando casos de testes; 6.2.2 Submetendo o software a casos de testes; 6.2.3 Reportando os resultados.6.3 Automatizar testes 6.3.1 Selecionando ferramentas; 6.3.2 Configurando ferramentas; 6.3.3 Desenvolvendo testes automatizados; 6.3.4 Executando testes automatizados; 6.3.5 Reportando os resultados. COMPETÊNCIAS DE GESTÃO Demonstrar atitude pró-ativa; Ser Inovador; Comunicar-se e interagir com auxiliares, colegas, superiores e outros profissionais do seu campo de trabalho; Atuar em equipe, cooperando com os integrantes; Respeitar os procedimentos técnicos; Coordenar equipes.
  • CONTEXTO DE TRABALHO DA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONALMeios (equipamentos, ferramentas, instrumentos e materiais) Plataformas de desenvolvimento; Ferramentas de modelagem; Servidores; Dispositivos interativos (Tablets, Mobiles); Metodologias de desenvolvimento e gerenciamento de projetos; Inglês Técnico.Métodos e Técnicas de Trabalho ­ Desenvolvimento WEB e Computação em nuvem; ­ Sistemas de automação remota e mobilidade, ­ Sistemas embarcados e ubíquo; ­ Inteligência artificial; ­ Sistemas com estilos de interação natural. CONDIÇÕES DE TRABALHOCondições ambientais: ­Turnos e horários: ­Riscos profissionais: ­Equipamentos de proteção Individual (EPI) recomendados: ­ POSIÇÃO NO PROCESSO PRODUTIVOAmbiente de atuação: ­Tipo e porte de empresa: ­
  • Contexto Funcional e Tecnológico: ­Possíveis Saídas para o Mercado de Trabalho: ­Relação das Unidades de Qualificação (Idem comentário feito no perfil do técnico)Unidade de Qualificação 1:Competência Geral:Unidades de Competência que agrupa:U.C. 1:U.C. 2:-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-Unidade de Qualificação 2:Competência Geral:Unidades de Competência que agrupa:U.C. 1:U.C. 2:U.C. 3:-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-Unidade de Qualificação 3:Competência Geral:Unidades de Competência que agrupa:U.C. 1:U.C. 2:U.C. 3:U.C. 4:
  • EVOLUÇÃO DA QUALIFICAÇÃONovos meios de produção ­Novas ferramentas e instrumentos ­Inovações tecnológicas de gestão ­Novas técnicas e tecnologias de controle de qualidade e inspeção ­Novas legislações ou normas ­Possíveis mudanças na organização da produção ­Principais fatores tecnológicos e organizacionais que impactam a ocupação ­Mudanças na atuação do profissional ­ EDUCAÇÃO PROFISSIONAL RELACIONADA À QUALIFICAÇÃOAqui deve entrar a relação das Unidades de Qualificação
  • INDICAÇÃO PRELIMINAR DE CONHECIMENTOS REFERENTES AO PERFIL PROFISSIONAL
  • COMITÊ TÉCNICO SETORIALColaboradores Externos do Segmento Tecnológico em Análise e Desenvolvimentode SistemasNome Instituição EstadoAlex Sandro SIN PEBenedito Macedo C.E.S.A.R PECarlos Campello QUALINFO PEFábio Morais QUALINFO PEFlavio Almeida PROATIVA PEMaurício Almeida UNITECNOLOGIA PETony Carvalho iSOFTY PEColaboradores do SENAICoordenação do Comitê Nome Função UnidadeAline Tiburcio Gomes Analista de Educação Profissional CaruaruCarlos Eduardo do Vale Melo Docente ETS AreiasGiovanna Xavier da Silva Analista de Educação Profissional ETS AreiasEspecialistas Nome Função UnidadeAntônio Augusto de Medeiros Neto Docente ETS AreiasFlávio Castro de Couto Analista de Sistemas ETS AreiasObservadores do Comitê Nome Instituição/Função EstadoAna Pernambuco de Souza Analista de Educação Profissional DRJaciline Gomes Buarque L. da Silveira Analista de Educação Profissional DRJosenildo Fernando da Silva Diretor ETS AreiasLocal:
  • Data Validação:Validade: