Atividade word
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Atividade word

on

  • 3,650 views

 

Statistics

Views

Total Views
3,650
Views on SlideShare
2,964
Embed Views
686

Actions

Likes
0
Downloads
39
Comments
0

1 Embed 686

http://carlosvmelo.wordpress.com 686

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Adobe PDF

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Atividade word Atividade word Document Transcript

  • Informática Básica A Faixa de Opções, a Minibarra de ferramentas e a Barra de Ferramentas de Acesso Rápido Carlos Melo Neste treino você irá se familiarizar com o uso da nova Faixa de Opções e também dominará o uso das ferramentas úteis incluídas, a Minibarra de ferramentas e a Barra de Ferramentas de Acesso Rápido. No final, revisará os atalhos de teclado que começam com ALT. ANTES DE COMEÇAR Durante a sessão prática, esta janela permanecerá sobre o programa no qual você está trabalhando. Quando ela cobrir uma área que você precisar usar, mova-a e redimensione-a da seguinte maneira:• Para mover esta janela, clique na barra de título da janela (conforme mostrado abaixo) e arraste-a para um novo local:• Para redimensionar a janela, arraste a alça de redimensionamento no canto inferior direito. EXERCÍCIO 1: USAR A FAIXA DE OPÇÕES Agora você verá como a Faixa de Opções funciona e como é formidável tudo estar mais organizado e facilmente acessível para você.1. Observe que, quando o documento é aberto, a guia Início é a guia ativa. Ela contém muitos comandos utilizados com freqüência para trabalhar com texto, como formatação.2. Agora, clique na guia Inserir. Observe como os grupos e comandos foram alterados. Essa guia se destina à inserção de itens em seu documento, como imagens. Você conhecerá os detalhes dessa guia posteriormente.3. Clique na guia Layout da Página. Observe que os grupos e comandos são alterados novamente. Essa guia é destinada ao trabalho com o documento em um sentido mais amplo, não com palavras ou imagens individualmente, mas abrangendo itens como margens, plano de fundo, entre outros. Se você deseja examinar todas as guias, faça-o. Quando tiver visto o suficiente, será possível efetuar algum trabalho nesse documento.4. Clique na guia Início. Primeiramente, você recortará a segunda linha de texto e a colará na parte superior do documento. Veja como Selecione a segunda linha do texto. Por enquanto, ignore a Minibarra de ferramentas que aparece. No grupo Área de Transferência, clique no botão Recortar . Em seguida, posicione o ponteiro na parte superior do documento. Para colar, clique no botão Colar no grupo Área de Trabalho. Observação Se clicar a seta na parte inferior do botão Colar, você verá dois comandos adicionais (Colar ou Colar Especial). Clique em Colar por enquanto. Explicaremos porque isso acontece posteriormente no treino.5. Agora, digamos que você deseje sublinhar o texto recém-colado na parte superior. Mas você deseja duas linhas abaixo desse texto, não apenas uma.6. Selecione o texto "CONTOSO Produtos Farmacêuticos" e clique no botão Sublinhado no grupo Fonte. Observe que esse botão adiciona apenas uma linha.7. Como não existe um botão de duplo sublinhado em nenhum lugar, clique no iniciador de caixa de diálogo. Ele é a pequena seta diagonal no canto inferior direito do grupo Fonte.
  • Informática Básica A Faixa de Opções, a Minibarra de ferramentas e a Barra de Ferramentas de Acesso Rápido Carlos Melo8. Agora você verá muito mais opções para formatação de fonte. Continuando no sublinhado, em Estilo de Sublinhado, clique na seta para mostrar a lista e, em seguida, selecione a opção para duas linhas sob o texto. Clique em OK. Observação Se você tiver problemas em ver o duplo sublinhado devido a uma marca vermelha sob o texto, isso ocorre porque o dicionário de ortografia não reconhece "Contoso" como uma palavra válida. Clique dentro da palavra "CONTOSO". Em seguida, clique com o botão direito do mouse na marca vermelha e clique em Adicionar ao Dicionário.9. Agora, selecione o texto "Relatório Anual" e faça com que ele fique em negrito clicando no botão Negrito no grupo Fonte.10. Centralize todo o texto na página. Na guia Início, localize o grupo Edição. Ele está na extrema direita. No grupo Edição, clique em Selecionar e, em seguida, clique em Selecionar Tudo.11. Em seguida, no grupo Parágrafo, clique no botão Centralizar . Pronto. EXERCÍCIO 2: FAÇA COM QUE GUIAS ADICIONAIS APAREÇAM Agora você verá como guias adicionais podem aparecer na Faixa de Opções — guias que não estão lá agora. Comece inserindo uma imagem com a qual trabalhar. Parte 1: Inserir uma imagem1. Clique logo acima de "por David Wright" para que o ponto de inserção esteja na linha vazia. Na Faixa de Opções, clique na guia Inserir.2. No grupo Ilustrações, clique no botão Imagem. A caixa de diálogo Inserir Imagem será aberta. Essa caixa de diálogo permite localizar uma imagem no computador. Mas você utilizará um tipo diferente de imagem.3. Clique em Cancelar para fechar essa caixa de diálogo.4. Agora, clique no botão Clip-art. O painel de tarefas Clip-art aparecerá.5. No painel de tarefas, procure por prédios. Na caixa Procurar por, digite edifícios e, em seguida, clique no botão Ir. Se o Word perguntar se você deseja incluir milhares de clip-arts a partir do Microsoft Office Online, a escolha será sua. Se clicar em Sim, o Word utilizará sua conexão com a Internet para procurar no Office Online por mais clipes. Se clicar em Não, ele não utilizará sua conexão com a Internet, mas você não terá tantos clipes. Qualquer opção funcionará para esta sessão prática.6. Clique nesta miniatura para inseri-la no documento.
  • Informática Básica A Faixa de Opções, a Minibarra de ferramentas e a Barra de Ferramentas de Acesso Rápido Carlos Melo Agora você terminou o trabalho com o painel de tarefas Clip-art à direita. Vá em frente e feche-o, clicando no botão Fechar no canto superior direito do painel de tarefas. Pronto, a imagem está no documento. Agora como trabalhar com ela? Por exemplo, você normalmente precisa cortar imagens, alterar suas configurações de disposição de texto e assim por diante. Parte 2: Trabalhar com as ferramentas de imagem1. Se a imagem ainda não estiver selecionada, clique nela para selecioná-la.2. Observe a guia Ferramentas de Imagem na parte superior da Faixa de Opções. Essa guia não estava lá antes. Ela apareceu porque você está pronto para trabalhar com ela. Observe todos os novos grupos na guia Ferramentas de Imagem. Esses grupos são específicos para o trabalho com imagens.3. Neste momento, divirta-se adicionando uma sombra próxima à imagem. No grupo Estilos de Imagem, clique no botão Efeitos de Imagem, aponte para Sombra e, em seguida, escolha qualquer opção de sombra desejada. EXERCÍCIO 3: TRABALHAR COM A MINIBARRA DE FERRAMENTAS Agora mostraremos como trabalhar com a Minibarra de ferramentas. A Minibarra de ferramentas é útil quando você não está na guia Início mas ainda precisa trabalhar com formatação de texto.1. Na Faixa de Opções, clique na guia Layout da Página.2. Na guia Layout da Página, no grupo Plano de Fundo da Página, clique no botão Cor da Página.3. Clique em qualquer cor desejada, para fornecer uma cor de plano de fundo para a página. Recomendamos verde ou azul. Pronto. Sua cor de plano de fundo foi adicionada à página.4. Mas e se você desejar formatar o texto agora mesmo? É possível ir até a guia Início, mas suponha que deseja ficar na guia Layout da Página para fazer mais alterações no plano de fundo.5. Para alterar a formatação sem sair da guia: Selecione o texto "por David Wright".6. Aponte para a seleção, da seguinte forma:7. Observe a Minibarra de ferramentas que aparece de maneira desbotada.8. Mova o cursor sobre a Minibarra de ferramentas e clique no botão Aumentar Fonte .9. A Minibarra de ferramentas desapareceu diante de você? Para que reapareça, selecione o texto e aponte para ele novamente — como alternativa, é possível clicar com o botão direito do mouse na seleção para que essa Minibarra de ferramentas apareça. EXERCÍCIO 4: USAR A BARRA DE FERRAMENTAS DE ACESSO RÁPIDO Outra forma rápida de usar um comando que está em outra guia é ter esse comando na Barra de Ferramentas de Acesso Rápido. (Como você acha que ela recebeu esse nome?)1. Na parte superior esquerda da tela, localize a Barra de Ferramentas de Acesso Rápido.
  • Informática Básica A Faixa de Opções, a Minibarra de ferramentas e a Barra de Ferramentas de Acesso Rápido Carlos Melo2. Observe que você já tem três comandos crucias nela agora: Salvar, Desfazer e Repetir.3. Adicione um de seus próprios comandos favoritos. Por exemplo, suponha que você use muito tabelas e que deseja incluir o botão Tabela na Barra de Ferramentas de Acesso Rápido. Dessa forma, ele estará sempre disponível, não importando em qual guia você esteja. Para isso, clique primeiramente na guia Inserir.4. Em seguida, localize nela o comando Tabela.5. Agora, clique com o botão direito do mouse no botão Tabela e clique em Adicionar à Barra de Ferramentas de Acesso Rápido.6. Observe que agora a Barra de Ferramentas de Acesso Rápido tem quatro comandos: Salvar, Desfazer, Repetir e Tabela.7. Remova o comando recém-adicionado, para que você saiba como fazê-lo. Na Barra de Ferramentas de Acesso Rápido, clique com o botão direito do mouse no botão Tabela e clique em Remover da Barra de Ferramentas de Acesso Rápido. Dica Caso você se torne um fã ávido da Barra de Ferramentas de Acesso Rápido, poderá se deparar com a situação de adicionar botões demais para caber. Nessa situação, alguns botões desaparecerão da extremidade da barra de ferramentas e você precisará clicar em um botão Mais comandos para ver os botões ocultos. Se isso ocorrer, será possível clicar com o botão direito do mouse na barra de ferramentas e escolher Mostrar a Barra de Ferramentas de Acesso Rápido Abaixo da Faixa de Opções. O Word colocará a barra de ferramentas abaixo da Faixa de Opções, de tal forma que haja um pouco mais de espaço para ela. Você pode colocá-la em sua posição original clicando outra vez com o botão direito do mouse. EXERCÍCIO 5: OCULTAR OS GRUPOS E OS COMANDOS Se você precisar de mais espaço para seu documento, sempre poderá ocultar os grupos e os comandos temporariamente. Veja como:1. Clique duas vezes na guia Layout da Página (ou em qualquer outra guia que esteja ativa).2. Pronto, os grupos e os comandos desaparecem.3. Agora traga-os de volta. Dê um clique duplo na guia ativa. Observação Lembre-se desse comportamento ocultar-e-mostrar enquanto trabalha com documentos. Em algum momento talvez você clique duas vezes inadvertidamente em uma guia e fique se perguntando para onde foi tudo. EXERCÍCIO 6: USAR ATALHOS DO TECLADO Neste exercício, você praticará o uso de novos atalhos de teclado.1. Selecione as palavras"David Wright" e, em seguida, pressione CTRL+B. O texto ficará em negrito. Os atalhos de teclado que iniciam com CTRL não são diferentes nesta versão do Word.2. Entretanto, as combinações de teclas com a tecla ALT são diferentes nesta versão. Você verá agora como. Suponha que deseja fazer com que as palavras "David Wright" fiquem maiores. Pressione a tecla ALT e, em seguida, solte-a.3. Observe os indicadores de letra do teclado que aparecem na Faixa de Opções. Eles são chamados de Dicas de Tecla e informam exatamente qual letra deve ser utilizada para selecionar uma guia, um grupo ou um comando.4. Pressione I para selecionar a guia Início.5. Pressione F e em seguida S, para selecionar a caixa Tamanho da Fonte.
  • Informática Básica A Faixa de Opções, a Minibarra de ferramentas e a Barra de Ferramentas de Acesso Rápido Carlos Melo6. Usando as teclas de direção, selecione 18 para o tamanho e, em seguida, pressione ENTER. Observação Tudo isso funcionou, mas você viu que toda a formatação demorou um pouco. Para ter uma forma mais rápida e eficaz de alterar fontes, tamanhos de fontes e formatação, use Estilos Rápidos. A próxima lição explicará o que são eles. PARA CONTINUAR O CURSO Quando tiver concluído a prática, clique em Retornar ao curso para continuar.