O universo

12,436 views
12,120 views

Published on

Published in: Education
1 Comment
14 Likes
Statistics
Notes
  • Legal! Pena que não consegui baixar.
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here
No Downloads
Views
Total views
12,436
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1,372
Actions
Shares
0
Downloads
895
Comments
1
Likes
14
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

O universo

  1. 1. Como é formado o Universo?
  2. 2. O Universo é formado por milhares de milhões de galáxias.
  3. 3. Galáxias ... e muito espaço vazio.
  4. 4. O que é uma galáxia?
  5. 5. Uma galáxia é um enorme agrupamento de estrelas, gases e poeiras.
  6. 6. Mas as galáxias não se encontram distribuídas ao acaso. Estão agrupadas.
  7. 7. Um aglomerado de galáxias é um Enxame de Galáxias O nosso enxame chama-se Grupo Local
  8. 8. Galáxias Elíptica- Ex: Andrómeda
  9. 9. Galáxias Irregular- Ex: Nuvens de Magalhães
  10. 10. Galáxias em Espiral- Ex: Via Láctea A Nossa Galáxia
  11. 11. Algures aqui, está o nosso Sistema Solar
  12. 12. PlanetasUma Estrela Constituído principalmente por:
  13. 13. As galáxias não existem isoladamente, mas formando aglomerados, os enxames de galáxias. Universo Enxames de Galáxias Galáxias
  14. 14. Tipos de Galáxias - Galáxias Elípticas - com uma forma quase esférica (ex: Andrómeda); - Galáxias Irregulares - não têm forma definida (ex: Nuvens de Magalhães); - Galáxias em Espiral – com um núcleo central brilhante do qual partem vários “braços” (ex: Via Láctea).
  15. 15. A Via Láctea é a nossa galáxia. E faz parte de um aglomerado de mais de 40 galáxias chamado – Grupo Local. Nós estamos num dos “braços” da Via Láctea, num dos muitos sistemas planetários existentes no universo - O Sistema Solar. O nosso Sistema Solar é constituído principalmente por : - Uma estrela – O Sol; - Oito planetas principais; - muitos planetas secundários (satélites naturais ou luas).
  16. 16. O que são todos estes pontinhos?
  17. 17. Nem tudo são estrelas.
  18. 18. Quando olhamos para o céu, nocturno ou diurno, podemos distinguir dois tipos de corpos: -Corpos Luminosos são aqueles que possuem luz própria. -Corpos Iluminados são os que apenas reflectem a luz dos corpos luminosos.
  19. 19. Qual é o único corpo celeste luminoso? São as ESTRELAS.
  20. 20. Completa os espaços em branco: 1.O _________ é formado por _________ e espaço vazio. 2.As galáxias são aglomerados de __________. 3.As galáxias podem ser ________, _________e ________. 4.As galáxias podem agrupar-se em _________________. 5.O aglomerado de galáxias onde se inclui a Via Láctea chama-se _____________. 6.As galáxias são constituídas por estrelas e os seus respectivos ________________, assim como por outros corpos _________, como nebulosas. 7.Corpos ____________são corpos que apenas reflecte a radiação que recebem de corpos ___________.
  21. 21. Completa os espaços em branco: 1.O _________ é formado por _________ e espaço vazio. 2.As galáxias são aglomerados de __________. 3.As galáxias podem ser ________, _________e ________. 4.As galáxias podem agrupar-se em _________________. 5.O aglomerado de galáxias onde se inclui a Via Láctea chama-se _____________. 6.As galáxias são constituídas por estrelas e os seus respectivos ________________, assim como por outros corpos _________, como nebulosas. 7.Corpos ____________são corpos que apenas reflecte a radiação que recebem de corpos ___________. Universo galáxias estrelas em espiral elípticas irregulares enxames de galáxias Grupo Local planetas celestes iluminados luminosos
  22. 22. Planetas - São corpos celestes com geometria quase esférica, que orbitam em torno de uma estrela (planeta primário) ou de outro planeta (planeta secundário). Estes não têm luz própria apenas refletem a luz que recebem.
  23. 23. Estrelas – São massas de gás gigantescas, com temperaturas elevadíssimas. Possuem luz própria, devido a reacções que ocorrem no seu interior.
  24. 24. O que são? Como surgem? Porque brilham? Será que nunca morrem?
  25. 25. Ao longo de milhões e milhões de anos, qualquer estrela acaba por originar outro corpo celeste. As estrelas Nascem, vivem e morrem
  26. 26. As estrelas são constituídas principalmente por um gás muito leve chamado Hidrogénio. O Hidrogénio é o “combustível” das estrelas. No seu núcleo ocorre uma reacção nuclear na qual o hidrogénio é transformado noutro gás, o hélio, libertando-se muita energia. Hidrogénio Reacção Nuclear Hélio + Energia É a libertação desta energia para o espaço, que faz com que brilhem.
  27. 27. O brilho de uma estrela depende do seu tamanho. Assim: Maior tamanho Maior temperatura Maior brilho Cor Mais Azulada Menor tamanho Menor temperatura Menor brilho Cor Laranja ou Avermelhada
  28. 28. Como nasce uma estrela? As estrelas nascem nas nebulosas difusas, a partir de grandes quantidades de hidrogénio e poeiras. Nebulosa Cabeça de Cavalo Nebulosa Olho de Gato (Fotografia tirada pelo telescópio espacial Hubble) Nebulosa M17 As nebulosas difusas são consideradas o berço das estrelas.
  29. 29. O nascimento ocorre quando uma nuvem escura de hidrogénio e poeiras começa a contrair-se, tornando-se cada vez mais quente e originando reacções nucleares que libertam muita energia. Forma-se assim uma densa bola rodopiante, da qual nasce uma estrela. A matéria do disco que envolve esta bola pode condensar-se, originando planetas, tal como aconteceu em volta do Sol, ou pode espalhar-se pelo espaço. Formação de uma Estrela:
  30. 30. O que será que acontece a uma estrela quando acaba o seu combustível, o Hidrogénio? Quando acaba o combustível, uma estrela - Morre. As estrelas de menor tamanho têm um maior tempo de vida estável, pois consomem menos combustível. Menor tamanho Maior tempo de vida estável As estrelas de maior tamanho têm um menor tempo de vida estável, pois consomem mais combustível. Maior tamanho Menor tempo de vida estável
  31. 31. Morte de uma estrela depende da sua massa.
  32. 32. Morte de uma estrela de pequenas dimensões (como o nosso Sol)
  33. 33. Morte de uma estrela de grandes dimensões (muito maiores que o nosso Sol)
  34. 34. Estrela envelhecida após 10 mil milhões de anos de vida. O núcleo contrai-se e as camadas exteriores expandem-se.
  35. 35. Forma-se no caso de as camadas exteriores da gigante vermelha se expandirem para o espaço.
  36. 36. Ocorre se o núcleo da gigante vermelha se contrair, até ficar com o tamanho da Terra e a massa do Sol.
  37. 37. Estrela 10 a 30 vezes maior que o Sol.
  38. 38. Estrela de grandes dimensões envelhecida após milhões de anos.
  39. 39. Resultado da explosão da estrela de grandes dimensões, tornando-se muito brilhantes.
  40. 40. Originado pelo núcleo da supernova, se a estrela inicial for 2 a 8 vezes maior que o Sol. É um pequeno aglomerado de particulas fortemente agrupadas, com um muito rápido movimento de rotação.
  41. 41. Corpo celeste formado por uma grande quantidade de matéria, concentrada num volume pequeno. Este corpo atrai tudo à sua volta, incluindo a luz.
  42. 42. By: UMAR MAQSOOD

×