Qualidade de software   site bb
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Qualidade de software site bb

on

  • 704 views

 

Statistics

Views

Total Views
704
Views on SlideShare
704
Embed Views
0

Actions

Likes
0
Downloads
8
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    Qualidade de software   site bb Qualidade de software site bb Presentation Transcript

    • Qualidade de SoftwareSITE BANCO DO BRASIL
      Alunos:
      Carlos Antônio Castro R. O. Jr.
      Curso: Análise e Desenvolvimento de Sistemas
      Professor(a): AngélicaToffano Seidel Calazans
      Disciplina: Qualidade de Sistemas de Informacão
    • O QUE É QUALIDADE DE SOFTWARE?
      A QUALIDADE DE SOFTWARE É UMA ÁREA DE CONHECIMENTO DA ENGENHARIA DE SOFTWARE QUE OBJETIVA GARANTIR A QUALIDADE DO SOFTWARE ATRAVÉS DA DEFINICÃO E NORMATIZACÃO DE PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO. APESAR DOS MODELOS APLICADOS NA GARANTIA DE SOFTWARE ATUAREM PRINCIPALMENTE NO PROCESSO, O PRINCIPAL OBJETIVO É GARANTIR UM PRODUTO FINAL QUE SATISFACA ÁS EXPECTATIVAS DO CLIENTE, DENTRO DAQUILO QUE FOI ACORDADO INICIALMENTE.
      EXISTEM ALGUMAS NORMAS DE QUALIDADE ESTABELECIDAS QUE SERVEM PARA A MEDICÃO DE TAL QUALIDADE.
    • DEFINICÃO DA ISO/IEC 9126:É UMA NORMA ISO PARA QUALIDADE DE PRODUTO DE SOFTWARE, QUE SE ENQUADRA NO MODELO DE QUALIDADE DAS NORMAS DA FAMÍLIA 9000.A NORMA BRASILEIRA CORRESPONDENTE É A NBR ISO/IEC 9126.
    • MODELO DE QUALIDADE DE SOFTWARE:A QUALIDADE DE UM SISTEMA PODE SER ENTENDIDA DE DIVERSAS FORMAS E UTILIZANDO DIFERENTES ABORDAGENS. A NORMA ISO/IEC 9126, OU CONJUNTO DE NORMAS QUE TRATAM DESTE ASSUNTO NO ÂMBITO DA ISO, (e, é nistoquenosconcentraremosnestetrabalho: naavaliacãodaqualidade do site do banco do brasilna internet segundo a norma de qualidadeiso/iec 9126 emseusquesitos á seguirdefinidos) ESTABELECE UM MODELO DE QUALIDADE COM OS SEGUINTES COMPONENTES:
    • DEFINICÃO DOS QUESITOS DE QUALIDADE – ISO/IEC 9126:
    • AVALIANDO A FUNCIONALIDADE: O SISTEMA TEM COMO PRINCIPAL FUNCÃO A INTERACÃO COM TODOS OS SEUS CLIENTES, PARCEIROS E AFINS. SEGUNDO ESTE QUESITO,PODEMOS EVIDENCIAR QUE É MUITO RICO E COMPLETO EM FUNCIONALIDADES, POIS POSSUI TODAS AS NECESSIDADES LOGO NA PRIMEIRA PÁGINA QUE UM CLIENTE BANCÁRIO DESEJA AO ACESSAR UM WEBSERVICE DESTE TIPO E PARA ESSE TIPO DE NECESSIDADE, ALÉM DE POSSUIR AS MAIS DIVERSAS INFORMACÕES. O SITE POSSUI VÁRIAS OPCÕES, DESDE ACESSO Á CONTAS, OBTENCÃO DE CREDITOS, SEGUROS, CARTÕES DE CRÉDITOS E DÉBITOS, PREVIDÊNCIA SOCIAL, CADASTRO DE CLIENTES, ATÉ PROMOCÕES PARA CLIENTES FIDALGOS, SENDO COMPLETAMENTE ADEQUADO AS NECESSIDADES DO CLIENTE, COM PRECISÃO E SEGURANCA.
    • AINDA NAS FUNCIONALIDADES…O WEBSERVICE POSSUI UMA BOA INTEROPERABILIDADE AO SE INTEGRAR BEM COM OUTRO SISTEMA CASEIRO DE ATENDIMENTO ONLINE INTEGRADO, SEM OCORRER PROBLEMAS CASUAIS DE QUALQUER TIPO. EXISTEM AINDA DUAS FUNCÕES IMPORTANTES: POSSUI FUNCÃO DE ACESSAR SERVICOS FRENTE AO GOVERNO FEDERAL, COMO POR EXEMPLO, RECURSOS DE OBTENCÃO DE BENS E SERVICOS E DE FUNDOS COM INTEGRACÃO DIRETA COM OUTROS SISTEMAS FEDERAIS. TAMBÉM POSSUI UMA SECÃO ESPECIAL PARA EMPRESAS, COMO OBTENCÃO DE MICROCRÉDITOS PARA MICROS E PEQUENAS EMPRESAS, INCENTIVOS, ETC…
    • AVALIANDO A USABILIDADE:O SITE POSSUI UMA INTELIGIBILIDADE BOA, MAS NÃO EXCELENTE, PELO FATO DE QUE SE TRATA DE UM SITE COM MUITAS INFORMACÕES EM SUA HOME, E QUE DEVEM SER DE FÁCIL E PRÁTICA PROCURA PARA O USUÁRIO, QUE PROCURA SERVICOS COMO O BANCÁRIO. O SITE TEM UMA CONSTITUICÃO UM POUCO CONFUSA, COM TANTAS INFORMACÕES NUMA PÁGINA SÓ. MAS O PRODUTO, MESMO EXAGERADO, SE MOSTRA DE BOA ORGANIZACÃO E MANUSEIO.
    • AVALIANDO A CONFIABILIDADE:O SITE APRESENTA UMA BOA CONFIABILIDADE, POIS POSSUI UMA BOA MATURIDADE NO QUE SE REFERE A FALHAS E DEFEITOS DO E RECUPERABILIDADE ELEVADA, COSTUMA GERAR POUCAS FALHAS, O SITE POSSUI UMA INTERATIVIDADE SATISFATÓRIA, SE COMUNICANDO COM UM SISTEMA DE AUTO-ATENDIMENTO AUTOMÁTICO INTEGRADO EM QUE O USUÁRIO PODE REALIZAR CONSULTAS, GERENCIAR SUA CONTA BANCÁRIA INTERATIVAMENTE E OUTRAS ACÕES, USANDO SEUS DADOS DE LOGIN E SENHA PRÓPRIOS.
    • AVALIANDO A EFICIÊNCIA:SEGUNDO SUA EFICIÊNCIA, O SITE MOSTRA-SE BASTANTE CONTUNDENTE NO SENTIDO DE QUE TODOS OS RECURSOS E TEMPO DE EXECUCÃO ESTÃO DENTRO DO PLANEJAMENTO E DESEMPENHO DO MESMO, OU SEJA, ELE É EFICIENTE DENTRO DE SUAS ESPECIFICACÕES. SE MOSTRA COERENTE COM OS SUBNÍVEIS DE EFICIÊNCIA, TAIS COMO: COMPORTAMENTO EM RELACÃO AO TEMPO E UTILIZACÃO DE RECURSOS DISPONÍVEIS (OS RECURSOS NELE DEFINIDOS SE ADEQUAM SATISFATORIAMENTE Á CAPACIDADE DO SISTEMA WEB).
    • AVALIANDO A MANUTENIBILIDADE:AVALIANDO A MANUTENIBILIDADE DO SITE, OBSERVAMOS QUE ELE PODE SE ADAPTAR A DIFERENTES PLATAFORMAS E SER MODIFICADO COM O TEMPO DE FORMA CONSISTENTE, SEGURA E ÁGIL. É FÁCIL DE SE LOCALIZAR PROBLEMAS E RESOLVÊ-LOS, PORQUE NÃO É MUITO SUSCETÍVEL Á FALHAS E DEFEITOS, POSSUINDO ASSIM UMA BOA ESTABILIDADE E MODIFICABILIDADE, O QUE FOI EVIDENCIADO PELA JÁ INTEGRACÃO COM OUTRO SISTEMA WEB CASEIRO QUE SE SUCEDE DE MANEIRA SATISFATÓRIA. POSSUI UMA BOA TESTABILIDADE, POIS É FÁCIL DE SE MODIFICAR, NÃO TENDENDO Á TER FALHAS DURANTE O SEU USO.
    • AVALIANDO A PORTABILIDADE:SEGUNDO SUA PORTABILIDADE, É UM SITE QUE PODE SE TRANSFERIR DE UM AMBIENTE PARA OUTRO COM FACILIDADE. É FÁCIL DE SE USAR EM QUALQUER OUTRO AMBIENTE OPERACIONAL, ATÉ EM AMBIENTES DE DISPOSITIVOS CELULARES, POIS COMPORTA TODAS AS VERSÕES DOS PRINCIPAIS NAVEGADORES EXISTENTES NO MERCADO COMPATÍVEIS COM A MAIORIA DOS AMBIENTES, TANTO WEB COMO MOBILE, NO QUE SE TRATA DE UM WEBSERVICE. AVALIAMOS QUE ESTÁ DE ACORDO COM A DEFINICÃO DE PORTABILIDADE.
    • 10 PERGUNTAS PARA UM USUÁRIO DO WEBSITE:(AVALIAMOS 10 PERGUNTAS COERENTES COM O WEBSITE)1. VOCÊ ACHA AS FUNCÕES DO SITE COERENTES COM O SEU TIPO? 2. VOCÊ ACHA O SITE ATRAENTE?3. COMO VOCE AVALIA A SEGURANCA DO SITE?4.O QUE VOCÊ ACHA DO SISTEMA INTEGRADO DE ATENDIMENTO ONLINE?5 O QUE VOCÊ ACHA DAS FUNCÕES PARA EMPRESAS E GOVERNO?6. VOCÊ ACHA QUE O SITE POSSUI UMA BOA ACESSABILIDADE?7. VOCÊ ACHA O SITE EFICIENTE? 8. OCORREM MUITOS ERROS E/OU DEFEITOS CONSTANTEMENTE?9. O QUE TEM A FALAR SOBRE O SEU DESEMPENHO?10. O QUE ACHA AS OPCÕES QUE O SITE DISPONIBILIZA?
    • RESPOSTAS DAS 10 PERGUNTAS FEITAS AO USUÁRIO:
      Sim, através do site posso resolver qualquertipo de situacão. (P)
      Acho o site bonito e atendeminhasexpectativasesteticamente. (P)
      Nuncativeproblemaalgumaousá-lo. O usohábastante tempo. (P)
      Ás vezes, nãosouatendidacomodeveria. Masnamaior parte do tempo fico satisfeita. (N)
      Achoumaopcãomuitopráticapara ambos. Masnuncative de usá-la. (P)
      Sim, o queeupreciso o site disponibiliza de forma prática. (P)
      Semprerealizeiminhastarefasbancáriasatravés dele, semprefoieficaz de atenderásminhasnecessidades. (P)
      Quandoocorremerros, o que é bastantedifícil, elessãocorrigidos. (P)
      Ótimo. Realmenteatendeásnecessidades. Poderiamteroutrasfuncões a mais, masatende as necessidadesprimárias de maneiraeficiente. (P)
      Contundentes com o que o clienteanseia. (P)
    • GRÁFICO DEMONSTRATIVO FINAL (OPINIÕES DO USUÁRIO):
      CONVENCÕES: p – positiva.
      n – negativa.
    • FIM
      Muito obrigado!