Manet
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Like this? Share it with your network

Share

Manet

  • 11,270 views
Uploaded on

Trabalho realizado pelo aluno Rui Ferreira do 11º G da Escola Secundária de Odivelas no ano lectivo 2008/2009

Trabalho realizado pelo aluno Rui Ferreira do 11º G da Escola Secundária de Odivelas no ano lectivo 2008/2009

More in: Education
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
  • Manet...........que tal acertar sua data de nascimento!!!!!!!!
    Are you sure you want to
    Your message goes here
No Downloads

Views

Total Views
11,270
On Slideshare
11,232
From Embeds
38
Number of Embeds
1

Actions

Shares
Downloads
122
Comments
1
Likes
1

Embeds 38

http://www.slideshare.net 38

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. ÉDOUARD MANET História da Cultura e das Artes
  • 2. Édouard Manet nasceu  em Paris a 23 de Janeiro de 1932.  Foi um pintor, um artista gráfico, e uma das figuras mais importantes da arte do séc. XIX.  Foi em torno de Manet que se reuniram os grandes Impressionistas, mas ele próprio não se considerava como sendo Édouard Manet, 1870 um.
  • 3. Manet era criticado  pelos temas escolhidos e também pela técnica usada, desviando-se das regras académicas. Prefere os jogos de luz e  sombra aos tons fortes usados na nova estética Impressionista, dando assim ao nu a sua crueza e verdade. Almoço na Relva, 1863, Manet. Óleo sobre tela, 214 x 270 cm. Museu do Louvre, Paris, França. Os seus temas  passaram a traduzir a vida da época.
  • 4. , Manet estudou no atelier do pintor e mestre  Thomas Couture, lá permaneceu por seis anos.  Thomas Couture tinha um estilo académico, estudou na Escola de Belas Artes de Paris, a sua mais conhecida obra foi quot;Os Romanos da decadênciaquot;.
  • 5. Durante seis anos, Manet aprendeu as bases técnicas da  pintura e fez cópias de obras expostas no Louvre. Manet completou a sua aprendizagem viajando e conhecendo  museus de outros países euporeus (Itália, Holanda, Alemanha, Áustria e outros). Numa das viagens a Itália, Manet viria a copiar quot;Vénus de  Urbinoquot; de Ticiano que seria a sua inspiração para fazer anos depois quot;Olympiaquot;.
  • 6. Em 1852, Manet teve um filho ilegítimo com  Suzanne Leenhoff.  Em 1856, Manet deixou o atelier de Couture por divergências artísticas. Segundo Couture, Manet não tinha tons intermediários entre a luz a e sombra.  Para Manet, esses tons intermediários debilitavam a sombra e a luz, ele acabava por usar cores quase puras.
  • 7. Em 1859, Manet envia o seu primeiro trabalho para  o Salão de Paris (quot;O Bebedor de Absintoquot;), a obra foi recusada pelo salão, o júri não estava aberto ainda para novas ideias.  Após o abandono do atelier de Couture, Manet tinha um certo fascínio pela arte da Península Ibérica.
  • 8. O quadro quot;O Cantor Espanholquot; foi o seu primeiro  quadro exposto no Salão de Paris em 1861.  O quot;Cantor Espanholquot; ganhou destaque na exposição pelas suas cores vivas e ganhou menção honrosa. O cantor espanhol, Manet, 186 1.
  • 9. . As suas principais obras foram: Almoço na relva  ou Almoço no Campo, Olímpia, O tocador de pífaro e A execução de Maximiliano.
  • 10. O quadro Almoço na relva foi um escândalo para a época, pela  nudez, representava dois homens vestidos e uma mulher nua. Suzanne Leenhoff (sua mulher) e Victorine Meurent (sua modelo preferida) posaram para a composição da mulher nua, sendo o corpo de Suzanne e o rosto de Victorine.
  • 11. quot;Olympiaquot;, pintada  em 1863, apresentada ao público em 1865. Era um retrato de  uma jovem prostituta nua e havia uma referência audaciosa a obra de Ticiano (Vênus de Urbino). A modelo  novamente foi Victorine Meurent Olímpia, 1863, Manet, óleo sobre tela, 130 x 190 cm. Museu D’Orsay, Paris, França. retratada nua e aos seus pés um gato negro ao invés de um cachorro como no quadro de Ticiano.
  • 12. Em 1867, quot;O tocador de Pífaroquot;  foi recusado no Salão Oficial de Paris. Facto que fez com que Émile Zola escrevesse uma artigo no L’Événement defendendo a tela (Zola seria retratado por Manet em 1868, quadro que foi aceito no Salão do mesmo ano). No ano seguinte após ser  excluído do Salão Internacional, promoveu com as suas próprias economias uma exposição das suas obras mas sem sucesso. O tocador de Pífaro, 1866, Manet, óleo sobre tela, 160 x 97 cm Museu d’Orsay, Paris, França
  • 13. No mesmo ano pintou a  quot;A execução de Maximilianoquot;, uma obra de indignação em relação a morte de Maximiliano de Habsburgo abandonado por Napoleão III no México. Manet trabalhou mais  de um ano na produção de uma grande tela histórica e comemorativa. O resultado é  claramente inspirado em quot;Três de Maioquot; de Goya mas com um resultado totalmente diferente. Execução do imperador Maximiliano, 1867. Óleo sobre tela, Manet.
  • 14. Manet contraiu  sífilis, o que lhe causou paralisia parcial. Em 1883, Manet  teve que amputar a perna devido a gangrena e morreu dias depois. Ele tinha 51 anos  quando morreu e está enterrado no cemitério de Passy em Paris.