Higiene pessoal

862 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
862
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
64
Actions
Shares
0
Downloads
20
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Higiene pessoal

  1. 1. Os hábitos de higiene pessoal são: ●Lavagem corporal; ●Higiene oral; ●Tipos de alimentação; ●A postura no dia a dia; ●As horas de sono diárias; ●A prática regular de exercício físico. Hábitos de Higiene Pessoal
  2. 2. Hábitos de Higiene Social Os hábitos de higiene social corresponde ás atitudes que devemos ter de modo a contribuir para um bom ambiente e para o bem-estar de todos. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), saúde é um estado de completo bem estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença”. -
  3. 3. Alguns Hábitos de Higiene Social ●Prevenir a transmissão de certas doenças através da vacinação; ●Separar o lixo e depositá-lo nos locais próprios, evitando assim maus odores e o risco de pragas; ●Evitar comportamentos de risco (como partilha de objetos pessoais, escovas de dentes lâminas da barba), para evitar algumas doenças são infetocontagiosas como a sida.
  4. 4. Ingestão do Álcool O consumo de álcool pode pode provocar doenças no fígado e no sistema cardiovascular e contribuir para a diminução das defesas imunitárias.
  5. 5. Consequências da Ingestão do Álcool ●Sensação de euforia e desinibição; ●Falta de coordenação motora e de equilíbrio; ●Atraso no tempo de reação a estímulos visuais e sonoros; ●A alteração na perceção das distancias e da velocidade; ●Alteração no raciocínio e na memória.
  6. 6. Consequências do Consumo do Tabaco A nicotina é a principal responsável pela ação de dependência. Fumar pode causar: ●Tosse; ●Infeções nos pulmões; ●Problemas de respiração; ●Asma; ●Úlceras e mau hálito.
  7. 7. Consequências do Consumo do Tabaco A longo prazo fumar aumenta a possibilidade de desenvolver cancro do pulmão,garganta e boca para além de poder provocar problemas cardíacos e má circulação.
  8. 8. Consequências do Consumo de Drogas Droga é qualquer substância capaz de provocar mudanças fisiológicas ou de comportamento.O consumo de drogas conduz à tolerância, à dependência fisíca (fortes tremuras, dores abdominais) e dependência psíquica (insónias e depressões).
  9. 9. Poluição ● Poluição é a degradação da qualidade ambiental. Tipos de poluição: ● Poluição Atmosférica; ● Poluição da água; ● Poluição do solo; ● Poluição sonora.
  10. 10. Poluição Atmosférica Existem várias fontes de poluição atmosférica como fábricas que lançam produtos toxicos para a atmosfera, veículos, e centrais termoelétricas (transformam o carvão em eletricidade).
  11. 11. As consequências da poluição atmosférica São: ●O aumento do efeito de estufa; ●O aumento do nível da águas do mar; ●Destruição da cmamada do Ozono; ●Formação de chuvas ácidas.
  12. 12. Poluição da água Existem várias fontes de poluição da água como a extração mineira, o uso excesivo de químicos na agricultura, descargas de efluentes industriais e de suinicultura, e derramamentos de derivados de crude no mar, por exemplo.
  13. 13. As consequências da poluição da água São: ●Mortalidade marinha e interrompimento das cadeias alimentares devido ás marés negras; ●Através da escorrência da água os pesticidas poluem todos os tipos de cursos de água e ao entrarem na cadeia alimentar afetam diretamente o Homem (que vai ingerir produtos poluidos).
  14. 14. Poluição do solo Existem várias fontes de poluição do solo como por exemplo: minas a céu aberto, uso excessivo de pesticidas e fertilizantes sintéticos, efluentes indústriais não tratados, absorção de metais pesados, pastoreio intensivo.
  15. 15. As consequências da poluição do Solo São: ●Pouca produtividade do solo; ●Poluição dos aquíferos e lenções freáticos; ●Contaminação ds produção agrícola que pode entrar na cadeia alimentar.
  16. 16. Poluição sonora A poluição sonora ocorre quando num determinado ambiente o som altera a condição normal de audição. O ruído é o que mais colabora para a existência da poluição sonora. Estes ruídos provocam efeitos negativos para o sistema auditivo das pessoas, além de provocar alterações comportamentais e orgânicas.
  17. 17. Causas da Poluição sonora Existem várias fontes de poluição sonora como por exemplo: Carros a buzinar,estaleiros de obras, meios de transporte, industrias.
  18. 18. As consequências da Poluição Sonora ●Provoca fadiga; ●Reduz a eficiência no trabalho. A poluição sonora no ecossistema urbano é inevitável, no entanto os ruídos podem ser minimizados através de ações preventivas, que compreendem campanhas de conscientização do cidadão e da sociedade em geral.
  19. 19. ●Diminuir a quantidade de gases que se enviam para a atmosfera; ●Diminuir a quantidade de adubos, pesticidas e herbicidas que se usam na agricultura, que poluem os solos e contaminam os lençóis de água; ●Proteger as águas, procurando tratar e despoluir os esgotos e as águas que vêm das fábricas; Para Prevenir a poluição devemos:
  20. 20. Para Prevenir a poluição devemos: ●Cuidar os lixos domésticos e outros que degradam e poluem o ambiente; ●Reciclar e reutilizar o papel, o vidro, etc., utilizando-o no fabrico de outros objectos em vez de o abandonar em lixeiras; ●Limpar os rios, poços, florestas...; ●Evitar o desperdício de água.
  21. 21. A SIDA A SIDA é provocada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH), é uma doença sexualmente transmissível.
  22. 22. Modos de Transmissão de Sida A transmissão pode acontecer de três formas: ●Relações sexuais; ●Contacto com sangue infectado; ●De mãe para filho, durante a gravidez ou o parto e pela amamentação.
  23. 23. Como é que a Sida não é Transmitida? Para não ficarmos infetados com o vírus da SIDA não podemos estar em contato com sémen, fluidos vaginais e sangue infectados. Para que isso aconteça há alguns métodos de prevenção: ●Usar preservativos; ●Não partilhar objetos cortantes, roupas interiores e seringas; ●Fazer análises ao sangue, para despiste das doenças sexualmente transmissíveis; ●Consultar um médico regularmente e sempre que haja dúvidas.
  24. 24. Diferença entre uma pessoa seropositiva e uma pessoa com sida Uma pessoa seropositiva contrai o vírus VIH, embora não se manisfestando pode contaminar outras pessoas. Enquanto que uma pessoa com SIDA já tem o vírus avançado para doença.
  25. 25. Trabalho realizado por: Duarte Martins Nº6 6ºD Trabalho realizado na sequência das aulas de Ciências da Natureza.

×