Your SlideShare is downloading. ×
A Electricidade
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Introducing the official SlideShare app

Stunning, full-screen experience for iPhone and Android

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply

A Electricidade

9,464
views

Published on

Trabalho de grupo sobre a electricidade

Trabalho de grupo sobre a electricidade

Published in: Technology, Business

0 Comments
5 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
9,464
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
208
Comments
0
Likes
5
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. ELECTRICIDADE
  • 2. O INÍCIO DA ELECTRICIDADE
    Grécia Antiga - Tales descobre que
    ao se esfregar âmbar com pele de carneiro, observa-se que pedaços de palha eram atraídos pelo âmbar. A palavra eléktron (ἤλεκτρον) significa âmbar em grego.
    Ásia Menor - descobre-se as propriedades de um pedaço de rocha atrair pequenos pedaços de ferro.
  • 3. HISTÓRIA DA ELECTRICIDADE
    Em 1550, Gerolamo Cardano discute no seu livro “De Subtilitate” as diferenças entre forças eléctricas e forças magnéticas.
    No ano de 1600, o cientista inglês William Gilbert, primeiro a estudar sistematicamente a electricidade e o magnetismo publica “De Magnete”, onde explica que outros materiais, além do âmbar, adquiriam a propriedade de atrair outros corpos, e chamou à força observada de eléctrica. Atribuiu essa electrificação à existência de um "fluido" que, depois de removido de um corpo por fricção, deixava uma "emanação".
  • 4. HISTÓRIA DA ELECTRICIDADE
    Em 1660, Otto Von Guericke, inventa a primeira máquina electrostática, chamada de Elektrisiermaschine. Era feita de uma esfera de enxofre atravessada por uma barra presa a uma manivela, que quando movimentada fazia a bola girar em alta velocidade. Otto protegeu a mão com uma luva que ao ser encostada na bola electrizou-a instantaneamente. A bola começou a atrair outras bolas de enxofre suspensas por fios, que após encostar na bola maior começaram a atrair outros objectos menores. Otto conclui então que a electricidade podia passar de um corpo para o outro.
  • 5. HISTÓRIA DA ELECTRICIDADE
    1675 - Robert Boyle observa que as forças eléctricas podem actuar através do vácuo.
    1729 – Stephen Gray fez a distinção entre materiais condutores e não condutores.
    1730 – Charles Francis Dufay descobriu que a electricidade produzida por fricção podia ser de duas classes – positiva ou negativa.
    Robert Boyle
  • 6. HISTÓRIA DA ELECTRICIDADE
    No século XVIII acreditava-se que a electricidade era um fluido.
    Com base nesta teoria Franklin estabeleceu (1750) os termos “electricidade positiva” e “electricidade negativa” assim como as propriedades de atracção e repulsão entre corpos carregados.
    Em 1752 - A partir das suas observações sobre descargas atmosféricas, Franklin inventa o pára-raios.
  • 7. HISTÓRIA DA ELECTRICIDADE
    1780 - Itália – Luigi Galvani, professor de Anatomia, descobre que as pernas de um sapo morto, que estava sobre uma placa metálica, sofriam uma contracção quando tocadas com um bisturi.
    Constatou a presença do chamado "fluido de energia", revelou-se neste momento a bioeletricidade.
    O seu trabalho foi compartilhado e a sua ideia desdobrada, sendo imprescindível na criação de Alessandro Volta, a Pilha Voltaica (1800).
  • 8. A PRIMEIRA PILHA
    O italiano Alessandro Volta, descobre que ocorre uma reacção química quando dois metais diferentes entram em contacto com uma solução ácida. Devido a esta reacção surge uma corrente eléctrica.
    Em 1796, volta a construiu a primeira pilha utilizando discos de cobre e zinco, separados por um material que continha uma solução ácida.
  • 9. A PRIMEIRA PILHA
  • 10. ELECTROMAGNETISMO
    Em 1820, na Dinamarca Hans Christian Oersted descobre que uma corrente eléctrica fluindo num condutor é capaz de alterar a agulha de uma bússola.
    No ano de 1831, em Inglaterra Michael Faraday descobriu que se um condutor se movimentasse dentro do campo magnético de um íman, uma força electromotriz era induzida nos terminais do condutor.
  • 11. LEIS DE COULOMB
    No ano de 1800 na França Charles Augustin Coulomb descobriu que a força entre dois pólos carregados é inversamente proporcional ao quadrado da distância entre eles e directamente proporcional às suas magnitudes.
  • 12. SOLENOIDE
    Em 1820, na França, André Maria Ampere, demonstrou que condutores percorridos por correntes eléctricas desenvolvem forças de atracção ou de repulsão. Ele inventou o solenóide.
    Em 1827, Ampere elaborou a fórmula matemática do electromagnetismo, a conhecida “lei de Ampere”.
  • 13. LEI DE OHM
    Em 1827, na Alemanha, George Simon Ohm descobre a relação entre corrente, tensão e resistência num condutor eléctrico surgindo uma das mais utilizadas expressões na electricidade , “ Lei de Ohm”.
  • 14. TELEGRAFO – MÁQUINAS ELECTRICAS
    No ano de 1833, na Alemanha Wilhelm Weber e Karl Gauss desenvolveram um telégrafo electromagnético que posteriormente foi aperfeiçoado por Werner Von Siemens e Samuel Morse.
    No mesmo ano em Inglaterra Michael Faraday estabeleceu as leis da electrólise, da capacidade eléctrica e inventou o motor eléctrico, o dínamo e o transformador.
  • 15. ILUMINAÇÃO
    Em 1830, nos Estados Unidos, Joseph Henry descobriu a “indução electromagnética” e a conversão do magnetismo em electricidade.
    E em 1880, nos Estados Unidos, Thomas Edison desenvolveu a lâmpada eléctrica incandescente.
    1ª lâmpada
    Actualmente
  • 16. GERAÇÃO DE ENERGIA ELECTRICA
    Em 1882, ThomasEdison, projectou e construiu as primeiras máquinas geradoras, uma em Londres e duas nos Estados Unidos. Ambas eram de pequeno porte e forneciam electricidade em corrente contínua.
    Em 1864, na Inglaterra, James Maxwell desenvolveu as equações fundamentais do electromagnetismo. As Leis de Maxwell.
    Thomas Edison
    James Maxwell
  • 17. CORRENTE ALTERNADA
    Em 1886, nos Estados Unidos, George Westhinghouse inaugurou o primeiro sistema de energia eléctrica na Califórnia utilizando um transformador eficiente desenvolvido por W. Stanley.
    No ano de 1887, já havia algumas máquinas na Califórnia que alimentavam cerca de 135.000 lâmpadas. A transmissão era feita em 1000 volts.
    George Westhinghouse
  • 18. CORRENTES TRIFÁSICAS
    Em 1890, na Sérvia, Nikola Tesla criou o sistema de geração de energia eléctrica trifásico, que passou a ser utilizado em 1896.
  • 19. O ELECTRÃO
    Em 1897, Joseph John Thompson descobre o electrão, partícula de carga negativa presente no átomo.
  • 20. FIM
    CLC7 – CENCAL - 2010
    Trabalho efectuado por:
    • André Marques
    • 21. Carlos Santana
    • 22. Fábio Pereira