Sistema Urinário correção exercício

315 views
202 views

Published on

exercícios corrigidos

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
315
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
1
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Sistema Urinário correção exercício

  1. 1. Professor Carlos Alexandre Ribeiro Dorte SISTEMA URINÁRIO Correção dos Exercícios Páginas 133 e 134
  2. 2. Trabalhando as ideias do capítulo Página 133 1)a,b, c, f, h e l. 2) A) aumenta a absorção de água B) Muita. / Pouca. C) Aumentam. Porque o álcool inibe a produção do hormônio antidiurético, fazendo a reabsorção da água diminuir. 3) Rim, ureter, bexiga e uretra 4) Quando bebemos mais água, a reabsorção diminui, o que ajuda a manter constante a taxa de água do organismo. 5) Podem ser feitas sessões de hemodiálise ou um transplante de rim 6) Nefrite:b; Cistite: a; Uretrite: c; Cálculos renais: d.
  3. 3. Identificando estruturas do sistema urinário Página 133 A) Em 1 (rins) B) Em 3 (bexiga) C) A indicada em 4 (uretra) D) A Indicada em 2 (Ureteres)
  4. 4. Pense um pouco mais Página 134 1)Porque depois de fazer muito exercício, principalmente em dias quentes, a pessoa perde água pelo suor. Nessa situação, se ela ingerir bebida alcoólica, o hormônio antidiurético será produzido em menor quantidade e, em consequência, perderá água também pela urina, o que pode provocar desidratação e trazer problemas ao organismo. 2)Quando a temperatura está baixa, em geral, transpiramos menos e por isso perdemos pouca água pela pele (suor) e, assim, maior quantidade de água acaba sendo excretada pela urina. Havendo maior quantidade relativa de água na urina, ela se torna mais clara, pois está mais diluída. No verão, em geral, perdemos mais água pelo suor e menos água pela urina, o que torna mais concentrada e, consequentemente, mais escura.
  5. 5. Pense um pouco mais Página 134 3) São os glomérulos renais. 4) Porque as células do túbulo reabsorvem as moléculas de glicose, que passam para o sangue •Algumas substâncias cancerígenas do fumo passam pelos pulmões e caem na circulação, são levadas a vários órgãos e eliminadas pelos rins, uma vez na urina, entram em contato com a bexiga. •Glomerulonefrite é a inflamação ou infecção dos glomerulos renais, que pode ser causada por bactérias. •O volume de urina aumenta até uma hora e meia após a ingestão de água. Isso acontece porque o hormônio antidiurético é inibido e diminui a reabsorção de água para o sangue. Com isso, o excesso de água é eliminado do organismo. •O restante de água é reabsorvido pelos néfrons e volta para o sangue. •A semelhança é que ambos deixam passar as moléculas pequenas que retêm moléculas grandes, realizando uma pequena filtração. A diferença é que no néfron há reabsorção de moléculas úteis, o que não ocorre no filtro •Quando come muita proteína. Isto porque as prteínas possuem aminoácidos que são substâncias com nitrogênio. O nitrogênio é eliminado sob forma de ureia.
  6. 6. Pense um pouco mais Página 134 3) São os glomérulos renais. 4) Porque as células do túbulo reabsorvem as moléculas de glicose, que passam para o sangue •Algumas substâncias cancerígenas do fumo passam pelos pulmões e caem na circulação, são levadas a vários órgãos e eliminadas pelos rins, uma vez na urina, entram em contato com a bexiga. •Glomerulonefrite é a inflamação ou infecção dos glomerulos renais, que pode ser causada por bactérias. •O volume de urina aumenta até uma hora e meia após a ingestão de água. Isso acontece porque o hormônio antidiurético é inibido e diminui a reabsorção de água para o sangue. Com isso, o excesso de água é eliminado do organismo. •O restante de água é reabsorvido pelos néfrons e volta para o sangue. •A semelhança é que ambos deixam passar as moléculas pequenas que retêm moléculas grandes, realizando uma pequena filtração. A diferença é que no néfron há reabsorção de moléculas úteis, o que não ocorre no filtro •Quando come muita proteína. Isto porque as prteínas possuem aminoácidos que são substâncias com nitrogênio. O nitrogênio é eliminado sob forma de ureia.

×