Aula redes  camada fisica
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Like this? Share it with your network

Share
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
632
On Slideshare
632
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
7
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. Camada Fisica Transmissão sem fios Pessoas viciadas em informação, sempre on-line Não veem utilidade em cabos
  • 2. Camada Fisica Transmissão sem fios Outras situações pertinentes: Dificuldade de instalações de cabos (indisponibilidade de tubos) Prédios não adjacentes ou do outro lado da rua Prédios Históricos Implementação de provisória de curta duração
  • 3. Camada Fisica Transmissão sem fios Quando se movem, os eletrons criam ondas eletromagneticas que podem se propagar pelo espaco livre (ate mesmo no vácuo). Teoria prevista pelo fisico ingles James Clerk Maxwell em 1865 e observada pela primeira vez por outro fisico, alemao, Heinrich Hertz em 1887.
  • 4. Camada Fisica Transmissão sem fios O numero de oscilacoes por segundo de uma onda eletromagnetica e chamado frequencia, f, e e medida em Hz. A distancia entre dois pontos maximos (ou minimos) consecutivos e chamada comprimento de onda, designado universalmente pela letra grega (lambda)(λ).
  • 5. Camada Fisica Transmissão sem fios O espectro eletromagnético
  • 6. Camada Fisica Transmissão sem fios O volume de informacoes que uma onda eletromagnetica e capaz de transportar esta diretamente relacionado a sua largura de banda. Com a tecnologia atual, e possível codificar alguns bits por Hert z em frequências baixas; no entanto, comumente esse numero pode chegar a 8 em altas frequências
  • 7. Camada Fisica Transmissão sem fios - Transmissao de radio As ondas de radio sao faceis de gerar, podem percorrer longas distancias e penetrar facilmente nos predios; portanto, são amplamente utilizadas para comunicação, seja em ambientes fechados ou abertos.
  • 8. Camada Fisica Transmissão sem fios - Transmissao de radio São omnidirecionais. Viajam em todas as direções a partir da fonte; desse modo, o transmissor e o receptor nao precisam estar cuidadosa e fisicamente alinhados.
  • 9. Camada Fisica Transmissão sem fios - Transmissão de radio Devido a capacidade que as ondas de radio apresentam de percorrer longas distancias, a interferencia entre os usuários torna-se um problema. Por essa razao, todos os governos exercem um rígido controle sobre o licenciamento do uso de transmissores de radio.
  • 10. Camada Fisica Transmissão sem fios - Transmissão de radio Exceção Nas bandas VLF, VF e MF, as ondas de radio obedecem a curvatura da Terra. (b) Na banda HF, elas ricocheteiam na ionosfera
  • 11. Camada Fisica Transmissão sem fios - Transmissão de micro-ondas Acima de 100 MHz, as ondas trafegam praticamente em linha reta e, portanto, podem ser concentradas em uma faixa estreita; Ao contrario das ondas de radio nas frequencias mais baixas, as microondas nao atravessam muito bem as paredes dos edificios. As bandas de ate 10 GHz agora são de uso rotineiro, mas a partir de 4 GHz surge um novo problema: a absorção pela água
  • 12. Camada Fisica Transmissão sem fios A politica do espectro eletromagnético Para evitar o caos total, tem sido feitos acordos nacionais e internacionais a respeito de quem tera o direito de usar cada uma das frequências
  • 13. Camada Fisica Transmissão sem fios Ondas de infravermelho e milimetricas
  • 14. Camada Fisica Transmissão sem fios Transmissao por ondas de luz Uma aplicacao mais moderna consiste em conectar as LANs em dois predios por meio de lasers instalados em seus telhados. Por sua propria natureza, raios laser é unidirecional; assim, cada predio precisa do seu proprio raio laser e do seu próprio fotodetector. Esse esquema oferece uma largura de banda muito alta a um custo bastante baixo. Relativamente facil de ser instalado e, ao contrario das microondas, nao precisa de uma licenca da FCC.
  • 15. Camada Fisica Transmissão sem fios Transmissao por ondas de luz Uma das desvantagens dos feixes de raios laser e o fato de que eles nao podem atravessar chuva ou neblina espessa, mas normalmente funcionam bem em dias ensolarados.
  • 16. Camada Fisica Transmissão sem fios Transmissao por ondas de luz Mas cuidado com as correntes de convecção...
  • 17. Camada Fisica Transmissão sem fios Satélites de comunicações Na decada de 1950 e no inicio dos anos 60, as pessoas tentavam configurar sistemas de comunicacoes emitindo sinais que se refletiam em baloes meteorologicos metalizados. Infelizmente, os sinais recebidos eram muito fracos para que tivessem algum uso pratico.
  • 18. Camada Fisica Transmissão sem fios Satélites de comunicações Em seguida, a Marinha dos Estados Unidos detectou uma especie de balao meteorologico que ficava permanentemente no ceu — a Lua — e criou um sistema operacional para comunicacoes entre o navio e a base que utilizava a Lua em suas transmissoes.
  • 19. Camada Fisica Transmissão sem fios Satélites de comunicações O progresso no campo da comunicacao celeste precisou esperar ate que o primeiro satelite de comunicacoes fosse lancado. A principal diferenca entre um satelite artificial e um real e que o artificial amplifica os sinais antes de envia-los de volta, transformando uma estranha curiosidade em um avancado sistema de comunicacoes.
  • 20. Camada Fisica Transmissão sem fios Satélites de comunicações Possuem algumas propriedades interessantes, que os tornam atraentes para muitas aplicacoes. Um grande repetidor de micro-ondas no céu Ele contem diversos transponders cada um deles ouve uma parte do espectro, amplifica os sinais de entrada e os transmite novamente em outra frequencia, para evitar interferenciao sinal de entrada. Os feixes descendentes podem ser largos, cobrindo uma fracao substancial da superficie terrestre, ou estreitos, cobrindo uma area menor e restrita - canal em curva (bent pipe).
  • 21. Camada Fisica Transmissão sem fios Satélites geoestacionários