Arte século xx 2

5,119 views
5,219 views

Published on

0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
5,119
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
4,099
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Arte século xx 2

  1. 1. •O Fauvismo (feras selvagens) foi um movimentode curta duração, na passagem do Século XIX parao Século XX.
  2. 2. Madame Matisse (1905) - abandono do uso naturalistada cor. Líder dos fauvistas.Para Matisse, pintar não é mais do que «construir com as cores». As sombrasdesaparecem, substituídas por tons mais escuros.
  3. 3. A Dança (1909-1910) - Uma das realizaçõesmais notáveis de Matisse, que expressa vigor eleveza ao mesmo tempo.
  4. 4. Nu Azul (1912) Henri MatisseMulher de chapéu (1905)
  5. 5. Henri Matisse,A Cigana (1906) Maurice de Vlaminck, Jardins de Chateau (1904) Uso de cores forte e puras, empregadas de forma anárquica («selvagem») Rejeição de regras tradicionais de pintura Recusa em penetrar em questões de índole social e psíquica. as cores puras em grandes manchas e com fortes contrastes, para acentuar ao máximo o valor expressivo da cor.
  6. 6. Duchamps
  7. 7. O movimento Dadá surgiu emZurique, em 1916, no decurso daPrimeira Guerra Mundial, pelamão de artistas que aí seencontravam refugiados. Negandoo passado, o presente e ofuturo, o Dadaísmo é a total faltade perspectiva diante da guerra;daí ser contra as teorias, pouco seimportando com o espetador.Contestavam o belicismo e todosos valores considerados eternos.Para isso, utilizava a ironia, atroça, o insulto, de modo a destruira ordem e estabelecer o caos. Raoul Hausmann, CabeçaO próprio nome do movimento não Mecânica, 1919-1920. Madeira, courotem significado algum. e alumínio.
  8. 8. Duchamp foi o responsável pelo conceitode ready made, que é o transporte de umelemento da vida quotidiana, a priori nãoreconhecido como artístico, para o campo dasartes A Fonte, obra que fez repercutir o nomede Duchamp ao redor do mundo -especialmente depois de sua morte -, estábaseada nesse conceito de ready made:pensada inicialmente por Duchamp (queenviou-a com a assinatura "R. Mutt" -fábricaque produziu o urinol-, lida ao lado da peça)para figurar entre as obras a serem julgadaspara um concurso de arte promovidonos Estados Unidos, a escultura foi rejeitadapelo júri, uma vez que, na avaliação deste, nãohavia nela nenhum sinal de labor artístico. Comefeito, trata-se de um urinol comum, branco eesmaltado, comprado numa loja de construçãoe assim mesmo enviado ao júri, entretanto, adespeito do gesto de Duchamp, há quem vejanas formas do urinol uma semelhança com asformas femininas, de modo que se pode ensaiaruma explicação psicanalítica, quando se temem mente o membro masculino lançando urinasobre a forma feminina.
  9. 9. -Irreverência artística;- Combate às formas de arte institucionalizadas;- Crítica ao capitalismo e ao consumismo;- Ênfase no absurdo e nos temas e conteúdos semlógica;- Uso de vários formatos de expressão i(objetos doquotidiano, sons, fotografias, poesias, músicas, jornais, etc) na composição das obras de artesplásticas;- Forte caráter pessimista e irónico, principalmenteem relação aos acontecimentos políticos do mundo.
  10. 10. Giacomo Balla
  11. 11. Duchamp, Nu descendo a Escada
  12. 12. •Temas que exaltam a vida moderna da cidade, a máquina , a velocidade e o dinamismo •Sobreposição de imagens •Uso do contraste de cores(vermelhos berrantes, laranjas, preto) •Uso de linhas contorcidas, emaranhadas e espirais-Pintores: Umberto Boccioni e Fillipo Marinetti
  13. 13. Uso de coresfortes Rosto expressivo para acentuar as emoções Corpo mal esboçado
  14. 14. Natureza Morta (A Assassina), EdvardMunch, 1906, Óleo s/ tela, 110x120 cm. Munch-museet. Oslo
  15. 15. Edvard MunchVampiro, 1893; óleo sobre tela
  16. 16. •Procura revelar o interior do indivíduo•Deformação da formas ou objectos e das cores de modo a representar o drama humano•Representação dos vícios e sentimentos ( angústia, terror), a miséria -Pintores: Van Gogh, Edward Munch

×